A Chevrolet do Brasil já estabeleceu a linha 2015 do Prisma, carro que chegou com preços mais elevados, partindo de R$ 41.290 reais, mas com algumas aperfeiçoamentos, como o fato de a versão LT 1.0 poder ser equipada com o sistema multimídia Mylink.

Chevrolet Prisma 2015 LTZ 1.4 Automático

A maior melhoria no interior, porém, veio nas versões com a transmissão automática de seis marchas, tanto a LT 1.4, quanto a LTZ 1.4.

Chevrolet Prisma 2015 LTZ 1.4 Automático - volante

Essas versões do Prisma agora contam com um volante multifuncional com comandos também do lado direito, de onde se pode comandas diversas opções do sistema My-Link, além de operar o telefone celular conectado por intermédio da conectividade Bluetooth.

Chevrolet Prisma 2015 LTZ 1.4 Automático - interior

O comando multifuncional do lado esquerdo, que já existia na linha 2014, permanece, sendo usado para o comando do piloto automático (cruise control), estando presente apenas na versão automática.

Chevrolet Prisma 2015 LTZ 1.4 Automático

No caso da versão LT 1.4 Automática, esse comando multifuncional adicional no volante da versão equipada com a transmissão automática de seis marchas também está presente.

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático

Trata-se, portanto, do mesmo volante que é aplicado ao modelo LTZ, igualmente revestido em couro, conforme pode ser visto na imagem abaixo.

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático - volante

Aliás, com relação ao interior, são poucas as diferenças entre o LT e o LTZ, já que ambos usam o mesmo tipo de revestimento dos bancos.

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático - interior

Poucas, mas não nulas, já que o Onix LT 1.4 Automático 2015 conta com vidros com acionamento elétrico apenas nas portas dianteiras.

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático - interior

Enquanto o Onix LTZ (imagem acima), mesmo o manual, dispõe de vidros com acionamento elétrico nas quatro portas. Ocorre que, na versão com transmissão manual.

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático

Outra alteração na linha 2015 do Prisma é o fato de as versões equipadas com a transmissão automática não mais dispõem do emblema alusivo à transmissão alocado na parte inferior esquerda da tampa do porta-malas.

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático - interior

No que respeita aos preços, a linha Prisma 2015 começa com o LT 1.0, a R$ 41.290, sobe para o LT 1.4 a R$ 45.890 e chega aos R$ 50.896 reais do LT 1.4 Automático.

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático

Já a versão topo de linha, o LTZ 1.4, é precificado em R$ 51.190 no caso da versão manual, e chega a R$ 54.740 para o automático.

Vídeo



Conclusão

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático

O Chevrolet Prisma é um veículo de sucesso no mercado brasileiro, bastante procurado por ofertar bom espaço interno, estilo bem resolvido e fazer parte de uma empresa conhecida.

Chevrolet Prisma 2015 LT 1.4 Automático - interior

A linha 2015 segue a linha de raciocínio que aponta que não se deve mexer em time que está ganhando.

48 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não é a toa que a Chevrolet está dando desconto de funcionário no varejo. Olha que pobreza esse interior, em um veículo de 50mil reais(Prisma LT automático): Montagem ruim, poucos equipamentos, a única coisa que salva nesse carro é o bom câmbio automático.

    Um carro de 50mil(Prisma LT automático) ter vidros traseiros na manivela, não ter nenhum revestimento nas portas, não ter RETROVISORES ELÉTRICOS, não ter um simples repetidor de seta no retrovisor, não ter um simples COMPUTADOR DE BORDO, não ter FAROL DE NEBLINA, não ter 3° encosto de cabeça traseiro, entre outras coisas básicas. Apenas o LTZ traz um pacote de equipamentos razoável, mas custa a partir de 51mil, o manual.

    Outra coisa bizarra é esse "calombo" no banco traseiro, que acaba com qualquer mínimo conforto do cidadão que TENTAR sentar no meio.

    Pra completar, é beberrão e a GM não submete ao teste de impacto. O resultado não poderia ser outro: Encalhe enorme e necessidade de promover desconto de funcionário para conseguir vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O detalhe é que a GM investiu muito nesse projeto e, mesmo em fase de amortização do investimento, precisa vender o veículo com desconto de funcionário. Há 2 meses que Onix e Prima vem sendo anunciados com descontos de 5 a 7mil no WebMotors. Agora o presidente da GM oficializa o encalhe dando desconto de funcionário para todos, segundo ele, para comemorar O SUCESSO da linha.

      De quebra, mesmo com toda essa queima de estoque, a GM fechou a quinzena atrás da VW, por incrível que pareça.

      Excluir
    2. Felipe, parece que você escreve as matérias do Blog, sempre dando destaque para aspectos negativos dos veículos que não são da VW. Vejam colegas que acessam o blog como ele FAZ QUESTÃO de colocar em letras maiúsculas os pontos negativos do Onix...é assim quando matérias do blog comparam carros VW x não VW...sei não Felipe...se você não é da equipe do CarBlog dá para pensar que trabalha no departamento de merketing da VW....

      Excluir
    3. Felipe, vamos ver o quão íntimo você é do pessoal do blog: o teste é o seguinte, se o meu comentário acima for apagado em 2-3 minutos, ai dá para perceber que você tem acesso antecipado aos comentários....eu tenho um blog e, independente de moderação, todos eles chegam no meu email, ou seja, eu leio todos...

      Excluir
    4. Relaxe, carlão, se eu tiver mentido em alguma coisa pode me corrigir. Se o Prisma tem INÚMEROS "aspectos negativos" bizarros para um veículo de 50mil, então deve receber uma boa crítica.

      Não trabalho em departamento de marketing nenhum, apenas não deixo passarem batidas faltas graves como as encontradas nesse Prisma, que infelizmente não são poucas!! Se fosse uma matéria do HB20S, por exemplo, eu não teria "uma tonelada" de críticas assim para fazer.

      Excluir
    5. Esse automático do Cruze vai bem no Prisma 1.4, Felipe?

      Porque no Cruze, Deus me livre... Não tem jeito de elogiar àquilo!

      Excluir
    6. Rogério, o Prisma que andei era manual, então não sei como fica o casamento do velho 1.4 com o câmbio AT6 da GM. Não deve ficar muito boa a coisa, pois o motor é 1.4, antigo e beberrão, então o resultado é bem previsível. Elogiei o câmbio como sendo um diferencial na categoria, pois é um automático de 6 marchas, enquanto outros oferecem de 4 marchas ou automatizado.

      Entretanto, não sabia que ficava tão ruim no Cruze.

      Excluir
    7. Então, Felipe... No Cruze ele não é legal.

      O modo sequencial dele tem "delays" (uns 2 segundos) nos engates, algo que não observei nos outros sedans da concorrência. Fora que também achei ele um pouco lento e indeciso.

      O Cruze deve ser melhor com câmbio manual, porque o automático... Sem condições.



      Excluir
    8. Pó irmão vc e crítico demais em. Acho que vc não sei não em...... Se tratando de sedam pequeno esse concerteza e o mais barato e o melhor da linha sem dúvida. Faz uma comparação primeiro entre preços e itens de séries de todos sedam pequeno e depois comenta valeu.

      Excluir
    9. Kkkkk esse Felipe não entende merda nenhuma de carro

      Excluir
  2. acredito que esse preço q se pede na versão completa não vale a pena por exemplo o prisma ltz manual é R$ 51.190 , eo hb20s é R$51.890,00mas sem o bluenav , com o sistema multimidia ele fica em R$54.440,00, mas acredito q vale a pena pagar essa diferença, pois se tem um veiculo com um projeto seguro(4 estrelas no latin , e com isofix), motor moderno e fora q na minha opinião o hb20s é mais bonito q o prisma, mas o prisma tbm tem qualidades a mais q hb20s que são espaço interno , porta malas e a tradição da marga GM frente a hyundai e sua ampla rede de concessionarias no pais, o prisma é um bom produto mas pelo q se pede por ele tem opções melhores no mercado,não esquecendo tbm do new fiesta sedan q é de outra categoria mas esta por R$53.190 a versão SE manual, e ele em relação a todos os outros não tem como comparar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Gustavo,

      O Onix foi o carro mais vendido no Brasil em abril/14 no varejo para consumidores como nós (sem frotistas), superando o Palio, o HB20, o Gol e o Fiesta, nessa ordem, segundo os dados da FENABRAVE.

      O Prisma também foi o sedã compacto mais vendido do Brasil em abril/14 (sem frotistas), superando o Siena, o HB20S e o Voyage.

      Apesar do sucesso de vendas da dupla Onix/Prisma e a clara aceitação pelo mercado, ou seja, daqueles consumidores que COMPARAM E COMPRAM DE VERDADE esse tipo de carro, não deixa de ser lamentável os sucessivos aumentos de preços praticados pela GM nesses dois carros.

      Seria interessante para o consumidor uma queda drástica de vendas desses dois carros, até para forçar a GM a aposentar o Celta e o Classic, deixando o Onix e o Prima como seus carros de entrada, reduzindo os preços, claro.

      O Sonic (hatc/sedã) deveria ser nacionalizado e ter preços a partir de R$40K, da mesma forma como a Ford fez com o Fiesta hatch e tornou o carro um sucesso de vendas, mesmo aposentando o Fiesta Rocam.

      CARROS MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM ABRIL/14 (SEM FROTISTAS) FENABRAVE
      1) Onix - 11.663 unidades vendidas;
      2) Palio - 10.289;
      3) HB20 - 9.130;
      4) Gol - 8.418;
      5) Fiesta - 8.282.

      SEDÃS COMPACTOS MAIS VENDIDOS EM ABRIL/14 (SEM FROTISTAS) FENABRAVE
      1) Prisma - 7.095 unidades vendidas;
      2) Siena - 6.849;
      3) HB20S - 4.190;
      4) Voyage - 3.025;

      Excluir
    2. Concordo, essa de carros que já deveriam ter saído de linha com os novos lançamentos só serve pra isso.A GM tá vendendo classic pelo preço do Corsa, ainda não consigo entender como ela fez isso deveria ter tirado o classic e ter deixado o Corsa como carro de entrada muito melhor que celta e classic.

      Excluir
    3. Muito bem Rasec, excelente nota e muito informativa.

      Excluir
    4. Como sempre, o Rasec dando um jeito de elogiar um GM, mas, claro que passando aquela velha ideia de imparcialidade.

      A verdade, nua e crua, é que a GM tem vendido Onix e Prisma por preços de 5mil(LT) a 7mil(LTZ) abaixo da tabela há 2 meses já, conforme inúmeros anúncios do WebMotors. Essa promoção de "desconto para funcionário" só oficializa o desconto já praticado no modelo, o que tem de dono falando "cadê a promoção? Comprei o meu por valor até menor". A vantagem da promoção é atingir até mesmo cidades pequenas, onde as concessionárias não precisam dar tantos descontos.

      Tanto Onix como Prisma são bem vendidos, mas apenas no patamar de preços que estão sendo praticados, ou seja, mais barato que HB20S e Voyage, que são produtos melhores e mais caros.

      Excluir
    5. Não iria de Prisma, nem Voyage e nem HB20S.

      New Fiesta sedan na cabeça... Mais motor, melhor ergonomia, acabamento superior.

      E custa praticamente o mesmo que um Prisma LTZ...


      Excluir
    6. Também iria de New Fiesta sedã, o problema deve ser a disponibilidade do modelo, pois ele é bem superior aos concorrentes e mesmo assim não estoura de vender.

      Excluir
    7. caro rasek!!!

      se essa noticia de o sonic for nacionalizado e vendido a 40k for verdade ,vai ser bem interessante...mas acredito q isso dificilmente aconteceria,pois iria banalizar o prisma, mas se for verdade vai ser bem interessante e uma opção otima pro segmento,o prisma em relação ao voyage e ao siena realmente ao meu ver é mais bonito e bem equipado q ambos e espaçoso que ambos, so q ele perde em desempenho(tanto pro grand siena quanto pro voyage), em relação ao hb20s no segmento do compactos, acho q não tem como comparar o hb20s é a melhor opção, pelo - é minha opinião.., mas a melhor opção sem duvida e pagar um pouco a mais e ir de new fiesta sedan, qualidade construtiva,equipamento, segurança, tudo nele é melhor q no prisma,voyage e grand siena....agora se a GM baixar realmente o valor do sonic pra essa faixa q vc falou, ai acredito q a briga vai ser boa entre new fiesta e sonic , é aguardar pra ver!!!!abs

      Excluir
  3. Eu medi os dois carros com fita métrica e posso garantir. O espaço interno do HB20S é maior que o do Prisma. Fiquei chocado, mas é maior. Tanto na largura como no comprimento. Quem quiser, pode fazer a medição para comprovar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tive a oportunidade de me espantar negativamente com o espaço interno do Prisma. Impressionante como 2 cadeirinhas levam todo o espaço traseiro lateral. O espaço para as pernas também é bem contido.

      É um caso de projeto ineficiente. É grande por fora e pequeno por dentro.

      Sugiro ao dono do blog fazer uma matéria comparativo entre HB20S, Voyage e Prisma com medição da largura(interna) dos bancos traseiros e da distância dos joelhos para o encosto do banco dianteiro, regulando o banco dianteiro de maneira idêntica nos 3 modelos Importante também comparar o espaço para a cabeça no banco traseiro(Já adianto que o teto mais baixo é o do Prisma ou Onix, pois já fiz esse teste).

      Dessa forma, muitas falácias serão derrubadas e comentários embasados apenas no comprimento do veículo ou no tamanho do entre-eixos, para dizer que o Prisma é espaçoso, não farão mais sentido.

      O Etios, por exemplo, mesmo pequenino, é bem superior ao Onix no espaço interno, sem nem precisar da derivação sedã, que tem entre-eixos alongado, para bater também o Prisma.

      Excluir
    2. O Etios surpreende mesmo... Certamente é o mais espaçoso da categoria.

      Excluir
    3. Humm...como estão generosos com o Etios...quem leu a nota comparando o Etios x up! tem outra impressão de vocês....pois lá o up! tem espaço, no mínimo similar ao do Etios....e todo mundo babou o carrinho da vw.....o que são as coisas..

      Excluir
    4. Ninguém está generoso com Etios, apenas citei que ele ganha com folga do Prisma, em termos de espaço interno, mesmo sendo menor. Ou seja, utilizei o veículo como parâmetro de comparação entre um projeto com bom aproveitamento de espaço interno e um projeto mal feito, onde o veículo é grande por fora e pequeno por dentro, que é o caso do Prisma.

      E no comparativo do Etios com Up!, tanto o Rogério como eu, não dissemos que o Up! tinha mais espaço interno que o Etios. O que o Rogério disse é que o Etios tinha a obrigação de ter mais espaço por ser maior, o que é uma verdade.

      E sim, o Up! é melhor que o Etios, pois é melhor acabado, mais seguro, mais econômico e muito mais barato. O Etios tem a seu favor o melhor desempenho(não tanto assim) e espaço interno(mas tem porta-malas menor). O Up! ganha pelo conjunto.

      Já que falei de projetos mal feitos e com péssimo aproveitamento de espaço interno, andei no banco traseiro de um Spin(táxi) recentemente, e fiquei impressionado em como a GM conseguiu fazer um carro daquele tamanho ser apertado por dentro. Minhas perna ficou encostando no encosto do banco dianteiro, para que tenham noção do aperto. Além disso, o banco é muito estreito, simplesmente não tem largura para acomodar 3 adultos.

      Parece que a GM é mesmo boa em fazer carros grandes por fora e pequenos por dentro. Ao menos o porta-malas da marmota era grande...

      Excluir
    5. Verdade. A Zafira era bem melhor globalmente do que a Spin...

      A GM tinha um bom portfólio, com Corsa C, Vectras A e B, Astra, Monza, Kadett, Opala, Montana, (a derivada do Corsa C)...

      Honestamente, dá saudades de quando a GM tinha os Opel por aqui.

      Excluir
    6. carlos automotivo,

      Recordar é viver, então, deixando o Etios de lado (rsrs) e como falaram desse assunto, te convido para voltarmos lá no tempo da Zafira, que era um carro caro, e a GM também vendia a Meriva, lembra?

      Pois é, a GM fez a "burrice" de substituir as duas pela Spin, e ela, sozinha, passou a vender 50% a mais do que a Zafira e a Meriva, juntas, talvez pelo fato da Spin atender o que a maioria dos consumidores queria nesse tipo de carro, com um preço bem inferior ao da Zafira e que cabia no bolso dos brasileiros.

      Veja, gostos pessoais à parte, hoje a Spin também vende sozinha, mais do que todas as suas concorrentes, juntas.

      VENDAS EM ACUMULADAS EM 2014:
      1) Spin - 11.229 unidades vendidas;
      2) Palio Weekend - 6.286;
      3) SpaceFox - 2.389;
      4) Livina - 2.378.

      Estou na dúvida, veja, apesar das opinião contrária e "imparcial" de alguns "especialistas", será que existe a possibilidade da GM ter acertado nessa mudança, atendendo às necessidades da maioria dos consumidores, o que você acha?

      Certeza mesmo, pelo jeito, é que a VW não é boa em fazer carros por fora, todos com aquela cara de carro genérico, muito menos por dentro, pior, ainda cobra caro por carros ruins como o SpaceFox, por isso não vende.

      Tudo indica que, também nesse segmento, os consumidores estão sabendo comparar muito bem antes de comprar e gastar o dinheiro suado, separando o joio do trigo, e os números não mentem, definitivamente.

      Excluir
    7. Confesso que até hoje não entendi a 'generosidade' da GM na questão do preço da Spin. Eu particularmente acho ela feia pra caramba, mas isso é uma coisa pessoal. Os números do mercado devem prevalecer e o sucesso de suas vendas denotam que a mesma atende perfeitamente o público para o qual foi desenvolvida. É o típico caso de tiro certeiro no alvo...já outros carros estão errando esse alvo por larga margem....e - desculpe pessoal [vocês sabem a quem me refiro...] não posso deixar de citar o up! como o melhor exemplo dessa última situação.

      Excluir
    8. carlos automotivo,

      Na realidade acho que não houve "generosidade" da GM, já que a Spin é superior à Meriva, mas é inferior à Zafira. O que houve foi uma mudança de grade (2 x 1) para melhor atender ao consumidor na relação custo x benefício. Tiro certo, sem dúvida!

      Sobre o design da Spin, concordamos de novo, também não gosto, mas definitivamente ela atende às necessidades do público alvo, bem mais do que os concorrentes.

      Fatos e dados, sem emoção.

      Excluir
    9. Mas, automotivo, essa tua fixação doentia, a la Rasec, pelo up!, pelas vendas do up!, pela beleza do up! já tá ficando incontrolável, rapaz! Desapega!
      E quem disse que o up!, não tá vendendo bem? O fato de não estar atingindo as metas iniciais da VWB, que, aliás, são só metas, calculadas por diversos vetores, que podem mudar a qualquer momento, de acordo, por exemplo, com a situação econômica do momento, retração de vendas, readequação da produção, etc., não significa fracasso de vendas.
      As vendas do carrinho estão com curva ascendente, mês a mês, apesar da retração do mercado como um todo!
      Ele vai vender bem sim, a medida que o consumidor passar a conhece-lo melhor, a medida que o "novo" for sendo absorvido por ele, quando a ignorância der lugar a consciência e quando este for mais exigente e seleto, e começar a compará-lo com seus concorrentes diretos, o sucesso virá e ele vai ocupar o lugar que merece: o topo!
      O up! é e será um divisor de águas entre qualidade e mesmice e caberá ao consumidor consciente chegar lá!

      Excluir
    10. Fatos e dados sem emoção? kkkkkkkk
      Definitivamente não, Rasec, você sempre se dói quando alguém fala da GM e logo joga alguma tabelinha para dizer que é imparcial, mas só o seu trabalho de "levantamento" já deixa claro a sua parcialidade, pois se alguém falar de qualquer outra marca aqui você simplesmente não liga e muito menos vai atrás de tabelinha para manipular números.

      Pra começar, Meriva e Zafira eram projetos extremamente defasados, por isso, estavam vendendo tão pouco, não por serem ruins. De maneira nenhuma, elas eram projetos superiores, porém datados, é como dizer que um Astra era ruim porque já vendia pouco quando foi aposentado. A verdade é que Zafira e Meriva não vendiam porque eram projetos datados, com interior ultrapassado, design extremamente cansado e que já não atraia mais consumidores, como em outrora. Injusto comparar a marmota da Spin com os projetos antigos das duas, mas tente comparar com as atuais Meriva e Zafira europeias. A Spin será sumariamente humilhada.

      A Spin chegou como projeto de baixo custo para substituir ambas, sendo muito mais barata que a Zafira e, em um segmento onde só tem Livina como concorrente, realmente não é difícil vender o que ela vende. O veículo é ruim, mas é grande(por fora), barato e com um pacote de equipamentos razoável.

      Mas, de fato, tem menos espaço que muito hatch popular no banco traseiro, o banco é muito estreito, só comportando 2 adultos e também não tem um sistema inteligente de rebatimento de bancos. Por 49mil, preço semelhante ao de um hatch popular 1.6 topo de linha, ela oferece um bom pacote de equipamentos, um motor 1.8(apesar de velho e beberrão) e um porta-malas enorme. Além disso, ainda é anunciada no WebMotors por 45mil em inúmeros anúncios. Ou seja, é vendida por preço de hatch popular 1.6 bem equipado.

      Ainda digo mais, foi um tiro no pé da GM, pois precisa vender um carro enorme(muito material), que não é mal acabado(gasto extra), ao contrário da maioria dos GM's, que tem um pacote de equipamentos coerente, por preço de hatch popular 1.6 equipadinho. Com certeza é um dos veículos com menor margem de lucro do mercado.

      Se a GM tivesse atualizado Meriva e Zafira, adotando suas novas versões europeias, com certeza poderia aplicar preços bem maiores(maior rentabilidade) e agradaria muito mais o público alvo.

      Spin é um engôdo, mas por 45mil está com preço coerente mesmo, para quem precisa de porta-malas grande não tem opção melhor nem mais acessível. Apesar de ser um veículo horrível, que só vende para taxista. Atualmente a Spin tem vendido pouco mais de 1000 unidades mensais para pessoas físicas.

      Realmente, um grande sucesso!!! Imagine se não fizesse sucesso!! Outro fato interessante é que, além de barata, ainda é vendida com descontos, além de ser um projeto recente(ruim, mas recente).

      Excluir
    11. E não entendi porque o Rasec falou da VW, se o assunto aqui é GM. Mas, já que falou, com certeza os veículos da VW são mais bonitos do que as marmotas da GM. E falando de design genérico??? Esqueceu de olhar para o Onix??? Quer design mais genérico que aquilo?? Simplesmente parece uma mistura de vários veículos, inclusive tem traseira que lembra o G5, além de ser tosco ao extremo e totalmente desproporcional em qualquer ângulo de visão.

      Excluir
    12. Sempre há um jeito de elogiar a GM e alfinetar a VW...

      Quanta imparcialidade!

      Bem, mas sobre os carros atuais da GM, concordo com o Felipe. A GM deveria ter mantido a origem Opel dos seus modelos e colocado as novas gerações da Meriva e Zafira por aqui.

      Excluir
    13. Felipe, não entendeu? Que bom! Não era para entender mesmo!

      O papo era só com o colega carlos automotivo, por isso fiz questão de direcionar meu comentário para ele, ninguém mais.

      Esses penetras inconvenientes estão sempre por perto ...

      Excluir
    14. Vc que o diga, não é?
      "Sorry".....

      Excluir
    15. Enquanto na Europa e na China a VW conseguiu mudar a sua imagem, deixando de lado a fama de vendedora de carros populares baratos, duráveis e simples, e sendo reconhecida pela alta tecnologia (e complexidades associadas) e preços não tão baixos - a durabilidade permanece - nas Américas, em especial nos EUA e no Brasil a marca não consegue dar essa guinada.

      Por essas bandas do hemisfério parece que os consumidores rejeitam esses novo status da VW e por isso ela tem enfrentado problemas como o do up! no Brasil e do Golf new generation nos EUA.

      No primeiro caso o preço está fora de sintonia com a percepção que o mercado tem do carro (moderno e seguro), que deveria custar menos. No segundo, a 'fama' da empresa em vender, por muitos anos, carrinhos simples e duráveis estragou as chances do upgrade de status.

      E a 'grande voada' foi o lançamento das gerações iniciais do Golf com um nome que soa meio pejorativo (Rabbit), mas que era sinônimo de carro simples, barato, econômico para rodar e manter. Por isso o new Golf tem que ser simplificado para o mercado americano, sob pena de encalhar (se arrependimento matasse, alguns executivos aposentados da VW estariam mortos agora). E essa simplificação se aplica ao Jetta, que deveria ser o cavalo de batalha da empresa no mercado americano.

      Dito isso, a aceitação da VW como uma marca de produtos mais sofisticados no Brasil passa por uma mudança na percepção dos consumidores e isso, definitivamente, não está sendo trabalhado nas campanhas publicitárias. Não estão nem aproveitando a chegada do new Golf no Brasil para fazer isso...a solução é dar o pé na bunda de um bando de alemães que dirigem os destinos da companhia no Brasil.

      Excluir
    16. carlos automotivo, interessante SUA OPINIÃO, de verdade. Em alguns pontos eu concordo em outros não. O Golf VII que chegou aos EUA foi adaptado ao gosto dos americanos, que preferem motores maiores. Para compensar o gasto com um motor maior, eles acabaram simplificando 2 coisas, o câmbio e o freio de estacionamento.

      O erro da VW sempre foi não adaptar seus produtos ao gosto do americano, o Novo Golf VII ser simplificado é a postura correta. Claro que não irá emplacar muito, pois naquele mercado quem domina são os sedãs, não os hatches. Porém, dentro da sua proposta, o Golf VII pode vender razoavelmente bem.

      Os americanos não gostam de carros sofisticados e caros, pelo contrário, é um mercado que absorve melhor carros simplificados e mais baratos. A VW trazia carros ao gosto do europeu para o mercado norte americano, ficava com boa fama(imagem de carros sofisticados e caros), mas não vendia, o que era um erro. Só recentemente a empresa teve a humildade de simplificar e baratear seus modelos para o gosto daquele povo.

      Sobre o mercado brasileiro, a Volkswagen sempre cobrou muito pelos seus veículos, e ainda cobra, porém, o que ocorre é que a concorrência cresceu muito e a VW já estava acomodada, pois faltava concorrência decente. Sempre foi muito fácil espancar Uno e Palio, únicos concorrentes de peso de outrora, e ainda cobrando muito mais. Assim como o Fox sempre vendeu muito mais que Agile, mesmo sendo mais caro e cheio de opcionais.

      Porém, a realidade mudou, a concorrência cresceu e a gigante alemã, como todo grupo automotivo enorme, demorou certo tempo para se mover, até mesmo pelo FATO do mercado automotivo brasileiro não ser sua prioridade, globalmente falando. Entretanto, os primeiros passos estão sendo dados, com a introdução de novos motores, modificação do Fox e do Gol, que ocorrerão em pouco tempo, e com a frente até o próprio Up! tende a ganhar o seu espaço, perante projetos defasados da concorrência. Quando a concorrência trouxer os concorrentes decentes para o Up!, lá pra 2016, ele já terá um nome fortalecido e estará prestes a receber uma nova geração, que será maior, mais moderno e ainda superior ao atual em todos os aspectos.


      A boa fama do carrinho está se espalhando e cada vez mais o encontro nas ruas. Claro que a ausência de um motor maior faz falta, pois hoje muitos consumidores fogem do 1.0, mas, o Up! ainda tem o que crescer. Não é um carro chamativo e de design "matador", mas é um carro que agrada os donos e acaba ganhando boa fama.

      Eu diria que é o contrário do Cruze, por exemplo, que depois do lançamento o sedã chegou a vender 4500 unidades e ultrapassar até mesmo o Civic, momentaneamente é claro, tudo porque era novidade e tinha um design esportivo. Porém, com o passar do tempo, só caiu na tabela e ganhou uma péssima fama de manco, beberrão e ruim de manutenção. O resultado é o que se vê hoje, sendo liquidado por 10mil abaixo da tabela.


      E pra quem acha que as montadoras podem dar descontos enormes e ainda continuar com uma enorme margem, isso infelizmente não é a realidade. A carga tributária, a péssima logística e a necessidade de amortização dos projetos são problemas bem relevantes para o mercado brasileiro. Sou contra os preços dos veículos no Brasil, mas sei bem como a coisa funciona e não é essa maravilha toda não. Tanto que foi preciso o Inovar Auto para atrair fábricas para o Brasil, antes disso estava ocorrendo a desindustrialização do setor automotivo brasileiro.

      Excluir
    17. Ainda sobre o Up!, não espere que a VW faça o que a GM faz, não é a filosofia da empresa. Para a VW, a rentabilidade fica em primeiro lugar, na frente do "vender mais". Se um produto não vende o projetado, o plano de ação muda, seja com uma nova projeção de vendas para aquele produto, seja com uma nova estratégia de vendas geral. O VW Group segue bem essa regra e, por isso, é o mais lucrativo do mundo.

      Se o Up! só conseguir ficar nas 8mil unidades, por exemplo, eles não irão rebaixar o seu produto e dar desconto de funcionário para todos, mas sim trabalhar sobre a realidade das 8mil unidades mensais e projetar melhorias e planos para a nova geração.

      Quem não entende de mercado automotivo e muito menos de administração de empresa, de balanço, rentabilidade, etc, pensa que a VW está sendo louca de "deixar" alguns de seus veículos perderem mercado, podendo simplesmente "liquidá-los desesperadamente"(já que são projetos totalmente pagos), mas a verdade é que está tudo muito bem programado e projetado, com foco no lucro. O resto é lenda, choro de hater e intriga de GM fanboys.

      Excluir
    18. Automotivo e Felipe:
      Brilhante explanação de ambos sobre a real situação do mercado atual e a posição da VW nesse contexto!
      E concordo com o Felipe sobre o posicionamento da marca nos Estados Unidos e aki no Brasil!
      Como bem disse, a grande massa do consumidor de carros americanos, mesmo tendo condições, prefere carros médios e com conforto, mas sem luxo!
      Importante frisar que a classe média americana é a maioria da população e é essa massa consumidora que as montadoras buscam atingir.
      Também concordo com a colocação do Felipe quanto ao mercado brasileiro. A maturação do up! no Brasil é uma questão de tempo.
      E, automotivo, é claro e ficou bem evidente seu conhecimento sobre automóveis e fica aki minhas desculpas por ter te julgado mal! Vc tem todo o direito de não gostar de uma marca A ou B, ou tecer críticas sobre o que não lhe agrada, afinal, aki é um espaço democrático e aberto a todos! Vê-se que vc, quando não levado por influências danosas, tem brilhante raciocínio e sabe opinar com conhecimento! Como muito bem dito pelo Felipe, exponha sempre a SUA opinião!

      Excluir
  4. Absurdo o preço cobrado pelo Prisma, eu mesmo estava interessado em um mas, com os valores cobrados desisti, não aceito pagar os 54mil da LTZ isso é preço de Peugeot 408 que estar em promoção.E outra, essa promoção da GM de desconto de funcionário serve pra dar a falsa sensação de que o comprador estar levando vantagem e o brasileiro adora isso.Além de faltar certos acessórios básicos, falta também um motor dona GM, coloca o 1.6 do Sonic, mantendo o preço que já agregaria um pouco mais de valor.

    ResponderExcluir
  5. Sou mais um Versa!!
    MUITO mais espaço interno, MAIS motor, GARANTIA japa e, o que é melhor, MAIS BARATO...!!!
    Não sei mais o q os brasileiros, QUE PRECISAM/DESEJAM UM SEDÃ COMPACTO, querem...!!
    Ah, já sei: vão já, já dizer que o Versa é feio... Mas, os argumentos param por aí...!! Até pq é um carro que, com o tempo, passa-se a achá-lo bonito!! Meu caso!
    Andei em um e fiquei espantado c o espaço interno e o desempenho!! Tenho 1,80m e consigo ir de pernas cruzadas no banco de trás!!!
    Um casal de amigos tem um HB20S e um Versa e são categóricos: não trocam o Versa por nenhum outro concorrente, e q tem muito mais espaço q o HB!
    Mas, parece q o negócio do brasileiro não é comprar qualidade e confiabilidade por um bom preço, mas sim mostrar p a vizinhança q comprou um carro q todo mundo acha "estiloso e bonito" (mas q no fundo é ordinário e "depenado"!)...!!
    Fala sério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!
      Também já andei de carona num Versa e o espaço atrás é surpreendente. 4 adultos vão confortavelmente sentados, sem aperto (não sei como seria um 5o.passageiro atrás, pois éramos dois casais, um na frente, outro atrás, mas acredito que acomodaria com relativo conforto). Ele pode ter aquela traseira de "fralda descartável ", muito feia, que não me agrada mesmo, mas o espaço interno é excepcional!

      Excluir
    2. Isso é verdade... O Versa tem design meio discutível, mas o espaço interno dele é inquestionável.

      Deve ser mais espaçoso do que o Corolla novo...

      Excluir
    3. Com certeza, Rogério :
      O meu Corolla tem menos espaço atrás que o Versa!

      Excluir
    4. Cobalt concorre com Versa e é maior, mas perde no motor no resto todo é melhor q o versa inclusive no preço.

      Excluir
    5. Antes de pensarem em disign , durabilidade, espaço interno, potência e tecnologia automobilística aqui nesse país, concientizam - se ,de que toda fabricante de carros aqui,querem vender e as promoções que elas oferecem sao até bizarras como foi dito. Mas a questão é o seguinte, as montadoras por aqui não podem fazer muito.poderia pois tem equipamentos e tecnologia pra isso..mas não faz um carro justo por que simplesmente não aguentaria carregar o governo brasileiro sozinha nas costas. É muito imposto que o governo impõe nos carros.exe: IPI. CRLV , E ETC ETC ETC. lembrando que o governo de dilma por exemplo ,perdoou uma divida de 700 milhões que a África tinha com o brasil.nosso país pagou a divida externa com o estados unidos e já mencionou em emprestar dinheiro a países da Europa em dificuldades financeiras. Se vocês não sabem , o governo brasileiro ainda fabrica carro aqui mesmo e exporta pra argentina por exemplo custando em média 18.700 reais um gol completaço. Mas brasileiros endividados não perdoa, mesmo se o nome do coitado povo mau pago e sofredor brasileiro for parar no spc ou serasa. ainda por cima desembolsa 100 bilhões de reais pra infraestrutura da copa do Brasil 2014. Mas não tem grana sobrando pra isso? Mas porque não tem grana pra construir hospitais ja que muitos morrem em porta de hospitais por falta de infraestrutura e profissional o suficiente. Sem falar na educação tbem. E ainda tem a covardia de elevar o valor do IPI reduzido que nunca foi reduzido pra 10% isso só até o mes de maio desse ano 2014, pois já no mês seguinte será 13% de alta do IPI já imaginaram o precinho que custará os carros de hoje? Pensam no seguinte. . .no brasil existe carro barato? Uma vez que o nosso povo faz mau pra se vestir bem e tão pouco leva uma vida inteira pra construir uma casinha humilde pra descansar? Mais uma coisa cada carro comprado o governo brasileiro abocanha mais ou menos 8 á 13 mil reais de imposto em cima desse carrinho. Isso é brasil.

      Excluir
  6. Prisma beberrão? O meu ė 1,4 e faz 16,9 em viagem e 10 e alguma coisa na cidade. Então não sei o que ė econômico.

    ResponderExcluir
  7. Vejo Vários comentários denegrindo o veiculo, mas tenho que discordar da maioria dos comentários, a opinião que devemos levar em conta, é a de um proprietário, e não daqueles que criticam o que não podem comprar. Fui proprietário de um Prisma LT 1.4 2013 e não tenho reclamações do veiculo, excelente carro, muito estável, com ótima retomada para um veiculo com motor 1.4, não é dos mais econômicos, mas faz mais que muito 1.0, extremamente confortável em viagens. Hoje sou proprietário de um Prisma LTZ 2015 Automático, e as impressões são as mesmas, porem o acabamento ficou melhor, os novos equipendente também, o carro não tem nenhum barulho interno, nem em ruas de pedras. Enfim, pra mim, opinião de proprietário, uma excelente compra.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um LTZ automaticocompletíssimo excelente carro,melhor custo benefício de todos os sedãs da categoria,não é a toa que o Ônix vende muito mais que o Gole é o líder de vendas,muito contente com o carro que já tenho a dois anos

    ResponderExcluir
  9. Tenho um LTZ automaticocompletíssimo excelente carro,melhor custo benefício de todos os sedãs da categoria,não é a toa que o Ônix vende muito mais que o Gole é o líder de vendas,muito contente com o carro que já tenho a dois anos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem