O presidente da AEA - Associação dos Engenheiros Automotivos - Antônio Megale, que também é diretor de relações governamentais da Volkswagen do Brasil, sinalizou, em entrevista à Folha de São Paulo, que a Kombi deve continuar a ser produzida, caso seja confirmada a flexibilização do percentual obrigatório dos veículos vendidos pelas montadoras com ABS e Airbag em negociação com o governo federal - o qual deve permitir que 20% dos carros vendidos em 2014 não contem com tais dispositivos.

VW Kombi 2014

Um problema adicional para a VW é que a empresa lançou no meio do ano a Kombi Last Edition - edição especial do modelo comemorativo ao fim da produção. Entretanto, com a permissão do governo dada como certa, e, consequentemente, a continuidade da produção da Kombi, a empresa estuda permitir que os compradores dessa série especial "Last Edition" devolvam o modelo.

Testes de colisão mais rigoroso - Gol G4 e Mille

Outro aspecto que está sendo considerado é que uma medida de segurança prevista para entrar em vigor em 2014 pode impedir a produção do Uno Mille e do Gol G4 no ano que vem, mesmo que o prazo para a instalação obrigatória do ABS e do airbag seja prorrogado.

Uno Mille 2014

Trata-se de uma norma que exige que todos os modelos 0KM vendidos no Brasil a partir de 2014 atendam a requisitos mínimos de testes de colisão. Entretanto, dos três modelos que podem ganhar sobrevida - Gol G4, Kombi e Mille - com a prorrogação do prazo para a instalação obrigatória de itens de segurança, apenas a Kombi poderia continuar em produção, visto que dela não será exigido, em 2014, esse teste, pois ela é um "veículo comercial", e, portanto, fora da obrigação.

VW Gol G4 2014

Dessa forma, para permitir que Gol G4 e Uno Mille mantenham-se em produção em 2014, há chances também de o governo federal flexibilizar também essa regra, o que permitiria a continuidade de produção desses dois veículos.

31 Comentários

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  1. isso é uma vergonha para montadoras VW e Fiat.Por isso que a Hyundai está matando a pau nas vendas com seus carros cheios de tecnologia automotiva!

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    1. Não no brasil né querido, pois Hyundai aqui não tem nem 6% do mercado, Talvez a culpa disso nem seja da Hyundai e sim da Caoa, que quer vender os carros a preço de ouro.

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    2. A Hyundai, no Brasil, não está com muita coisa. Esse último i30 está mais para gol do que para qualquer outro carro. O melhorzinho é o HB20 que também não está indo muito bem.

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    3. Cara não apenas Hyundai até os chineses e japoneses vem ganhando o olhar de muitos brasileiros eu particularmente não compro mais nenhum modelo "nacional" fiz o teste drive no face e na mini van rely Link e já estou desistindo da compra da Dobló os carrinhos são eficientes e não fazem vergonha não . Aconselho a compra de um chines se tiver mecânica pós -venda como no caso da Towner aqui em Alagoas eles tem um estoque bom de peças só estou esperando as coisas melhorarem para correr de olho fechado para um carro chines .

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    4. Carros brasileiros nunca mais é mais propaganda enganosa e dizer que comprar carro importado sai em desvantagem kkk comprei um Celta 29.000,00 2010 e se for vender hj com 45 mil km rodados querem dar 16 mil kkkk tem muito valor não ? Quero ver os chineses tomar conta do mercado e provar que os nacionais não passam de carroças com Ar ,DH e são verdadeiras bombas.

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  2. Nem tem o que comentar sobre isso. Problema de quem comprar.

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    1. Vejamos bem incentivo do governo IPI reduzido para colocar as bombas das montadoras fora do estoque . Sabemos do conchavo entre as montadoras e o governo federal . Onde que isso existe o Gol que é vendido aqui por 35 mil na argentina o mesmo custa de 19 a 22 mil não mais que isso ou seja governo ganha 100 % das montadoras e revendedoras também outra porrada de dinheiro ainda vem falar que o Brasil reduz o IPI e facilita o acesso aos brasileiros .Iludido temos a polução de carro novos e as ruas enxertadas de devedores que só conseguem pagar as 10 parcelas e recorrem a juros abusivos kkkkk .

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  3. Se prevalecer esta idéia absurda de anular a obrigatoriedade de 100% do duplo airbag + abs em 2014, o mínimo que a VWB tem a fazer é recolher mesmo estas Kombis Azuis e depois fazer um grande leilão pela Web (será um sucesso!) sem antes retirar as plaquetas comemorativas dos carros (que mico!). Agora mais uma (nova) idéia absurda, a exigencia do crash test como divisor de carros que ficariam em produção; se isso acontecer, não poderão mais ser vendidos no Brasil a partir de janeiro 2014 ou outra data: Mille, Gol G4, Agile, Celta, Peugeot 207, Sandero, March e outros chineses que não lembro os nomes. Mais uma piada sem graça dos prepostos do Governo brasileiro. Esses caras até parecem que estão preocupados com a nossa segurança e de nossas famílias. Vergonha.

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  4. Já é um acinte as montadoras fazerem esta sem vergonhice de pedir prorrogação da vida (vida?) de modelos absurdamente velhos e inseguros às custas das vidas do consumidor brasileiro. O mínimo é aceitar a Kombi falsidade de volta, junto com uma carta com um milhão de pedidos de perdão, já que não tem vergonha mesmo.

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  5. Opa....então...foi mais ou menos isso que eu citei em um comentário no post sobre o Fiesta Rocam...então. COMO FICAM AS FÁBRICAS QUE MUDARAM SEUS PLANEJAMENTOS PENSANDO NESSA OBRIGATORIEDADE??? Pensem também no seguinte: ORA, SE NÃO É MAIS ITÉM OBRIGATÓRIO, ENTÃO ISSO QUER DIZER QUE PODEREMOS NOVAMENTE SUBIR OS PREÇOS DOS CARROS COM ESSES ITENS. Enfim...eu não quero aqui discutir se é bom, se é ruim, se salva, se não salva, não é isso. Eu sempre digo o seguinte: Brasi, país de terceiro mundo, que pensa que é de primeiro e tem atitudes de quinto mundo. Como lá fora é obrigatório, então vamos fazer o mesmo aqui. Só que o Governo se esquece, que está nas mãos das montadoras pois por qualquer motivo, elas logo ameaçam "- Se for assim, teremos que demitir X funcionários!". É como no Futebol. Você não pode pensar no futuro se você não pensar em se preparar para esse futuro. Tragam as fábricas, tragam as montadoras....vamos dar incentivos, descontos e mais descontos, vamos dar áreas, vamos dar isso, dar àquilo,........, e pronto. Puft...eles acham que está tudo resolvido e com isso, não precisam mais expandir os outros mercados e incentivar a própria criação. Enfim....

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  6. kkkkkkKKKKKKK!!!! Sem coments!!! KKKKKK

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  7. Um colega de outro site postou uma petição online contra a prorrogação da obrigatoriedade de airbags e abs... Quem tiver interesse em partiticar, segue o link abaixo:

    http://www.avaaz.org/po/petition/Ministro_Guido_MantegaMinisterio_da_Fazenda_Nao_adie_a_obrigatoriedade_de_freios_ABS_e_airbags/?copy

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  8. Entendo que o que realmente salva vidas é o respeito aos limites de velocidade e às leis de trânsito. Ter ou não qualquer dispositivo de segurança ativa em um veículo, ao meu ver é sim obrigatório em qualquer veículo, mas não é isso que vai salvar sua vida. Dirigir com prudência e responsabilidade é o que define viver ou morrer no trânsito.

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    1. Mas é isso que algumas pessoas não entendem.
      O mesmo vale para as estradas e ruas bem pavimentadas. A prudência e o respeito com a própria vida, com o tempo vai ficando esquecida.

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    2. Não necessariamente, vc depende q os outros tb respeitem as leis de trânsito. Não adianta vc respeitar e um terceiro avançar o sinal.

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    3. Mas Ricardo, quando falamos em respeitar o transito, não falamos em NÓS e sim em TODOS. É mais ou menos como em um computador. Eu costumo dizer que o melhor anti-virus que existe é o usuário, da mesma forma, a melhor segurança no transito, ainda é uma condução cautelosa e respeitando as leis. Se todos, repito, todos assim o fizessem, muita coisa seria diferente. Eu não queria citar aqui, mas veja por exemplo o caso do Ator Paul Walker...o melhor sistema de segurança no mundo inteiro não salvaria sua vida e como esse, vemos muitos outros casos. Acho que o que falta, é PUNIÇÃO, SÉRIA E SEVERA. Automóvel é uma arma e assim deve ser encarado. Eu acho curioso e prefiro nem me meter quando vejo um grupo discutindo quando um carro faz de 0 a 100 em tantos segundos e o outro faz em outros tantos segundos. Parece que a pessoa vai do RJ a SP assim: para o carro....acelera....chegou a 100. Para o carro novamente...acelera....chegou a 100 então freia. a retomada de velocidade, na minha opinião é mais importante. Mas a direção responsável, assim como a manutenção preventiva, são importantes e muita gente negligencia. Moto é perigoso? depende...para quem anda sem capacete com duas pessoas na garupa, anda fazendo zig-zag, etc, etc,etc,.... Para quem não faz nada disso e usa a moto de maneira responsável, ela será um pouco menos perigosa. Agora, todos precisam ser responsáveis, mas aí também é uma questão de lei. Se eu pegar um revolver e der um tiro em você e lhe matar, tenho um tratamento. Agora se eu pegar o meu carro, tomar 3 cervejas e atropelar alguém e matar, o tratamento não será o mesmo.

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  9. A Kombi vende mais de 3.000 unidades por mês sem que a VW faça propaganda.
    Trata-se de um veículo insubstituível no mercado brasileiro, além de adequado ao nosso mercado e às nossas vias.
    Então temos uma situação em que a empresa fabrica 3.000 unidades por mês, gera empregos dentro e fora da cadeia produtiva, e ainda contribui para reduzir a inflação (já que um carro com a capacidade de carga da Kombi custaria muito mais caro), e temos 3.000 pessoas que compram por mês.
    E aí vem o governo e proíbe isso? No way. O mercado tem que ser livre.
    Então está correta a liberação da produção da Kombi.
    Agora, Gol G4 e Mille poderiam parar de ser produzidos que não fariam falta alguma.
    Eu acho que a nova lei deveria exigir 100% para carros de passeio, e deixar os utilitários, vendidos para PJ, livres dessa obrigação.

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    1. Pois é, seguindo esse raciocínio, os motoristas de Kombi são menos importantes que os demais? Podem sofrer mais que os outros em impactos? Se motorista de Kombi morrer por falta de ABS (ou air bag), devemos ficar menos tristes?
      Se o número de 3.000 unidades/mês é tão relevante assim, por que não se adaptou o carro à nova realidade? Caso isso fosse impossível, por que não se trabalhou em um substituto? Tempo para isso houve, já que montadora nenhuma foi pega de surpresa...
      No mais, dizer o que? Não é por que o mercado é livre que se pode vender qualquer porcaria! Todo mercado, mais ou menos livre, opera sob regras! E essa regra de segurança já veio tarde e ainda querer empurrá-la mais para frente num típico jeitinho brazuca de ser, é o fim da picada!
      Antes matar Gol G4. Mille e Kombi, que morrer dentro de um carro desses!

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    2. Eu acho que o principal sintoma de que tem alguma coisa estranha em tudo isso, é justamente a VOLKSWAGEN, que é uma empresa e portanto trabalha com fluxo de caixa, pensar na possibilidade de DEVOLUÇÃO de um produto que ela já vendeu. Estranho, muuuuuuito estranho. Será que seria tão caro assim adaptar um ABS e um AIRBAG em uma KOMBI? EU DUVIDO, EU PAGO PRA VER. Se pegar uma KOMBI e colocar nas mãos de ESTUDANTES de engenharia (ou outra cadeira que eu não sei o nome) eles colocam isso na KOMBI. Por isso que eu disse: Tudo isso está muito estranho. Porque ameaçar de demissão e pensar em aceitar a devolução???

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    3. Carlos, voce e ridiculo... Argumentos de quem ate mata para ganhar uma disputa... Sem nocao ou carater..... Como escreveu o Rodrigo, nada e nada nesse mundo vale uma vida....

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    4. Carlos, me desculpe... mas NUNCA LI TANTA BESTEIRA JUNTA. A Kombi é um cadáver insepulto.

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  10. A Kombi se tornou insubstituível, porque as pessoas se acostumaram a ver só ela de opção mais acessível. A verdade é que faltou boa vontade por parte de todos, tanto da VW em não atualizar, das outras montadoras que não investiram com algum competidor realmente à altura, e dos consumidores que não deixaram de comprar. Com isso temos a opinião do Carlos.

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  11. Não vejo VW e nem Fiat como culpadas pela atual situação.

    O Governo atual e o do molusco foi que instituíram a obrigatoriedade do Airbag e ABS a partir de 2014 e isso foi feito em 2009, cinco anos atrás. As montadoras sabiam disso e se adequaram.

    Ocorre que em uma jogada política de ano de eleição, o molusco resolveu fazer acordo com sindicatos e levantou a bandeira dos empregos dos empregados responsáveis pela produção dos veículos que sairiam de linha.

    No caso específico da Kombi, fica mais barato pra VW devolver o dinheiro de quem comprou a série Last Edition, exatamente porque o apelo e preço exagerado dela seriam pelo encerramento da produção.

    Falando como advogado agora: o que levou o sujeito a comprar o veículo foi o fato de sê-lo exclusivo, numerado e em virtude da paralisação da produção. Tornar-se-ia um objeto de colecionador e provavelmente bem mais caro no futuro.

    Se a produção não se encerra, estes argumentos vão por água a baixo. Cabe à VW devolver o dinheiro pago de quem se sentiu prejudicado, ou ainda o abatimento no preço, trazendo-o para o preço normal da Kombi, se assim o desejar o consumidor.

    Essa atitude da VW não tem nada de caridoso. Com certeza o jurídico da empresa já está por trás da decisão.

    Já troquei Peugeot 206 problemático na justiça por menos que isso (de cliente, diga-se).

    abraço

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    1. Marcelo Schwan, você pode realmente estar certo, tem mais conotação política isso, ano de eleição é complicado nesse país, e assim o PT vai garantindo mais um mandato desse País.

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    2. Sim, entendo, mas veja bem. Se foi PRORROGADO O PRAZO, isso quer dizer que esse mesmo prazo, ainda existe, ou seja, existe ainda um limite. Não foi abolida a obrigatoriedade, ok? Se o prazo foi estendido e não abolido, isso quer dizer que a versão LAST EDITION, não tem porque ser considerada como enganação ou coisa desse tipo. O Governo, acenou com um prazo maior e não com o fim da obrigatoriedade. Se tivesse baixado uma norma dizendo, está bem, não precisa mais disso, aí eu entenderia. Porque devolver algo que "em tese" realmente será terminado? OU DE FATO NÃO SERÁ??? eu penso da seguinte forma: teve muita procura da LAST EDITION? aumente a produção da mesma até estourar o tempo. Afinal, não existe qualquer contrato com qualquer entidade dizendo que a LAST EDITION terá um número "X" de edições. Essa coisa, está toda muuuuito estranha e mais estranha ainda é o conjunto da obra.....primeiro a exigência. Ficam todas elas caladas (as montadoras). As Montadoras se adequam e fazem mudanças para passar a cumprir a lei. O prazo se aproxima e elas ameaçam. O Governo vem e aumenta o prazo. Beleza tudo bem?Estranhamente a concorrência não fala nada? QUAIS FORAM AS MONTADORAS QUE AMEAÇARAM? foi no plural ou foi no singular? o Governo cede como se já soubesse que no futuro teria que ceder e a concorrência não fala nada? "- Vem cá,..., que se dane a VolksWagen, minha fábrica se adequou as normas e exigimos que o prazo seja cumprido!"...ESTRANHO.....TODO O CONJUNTO DESSA OBRA, ESTÁ MUUUUUUITO ESTRANHO!!!!!

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  12. Quem paga o pato mesmo é o consumidor e as empresas que prestam serviços para as montadoras...

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  13. Gostaria de saber qual é a opinião do Car.blog a respeito dessa palhaçada, visto que sempre puxaram o saco da VW... DESCARADAMENTE.

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  14. EM DEFESA...Cara, me desculpe, mas a CAR.BLOG sempre divulga noticias de outras marcas e montadoras também. O negócio é que quando um veículo está em voga, é normal os sites e blogs darem mais enfase a esse veículo. Por exemplo, foi muito discutido aqui o problema no DSG da Volkswagen e CAR.BLOG deu essa notícia aqui, inclusive com vídeo mostrando o problema.

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  15. Na verdade o mercado não é livre coisa nenhuma. Até o combustível que será usado nos nossos carros, o governo controla. Notem que o Brasil é o único país, até onde sei, que proíbe o uso de veículos de passeio a diese, por esse, aquele ou nenhum motivo. Imagine então um item de segurança. O único problema que vejo nisso é o preço dos carros que não pára de subir.

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