A Fiat Chrysler vai investir € 5 bilhões de euros na Alfa Romeo, o que resultará no lançamento de oito novos modelos, e com isso atingir a meta de vender 400 mil veículos em 2018 (a Alfa vendeu 74.000 no ano passado).

Alfa Romeo 159 2010

Todos os novos Alfa-Romeo serão construídos sobre uma nova arquitetura de tração traseira/integral, conhecida como Giorgio. Serão sedãs médios e grandes, e também SUV´s. A nova geração do hatch médio Giulietta usará essa nova plataforma, o que significa dizer que ele terá tração traseira.

Alfa Romeo 159 2010

Ainda não há datas precisas do lançamento dos oito novos veículos da plataforma Giorgio, mas ao menos um já tem data confirmada: um sedã médio, que chega no último trimestre de 2015, enquanto os demais modelos chegam entre 2016 e 2018.

Alfa Romeo Giulietta

Em relação ao sucessor do Giulietta, sabe-se que será substituído por dois novos modelos. Um deles será um quatro portas esportivo com conceito similar ao Mercedes-Benz CLA, enquanto o outro será um hatch, com maior espaço no porta-malas, semelhante ao Audi A3 Sportback .

Alfa Romeo 159 - interior

O novo sedã médio de quatro portas da Alfa e está previsto para estrear na Europa no final de 2015 e nos Estados Unidos em 2016. Conhecido atualmente pelo codinome Giulia, o nome final do carro será divulgado posteriormente. Trata-se do sucessor espiritual do Alfa Romeo 159, descontinuado em 2011.

Alfa Romeo 159 Sportswagon

Haverá também uma versão SW, lançada em momento subsequente, inspirada no Alfa Romeio 159 Sportwagon .

Alfa Romeo 159 Sportswagon

No caso dos modelos topo de linha, a Alfa Romeo iniciou um projeto no final de 2013 para desenvolvimento de um sedã grande Maserati Ghibli. O planejamento inicial era para o lançamento no final de 2014, mas o projeto foi cancelado pois a plataforma Maserati mostrou-se muito cara para a Alfa. Então um novo projeto está em desenvolvimento, com base na plataforma Giorgio.

A alta flexibilidade da plataforma Giorgio permitirá à Alfa Romeo construir um crossover posicionado entre o BMW X3 e o X5. Além disso, a empresa pretende lançar um SUV grande, principalmente para o mercado dos EUA, também derivado da plataforma Giorgio.

Compartilhamento

A arquitetura Giorgio é flexível o suficiente para ser usada pelas marcas Chrysler e Dodge, também pertencentes à Fiat, o que é considerado fundamental pois apenas o volume de vendas da Alfa não geraria o receita suficiente para pagar o investimento no desenvolvimento - que, inclusive, já está em desenvolvimento na Itália por uma equipe de cerca de 200 engenheiros.

O sucesso no relançamento da Alfa Romeo é parte fundamental da estratégia do presidente da Fiat, Sergio Marchionne, para tornar o conglomerado lucrativo já a partir de 2016. A unidade européia da Fiat perdeu 2.1 bilhões de euros nos últimos três anos e a Alfa Romeo nunca deu lucro durante os dez anos que a empresa está sob gestão de Marchionne.

Fonte: Automotive News

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. 159 belíssimo, como de praxe.

    Quase todos os Alfa são muito bonitos... 164, 166, 155...

    ResponderExcluir
  2. E a Lancia?Estão perdendo a oportunidade de fazer um novo Delta nos moldes do Golf 7.Novo Lybra para bater de frente com Corola e Civic ,Y / Clio ,e novos Stratus e Beta com esta nova base Giulia Enfim ,para brigar no segmento C ,coisa que a Fiat nunca emplaca.Me esqueci,com preços competitivos.

    ResponderExcluir
  3. aguardo ansiosa a volta da alfa romeo. Carro de verdade. saudades do tempo que meu pai tinha as alfas. Acho que a fiat não vai deixar a Lancia de lado. É uma questão de tempo. Eles tem muita coisa para relançar. Estão com marcas poderosas na mão para serem altamente competitivos no mercado. acredito na FCA. Acredito na Fiat e na Chrysler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem