Há quarenta anos atrás, quando o primeiro Golf foi produzido, a Volkswagen não era o gigantesco conglomerado que domina o mercado dos dias de hoje. Naqueles tempos, a montadora alemã era uma marca abatida pela recessão econômica e lutava para sobreviver.

Volkswagen Golf GTI - 5ª geração

O lançamento do seu novo carro compacto mudou o destino da VW para sempre e o valor da marca começou a crescer, com o Golf se afirmando como o carro dos recordes. Em poucos anos o Golf se tornou uma marca com dinâmica própria - tão ou mais conhecida que a própria VW, consubstanciando-se em um dos mais desejados carros de toda uma geração de jovens na Europa e nos EUA - fama esta que se expandiu sozinha, posteriormente, em um contexto global.

Volkswagen Golf GTI - 1ª geração

O Volkswagen Golf é um carro compacto produzido desde 1974, marcado por sete gerações, em vários tipos de configurações de carroceria e sob vários nomes - Volkswagen Rabbit nos EUA e Canadá, e Volkswagen Caribe no México (no caso da geração Mk1).

Volkswagen Golf GTI - 5ª geração

Historicamente, o Golf é o carro mais vendido da Volkswagen e o segundo carro mais vendido da história, com mais de 29 milhões de unidades produzidas até 2012.

Volkswagen Golf GTI - 2ª geração

A primeira geração do Golf foi lançada em 1974 - com uma plataforma de tração dianteira e motor dianteiro, que chegou ao mercado para substituir o Fusca da época, caracterizado por motor refrigerado a ar, e motor e tração traseiros.

Volkswagen Golf GTI - 2ª geração

Inicialmente o modelo mais produzido foi o de três portas hatchback. Outras variações era um 5 portas hatch, state-wagon (Variant, a partir de 1993), conversível (1979 a 2002, 2011–até agora), Golf sedã - conhecido como Jetta, Vento ou Bora - dependendo do mercado.

Volkswagen Golf GTI - 3ª geração

Existem versões do Golf para vários segmentos de mercado, desde versões básicas até hot hatches de alta performance.

Volkswagen Golf GTI - 3ª geração

O Volkswagen Golf venceu muitos prêmios ao longo de sua história. O modelo venceu o Carro Mundial do Ano em 2009 com a sexta geração e novamente em 2013 com a sétima (atual). Todas as gerações do Golf ficaram bem posicionadas nas disputas pelo prêmio de Carro Europeu do Ano, tendo vencido duas vezes, com o modelo de terceira geração em 1992, e com o Golf Mk7 em 2013. Além disso, o Volkswagen Golf fez parte da lista de dez melhores carros da revista Car and Driver múltiplas vezes.

Volkswagen Golf GTI - 4ª geração

A última geração foi eleita recentemente como o Carro do Ano no Japão, sendo a primeira vez na história que um modelo não japonês é agraciado com tal premiação.

Volkswagen Golf GTI - 5ª geração

A sétima e atual geração do Golf foi apresentada no Salão de Paris de 2012. Baseado na plataforma modular MQB, compartilhando componentes com a terceira geração do Audi A3, SEAT León e Škoda Octavia, ele ficou um pouco maior, porém cerca de 100 Kg mais leve.

Volkswagen Golf GTI - 6ª geração

O Golf é vendido mundialmente em várias configurações de propulsão: Golf TSI, incluindo o GTI, a gasolina; Golf TDI, incluindo o GTD, diesel; Golf TGI é movido a gás natural; e-Golf movido à eletricidade; e o Golf GTE, que é um híbrido plug-in. O uso da plataforma MQB permite a fabricação de modelos com gasolina, diesel, gás natural, eletricidade, e híbrido dentro do mesmo monobloco, dentro das fábricas da VW.

Volkswagen Golf GTI - 7ª geração

Em 2012 o Golf foi o 5º carro mais vendido do planeta, tendo caído para a 8ª colocação em 2013 durante o processo de lançamento global da nova geração.

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O post ficou muito bom! Mas faltou uma foto do MKIII, não acham?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Golf! Melhor e mais vendido hatch médio do planeta!

    ResponderExcluir
  3. Esse GTI Mk5 está lindo como eu nunca viu igual. Eu não gostava desse Mk5, mas agora passei a gostar depois de ver essas fotos...o R32...então, está destruidor! maravilhoso...

    ResponderExcluir
  4. Belíssima matéria. Essas fotos sequenciais, torna fácil absorção das informações.
    Muito bom! parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem