O segmento de sedãs médios do mercado automotivo brasileiro esboçou uma alteração nas primeiras posições no começo do mês de abril, com o Corolla, nos estágios iniciais de lançamento, tendo superado o Honda Civic, tanto em vendas diárias como no acumulado. Entretanto, o modelo da Honda reagiu, voltou a ficar à frente do Corolla nesta parte final do quaro mês do ano.

Honda Civic 2014 EXR - sedã médio mais vendido

Com números computados até o dia 25/04, o Honda Civic vendeu 4.692 carros, estando na primeira posição de vendas, abrindo uma distância não folgada de 87 carros sobre o Corolla.

Novo Toyota Corolla 2015 - segundo mais vendido

A nova geração do sedã da Toyota mostra sua disposição, vendendo 4.605 unidades, mas apresentando vendas diárias nos últimos dias na média de 295 unidades por dia, contra 285 unidades/dia do Civic, o que deixa indefinido para o final do mês quem será o líder do segmento, mas, mantida a tendência atual, em maio o Corolla pode voltar à liderança do segmento.

Novo Nissan Sentra 2015

A terceira posição traz uma surpresa: o Nissan Sentra desbancou o Chevrolet Cruze - tradicional terceiro colocado no segmento - abocanhando a terceira colocação entre os mais vendidos sedãs médios do Brasil, com 1.258 unidades transacionadas no período.

Chevrolet Cruze LT 2014 - Prata

O Chevrolet Cruze foi deslocado para a quarta colocação, com 1.124 unidades transacionadas, mas nem essa posição é confortável, já que o Novo Focus Sedan está no seu encalço.

Novo Ford Focus Sedan 2014

A nova geração do sedã médio da Ford atingiu 1.124 unidades vendidas até o dia 25, ficando a apenas 80 carros do Cruze, na quinta posição. Entretanto, nos últimos dias, o Ford Focus Sedan é o que tem apresentado a melhor média de vendas diárias, com cerca de 80 carros/dia, contra 60 do Cruze e 50 do Sentra, mostrando que o modelo da Ford pode ultrapassar o da GM até o final do mês.

Citroen C4 Lounge 2015

O sexto colocado entre os sedãs médios é o Citroen C4 Lounge, que registrou 857 unidades vendidas até ontem, vendas menores, porém, que as do Ford Fusion, que emplacou 945 carros no mesmo período.

Volkswagen Jetta 2014

O Volkswagen Jetta - carro que acabou de receber uma reformulação estética nos EUA que deve chegar aqui em breve (veja aqui) - é atualmente o sétimo mais vendido, com 584 unidades transacionadas no período.

Novo Fiat Linea 2015

O modelo da Volkswagen, porém, já é ameaçado pelo Linea - 8º mais vendido, cuja recente reformulação deu um fôlego extra ao sedã médio da Ford, que logrou êxito em emplacar 578 unidades no período.

Renault Fluence 2014

A nona colocação é do Renault Fluence, com 565 veículos transacionados.

BMW 328i 2014

Fecha o ranking dos dez sedãs médios mais vendidos do Brasil o BMW Série 3, com 522 unidades de todas as suas versões (316i, 320i, 328i e 335i) emplacadas em abril).

Tabela - Ranking dos 22 sedãs mais vendidos em abril (até o dia 25/04)

Ranking Modelo Vendas Abril (até o dia 25)
1 Honda Civic 4692
2 Toyota Corolla 4605
3 Nissan Sentra 1258
4 Cruze Sedan 1204
5 Ford Focus Sedan 1124
6 Ford Fusion 945
7 Citreon C4L  857
8 VW Jetta 584
9 Fiat Linea 578
10 Renault Fluence 565
11 BMW Série 3 522
12 Peugeot 408  446
13 Hyundai Elantra 299
14 Mitsubishi Lancer 293
15 Mercedes-Benz Classe C 227
16 Hyundai Azera 197
17 Kia Cerato 174
18 Audi A4 126
19 Mercedes-Bens CLA200 82
20 VW Passat 79
21 Audi A3 Sedan 56
22 Honda Accord 33

76 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O sedãs, Voyage, Civic e Corolla empurraram o VW Up!, que apresenta quedas consecutivas nas vendas, para a 14ª posição, o subcompacto teve até um breve momento de glória quando a VW desovou o estoque encalhado para as locadoras, dando a 11ª posição nas vendas para o pequenino, mas não foi suficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem o up aumentou suas vendas em relaçãos aos ultimos dias, emplacou 188 unidades kkkkk
      Nos dias anteriores tava na casa de 175 rsrs

      Excluir
    2. Fiz o cálculo com base em 18 dias, o UP! registrou 248 unidades vendidas.

      Li num site da internet que esse DESGOVERNO do PT quer fomentar o crédito para que a população compre carro 0km, é ser completamente ignorante para não reconhecer o cenário de incertezas que vivencia o País.

      Com relação a matéria, a toyota não esperava por essa, CIVIC a frente. Teve muito boato que o novo Corolla tinha fila de espera... Ainda não vi uma única unidade na Rua, com esses números nota-se claramente como o mercado está retraído, coisa melhor não poderia existir para aqueles que compram a vista.

      Excluir
    3. Ocorre que a toyota coloca o preço la em cima. pelo preço do corolla xei, da pra comprar um civic exr que é muio mais completo, controle de estabilidade, teto solar etc. TFA.

      Excluir
    4. Pois é meu Ir.´. Gustavo Xavier, esta complicado escolher o Corolla $$$ , mas vamos ver como ficarão as coisas até o final do ano... TFA

      Excluir
  2. A VW tem que ser mais dinâmica em sua política de vendas...fim de mês é uma loucura nas concessionárias, com todo mundo fazendo 'qualquer negócio' para atingir as metas de vendas...a Honda, por exemplo, está com uma forte campanha de 'Taxa o%' para as linhas Civic, Fit e City. Com certeza o Civic vai fechar o mês à frente do Corolla.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser que o Civic finalize abril na frente, mas maio deve mostrar o Corolla como líder, porque o que ele tá vendendo não está escrito no gibi. E acho que é merecido, pois é um baita carro, sem muita ousadia tecnológica (nesse ponto ele é bem inferior ao Golf), mas um carro muito bom.
    O Sentra em terceiro na frente do Cruze é resultado de uma boa relação custo x benefício com um estilo que não queima mais o filme. Por 72k, apesar do motor defasado e o cambio CVT monótono, completo com GPS, é sim uma boa opção para quem não acha ruim o motor de 136 cv em um 2.0.
    Jetta está claramente com baixa importação, pois será substituído em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão do Corolla é o efeito novidade e somente os possuidores do carro estão fazendo a troca. Ele pode até assumir a ponta, mas acredito que não se sustenta por muito tempo porque o Civic perto de um novo facelift ainda está vendendo muito bem. Quando houver a mudança deste e realmente cair no gosto do consumidor venderá o dobro do Corolla.

      Excluir
    2. ai a questão é o preço o
      corolla equivalentee ao Civic (LXR) é R$10.000,00 a mais e isso no Brasil pega

      Excluir
    3. corolla, efeito novidade??? só pode tá de brincadeira...

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Se o lançamento de um novo modelo não seja novidade o que mais pode ser? Mesmo com os micos desse novo Corolla, o carro veio com um novo câmbio que melhorou bastante seu desempenho. Além disso, veio com mais espaço interno. E ainda anda próximo do Focus que tem mais de 20 CV.

      Excluir
    6. O preço é realmente chave nessa briga Civic x Corolla. Como bem disse o Nivaldo Pucci, o novo Corolla é pelo menos R$ 10 mil mais caro que a versão equivalente do Civic (considerando o preço de mercado e não de tabela). E por enquanto essa diferença de preço tem sido mantida de forma deliberada pela Honda [com facilidades e descontos] para manter o posto de liderança.

      É certo que no lançamento as fábricas turbinam os preços para 'papar' dinheiro fácil dos afobados que pagam qualquer coisa para desfilar com a novidade em primeira mão [o tal efeito novidade]...mas depois de algum tempo o normal é o preço cair um pouco. O novo Corolla está passando por esta fase, mas quero crer que seus preços exagerados se manterão por mais 2-3 meses. Depois disso, se a Toyota quiser se manter nos calcanhares da Honda, vai ter que baixar o preço do novo Corolla.

      Falo isso, se considerarmos mercados decentes, como o Europeu e Americano. Entretanto, estamos no Brasil, um país único e, como bem disse o Nivaldo Pucci, o 'perigo' para nós consumidores é a Toyota não baixar o preço do novo Corolla (não na tabela, mas via bônus, ofertas, condições especiais de venda, etc) e a Honda elevar o preço do Civic reformulado que chega até 2015, de modo a igualar ao do novo Corolla.

      É bem possível que isso ocorra porque o que vemos hoje são centenas de ‘ricos’ consumidores brasileiros lotando as revendas Toyota pagando o que ela pede por seu carro. A imprensa alertou que a majoração de preço não se justificava [equipamentos e desempenho não são muito superiores aos do Civic], mas isso não aplacou o consumismo cego desse pessoal. Daí fica fácil para a direção da Honda no Brasil imitar a Toyota se inspirando no seguinte lema: “...se eu posso ganhar muito, porque vou ganhar pouco?”

      Excluir
  4. Fanboys da GM se suicidando em 3,2,1... Hehehehehe

    Falando sério... Não vejo motivos para alguém comprar o Cruze, já que ele é o mais caro pelo que oferece e pela qualidade geral dele ser inferior se comparado à concorrência. A não ser que a pessoa compre pela tradição da marca... Eu andei e não gostei.

    E eu também aposto que é apenas questão de tempo para que o Civic seja ultrapassado pelo Corolla... O carro merece, porque o conjunto dele é superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Focus vai superar o Cruze, o que é altamente merecido...

      Excluir
    2. O Rasec ressuscitou!!!!! hehehe
      Acho que foi porque falaram do Cruze, pois já perdi as contas de quantas vezes ele citava o Cruze como super sucesso e a GM como a melhor montadora do Brasil.

      Por falar em GM, tenho lido notícias sobre seus problemas com um recall, que deveria ter sido realizado no passado, desde o início do ano. O que andam dizendo é que o prejuízo já é enorme e pode ser bem ampliado, graças às 303 mortes que estão envolvidas no caso. Alguns dizem que há risco de quebra novamente da GM, espero que isso não aconteça.

      Também espero que ele e o Carlos não iniciem novamente discussões infinitas que poluem as notícias e não levam a nada. Sem falar no nível infantil que o debate é conduzido, com direito à todo tipo de besteira, entre elas: "neto do Hitler".

      O Rasec é fanboy da GM e se dói quando falam do Cruze/Onix/etc, já o Carlos, é o maior fanático pela VW que o mundo já viu. Essa combinação não é a mais adequada e pode gerar uma poluição enorme em todas as notícias do blog, por isso, peço ao administrador do blog que observe bem isso.


      Sobre o Cruze, é um bom veículo, mas foi superado pelos concorrentes melhores e mais modernos no segmento dos hatches, precisando vender com muita taxa 0 e descontos enormes. Já no segmento dos sedãs médios, novamente anda sendo superado por concorrentes melhores que ele e, apesar da GM fazer feirão todo final de semana e oferecer enormes descontos e taxa zero 100% do tempo, talvez ele acabe não conseguindo manter sua 3° colocação.

      Lembro da época boa do Cruze, vendendo cerca 3200 unidades do sedã e 1600 do hatch, totalizando quase 5mil unidades vendidas. Não sei se essa quantidade volta a ser atingida, visto que hoje, somando as 2 carrocerias, fica abaixo da quantidade que o sedã sozinho vendia.

      Parece que o Cruze é um daqueles casos de carro que agrada muito na hora da compra, pois tem muitos itens de série e é bonito, mas depois de um tempo acabou ficando com uma reputação manchada, com fama de andar pouco, beber muito e não ter tanta qualidade como os japoneses.

      Por falar em japoneses, agora os 3 primeiros sedãs médios são japoneses. Esses japas realmente estão dominando o mundo dos automóveis!!!

      Excluir
    3. Isso aí...

      - Vamos comprar Celta, que é o melhor da categoria! Up!? pra quê? É fracasso total mesmo... Otário compra Up! e quem conhece compra Celta! É mais barato, então é melhor.

      - Vamos comprar Cruze, que deixa no chinelo Civic e Novo Corolla, mesmo com àquele motor Ecotec 1.8 moderníssimo e sem torque em baixa rotação que carrega os 1400 kg do carro como se fosse uma pena... Custa mais caro do que os concorrentes, mas é GM. Então, é bom. Ah, e o câmbio automático 6-Speed é bão demais também, lento
      e indeciso nos engates...

      Tava demorando pro César ter uma recaída...

      Excluir
    4. As vendas mundiais do Cruze somam versões hatch + Sedã.
      Então soma o Jetta com sua versão hatch (que é o Golf), e ele passa a ser de longe o carro mais vendido do mundo.
      O problema dos "espeçialistas" anti-VW é que eles não sabem fazer conta de somar.

      Excluir
    5. O Rasec só pensa em Volkswagen o dia inteiro. Observem que todas as postagens dele são sobre VW. 100%. Não falha uma.
      Infelizmente ele ainda não sabe fazer conta.
      Ele fala que o Cruze é mais vendido que o Jetta, mas ele erra, pois não sabe fazer conta se somar.
      As vendas do Cruze contam Cruze Hatch + Cruze Sedan.
      Então, some as vendas do Jetta + Jetta Hatch (Golf), e verá que o Jetta + Jetta Hatch venderam em 2013 MAIS QUE O DOBRO que o Cruze Sedan + Cruze Hatch.

      Detalhe: o que eu falei acima não é "achismo". Foi o jornalista Fernando Calmon que informou isso em sua última coluna Alta Roda:

      http://www.car.blog.br/2014/04/familia-de-carros-golf-e-mais-vendida.html

      Excluir
    6. Opa, corrigindo. Jetta + Jetta Hatch (Golf) somandos venderam 2.28 milhões de carros em 2013.
      Isso é o dobro de Corolla e Focus.
      Como o Cruze ficou nas 720 mil unidades em 2013, então Jetta + Jetta Hatch venderam no mundo em 2013 3 vezes mais que o Cruze Sedan + Cruze Hatch.

      Excluir
    7. Ahh, me poupem, não?

      É engraçado, alguns dizem que não são fãs de marcas, mas bastou dizer que não gostei do Cruze, que as coisas já esquentaram bastante.

      Porra, se eu tô dizendo que NÃO GOSTEI do carro, é porque dirigi e não gostei, oras. Não sou obrigado a gostar só porque vende mais ou a marca tem mais tradição.

      Mas para os fãs enrustidos das marcas, não adianta explicar mesmo.

      Excluir
    8. Rogério, esse "povinho" distorce tudo!
      ACHAR um carro ruim, não quer dizer achar ele o PIOR, quer dizer só que não agradou no ponto de vista do condutor, o que varia de pessoa a pessoa.
      Êta haters chatinhos, chatinhos, viu!

      Excluir
    9. O que fico puto é que esse povo não sabe interpretar as coisas que se escreve.

      Fora os fanboys enrustidos, né? Bastou não gostar de alguma coisa que eles adoram, que lá vem as bobagens...

      Ê, inclusão digital... Tem seus prós e contras.

      Os contras estão aí...

      Excluir
    10. E eu mantenho a minha opinião de que o Cruze é o pior do segmento sim.

      Pior do SEGMENTO, não pior carro do mundo. Tem muito carro pior do que ele...

      Mas isso é opinião minha. E que alguns aqui não respeitam, pelo que me parece.

      Excluir
  5. Será questão de tempo os orientais dominarem o mercado. Só investir mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os japoneses davam pinta que iriam dominar o mundo nos anos 90/2000.
      Aí chegaram ao topo e caíram.
      Os coreanos estão avançando.
      Mas quem está dominando o mundo automotivo, mesmo, são os alemães.
      hoje a tecnologia alemã está anos luz à frente do resto.

      Excluir
    2. Vc não entendeu o que eu disse. Dominar o mercado. Vender mais, Conquistar os maiores faturamentos e lucros. Modelo top pode ser Rolls Royce, Ferrari e etc. Estou falando de mercado. Não apenas de tecnologia. Os orientais têm uma excelente tecnologia para carros de massa. Não adianta vc fazer uma McLaren MP4, excelência em tecnologia e vender meia dúzia de carros por ano. Entende?

      Excluir
    3. O grupo com maior lucro, atualmente, é a VW, depois a Toyota, mas as marcas premium(Mercedes, Audi e BMW) estão crescendo muito e seus lucros estão batendo recordes, mesmo vendendo bem menos que as populares, pois a margem de lucro por unidade vendida é absurda. É como se as populares precisassem vender 2 dúzias para lucrar o que a premium lucra vendendo meia dúzia. E lembre-se, as marcas premium não vendem pouco mundo na Europa, EUA e China, pelo contrário. No Brasil que a coisa é feia para elas, mas nos maiores mercados seus veículos conseguem atingir uma ótima quantidade de vendas.

      Lembre-se também que, em meio a crise, só as populares sofrem, mas as premium só crescem.

      Excluir
  6. Com Civic e Corolla no top, mesmo com preços altos, mostra que o consumidor deste segmento se preocupa com um bom pós venda e uma boa revenda do usado já que vende fácil e desvaloriza pouco.

    ResponderExcluir
  7. Vi um Sentra nesta cor aí da reportagem e o carro realmente não está fazendo feio. O C4 Lounge deveria está vendendo mais, pois ficou bem acertado esta versão. Na verdade deve não está vendendo super bem por ser da Citroen.

    Quanto ao Corola, sou mais um Civic mesmo sem nenhuma mudança. E muita gente mesmo está pensando a mesma coisa. rsrsrs.

    Se a Honda promovesse uma boa melhoria estética e de equipamentos poderia abrir uma ótima vantagem em relação ao Corola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vi um sentra branco pérola, na mesma tonalidade do meu vovorolla.... compraria fácil... bonito mesmo.

      Excluir
  8. E o Cruze só caindo! Corolla logo logo ultrapassa o Cruze em vendas.

    ResponderExcluir
  9. 408 mesmo barato não vende.
    Focus merecia vender mais, pois é um ótimo carro.
    Passat ninguém quer "nem de graça", Fusion vendendo 12x mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vai pagar tão caro por um Passat se por 1/3 do valor da para comprar um Voyage. rsrsrsrs. Fanboys da VW no descontrole em 3,2,1.

      Excluir
  10. Muito bom o Sentra passar do Cruze, os 3 japoneses agora lideram ,vou trocar de carro final de ano e estou pensando seriamente no Golf ou Corolla, os preços estão altos e mereciam um desconto.

    ResponderExcluir
  11. De todas essas opções.. o cara precisa ser louco em pagar 70 mil dilmas num Jetta motor 2.morto 8 V batedeira....

    ResponderExcluir
  12. falar mal do cruze e exaltar o jetta aspirado chega a ser hilário mesmo, concordo em partes com o rasec ,as pessoas criticam o cruze mas e o jetta q esta em 8° caindo pra 9°(atrás ate do linea que nem era considerado por fanáticos da Volks como médio. Que ironia não?!!hehe ) e o cara fala q é pq a volks diminuiu as importação..putz...isso sim chega a ser ate cômico ter que ler as perolas do amigo carlos!!!o jetta esta nessa situação, pq a volks acha q brasileiro continua sendo o msm de antes q paga 70 k num carro q com motor aspirado é de dar dó!!!o cruze tem muito o q melhorar?sim muito, mas falar q ele é o pior do segmento chega a cheirar a odeio contra a gm pq o pior do segmento não é ele ,chega a ser ate fogo ler comentários de muitos que pregam que não são fan boys de marca nenhuma mas só criticam veículos de outras marcas e só existem 02 carros pra eles(03 na verdade com o up..) o golf e o Corolla o resto é lixo ate o Ford focus sedan se fala aki q o jetta é melhor q ele.....voltando tem muitos carros pior q o cruze ainda , ele não é um exemplo de tecnologia?!não, não é mas também não é o pior disso não tem nem como duvidar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato é que o Jetta TSI é o melhor sedã médio do segmento. Não tem nada no seu nível. Nada,
      E o fato de ele não vender bem aqui decorre única e exclusivamente das cotas de importação do México, e das oscilações de produção para atender ao mercado americano. Agora mesmo tem descontinuidade de produção para colocar no mercado o modelo com facelift.
      Se o Jetta fosse fabricado no Brasil disputaria com Civic e Corolla a liderança.

      Excluir
    2. Dirija C4 Lounge, Novo Corolla, Civic, Jetta, Fluence e depois o Cruze.

      Honestamente, o Cruze foi o que menos me agradou. E tanto não quis ser parcial que dei uma chance à GM para ver se ela tinha uma chance de entrar aqui na garagem de casa...

      Não deu. O carro não me agradou em nada. No máximo, ficou empatado em alguns quesitos com os concorrentes, ou foi pior.

      Do segmento, achei o pior sim. O carro envelheceu rápido demais por conta da concorrência. Mas eu disse pior do SEGMENTO, não o pior carro do mundo.

      A GM tanto sabe disso que já lançou uma nova geração do Cruze.

      Excluir
    3. ai sim concordo com vc o jetta tsi sim é o melhor sedan medio com um desempenho estrondoso , bate de frente ate com sedans grandes, eu msm acho o design do jetta muito bonito (ao contrario do q muitos acham aki , apesar de estar "parecido" com o Voyage isso naum muda o fato de o jetta ser o mais sóbrios dos médios na minha opinião) , mas a comparação aki é o jetta comfortline de 70 k , esse sim é um dos piores médios tanto em desempenho como em preço , disso ate vc que é um adorador do volks tem q admitir que o jetta aspirado tinha que ser mais barato sim , falar q o preço q se cobra por ele é justo chega a ser mais que fanatismo é fato de ir procurar um medico!!! mas concordo com vc ,c comparar com o jetta tsi ai naum tem pra ninguém no segmento dos sedans médios!!!mas como a maioria que compra o jetta não compra o tsi então acho eu que não vale a pena pagar tudo isso !!!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. O Fusion tb vem do méxico, é mais caro e esta vendendo mais que o jetta...

      Excluir
    6. rasec

      concordo vai entender criticam o motor do cruze mas mesmo ele sendo "manco" ,como eles dissem o msm anda mais q o jetta aspirado, fora q o jetta comfortine naum tem os mesmo recursos tecnologicos do cruze nem o jetta tsi "basico" tem, então naum da pra entender aqui se prega a imparcialidade mas pelo visto os mesmos que pregam isso naum o fazem!!!abs

      Excluir
    7. Sobre o Jetta:

      Engraçado, metem o cacete no 2.0 aspirado, mas rasgam elogios para o 2.0 turbo, que é basicamente o mesmo motor... Só que com cabeçote multiválvulas e turbo.

      Olha, pela lógica de vocês, então o Escort na época do lançamento aqui no Brasil (1983), também era uma bosta.

      A Ford poderia ter lançado o carro com o motor CVH europeu, moderno e com ótimo rendimento. Mas preferiu requentar o velho motor Renault Ventoux usado no Gordini e cujo projeto já estava mais do que superado mesmo na época (dos anos 50), e lançou o carro com o motor CHT.

      Foi um erro? Em termos. Para desempenho esportivo, o CHT não servia, pois rendia mal em altas rotações devido à baixa potência específica e ao curso longo dos pistões. Mas tinha torque de sobra (mais do que o AP 1.6) e caiu muito bem no Escort (exceto o XR3), leve de de boa aerodinâmica...

      O carro vendeu muito bem, mesmo com o CHT ultrapassado e requentado várias vezes quando equipava apenas o Corcel. O Escort foi o carro de maior sucesso da Ford aqui no Brasil, não sendo superado por nenhum outro modelo até hoje.

      E o povinho que não entende porcaria alguma de carro sempre meteu o pau nesse CHT e endeusava o AP... Só que eu já tive um Escort GL 88 CHT álcool e o carro era muito bom, com bom desempenho, retomadas rápidas e ainda por cima, econômico...

      E era um motor bem robusto e de fácil manutenção... Esse papinho de que CHT "não dura nada" e que "não anda", é papinho de apzeiro e também de gente que não conhece nada.

      Ser extremista é falar merda de um carro sem sequer nunca ter dirigido. Eu fui tirar as minhas dúvidas do Jetta 2.0 se realmente "não andava" como muitos aqui adoram frisar... Alguns usam o termo "bosta" para se referir ao Jetta Comfortline. Lamentável.

      E tive uma boa surpresa. Mesmo o automático, rende muito bem na cidade. Como a curva de torque é plana, e o torque máximo vem em baixas rotações, então não fica a impressão de de "falta motor" nas arrancadas.

      É óbvio que na estrada ele não rende como um 16v, mas não dá pra dizer que se passa vergonha também.

      Será que o Jetta Comfortline é uma "bosta" como muitos aqui falam?

      O Notícias Automotivas não achou isso... Assistam estes vídeos:

      https://www.youtube.com/watch?v=L9HyMsRdOto

      https://www.youtube.com/watch?v=Q3o2_8DuBwE

      E não me venham com essa de que "ah, mas esse do vídeo é manual, então rende mais".

      Só que o câmbio automático do Jetta é BEM melhor do que o do Cruze, sem "delays" no modo sequencial, muito mais esperto, e, isso é verdade, ajuda bastante o motor 2.0 do "santanossauro".

      Nunca disse que o motor do Jetta 2.0 é a última palavra em tecnologia. É antigo, mas com bom torque em baixas rotações e muito confiável. Merecia ser substituído pelo 1.4 TSi? Concordo plenamente! Mas dizer que o carro todo é "uma bosta", isso sim, é coisa de extremista.

      Mas, como o povinho só vê números, se deleita pelos "144 cv" do Cruze. Aí, cai do burro e vê que o motor é FRACO pro elevado peso do carro. O manual deve ser bem melhor, mas não tinha nenhum para test-drive.

      E pra mim, chega. Alguns já demonstraram aqui que não passam de fanboys enrustidos...

      Lamentável.

      Sem mais,

      Excluir
    8. Só complementando... E o Escort Ghia, mesmo com o motor CHT ultrapassado, chegava a custar na época, quando totalmente equipado, mais caro do que um Santana GLS, de segmento bem superior...

      E o Escort também era mais caro do que o Voyage, concorrente principal da época...

      Excluir
    9. O que acho mais engraçado é que bastou criticar um carro que o povo sai do armário...

      Se for favorável à VW: pronto... É fanboy VW.

      Se for contra a qualquer outra marca, também é fanboy VW.

      Isso aí. Tá SERTO!

      Excluir
    10. E então? Tô esperando o pessoal que diz que o Jetta Comfortline "é uma bosta" aparecer para me contradizer...

      Mas se ninguém veio até agora... Então acho que acabaram os argumentos vazios.

      Excluir
    11. Não vai aparecer, Rogério!
      O "cidadão" foi banido do site, graças a Deus! Vou t falar, viu? "entendidos " como aquele ser, infestam os sites com o único intuito de provocar, criar polêmica, menosprezar os outros, perturbando quem quer realmente postar suas opiniões e preferências sobre um determinado assunto, sem ter que se deparar com xingamentos e falta de educação!
      Só agindo com a firmeza necessária, estas, digamos, pessoas, vão pensar duas vezes antes de postar bosalidades!
      Abs

      Excluir
    12. mas quem aki caro rogerio falou q o jetta é uma bosta?!!!

      acho q vc esta um pouco exaltado , eu msm nunca falei q o jetta é "uma bosta", muito pelo contrario , so acho q o motor aspirado dele não é o suficiente ao contrario se o jetta tive-se o motor 1.4 do golf ai sim seria um media pra ser lider d vendas,fora q acho o seu o carro muito bonito , com um design bem sobrio(apesar de muitos criticarem devido a semelhança com o voyage) , pq falar q desempenho não importa , importa sim , e sobre o fato de dirigir o carro eu ja dirigi o jetta do meu tio , e achei ele "manco" em estrada sim, na cidade tem ate uma boa desenvoltura devido ao torque em baixa,mas na estrada isso só o bom torque em baixa não é suficiente pra ser ter um bom desempenho em estrada,pelo - pra mim não gostei e ponto, e sobre vc falar mal de outras marcas , pelo - eu so vejo não so vc como muitos outros que so elogiam os carros da volks e os das outras marcas so critica, so o corolla que se salva desses argumentos , por exemplo vc fala como c o cruze fosse "uma bosta" e ele não é, não é pq vc não gostou do carro que ele é uma "bosta" , como ja citei em outro comentarios , vc falou pra mim não fazer isso com o up , mas vc faz com o cruze vai entender ne?!!!! e so pra fechar o jetta aspirado não é uma "bosta" , apenas seu motor esta inadequado para o proposto do carro e principalmente em função dos novos sedans medios do mercado!!!!

      Excluir
    13. Eu não disse que foi você que chamou o Jetta de "bosta", Luiz.

      Mas já vi muita gente escrever isso no blog. Basta procurar...

      E onde que eu disse que "desempenho não importa"? Ô, mania de interpretar mal as coisas...

      Claro que importa. Mas, é como eu disse: carro é um CONJUNTO DE FATORES.

      O Cruze, cansei de explicar... O motor é fraco sim, pelo peso elevado do carro (pesa 130 kg a mais do que um Civic ou Corolla e 100 kg a mais do que um Jetta). E o câmbio automático é lento (até mesmo um cara que teve o Cruze postou isso no fórum) e com "delays" no modo sequencial, o que contribui para piorar o desempenho. Coisa que não acontece com nenhum outro sedan da concorrência.

      O manual acredito que seja bem melhor, mas fiquei tão desgostoso com o carro, que nem animei em andar... Até porque não tinha nenhum disponível e também só consegui míseros R$ 1.000,00 de desconto... De R$ 72K para R$ 71K na versão LT manual.

      Qual a vantagem de se comprar um Cruze hoje? Tem Novo Corolla que sai a R$ 66K na versão GLi manual, Civic LXS manual por R$ 65K, C4 Lounge Tendance por R$ 65K, Jetta Comfortline manual por R$ 68K, Fluence Dynamique por R$ 62K, Novo Sentra manual por R$ 62K... Todos eles melhores, mais BARATOS e com mais qualidade geral do que o Cruze.

      Agora, se você interpretou que o que escrevi sobre o Cruze que "ele é uma bosta", fica a seu critério. Eu não escrevi nada disso... Só disse que ele É O PIOR DO SEGMENTO, pela enésima vez! Será que você não entende isso?

      Ser o pior do segmento é uma coisa... Ser o pior carro do mundo, é outra. Não tem como competir

      E sinceramente... A GM tá pensando que tá onde por cobrar isso num carro mais antigo do que a concorrência? Hoje em dia, é um belo carro e só. A concorrência evoluiu muito rápido, sobretudo Citroen e Nissan, e o Cruze envelheceu rapidamente perto deles...

      A GM já se ligou e já lançou a nova geração do Cruze. Resta saber se corrigiram os defeitos do modelo atual.

      Excluir
    14. Ops... Corrigindo: "Não tem como COMPARAR."

      Excluir
    15. caro amigo Rogerio!!

      ai eu concordo com vc em partes com o q vc falou , e também acho q a gm viajou na maionese em cobrar o q cobra no q hj é um carro apenas "bom", no segmento e também não tem como comparar cruze com corolla ,focus ,civic , c4 longe se for comparado com eles realmente o cruze na minha opinião seria a "pior" opção entre eles , mas entre os todos pelo - pra mim ele não é o pior , é apenas minha opinião , também acredito que isso quando o modelo novo chegar a tendência é se resolver muitos problema , o novo projeto pelo q li ele é mais leve q o atual,acredito q msm se a gm mantiver o motor e com algumas melhoras na mecanica(coisa q acredito q faça..), o desempenho e consumo tende a melhorar bastante ,e caro eu mesmo falando do jetta, se a volks trazer o jetta com motor do novo golf pra k ,com certeza vai repensar a a minha escolha numa possível compra de um sedan médio , pois ai o jetta vai ter tudo pra ser um dos melhores do segmento.!!!!abs

      Excluir
    16. Sem dúvidas, Luiz...

      Falando em sedan médio, hoje matei a curiosidade de guiar um Linea.

      Quer saber? É um pecado a Fiat ter feito um downgrade no carro. Pioraram a qualidade dos materiais de acabamento para ele ficar mais barato e assim competir com os sedans pequenos top de linha...

      Eu gostei do carro no geral. Tem um bom câmbio, com engates suaves e precisos e um acerto de suspensão muito bom, equilibrando conforto e esportividade. O E-Torq 1.8 16v é um pouco "morto" abaixo dos 3500 rpm, mas não vi como um defeito, mas uma característica dos motores multiválvulas. Depois disso, vai bem...

      Uma pena: o carro tem design muito bonito, mas peca um pouco no acabamento. Mas tem a vantagem de custar R$ 12K a menos do que os sedans médios da concorrência. E ele é ruim de mercado, pois desvaloriza MUITO...

      Se alguém não ligar muito para acabamento, não deixa de ser uma opção válida. É um bom carro no geral...

      E podem me apedrejar, mas gostei mais dele do que do Cruze!

      Excluir
    17. Rogério e Luiz:
      Tentei fazer um testdrive no Linea 2014, mas não tinham nenhum para testdrive. Uma pena, pois no meu entender, o Linea era uma opção interessante!
      Gente, com relação ao confronto cruze x jetta, cada um no seu quadrado, sem "estresse ", ok? Deixem as baixarias para os haters!!
      Tenho muitos amigos que tem o cruze e estão satisfeitissimos e outros tantos que não trocam o jetta por nenhum outro carro. Enfim, o que é bom prá mim, nem sempre é bom prá vc! Eu, particularmente, já tive oportunidade de dirigir um jetta e achei muito bom, dinamicamente e em conforto! Ao contrário do cruze, que a única coisa que me agradou, foi suas linhas mais limpas, e só!
      O jetta não entrou na minha lista, porque fugia muito do perfil que queria para minha mulher!
      Por falar no corolla, me ligaram hj da concessionária, avisando que o carro, que chegaria só em maio, já está a caminho e devo pegá-lo semana que vem!
      Vamos ver se vai ser tão bom quanto àquele de 2007.
      Abs

      Excluir
    18. caro Rogerio e cao-rj !!

      o linea tbm na minha opinião é um produto que ser a fiat tivesse mais "capricho" , ele poderia ter vendas melhores , não q o linea tem qualidade suficiente pra brigar por algo nesse segmento , longe disso , é um bom carro apenas isso, não tem como comparar o linea com um Corolla por exemplo, seria muito "fanatismo" da pessoa , o problema é q a própria marca nivela o seu produto por baixo , ai vc vai pensar o que do produto?!!!...sobre os motores e-torq eu acho q são muito bons tanto o 1.6 como o 1.8 no meu ver são motores que tem abaixo de 2500 rpm vc sente ele meio "fraco" msm, mas após os 3500 como vc citou vc já ve q é um motor que merece respeito os e-torq da fiat ainda vão ser melhorados , então acredito q em desempenho o linea agrade , sobre os outros pontos , acabamento realmente o linea não agrada msm ainda mais pelo segmento que ele se encontra , deve muitas coisas nesse aspecto , mas acredito eu q pra uma pessoa que quer sair dos sedans compactos e colocar o "pé" no segmento dos médios , o linea é uma boa opção , como você colocou barato e com bom desempenho !!! e caro cao-rj parabéns pela compra o Corolla com certeza é um baita carro e você não vai se arrepender, como eu disse tbm seria uma opção no futuro próximo, pq penso em comprar um sedan médio tbm , o único porem ,pelo - pra mim , que a Toyota deixou passar por bobeira foi a falta de controle de tração e estabilidade do carro , e também a retirada de alguns "mimos" q no outro tinha e nesse foi deixado de lado, mas fora isso o Corolla sempre foi uma das referencias do segmento , então acredito que sobre esse seu "receio", vc pode ficar sossegado que ele vai lhe agradar tanto quanto o antigo!!!abs

      Excluir
    19. Luiz:

      Eu acho que no caso do Linea, realmente... A Fiat nivela o carro por baixo.

      E isso é notório pela qualidade dos materiais utilizados. É algo inferior ao Cruze, que já não achei grande coisa... Mas pelo menos, o Linea é bem mais barato. Então, ele tem uma boa relação custo-benefício. E o Cruze, sejamos sinceros... Não é R$ 12K melhor do que o Linea mas nem que a vaca tussa. É melhor, mas não a ponto de valer essa diferença...

      Pensando melhor, deu a impressão que falou um escalonamento melhor nas marchas mais curtas também, porque dirigi uma Doblo Adventure com o E-Torq 1.8 e me pareceu que ela respondia melhor nas arrancadas do que o Linea. Claro, proporcionalmente, levando em consideração que a Doblo é mais pesada...

      É triste, porque acho Linea e Bravo lindos em design. Uma pena que a Fiat relaxou tanto no carro... Um Tempra até 1994 era muito mais caprichado no acabamento, tanto em materiais, quanto nos arremates.

      Abraços

      Excluir
    20. caro rogerio!!

      concordo , e acho q a fiat deveria encurtar o escalonamento das marchas do linea , igual fizeram com o palio Sporting por exemplo ai com certeza o linea iria diminuir essa sensação de que falta motor em baixa rotações, e tbm concordo não pra pra entender msm , o tempra era um exemplo em acabamento e construção e hj o carro que é o sedan médio da marca passar por esse descaso da própria marca não da pra entender...

      Excluir
  13. caro rogeiro:

    já pra minha é: focus sedan , c4 lounge , corolla , civic , cruze ,fluence , sentra , jetta aspirado!!!abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís:
      Tive um focus sedan ghia 2009 para uso da minha mulher e estávamos procurando um substituto, naturalmente, pelo fato de ser fã da marca, fui ver o atual e te digo que foi simplesmente, decepcionante! O acabamento piorou muito, comparado ao de 2009, com materiais e acabamento de péssima qualidade. Dinamicamente também não me agradou e o design do carro, achei muito fraco!
      Testei também o 408, o C4, o civic e o cruze, todos dentro da proposta que queria para minha mulher: um sedan médio, confortável, econômico, seguro, de preferência manual, pois ela não gosta de câmbio automático!
      No final, analisando prós e contras, acabamos fechando com um corolla GLi, influenciado muito pela excelente experiência que tivemos com um anterior 2007!
      De todos, o corolla manteve no modelo novo a mesma qualidade dinâmica, acabamento correto, suavidade ao rodar, câmbio macio e com engates corretos, fora o pós-venda, onde a Toyota faz toda a diferença!
      De todos, o que menos me agradou foi o cruze, cuja dirigibilidade achei a pior, apesar de ter suas linhas mais de acordo ao meu gosto

      Excluir
    2. caro cao!!

      eu juro por deus que quando eu fui fazer um test drive no focus não vi esse acabamento piorado cara...naum sei se é pq a versão q eu testei foi a titanium(uma abaixo da top),e por ter tanta tecnologia q eu nem me atentei a isso,fiquei muito impressionado com o desempenho e com os comandos encontrados nele, muito deles encontrados em carros de categoria superior , mas da proxima vez vou ver c eu me atento a isso e analiso melhor o acabamento , sobre o cruze realmente comparado ao corolla ou focus, c4 ,civic ,o cruze naum tem como competir com eles tanto em tecnologia como em desempenho , mas isso naum muda o fato de o cruze ser um bom carro sim, pelo q ele oferece msm em sua versão de entrada, acredito q infelizmento pra muitos so o fato de o carro ser um "GM" , ja o coloca em xeque e isso naum se pode fazer , pois apesar de muitos aqui naum gostarem de carros da gm (pq é o q parece todo o carro da gm , não vale a pena e desatualizado , e medonho entre outros adjetivos..), o cruze antes era o melhor custo beneficio do mercado, o q aconteceu foi q a gm viajou na maionese e o sucesso subiu pra cabeça e ela aumentou absurdamento o valor do carro , resultado ??!!queda nas vendas e agora ela ta correndo atras mas ja é tarde....e parabens pela compra cara..o corolla é um excelente carro como citei em cima seria minha 3°opção(talvez segundo dependendo de quanto vai custo o thp do c4 lounge....)!!!abs

      Excluir
    3. Acho que você e muita gente aqui não entendem o que escrevo.

      Eu DIRIGI o Cruze e NÃO GOSTEI de nada do carro. Se eu fosse extremista e odiasse mesmo a GM simplesmente eu sequer perderia meu tempo para fazer um test-drive...

      Agora, alguns não aceitam, simplesmente porque são fanboys enrustidos e se mordem quando alguém não gosta de alguma coisa do agrado deles.

      Isso é criancice extrema. Carro eu compro PARA MIM, não para os outros... Ninguém vai me ajudar a pagar mesmo!

      Mas, tem gente que não entende, quer bater boca e já vem com resposta dizendo:

      "Ah, mas e o carro X? É um fracasso também..."

      PQP, então eu sou obrigado a ter o mesmo gosto que os outros?

      Tenha dó, viu?

      Excluir
  14. De todos os Sedans Médios, nunca vi um produto tão menosprezado como o Peugeot 408, encalhado é pouco para o modelo, simplesmente não vende, acredito de ter sido o fato da Peugeot faltar com extremo respeito os seus consumidores, tanto ela como a Citroen tem um Pós venda sofrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro Francês é mico na revenda. Se o novo já é ruim de venda, imagina o usado! Para quem gosta de trocar carro de vez em quando não rola! Eu nunca compraria um carro Francês.

      Excluir
    2. Carro francês pode ser ruim de revenda, mas eles são bons sim...

      Já dirigi C4 Lounge 2.0 16v e o carro me pareceu muito bom. Gostei bastante dele...

      Excluir
    3. Rogério :
      Tbm gostei muito do C4, o que fico sempre com um pé atrás é o péssimo retrospecto de alguns amigos que tem carro da marca, relativos ao pós-venda e, principalmente, a crônica falta de peças!
      Mas, dinamicamente, é um carro muito bom

      Excluir
    4. Sim! Eu gostei bastante também... Desempenho e qualidade geral bem superiores se comparados ao Cruze.

      Agora, me fala... Cruze é comparável com esses carros de projeto mais atuais? Ele é o mais antigo e o mais caro!

      Mas os fanboys da GM não entendem isso. Cruze é melhor do que tudo... Mesmo custando mais caro.

      A própria GM sabe que o Cruze atual já está "cansado" e já lançou uma geração nova!

      Mas, sabe como é... Criticam quem gosta do Golf MK IV, mas idolatram um carro que já está superado pela concorrência... O Cruze envelheceu rápido demais, porque a concorrência evoluiu bastante.

      Conta outra piada, né...

      Excluir
    5. caro rogerio!!!

      vc não é obrigado a ter o mesmo gosto que alguem ou qualquer um , so tem q respeitar o fato de alguns gostarem do carro , ta certo a opinião é "SUA" sobre o veiculo como vc disse, concordo com o fato de muitas pessoas aki levarem isso ao extremo, querer "ENFIAR GOELA ABAIXO", a sua preferencia eu mesmo como ja citei ao contrario de vc quando eu fiz o test no cruze eu gostei do carro , apesar de seus defeitos como o motor q "demora" a embalar o carro devido ao seu peso e pra quem não gosta o barulho do motor invade um pouco mais q o comum a cabine(eu ja gosto disso , não em exesso é claro),mas o carro é muito na mão principalmente em curvas , é como c o mesmo estive-se em linha reta , isso devido ao seus controles eletronicas de tração e estabilidade , gostei do painel do carro tbm achei bem bonito , ja o computador de bordo dele achei meio "simples" d + na versão LT ,achei o cambio dele bom com engates precisos(dirigi o manual), então sobre o automatico não posso falar nada , acabamento do mesmo achei simples pela que se pede e a categoria q o mesmo se encontra poderia ter materias melhores ,mas tambem não é nenhuma aberração, é "aceitavel",vide que o civic ate hj tambem não tem muito requinte , em comparação com c4 lounge ou focus,civic ou corolla , realmente o cruze "envelheceu" muito rapido devido ao fato de sua concorrencia esta colocando no mercado projeto novos e hj não tem como comparar o cruze com eles nem em sonho, mas por exemplo falar que o jetta aspirado(comfortline) pode ser comparado com esses sedans,que ele é o melhor do segmento(ja li diversas vezes isso...) vc acha certo?, mas será q c a GM não trouxe-se o cruze com a tecnologia embarcada nele (controles de tração e estabilidade desde a versão de "entrada do carro" , com 4 airbags tbm..) a concorrencia teria se mexido tão rapido?!!!acredito que não , então assim como o novo golf e o focus hj nos hatch medios e o proprio corolla , focus ou civic são nos sedans referencia em tecnologia e comportamento dinamico, acredito q o cruze (tanto hatch como sedan) antes tbm era, pq antes do cruze me fala qual hatch ou sedan medio que colocava no seu veiculo de entrada controles de tração e estabilidade e 4 airbag´s na versão "basica" (tem uns que nem na top tinha isso....e ate hj não tem) , como vc e o cao me falaram quando eu critica muito o up , pra começar a pensar nas qualidades tbm , vc falar so que o cruze não presta ta a entender q vc não gosta do carro e da marca , me desculpe mas é o q parece,pois nenhum carro da gm presta , sei q minha opinião sobre o q eu acho pouco importa pra vc , mas fica a dica!!!abs

      Excluir
    6. caro cao!!!

      sobre o c4 lounge ,eu fiz o test na versão thp,carro sensacional,sobre o preconceito por ser "frances", acho q isso é uma bobeira sem igual , pois ta certo que a desvalorização é importante mas acredito que quem compra um carro do segmento dos medios tem que pensar um pouco "diferente" , levar mais em conta o que lhe agrada mais , tanto em desempenho , conforto,design, acabamentos tanto interno com externo , comodidade no dia a dia com o veiculo mais o que mais vale a pena é principalmente se a pessoa realmente esta feliz com o produto adquirido e se o produto lhe deixa satisfeito , então acredito que esse "preconceito" esta aos poucos acabando vide as boas vendas ate do 208 da peugeot que tbm é frances!!!abs

      Excluir
    7. PQP, onde eu disse que Cruze não presta?

      Valha-me Deus, viu?

      Eu disse que é O PIOR DO SEGMENTO.

      Veja bem: pior do SEGMENTO. É inferior à CONCORRÊNCIA atual. E só.

      Custa mais caro que um Novo Corolla GLi, tem projeto mais antigo, e acham que isso é vantagem?

      Depois EU é que sou o fanático?

      Tenha santa paciência, viu?

      Excluir
  15. Pra mim, Civic e Corolla são como Corinthians e Flamengo (respectivamente)
    ambos tem grandes torcidas (consumidores) mas cada um escolhe o time (carro) que mais tem seu estilo, já andei nos dois (mas sempre fui corinthiano) são ótimos carros!
    mas atualmente sou Civic e Corinthians
    OBS: Desculpem a comparação mas eu achei adequada pois esses 4 ícones brasileiros detem os maiores consumidores/torcedores no país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKkk...acho que corinthians está mais para o Monza do que pro Civic !

      Excluir
  16. Galera to querendo comprar um carro, e estou em duvida, nao sou o ''foda'' nesse assunto, queria ajuda

    vi uma reportagem hoje, que civic 2015 vai sair em julho!
    ai fiquei na duvida, civic 2015, corolla 2015 e se alguem indicar mais algum, ou ajudar, agradeceria! novo no blog, kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem