O colega Rogério enviou, por meio de comentário no post sobre o up! 2 portas (veja aqui), suas impressões sobre o seu Volkswagen up!, move-up!, que ele adquiriu há dois dias. Como consideramos a contribuição valiosa, sobretudo por seu detalhamento em termos de qualidades e defeitos do novo carro compacto da Volkswagen do Brasil, optamos por publicá-la no formato de artigo, ilustrando com as imagens de um up! na cor Prata Lunar, porém na versão high-up!. Segue o relato:

Volkswagen up! Prata Lunar

"O Up! não é o melhor carro do mundo, verdade. Mas do segmento, ele é o melhor sim. E nem precisa entender profundamente de carros para se notar tal coisa. Peguei meu Move Up! ontem e já posso apontar qualidades e defeitos nele. Vamos ver:

Volkswagen up! Prata Lunar

As qualidades:
  • Bom acabamento, com montagem correta do interior, sem rebarbas ou peças mal-encaixadas;
Volkswagen up! Prata Lunar  - High-up! - acabamento interno

  • Rodar sólido, com acerto de suspensão muito bom, equilibrando muito bem firmeza nas curvas e conforto ao rodar sobre irregularidades, sendo superior ao Gol G5 e Fox nesse quesito;
  • Direção eletromecânica muito leve, facilitando bem as manobras;
Volkswagen up! Prata Lunar  - High-up! - interior - painel

  • Bom desempenho mesmo com AC ligado. Depois dos 2500 rpm, o motor desenvolve muito bem e sem a apatia típica dos motores 1.0;
  • Silêncio interno: a VW não economizou na forração acústica, porque mesmo esticando as marchas, o ruído do motor é baixo;
Volkswagen up! Prata Lunar  - High-up! - interior - espaço traseiro
  • Porta-malas muito bom tendo em vista o tamanho do carro;
  • Faróis eficientes, mesmo sendo de parábola simples;
  • Ergonomia muito boa, com boa posição de dirigir e acesso fácil aos comandos;
  • Câmbio levíssimo, ainda melhor do que o do Gol.
Agora, o ponto que achei que exageraram um pouco:
  • "Vibração excessiva do motor": realmente ela existe, dando para notar até no pedal da embreagem. Mas é apenas quando o motor está frio e isso desaparece rapidamente. Porém, quando ocorre, não é nada de muito significativo e sequer incomoda.
Volkswagen up! Prata Lunar  - High-up! - interior - painel

Agora, os pontos negativos que notei:
  • Falta de iluminação nos comandos dos vidros, trava e retrovisores elétricos, obrigando o motorista a tatear a mão no escuro para encontrá-los;
  • Túnel central muito alto, o que traz desconforto para um possível quinto passageiro;
  • Falta de iluminação no porta-malas;
  • Vidro elétrico do motorista sem função "um toque".
Noves dentro e noves fora, querer pensar que Celta, Palio Fire e Uno "são do mesmo nível", e são "mais vantajosos" porque são mais "baratos" do que o Up!, é ser muito cego.

Volkswagen up! Prata Lunar

Em comum, eles são apenas da mesma categoria de carros. Mas em qualidade geral, segurança e dinâmica de condução, eles são MUITO inferiores.

Volkswagen up! Prata Lunar

O Up! tem os seus defeitos, como qualquer carro. Mas negar que ele é muito superior ao segmento que ele se encontra, é pedir atestado de burrice, que me desculpem a sinceridade.

Volkswagen up! Prata Lunar

E nem é questão de ser fanático pela VW não. Já tive carros da Ford (Ka e Escort) também e eles eram ótimos. Consumidor consciente gosta de algo realmente bom e descarta as porcarias, independente de qual marca seja...".

Agradecimentos ao Rogério pela contribuição.

78 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É isso aí!
    "CONSUMIDOR CONSCIENTE NÃO LEVA PORCARIAS " e, diria mais:
    Consumidor consciente, prioriza segurança e robustez, em primeiro lugar, ativa e passiva, economia e tecnologia! PONTO!

    Tendo isso, aí parte para critérios absolutamente subjetivos, como modelo, cor, opcionais, figuras e penduricalhos!
    É assim na Europa, é assim no Primeiro Mundo!
    Claro que preço entra nessa conta, sendo um critério, para alguns, decisivo!
    Quanto as qualidades e defeitos, acrescentaria alguns, se me permitem:
    - Como qualidades, vale destacar o consumo, simplesmente espetacular, aliado ao excelente conjunto motor/câmbio ;

    - O silêncio a bordo surpreende, nivelando o padrão no segmento, e é tão "quieto" quanto ao meu outro carro, Ford Edge, de uma categoria infinitamente superior.
    Isso mostra qualidade e esmero, tanto na escolha dos materiais empregados, como na montagem final e forração acústica.
    Como defeitos, além dos apontados pelo Rogério, acrescento a falta de alças para os passageiros no banco de trás!
    É inadmissível essas economias "porcas " num automóvel deste nível de qualidade!
    Mas é uma falha que também tem no europeu, nas suas versões de entrada!
    Mas, no geral, um excelente produto que, finalmente, chega por aki!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops:
      Onde se lê "nivelando " lei-se "aumentando "
      Desculpem pelo erro

      Excluir
    2. Eu acho ótimo que carros como o Up! surjam por aqui.

      Assim acaba o domínio das porcarias requentadas e maquiadas.

      E que as outras montadoras sigam o exemplo. Assim, nós só temos a ganhar...

      Excluir
  2. Excelente carro, de alta qualidade, motor econômico e potente, e o mais importante seguro. E acho ele bonito sim, tem tudo para vender muito

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo esse high up! na cor prata lunar.

    ResponderExcluir
  4. Excelente veículo para o que se propõe. Não tem mesmo como comparar com Celta, Uno, Palio Fire, etc, pois é muito superior. Não é a toa que a Quatro Rodas comparou a versão Move Up! com os demais compactos do mercado(HB20, Onix, etc) e ainda deu a vitória para ele. Também comparou a versão Take up! com Uno, Celta, etc, e deu a vitória para o up! também, nesse caso, com muita folga.

    Ele veio para estabelecer novos padrões para o segmento de entrada, especialmente no que diz respeito a: Segurança, economia, acabamento, nível de ruído interno, modernidade e desempenho.
    Espero que o Novo Ka venha muito bom também e possa estabelecer novos padrões para o andar de cima, onde estão Gol, Onix e HB20.

    Até agora a Ford não tocou no assunto das 5 estrelas para o Novo Ka, mas vamos ver... Pois nem o New Fiesta é 5 estrelas, mas espero que o Novo Ka seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu poderia ter comprado um HB20 Comfort pelo mesmo preço do meu Move Up!.

      É um bom carro, já o dirigi, e ele merece ter vendas boas mesmo, pois acho uma das melhores opções do segmento dos hatches compactos, sendo bem superior ao Palio, Onix e Etios, com boa construção e qualidade geral elevada.

      Mas, teve algo que não me agradou no HB20... Achei o carro com acerto dinâmico um tanto anestesiado demais para o meu gosto. Talvez porque eu já tenha um Gol Power G5 e já esteja acostumado com o acerto dinâmico dele, com direção direta e suspensão firme, o que privilegia uma condução esportiva.

      O Up! é o típico VW, que agrada a quem gosta de um estilo de condução mais agressivo. Porém, a elevada rigidez estrutural ajuda bastante no trabalho da suspensão, e puderam aliviar um pouco na carga de molas e amortecedores... Portanto, o equilíbrio entre conforto e esportividade ficou muito bom.

      Mas, como o Up! foi comprado para ser meu segundo carro, então tamanho não é documento, e o HB20 saiu da minha lista...

      Não faço questão de status e tampouco de mostrar carro pro vizinho ou me preocupar com a opinião do motorista do lado à respeito do que comprei. Admiro bons carros, sejam de quais marcas forem, e que realmente me agradem na dinâmica de condução e qualidade geral. E o Up! demonstrou claramente que tem credenciais para ser um ótimo carro do segmento dos subcompactos.

      Quem nunca dirigiu, dirija. O Up! surpreende bastante, até mesmo os mais céticos... Quem gosta e entende realmente de carros, vai notar que o carro realmente é muito bom de dirigir.

      Excluir
    2. Além do desempenho que não tem comparação no segmento, o que mais está me chamando a atenção nestes quase 2 meses com o up!, é seu consumo, que considero espetacular!
      Fiquei tão impressionado, que fiquei desconfiado, que, a um tempo atrás, passei na concessionária e pedi uma reprogramação do computador de bordo, uma vez que apresentava números de consumo muito além do normal, como 15/18 até 23 km/l na gasosa, com picos de até 80km/l, no instantâneo e a impressionantes 12/13 km/l, com etanol, com ar ligado o tempo todo!
      Acreditava tratar-se de uma anomalia do CB.
      O técnico verificou e estava tudo normal. Ele me disse que talvez fosse uma característica específica da minha unidade!
      Não satisfeito, passei a controlar o consumo na bomba, calculando manualmente o consumo (completava, rodava uns 150/200 km, abastecia novamente, calculava o consumo e aferia com os números do CB) e todos os dados batiam, com pouquíssimas variações para mais ou para menos.
      Ou a minha unidade é daquelas que ficaram acima da média ou o consumo é esse mesmo!
      Queria que alguns dos amigos que tenham o carrinho, me informassem se seus respectivos consumos são tão bons como o meu!
      O de minha nora tbm está com consumo excepcional, mas ela não conta, pois tráfego sempre a 60/70 km/h e sempre com o ar desligado.
      Se for normal esse consumo, a VW deveria destacá-lo mais em suas propagandas!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. cao-rj, esse indicador de consumo não são valores absolutos...

      Não é novidade na linha VW, já existia esse indicador de consumo no Gol GT, Passat, Voyage e Santana até 1988.

      Só que era em forma de uma luzinha amarela que acendia toda vez que o motor "pedia" a marcha. Quando se engatava a quinta marcha, aparecia um ponteiro que indicava o consumo instantâneo.

      Era uma espécie de vacuômetro e os valores eram apenas referência para maior ou menor consumo. Quando se pisava mais no acelerador, o ponteiro indicava 7 km/l e quando se pisava menos, indicava 22 km/l.

      Creio que isso no Infotrip do Up! funcione exatamente da mesma forma, só que eletronicamente e não mecanicamente como era na linha VW antiga...

      Excluir
    5. Ah, só adicionando... É o indicador de consumo instantâneo que estou me referindo.

      Sobre o consumo médio em km/l, me parece que as informações são confiáveis... O Notícias Automotivas testou no Up! e a margem de erro ficou por volta de 2%, bem confiável então.

      Excluir
    6. Rogério, esses números, fora os 80km/l, não são do instantâneo, mas do consumo médio, tanto na gasosa, como no etanol!
      No instantâneo, ele chegou a absurdos 80km/l, várias vezes!!
      Não acho normal esses números! Acredito mais que minha unidade se encaixe naqueles 2% que saem da linha de montagem acima da média

      Excluir
  5. ficou muito bonito nesta cor, proprietário ta de parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Esse UP! Ficou muito bonito nesta cor, só não gostei do aplique do painel, eu colocaria preto, ficaria mais harmônico.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu comprar meu UP! vou instalar o módulo de acionamento One Touch, muito ruim ter que ficar segurando para abrir ou fechar os vidros.

    Belo relato, concordo com todos os pontos.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o relato do Rogério, exceto o comentário do túnel central, ele tem que ser deste tamanho, não há outro jeito, o Up é para 4 passageiros, engana-se quem pensa em colocar um 5o ocupante, talvez uma criança com 10 anos e utilizando cinto abdominal que não é uma boa ideia.

    Me pergunto, o que leva alguém (não frotista) a adquirir hoje um carro 0 km como Celta, Agile, Palio Fire, Sandero, Clio, Gol e Fiesta Rocam tendo ao alcance o Up em várias versões e configurações, não vou qualificar essa pessoa, mas no mínimo está desinformado sobre os pontos extremamente positivos do pequeno VW e não tem noção do risco que corre num dos carros citados pois, estes não conseguem atingir escore de 4 estrelas no LNCAp. Está na hora do povo pensar em segurança passiva e ativa e ponderar na decisão de compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mosca! um ótimo carro para frota.

      Excluir
    2. Sandero é uma piada de mau gosto... Acabamento ruim, repleto de rebarbas e peças mal-encaixadas.

      A posição de dirigir é muito alta e o painel é inclinado para baixo... Ergonomia péssima, quando o câmbio está em terceira marcha, é impossível mexer no som.

      Nota-se claramente que é um projeto de baixíssimo custo, tendo em vista a baixa qualidade geral do carro.

      Há os que gostam... Eu não.

      Excluir
    3. Quando dirijo um Sandero tenho a impressão que estou num carro da década de 90. To fora.

      Excluir
    4. Eu sinto que estou nos anos 70kkk

      Excluir
  9. Uma dúvida que eu tenho: o som que vem de fábrica com o up, permite atender ligações via Bluetooth? Ou ele só serve para reproduzir as músicas que estão no celular?

    ResponderExcluir
  10. Tem, sendo que o Maps permite pareamento para 2 celulares

    ResponderExcluir
  11. Não gosto muito dos carros da VW...eu os acho muito, mais muito sem graça.... Carros simples.... mas tenho que admitir que no segmento de entrada.... É a melhor opção sem nenhuma dúvida.... Em relação a tudo.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, vocês trabalham em qual concessionaria da Volks? O carro é caro d+ pelo que oferece e ninguém disse isso aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De boa... Celta, Uno e Palio Fire estão aí para os que pensam como você...

      Excluir
    2. Você esta certo para quem só esta preocupando com o preço a saída é comprar as velharias com penduricalhos.

      Excluir
  13. Sei.....será?

    Pela qualidade do projeto, pela segurança 5 estrelas que oferece, pela economia e performance que oferece, pelo padrão europeu de acabamento que oferece, vc acha $ 27.000,00, caro?
    Eu não acho, assim como vários aqui!
    Agora, volto a pergunta: uno, celta, palio, clio, etc por $ 25.000,00/28.000,00, as versões sem opcionais estão "baratos"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cao-rj, nem adianta discutir com esse povo...

      São os que mendigam mixaria no preço das coisas e acham que "estão levando vantagem"...

      Não me importo de pagar a mais por algo que claramente tem mais qualidade.

      Aí dizem: "ah, mas só por R$ 6K a mais, tu compra um New Fiesta 1.5 S, bem mais carro e de categoria superior"...

      Tá, como se R$ 6K não fossem dinheiro... Então já retruco: "ah, mas se R$ 6K não é dinheiro pra você, então porque não me dá essa grana?".

      O engraçado é que o povo paga isso num carro que tem apenas 2 alto-falantes, calotas, tem péssima qualidade geral (interior com peças mal-encaixadas, carroceria desalinhada) e fica feliz... Afinal, tem um carro de "categoria premium", para mostrar pros outros...

      Mas é àquilo... Cada um sabe o que faz!

      Excluir
    2. sem contar que o palio esta coma carroceria de 1996!!! digo o fire, ja vi esse up na rua de perto mas nao gostei , mas se tratando de uma versão de entrada de montadora , nao tem carro com essa categoria de construção nem o HB 20 , que tem o motor 1.0 mais avançado anos luz que qualquer um desses mais dos mesmos . é um carro a se pensar para quem esta querendo comprar um 0km.

      Excluir
  14. Pô comparar com Celta, Palio Fire, Cliossauro e cia é covardia, eu não sou fã de carros da VW, mas o Up é carro padrão europeu, desde a concepção até materiais usados na carroceria, motorização e por aí vai, se a VW fosse mais audaciosa e agressiva com os preços dele, já mandaria pra vala boa parte dos seus concorrentes, mas não é isso que ocorre, tem versões que sai bem melhor pegar um HB20 do que ele e a Top fica quase a preço de NF 1.5 e aí nem tem o que cogitar.

    ResponderExcluir
  15. Versões top de linha quase sempre não compensam na relação custo/benefício.

    Isso não é exclusividade do Up!, mas de qualquer carro, de qualquer segmento...

    Sobre o tópico, estou aqui para ajudar... Parabéns ao Car Blog pelo site.

    ResponderExcluir
  16. Acho que na faixa de preço entre 26 e 38 mil o up! é imbatível. No entanto, por pouco mais que isso, dá pra levar um Fiat 500 que, em todos os sentidos, espanca o up!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Europa, o Up! e o 500 são concorrentes, já que custam o mesmo...

      Só que o Up! lá é bem mais equipado. Tem até um sistema que freia o carro automaticamente em caso de emergência.

      Aqui, a realidade é outra. O Up! chegou como carro de entrada e o 500 é um carrinho de nicho (aliás, na minha opinião, é o Fiat com a melhor qualidade à venda por aqui) e melhor equipado.

      E sobre as versões top com todos os equipamentos possíveis, nem o Up! e nem carros de segmentos que não sejam os de alto luxo tem boa relação custo/benefício, salvo raras exceções.

      Essas versões tops custam o mesmo que um carro de segmento superior nas versões de entrada...

      Excluir
    2. O Fiat 500 é inferior ao up! em todos os sentidos.
      O Fiat 500 tem porta-malas de 185 litros, e o up! oferece 285 litros.
      O espaço interno do up! é maior, e o up! tem 4 portas.
      O motor do up! 1.0 foi aferido com 88 cavalos, a mesma potência do 1.4 do Fiat 500.
      Mas o up! tem um consuno que é a metade do 500.
      Fora que o up! é R$ 15.000 reais mais barato que o 500.

      Excluir
    3. Não diga absurdos, Carlos. O 500 é de segmento superior. Freio a disco nas 4 rodas, ESC, computador de bordo com mais funções, Controle de tração... números de desempenho muito melhores... Sim, mesma potência, mas o torque do 500 é muito maior. Os dois são equivalentes em segurança. Em questão de espaço, na boa, quem está procurando espaço deve fugir desses dois carros. O cunsumo do 500 é sensivelmente maior (16,5 na estrada e 11 na cidade), mas, como disse, seu desenpenho tbm é bem melhor que do up!, mesmo sendo mais pesado.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. E eu estou comparando o up! top com o 500 básico. São 4.000 no máximo de diferença. Nem vou entrar nos méritos de design e acabamento, mas, na minha opinião, são muito superiores no 500... haja vista os diversos premios que ganhou no mundo todo.

      Excluir
    6. Aí sou obrigado a concordar com vc!
      O 500 tem um design mais bonito que o up!, sem dúvida.
      É um carrinho carismático, mas tem um problema que,para o meu caso, era difícil de resolver: o espaço atrás é ínfimo e com o agravante de não ter 4 portas, essencial para mim, além da falta de ISOFIX para duas crianças, pois só tem para uma cadeirinha!
      Além disso, não gosto da FIAT!

      Excluir
    7. Tenho um 500 na família com motor multiair 100 cv, anda bem, contudo o ruido interno é alto, o acabamento é muito bom, mas carro caro (na epoca dava para comprar um Gol 4,5). Atrás o espaço é ínfimo e o porta-malas é um porta-objetos.

      Sem dúvida alguma, o BRW Up é mais carro, mais barato e mais seguro.

      Excluir
    8. Vamos com menos sede ao pote, Roger. O 500 tem mais equipamentos de segurança que o up!, mas tem várias desvantagens. Pra começar, o consumo do up! é MUITO melhor, segundo o Inmetro. O 500 faz 11km/l na cidade e o Up! faz 13,2km/l, ou seja, o up! é 20% mais econômico que o 500. Quem cerca de 500 reais de combustível com um 500 no final do mês, com o up! gastaria cerca de 400 reais. Em 3 anos isso significaria uma economia de 3600 reais.

      Sobre o espaço, novamente o up! abre uma boa dianteira. O up! consegue levar pessoas de boa estatura no banco traseiro. 4 adultos conseguem se acomodar bem. No 500, o banco traseiro só acolhe anões ou crianças pequenas. Além de tudo, ainda tem o fato do 500 só ter 2 portas.

      Sobre o preço, novamente, a diferença é considerável, some isso à economia de combustível proporcionada pelo up! e o custo para se ter um up!, por 3 anos, será extremamente menor.

      O seguro do up! também é mais barato. O porta-malas do up! também é maior que o do 500.

      As virtudes do 500 ficam por conta da maior segurança e desempenho. Porém, o desempenho do up! é mais do que suficiente para o uso predominantemente urbano que esses carros propõem.

      Resumindo, eu não levaria o 500 de maneira nenhuma. A desvalorização maior e a dificuldade de revenda também serão problemas encontrados no 500.


      Viu como a compra do 500 não parece mais tão atrativa?? Não é a toa que ele só vende menos de "500" unidades por mês! Desculpe o trocadilho.

      Excluir
    9. De fato o 500, dos carros da Fiat, é o único que tem um padrão de acabamento minimamente aceitável, ainda que inferior ao aplicado pela VW ao up!.
      Um amigo meu veio me perguntar sobre o Fiat 500. Eu o orientei a não adquirir pois o carro não tem mercado, não tem espaço e ainda é beberrão.
      Isso foi em Fevereiro, no lançamento do up!, então falei para ele pegar o up! no lugar do 500.
      Meu amigo pegou o up! High-up preto, e está ADORANDO o carro. Inclusive já dirigiu um Fiat 500 1.4 Cult e disse que não tem comparação, que o up! tem mais agilidade, muito mais espaço, acabamento interno superior, o up! é mais silencioso e mais agradável de ser conduzido.
      A todo momento que encontro com este meu amigo ele me agradece pelo conselho que lhe dei de não pegar o Fiat 500 e pegar o up!, pois ainda economizou mais de R$ 7.;000 reais, já que o Fiat 500 com os itens do up! high-up dele ficaria em mais de 46 mil, enquanto ele pagou menos de 39 mil no up!
      Então por experiência prática própria, afirmo categoricamente: up! é bem superior ao Fiat 500.

      Excluir
    10. É natural que o consumo do 500 seja maior. O motor é mais antigo e de maior volume, no entanto os números de desempenho são bem melhores o que, ao meu ver, compensa em parte a desvantagem. O 500, ainda assim, é bastante econômico. Chega a fazer 17 km/l na estrada.
      Essa estória do banco traseiro é bastante exagerada... já realizei viagens de mais de 7h com duas pessoas atrás (eu tenho 180 cm e, não, não eram anãos nem crianças), e ngm ficou reclamando o tempo todo. É espaçoso? NÃO. Mas não é essa a proposta do carro.
      Para uma pessoa como eu, estudante e solteiro, vejo que a vantagem em segurança e desempenho compensam a falta de mais duas portas (e alguns míseros cm a mais no banco traseiro) e um porta malas maior (que só encho umas duas vezes por ano).
      Qto as pessoas que não gostam de marca X ou Y, sinto muito pela auto-limitação. Eu não tenho nada contra marca alguma.

      Excluir
    11. Qto a suposta superioridade em ítens de série do up!, fiquei curioso, Carlos. Qual seria? Bem... difinitivamente não são relativas a controle de tração, estabilidade, freio a disco nas 4 rodas e controle de cruzeiro...

      Excluir
    12. Em resumo. Não compraria o up! pela desvantagem em segurança, mesmo compreendendo que haja uma vantagem em economia (às custas de desempenho).

      Excluir
    13. "Qto a suposta superioridade em ítens de série do up!, "

      Sistema multimídia com GPS integrado (ausente no Fiat 500 nem mesmo como opcional).
      Computador de bordo do up! tem 10 funções, contra apenas 6 do Fiat 500).
      O sistema multimídia do up! tem comandos de configuração do som e do carro, o que é ausente no Fiat 500.
      O up! dispõe de sistema save no porta-malas, ausente no Fiat 500.
      Acionamento do porta-malas do up! é eletrico, enquanto Fiat 500 nem porta-malas tem.
      Três apoios de cabeça traseiros, contra apenas 2 no Fiat 500.
      up! é 5 estrelas Latin NCAP para adultos e 4 estrelas para crianças, aprovado com louvor.
      Enquanto isso, o Fiat 500 foi REPROVADO nos testes de impacto nos EUA, pois recebeu a pior nota "Poor" em todas as dimensões de análise:
      http://www.cnbc.com/id/101351806

      Não compraria o up! pela desvantagem em segurança,

      Em resumo: se vc prefere o Fiat 500 ao up! com base em segurança, então, desculpe, mas você está totalmente desinformado, pois enquanto o up! foi aprovado com louvor em testes de segurança, o Fiat 500 foi REPROVADO.

      Excluir
    14. Caramba! Não sabia desse lance da avaliação da segurança do 500.

      E olha que, em relação ao modelo fabricado na Polônia, o mexicano é mais reforçado estruturalmente, hein? Eu lembro que a Fiat divulgou as melhorias feitas no carro...

      Qualquer dia desses, eu encosto numa concessionária Fiat e faço o test-drive do carrinho para ver como ele anda...

      Excluir
    15. Pessoal, se o item segurança for ponto decisivo para compra, eu ficaria (e fiquei) com o Up BRW e não o 500 Cult (+3k reais) mexicano pelas seguintes razões:

      1) O Up brasileiro foi testado pelo LNCAP e o 500 não, todos sabemos que alguns carros homônimos fabricados na AL não correspondem ao Europeu;
      2) O Up tem cintos de segurança com pré-tensionador, o 500 mexicano não;
      3) O Up brasileiro tem airbags que atendem a nova norma europeia, o 500 mexicano não.

      Excluir
  17. Só lembrando: em nenhum momento disse que o up! é um mau carro, pelo contrário: lá em cima disse que ele imbatível em suas versões superiores. A questão é que os modelos mais completos SIMPLESMENTE NÃO COMPENSAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger:
      Concordo com tudo que vc disse!
      Realmente, não se pode comparar segurança por métodos diferentes!
      O 500, como disse, é um bom carrinho, carismático, e, principalmente, assim como o up!, seguro!
      Escolher um ou outro, vai da necessidade de cada um e do gosto pessoal tbm!
      Eu, ao contrário do que vc disse, não me considero "autolimitado " por não gostar de FIAT!
      É um direito meu, assim como vc tem o direito de não gostar de determinada marca!
      Cada um sabe de suas necessidades, ok?
      Agora, por favor, termos como "palhaço", "autolimitado " ou afins, ofende e fica fora de qualquer debate civilizado!
      Já basta termos os agressivos haters e figuras um tanto prepotentes como o Simione para aguentar!
      Não queira se nivelar com esse tipo de pessoa, ok!
      Abs

      Excluir
  18. Olá.
    Muito esclarecedora a descrição feita do modelo. Agradeço! Mas tenho uma pergunta e agradeço novamente se alguém puder respondê-la: o up! 2 portas ou 4 portas é confortável e tem boa visibilidade para quem tem baixa estatura? Eu, por exemplo, tenho 1,50m e estou pesquisando o melhor modelo para o meu perfil.
    Abçs e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, o modelo é ideal para pessoas de baixa estatura. Não sou muito alto (1,71m) e fico muito bem dentro dele.

      A posição de dirigir não é tão alta como no Fox, mas é consideravelmente mais alta do que a do Gol, por exemplo. O banco tem regulagem de altura e tem como deixá-lo bem alto.

      A suspensão é firme como a dos VW´s, mas, posso lhe assegurar, é mais macia do que a do Gol G5 (também tenho um) e Fox. Em conforto de rodagem, o Up! é superior.

      A direção eletromecânica é levíssima, mais do que a já leve direção hidráulica. Vai facilitar bastante as manobras.

      Se considerar o tamanho do carro, proporcionalmente ele é mais espaçoso do que o Gol, que é 30 cm maior do que o Up!. Para 4 adultos, o carro tem conforto até acima da média para o segmento.

      A visibilidade é boa sim, sobretudo nas laterais e à frente. Os bons retrovisores ajudam bastante.

      E o AC gela muito bem, mesmo sem as gradinhas de ar centrais.

      O carrinho é mais caro do que os concorrentes (Palio Fire, Uno, Celta e Clio), mas suas qualidades compensam o seu preço maior.

      Eu recomendo, pois estou muito satisfeito com o Up! e ele vem me surpreendendo bastante.

      Excluir
    2. Luana, o up! 2 e 4 portas tem uma coisa que nenhum outro carro tem: regulagem milimétrica de altura do banco, além de regulagem de altura da direção. Isso significa que ele se ajusta perfeitamente à sua estatura, o que não acontece com nenhum outro carro até 45 mil reais no Brasil.
      Eu recomendo que vc vá fazer um best-drive no up! e tenho certeza que se vc estiver realmente querendo comprar um carro, vai fechar com o up!, pois ele é infinitamente superior a qualquer outro carro da categoria.
      O acabamento dele é extremamente bem feito, maravilhoso de dirigir, silencioso, confortável, é o carro mais econômico do Brasil e de menor custo de manutenção.
      Tenha certeza que ele se ajustará perfeitamente a você. Faça um best-drive, e adquira um up!, que é disparado o melhor da categoria.

      Excluir
    3. Rogerio H e Carlos, muito obrigada pela atenção! Vocês acabaram indo além e acrescentando respostas a outras dúvidas que eu tb possuía. As comparações com outros modelos ajudaram na ilustração. A questão da economia e menor custo de manutenção tb são importantes. Fiquei atenta tb às informações anteriores de vocês sobre a segurança, que certamente é um fator importantíssimo. Para além de tudo, esteticamente ele tb me agradou bastante.
      Obrigada por cada ponto tocado.
      Abçs!

      Excluir
    4. Exatamente! Vá ver o Up! ao vivo, faça um test-drive e pentelhe o vendedor até dizer chega.

      Carro a gente tem que dirigir e conhecer bem os detalhes antes de comprá-lo. Eu mesmo fiquei uns 2 meses indo direto na concessionária para conferir ao vivo o carrinho ao invés de só ficar lendo as revistas.

      Não vá pelos "achismos" dos outros. O importante é VOCÊ estar satisfeita, não os outros...

      Recomendo a versão Move Up!, como o meu, com AC, direção elétrica, trio elétrico e alarme com comandos na chave-canivete. Paguei R$ 36.000,00 com pintura metálica e ainda ganhei um pequeno desconto no preço e mais uns agradinhos da concessionária. Acho que é o melhor custo-benefício...

      Além do mais, essa versão é mais facilmente encontrada à pronta entrega...

      Caso acabe comprando mesmo o Up!, poste as suas impressões também...

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
    5. Certamente, Rogerio! É isso mesmo que vou fazer. Realmente achei o Move Up! mais interessante mesmo. Bom saber desses detalhes. Estou lendo bastante sobre ele.

      Não vai ser exatamente para agora, mas talvez dentro de alguns meses. Por isso já comecei a pesquisa agora, para dar um bom tempo e ter certeza. Até lá, caso seja escolhido esse mesmo, venho postar sim!

      Obrigada novamente!

      Abçs!

      Excluir
    6. E mesmo a versão Take Up! completa, não vem sequer com contagiros, espelhos elétricos e alarme... Nem mesmo como opcionais.

      Da Move Up! em diante, já temos essas opções, mais o computador de bordo (muito útil e bem legal de se usar), painel bicromático e outras coisinhas a mais...

      Estava relutante em pegar um mais completo num primeiro momento, mas pensei bem e, por livre e espontânea pressão da patroa, acabei pegando um Move Up!.

      Eu poderia ter comprado um HB20 Comfort pelo mesmo preço (carro muito bom também), mas gostei muito mais de dirigir o Up!.

      Dirija todos os concorrentes e veja qual mais lhe agrada.

      Excluir
  19. Sim, Luana, o up! tem excelente visibilidade e é extremamente confortável para sua categoria!
    O assento do motorista tem ajustes milimetricos de altura, fazendo o motorista, independente de sua estatura, encontrar a posição ideal de dirigir!
    Espero ter t ajudado, ok?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, cao-rj!
      Certamente me ajudou ao reforçar as informações sobre os ajustes do assento.
      Abçs!

      Excluir
    2. Olha.....
      Tiro meu chapéu pra vc, Luana.....
      Se todos q postam aki tivessem 10 % da sua educação......
      Abs

      Excluir
    3. Luana,

      Minha esposa tem 1,54 m de altura, ela se adaptou muito bem ao Up, está adorando apesar de sentir saudades da retomada do Fox Prime 1.6.

      Só verifique se o cinto de segurança depois da altura do banco regulada, não ficar incomodando no pescoço; infelizmente a VWB não colocou regulagem de altura do cintos dianteiros. Economia injustificada, sem noção.

      Boas compras!

      Excluir
    4. Verdade! Esse lance da regulagem de altura do cinto de segurança faz falta para quem é mais baixo.

      Meu ex-Ka 2009 tinha esse probleminha. Minha mulher tem 1,63m e ela fica com o cinto incomodando o pescoço no Up! também...

      Concordo com o Eddie: economia porca mesmo!

      Excluir
    5. cao-rj, imagine! Vocês que estão sendo 10 comigo!

      Eddie e Rogerio, de fato não poder regular o cinto é um incômodo. Existem certos detalhes que me parecem simples de resolver e que realmente não dá pra compreender pq não são resolvidos. Valeu pela lembrança desse detalhe! Não tinha reparado isso ainda nos vídeos que assisti sobre o modelo. Vou ver isso quando fizer o teste de fato. Mas apesar disso, por enquanto, sem experimentar, gostei bastante dos outros pontos que são positivos. Vamos ver!

      Valeu!

      Excluir
  20. Estou com meu move up ha dois meses. Carro muito bom, bem acertado mecanicamente e econômico. Conforme bem citado, só adicionando as chamadas "economia porca" tais como, um melhor acabamento no porta malas, falta de alças para os passageiros traseiros, falta de opção para os vidor elétricos traseiros (deslize de praticamente toda concorrência também!). Entretanto, o que mais me incomoda e o design das calotas, a vw simplesmente apelou...porém são deslizes que podem ser corrigidos com o tempo. No geral, está bem acima da concorrência e se chorar na compra, consegue descontos generosos, aproximando ou ate se equivalendo em preços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefano:
      O seu move já fez 80/85km/l no instantâneo do CB?

      Excluir
    2. O meu faz também... Inclusive lembrei disso hoje ao andar bem de boa. E ele indicou isso.

      Mas é o que te falei... É apenas uma referência para condução econômica ou não.

      Excluir
    3. E sobre as calotas... Realmente, acho que poderiam ser mais bonitas mesmo.

      Até as do Gol são melhorzinhas.

      Mas acho que é questão de costume, pois eu as achava horríveis no dia que fui pegar o carro e hoje, já estou até com dó de tirá-las, hehehehe...

      Excluir
    4. Valeu!
      É q fiquei mesmo impressionado com esses números!
      Acho que não é uma qualidade da minha unidade, pois dirigi o da minha nora e deu esses valores absurdos várias vezes! E com a tua confirmação, dá para afirmar que é uma qualidade do projeto mesmo!
      Muito bom prá nós!!!! rss
      Abs

      Excluir
    5. As rodas mais bonitas são as da versão high (rodas de liga)

      Excluir
    6. É o que lhe disse antes, cao-rj...

      O indicador de consumo instantâneo não indica valores absolutos, mas apenas referências de uma condução econômica e não-econômica, tal qual os econômetros que existiam em alguns VWs até 1988.

      Agora, o indicador de consumo médio é confiável. Ele indicou 7,0 km/l e o cálculo que fiz ao abastecer hoje, dividindo os km rodados pelos litros da bomba, deu 7,15 km/l de álcool e usando o AC direto.

      Saliento que não andei exatamente como um santo nesses dias, hehehehehehe... Portanto, perto do meu Gol, achei o consumo bom.

      Só lembrando que meu ex-Ka 2009 fazia na base de 7,5 km/l no álcool, nas mesmas condições. Mas ele era básico...

      Excluir
    7. Não reparo muito no consumo instantâneo e sim no consumo médio.Na estrada, consegui fazer uma média de 18 km/l com três pessoas a bordo e com o ar desligado.A melhor marca foi de 22 km/l, mas novamente com o ar desligado e apenas eu a bordo. Na cidade, as medias variam de 9 ate 15 km/l dependendo das condições do trânsito. Números sempre com gasolina.

      Excluir
    8. Stefano:
      Realmente o carrinho é muito econômico mesmo!
      Já dirigi vários carros de mesma cilindrada, aki no Brasil e no exterior, e nunca vi nenhum deles chegar aos números espetaculares do up!
      Isso demonstra a qualidade do projeto e reforça a fama da indústria automotiva alemã, como a melhor do mundo mesmo!
      Abs

      Excluir
  21. Rogério :
    De qualquer maneira, é uma referência de que o consumo desse carro é baixíssimo!
    O meu, com exatos 3.609 kms rodados, tem média no CB de 16,7km/l no 2(trecho de hoje) na podium e 13,9km/l no 1(q registra o consumo médio dos últimos 1.000km)
    Abs

    ResponderExcluir
  22. Fiz Teste Drive no HB20, Uno, Fiesta e Onix, deixei o UP por último e fechei no mesmo dia do Test Drive. Peguei a versão White, o carrinho é espetacular pra categoria. Muito melhor mesmo que os concorrentes (da categoria). Posso colocar a cadeirinha da minha filha no isofix. ele é perfeito. Segurança muito boa.

    ResponderExcluir
  23. Estou com um UP com menos de 1000 KM rodados e as minhas impressões são: Da inércia até cerca de 20km, não basta tirar o pé da embregem, tem que mandar ver no acelerador.... Depois disso ele desenvolve muitissimo bem.
    Me perguntaram outro dia se ele é elétrico... Pois não faz barulho, rssss
    Economia de combustível sensacional: Tenho feito média de 15km por litro...
    Agora... O bichinho é todo de plástico... Hoje, infelizmente, tive um acidente com ele: Entrei num box de lubrificação de um posto de gasolina e, não enxergando o fosso do elevador de lubrificação, entortei o carro lá dentro. Feio. O carro é tão leve que 6 homens fortes o levantaram e retiraram ele de lá.
    Resultado da façanha: Calotas dianteiras quebradas, parachoque frontal quebrado e lataria da saia e friso da porta direita amassados...
    De resto, tudo OK. Fora o meu susto tremendo, pois pensei que fosse virar o carro dentro daquele fosso...
    Destaco o shape do carro, maravilhoso para manobras e estacionamento.
    É o playmobil perfeito para meninas, rsss

    ResponderExcluir
  24. Pois é pessoal vcs vao achar estranho mas eu nao acho o UP bonito. Mas de teimoso comprei um nao me importei com o valor pois comprei o mais top. Vcs podem achar q sou rico e tenho dinheiro, mas nao so apenas classe média mal tenho para comprar um carro. Na escolha do up Pensei em varias requisitos, segurança, economia, consumo, manutençao, seguro barato é compacto e entre outras qualidades. Nao quero me aparecer com carro, eu poderia muito bem comprar um onix, hb20, novo ka, new fiesta ou novo c3, pagaria preços iguais ou diferenças minimas. Alguns vao ate me chamar de burro, mas que se fod.... fiz teste driver e me surpreendi com as qualidades. Entao comprei o carro pelas as qualidades e nao para mostrar pros outros que tenho carrao. Pq de que adianta ter carrao sendo que a ficha tecnica é uma porcaria.

    ResponderExcluir
  25. Comprei um Move UP a dois dias e estou muito contente com o consumo e segurança

    ResponderExcluir
  26. Nunca quis ter um carro zero, muito menos um carro 1.0
    Mas quando conheci o Up eu entendi que a VW estava criando um novo paradigma para os carros brasileiros: um carro com qualidade.
    Comprei um zero e amo ele, a cada dia eu acho ele mais perfeito para as minhas necessidades: confortável, silencioso, econômico e charmoso.
    Vou ficar com ele por uns 20 anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem