O Volkswagen Kombi e o Fiat Uno Mille tiveram o encerramento de produção anunciado este ano, com direito à séries especiais - Kombi Last Edition e Fiat Grazie Mille - comemorativas. Tais modelos não se adequam à Lei nº 11.910, de 18 de março de 2009, a qual exige a instalação de abs e airbag em todos os modelos nacionais.

VW Kombi 2014

Entretanto, a Kombi é um veículo que vende em média 3.000 unidades mês, e, com o fim de sua produção, uma linha de montagem inteira dentro da Volkswagen do Brasil teria que ser desativada, o que causaria demissão de cerca de 4.000 trabalhadores em São Bernardo do Campo.

VW Gol G4 2014

Com isso, o poderoso Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo fez gestões junto ao Governo Federal no sentido de alterar a legislação para permitir o alongamento do prazo para que as montadoras, especialmente a Volkswagen, possam se adequar às exigências.

VW Gol G4 2014

Com isso, além da Kombi, outros modelos poderão continuar em produção, como é o caso do Gol G4 e do Fiat Uno Miile. Entretanto, segundo Wagner Santana, presidente do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC, " A maior questão é com relação a Kombi, que não tem substituto. 



O Gol G4 pode até ser suprido por um modelo mais atual, como o G5, ou um automóvel de outra marca, mas em relação a Kombi não há esta possibilidade. Não existe produto similar em outras empresas, seria de fato uma grande perda de mercado e que afetaria diretamente os empregos em toda a região".


Dessa forma, ainda na semana que vem será editada uma Medida Provisória alterando a Lei acima referenciada, criando prazos mais dilatados para a adoção plena do ABS e Airbag nos carros brasileiros.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC via AutosSegredos

72 Comentários

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  1. Que palhaçada, é lastimável se vier ser verdade. :(

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    1. Decisão correta e acertada adiar obrigatoriedade de ABS inando e Air Bag.

      Quem quizer ABS e Air bag que pague, não existe nada grátis... ou estavam imaginando que o Governo ia subsidiar???

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    2. Cara, não é uma questão de "quem quiser que pague". O modelo da Kombi é tão antigo que não há como instalar air bag nela. O abs provavelmente pode ser instalado.
      Essa lei é antiga mas só agora está "entrando em vigor". O sindicato e a VW tiveram bastante tempo para pensar no que fazer tanto a respeito da produção do veiculo quanto numa possível realocação de pessoal.

      Você acha correto as montadoras tratarem itens DE SEGURANÇA como opcionais? Elas estão apenas aumentando o lucro em detrimento da segurança das pessoas. Não acho que essa decisão foi correta. Pelo contrário...

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    3. São aproximadamente 1000 pessoas que morrem no transito por mes e 1000 por dia que ficam incapacitadas para trabalhar no nosso país. Em 2009 todos já sabiam que teriam que remanejar estea trabalhadores.

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    4. São aproximadamente 1000 pessoas que morrem no transito por mes e 1000 por dia que ficam incapacitadas para trabalhar no nosso país. Em 2009 todos já sabiam que teriam que remanejar estea trabalhadores.

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    5. São aproximadamente 1000 pessoas que morrem no transito por mes e 1000 por dia que ficam incapacitadas para trabalhar no nosso país. Em 2009 todos já sabiam que teriam que remanejar estea trabalhadores.

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    6. BRASIL SIL SIL SIL

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    7. Morrem tudo isso, não exatamente por falta desses acessorios, mas sim pq brasileiro é ignorante e nao sabe dirigir! não respeitam leis por natureza. Enchem a cara de alcool barato e saem matando.

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  2. Vergonhoso, se isso de fato ocorrer!

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  3. Carlos ta batendo umazinha pra komboza modelo 2016.

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  4. Tomara que não, está na hora de sepultar esta lixarada.

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  5. Eu preferia que apenas isso fosse restrito às Kombis, porque é um veículo de grande utilidade comercial.

    O ABS ainda acho que dá pra instalar, pelo menos.

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    1. Nem isso da. A linha de freio dela nao é pressurizada

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    2. É pressurizada sim... com direito inclusive a servofreio.

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  6. Ahhh e a VW não pensou nos funcionários? SÓ AGORA foram ver isso?
    Faça-me o favor. Palhaçada sem fim.
    Por isso que o Brasil nunca se levará a sério.

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  7. Se o Gol G4 continuar a Volkswagen relança a série especial Gol Flu 2014 e cria a inédita Kombi Vasco da Gama. Ambas rebaixadas de fábrica. É virada de mesa também na indústria automobilística.

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    1. Parece que esses modelos não contarão com a primeira marcha e que o Gol Flu só anda de ré, procede?

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    2. Ouvi dizer tbm que terá uma série da KOMBI chamada "torcedor brigão"... onde no lugar das portas terá grades como as da prisão... assim eles podem saber qual a sensação de ser preso, afinal na vida real eles nunca irão para a cadeia....

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  8. Se isso realmente vier acontecer imagina quem pagou 85 mil na ultima serie da Kombi,uma piada total,tapetão no futebol ta cheio mas na industria automobilística é a 1ª vez que eu vejo....

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  9. A galera aqui que lamenta o retorno certamente não está nem aí para os 4000 novos desempregados que a situação provocará. Pensamento bem egoísta,típico de neoliberais.

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    1. E só tiverem tempo de pensar nesses 4 mil desempregados agora? É isso que dá Governo e montadores produzirem carros velhos e as pessoas comprarem, o mercado como um todo fica refém.

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    2. Ôôôô "anti-neoliberal" (!!!), essa obrigatoriedade foi anunciada (por lei!!) em março de 2009... Ou sejE, há quase CINCO anos...!!!! A lei não veio no susto... Foi anteriormente proposta e muuuuito debatida!!!
      Vc acha mesmo que esse papinho de "vários desempregados" não é um pretexto (safado) das montadoras (espertalhonas), p se "livrarem" dessa obrigatoriedade de SEGURANÇA NO TRÂNSITO para milhares de brasileiros, inclusive, esses 4000...?!!
      Antes de qq crítica precipitada, pare e reflita bastante!!
      Se essas montadores safadonas quiserem, de um dia p outro, simplesmente dão outra desculpa e ameaçam demitir muito mais q 4000, só p barganharem mais uma "abertura de pernas" do governo, em prol dos lucros delas!!!

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    3. Anonimo 17:20, está com pena por fechar fábricas ou linhas de montagem obsoletas, tá cheio de promoções de Uno e Celta e outras porcarias, vá compre um, e coloque sua família dentro duma lata dessas, e comece a rezar para vc e sua familia não fazerem parte das estatisticas do transito; talvez com bastante sorte voces escapem estando dentro duma lata dessas. Evolua!

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    4. É a VW que não está nem aí pra 4 mil, 4 milhões ou sei lá quantos que podem morrer num acidente com uma Kombi. A minha prima morreu com a cabeça prensada no porta-luvas, numa batida frontal. Como disseram acima, a lei é de 2009. Já dava tempo de lançar um modelo mais seguro. Mas pra quê mexer num projeto antigo, pra lá de pago, e consequentemente gastar dólares que iriam pro bolso da matriz com vidas de brasileiros que não valem nada? Ainda mais vendendo Kombi last edition por 85 mil. É só molhar um pouco a mãozinha do PT e adiar por mais alguns anos. BRAZIL!!!!!!!!

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    5. Anonimo 23;25.
      Náo é a VWB. O papel do Governo é regulador, um Governo no pode servir ao interesse duma minoria incluindo a VWB/ Fiat e seus trabalhadores em detrimento da segurança de centenas de milhares de pessoas.

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    6. Se não pudesse não faria. Porém no Brasil tudo pode. Só não pode dar segurança para o povo.

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  10. Não sei, se realmente isso for verdade como o UOL Carros também afirma, esse Inovar-Auto não terá sem sentido algum com essa revogação da lei.


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  11. E o Brasil ainda reclama por não ser levado a sério. Mudar a lei para beneficiar a VW? E os metalúrgicos só sabem fabricar Kombi? kkkkkkkkkkkk. Pais da desgraça.

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  12. QUERIA VER A "PERFEITINHA" VW TENTAR BARGANHAR COISAS DESSE TIPO NA TERRINHA NATAL DELA, EM PROL DE (MAIS) LUCROS E EM DETRIMENTO DAS "VOLKS"...
    DA FIAT, NÃO VALE NEM MESMO O TEMPO GASTO PARA SE CRITICAR... CHUTAR CACHORRO MORTO É F...
    O Governo de lá (q respeita verdadeiramente o "volks") iria colocar ela "ajoelhada no milho", e ainda pedindo desculpas...
    O grande problema é que nossa "Angela Merkel" (com uma baita diarreia!) não está nem aí para os governados... aliás, para os domesticados!! É o que somos de fato!! É só nos dar "pão (bolsa-família) e circo (carnaval)", que está tuuuudo bem, nessa terrinha de ninguém...!!

    Aliás, cadê o Carlos, heeeim???!!!!! Hahahahahahahaha

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  13. Eu li a matéria e os comentários e devo dizer duas coisas.

    1 - Qual o problema em continuar a fabricação da Kombi ou dos outros carros? Estão confundindo as coisas. Há uma grande diferença entre fabricar e vender.
    Pode-se fabricar Kombi à vontade no Brasil desde que não seja vendida no Brasil, ou seja, p/ exportação. Agora se não conseguir exportar nenhuma unidade aí a conversa é outra.

    2 - A lei é de 2009 e tudo estava previsto e só agora o tal sindicato percebeu o q aconteceria caso a linha de montagem fosse encerrada? Realmente este sindicato é q nem o governo, tem outras preocupações que não passam nem perto do povo e nem dos sindicalizados. Opa ia me esquecendo o governo e o sindicato são controlados pelo mesmo partido político. Ta´ tudo explicado então.

    abraços

    CignusRJ

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    1. Pois é, quase 5 anos e a VW nunca pensou no que fazer sem a Kombi? E se for aprovado esse adiamento, não duvido no final de 2015 vir com essa mesma conversa.

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  14. Como diz Boris Feldman: "Isso é PI-CA-RE-TA-GEM!"

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  15. E gente 3000 kombi por mês,por ano 36000 vendidas,não sei por quanto a fabrica vende mas vamos (supor) por 40000 reais a zero custa 47000 mil (quem duvida entra no site vw)
    por ano lucro bruto de 1,440,000,000 perder uma receita dessa ...eu que não entendo nada de dinheiro mas se fosse na minha empresa com certeza perderia umas bastante,muitas noites de sono,sem falar nos operários diretos e indiretos da famosa ...

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    1. E vc acha q a VW só fez essas contas agora, no final de 2013 (5 anos = 1.825 dias depois!!!), e acabou concluindo, no susto, q poderá ser um "barata vôa", com os tão "coitados" dos funcionários serem demitidos...?!!!! inocência sua...
      Como já comentaram mais acima: "Será q esses funcionários SÓ podem montar Kombi, ficando impedidos de serem realocados?!!"
      Cara, em 5 anos, dá p relançar muuuita coisa nova (ou trazer de fora) no mercado, não?!!
      Se a kombi é o TUDO o q a VW pôde criar (em termos de design, desempenho, utilidade, etc.), no segmento dela, é melhor desistir de continuar fazendo carros!!! Ela poderia muito bem, repito: em 5 anos, ou adaptá-la ou substituí-la!! Não é o Carlos q esbraveja q a VW é a melhor do mundo, a única e suprema...?!!!
      Aliás, cadê ele, heim?!!!

      Ah, já sei, só aparece quando a matéria fala bem da VW, né?!!! Hahahaha

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    2. Hoje em dia quase tudo é robotizado. Onde vc vai enfiar todos os trabalhadores da VW, da Fiat, etc... e mais, quem quer ABS e AB2 que compre! AB2 e ABS não vai diminuir mortes enquanto tivermos pessoas habilitadas no tapetão para dirigir feito um bando de insanos... a segurança no trânsito não é só culpa dos veículos... em grande parte (na sua maioria), é culpa dos condutores, que, por exemplo, em dia de chuva querem andar a mais de 120km/h numa BR da vida e andam na cola de quem está respeitando o limite da via (100km/h)...

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  16. Quem comprou a Kombi Last Edition se ferrou.
    85k pela "última edição" de um carro que vai ser vendido por mais dois anos.

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    1. A VW deveria fazer um recall para a Kombi last edition e devolver R$ 40.000,00 aos compradores, ahahahaha!

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    2. Não vai devolver um centavo! E em 2016 deve lançar a Kombi the very last edition.

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  17. Tá na hora desse Governo sair e passar o bastão, esse pessoal não pode ser sério. Em detrimento de milhares de vidas perdidas no trãnsito devido ainda serem fabricados aqui veículos totalmente inseguros, esses picaretas mantém carros obsoletos em linha para favorecer grupos por interesse eleitoreiro. Aí, pessoas sem conhecimento continuarão comprando estas carroças mortíferas a as Locadoras continuarão oferecendo dois preços de aluguel de carros, como grupo A sem air-bags e grupo B com air-bags e, por aí vai. Os resultados dos testes do Latin NCap mostram o que estas montadoras no Brasil, Argentina e México despejam aqui, este Governo, que tem obrigação de regulamentar a fabricação de automóveis não age, pelo contrário apoia essas empresas que continuam montando carros assassinos.

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  18. QUESTÃO FÁCIL DE PROVA:
    As montadoras apresentarão ou não o mesmo discurso ou justificativa do "desemprego em massa", em dezembro de 2015?
    a) com certeza;
    b) sim;
    c) é ruim de não, heim?
    d) claaaro!
    e) todas as respostas anteriores somadas numa única sentença.

    Já antecipo o novo slogan do governo federal: "Brasil, um país de "poucos"!!!

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  19. A desculpa parar fabricar carros ruins mudou agora!! Pior é quem paga 85 mil numa Kombi... esse merece morrer

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  20. Achei a ideia fantástica. O que é bom tem que continuar....!!!!!!!!! Certamente terao novos consumidores felizes.........

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  21. A Kombi deveria não só continuar como ser o carro padrão dos senadores e deputados federais. Pensa numa Kombi preta toda filmada como carro oficial. De quebra, põe um motor 1.4 Turbo, câmbio DSG e mantém o preço de 85k

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  22. Infelizmente isso não me surpreende, nenhum governo brasileiro governa ou governou para o povo, apenas para os interesses seus e de seus comparsas.

    Nossa, 4 mil desempregados. Com as montadoras avisadas desde 2009.

    Por ano 40 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito, mais 200 mil sofrem lesões. Só de carros, podemos colocar umas 25 mil pessoas mortas e 140 mil feridos, por 2 anos, são 50 mil mortos e 280 mil feridos: supondo que pra cada morte o SUS (bancado por quem paga imposto) gasta em média 25 mil reais: dá 1,25 bilhão de reais; e pra o tratamento dos feridos uns 75mil reais em média: dá 21 bilhões. Colocando que air-bags e abs façam com que esses números se reduzam em 5% o contribuinte deixaria de pagar 1,12 bilhão em 2 anos (mais as 1250 pessoas que teoricamente seriam salvas e outras 14000 que não sofreriam ferimentos ou sequelas: fora o que elas deixam de produzir por conta de atestados, aposentadorias por invalidez...).

    É por isso que o Brasil nunca vai ser um país com boa qualidade de vida: os governantes e a população só pensam no agora, o futuro que se lasque. E quem pensa diferente é ostracizado.

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  23. Isso se resume:

    - governo sem palavra.
    - montadoras sem escrúpulos.
    - povo é que paga o pato, quer dizer paga caro por um carro sem segurança. .

    Não é a toa que somos piada lá fora.

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  24. Achei que o Carlos iria comentar, mas até agora nada, mas irei aguardar o seu comentário para saber o que ele acha disso.

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    1. Vai ver que ele comprou uma Kombi last edition por 85k.

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    2. Hehe, assim ele não irá comentar!!

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    3. Agradeço a deferência por aguardar minha opinião.
      O que eu acho é o seguinte: está correto o governo federal em estender o prazo.
      O fim da Kombi traria um duplo prejuízo: os trabalhadores que ficam sem o emprego, e os 3.000 compradores de Kombi por mês que ficarão sem alternativa de um utilitário como a Kombi.
      A Kombi não tem concorrentes no mercado. Os que tem a mesma capacidade de carga dela, custam mais que o dobro dela, e os que custam a mesma coisa, tem metade da capacidade.
      Penso que é uma boa solução para o Brasil.
      Não adianta, o Brasil é um país pobre, não investe em educação e tecnologia, e ainda tem muito imposto. Então a Kombi é perfeitamente adequada para a nossa realidade.
      Quem não gosta não compre, é simples.

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    4. TIVERAM QUASE 5 ANOS P PENSAR NESSES TRABALHADORES E FABRICAR OUTRO CARRO P SUBSTITUIR, ESSA DESCULPA NÃO COLA.

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    5. Carlos você é um gênio, acho que deveria estender a medida para TODOS os carros, obrigando todos os carros a serem vendidos sem NENHUM item de segurança.... Assim o seu querido Golf por exemplo sairia baratinho né...... Teríamos carros muito mais baratos no Brasil e as empresas nem precisariam desenvolver novos produtos, como acontece em mercados mais atrasados como o Europeu e Americano.... Aproveito e mando um abraço para as mais de 40 MIL PESSOAS MORTAS VITIMAS DE TRÂNSITO em 2012, tenho certeza que estejam onde estiver estão muito felizes com essa medida... E que venham mais 40, 50, 60 mil por ano....
      Aproveito tbm pra fazer uma sugestão pra VW, deem um caixão de brinde pra esses 3 mil compradores mensais da Kombi...

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    6. Continuando: Aproveito pra pedir pro governo que liberem uso de qualquer tipo de agrotóxico , assim os compradores da Kombi poderão comprar alimentos mais barato....

      Ah e tbm que liberem novamente a produção das telhas de Amianto em todo o Brasil, assim as casas vão ficar mais baratas e tbm vai ficar mais barato cobrir a garagem da Komboza....

      Evoluir pra que né gente? A moda agora é regredir... viva o PT!!!

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  25. Muito triste. Embora eu acredite que se devesse permitir a produção em baixa escala de alguns modelos, assim como muitos carros muito bacanas deixaram de existir por simples modinha, o que não é o caso de segurança e progresso.

    MAS é capaz esta medida esconda algo fundamental: Não deve haver air-bags e abs suficiente pra produção, havendo perda considerável. Já estou quase convicto trata-se disso.

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  26. Só rindo mesmo! Muita coisa deve ter acontecido por baixo dos panos nos últimos dias para terem conseguido reverter a situação desses dinossauros!
    Fica sugestão: Talvez fosse a hora de rever a obrigatoriedade de encostos de cabeça, cinto de três pontos, barras de proteção lateral, retrovisor do lado direito, etc. Assim como os air bags e ABS, não passam de itens supérfluos, que encarecem os nossos "mudelos mudernos"!

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    1. É isso ai Rodrigo, acho que nem freio precisa ter, agente para estilo Flinstons, na base da pesada..... kkkkkkkkkkk

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  27. Pelo lado profissional esta informação e muito interessante, pois estes veiculos são veiculos muito bons de venda.
    Agora no sentido de segurança, esta informação e pessima, pois amo este pais, mas aqui no BRASIL ganha o famoso "jeitinho brasileiro" a lei do quem paga mais.
    Em um pais do nosso porte não teria que adiar uma lei para que isso não afetasse os cofres publicos, mas deixa rolar. É isso que temos pra hoje, né

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    1. O veiculo mais barato sempre será o melhor de venda amigo, ABS e Airbag não mudaria nada nesse sentido, a unica coisa que mudaria é a necessidade do fabricante tirar a bunda gorda da cadeira e desenvolver um novo projeto..... (especialmente da Kombi)
      Essa medida só serve para beneficiar as montadoras...
      E sabe o que temos pra hoje? Começar a nos mobilizar pra tirar esse governo do poder em 2014, não temos muitas opções na oposição, detesto PSDB tbm, mas temos que rejeitar a continuidade do PT no poder!!!

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  28. Esse governo é cancerígeno. Além de corrupto e assassino!!!

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  29. Vergonha de ser Brasileito

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  30. Se bem que... que carro poderia substituir a kombi mantendo suas principais qualidades?Carga, passageiro e baixo custo de manutenção?

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    1. uma carroça movida à jegue... não consome combustivel, leva a mesma qtde de carga e é bem mais barato....

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    2. a vw teve 5 anos p pensar em ouro carro p substituir a kombi, não fez pq nao quis, então q aposentem a kombi logo

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    3. Não e questão de pensar, acredito que todas as montadoras de todo canto ja pensaram no substituto da kombi, mas e dificil lançar um produto que atenda as novas exigências a preço de carro médio. Carroceria estruturada, segurança conforto economia e baixa manutenção por 60 mil? Não acredito, acho que o segmento acabou

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  31. Vamos ser sinceros...

    A VW teve muito tempo pra criar algo mais moderno e com melhor custo-benefício do que a Kombi.

    Não criou porque não interessava, já que mesmo antiga e completamente obsoleta, ela vendia muito bem.

    Por outro lado, há as porcarias vindas da China, que mesmo com ABS e airbags, provaram nos crash-tests do LatinNcap que são tão ou até mais inseguros se comparados aos similares nacionais sem esses equipamentos.

    Eu acho que as montadoras não voltarão atrás. Muito foi gasto em campanhas de publicidade (no caso da Kombi) e também na adequação da linha de montagem. Isso para mim não passa de mimimi do Sindicato dos Metalúrgicos.

    O caso da Ford é igualmente complicado... Os motores Rocam já tem data definida para sairem de linha (devido ao fim iminente do Ka) e a empresa já implantou um PDV, com várias adesões.

    Para mim, não vai dar em nada. Prorrogar essa obrigatoriedade seria um retrocesso total do governo.

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  32. so que agora deve ser gol portuguesa e kombi vasco da gama porque tao querendo que a portuguesa caia e o flu fique na primeira

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  33. Carlos me esclarece uma duvida, o motor 1.4 da kombi é o mesmo do Golf?

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  34. Uma coisa: Hoje em dia quase tudo é robotizado. Onde vc vai enfiar todos os trabalhadores da VW, da Fiat, etc... e mais, quem quer ABS e AB2 que compre! AB2 e ABS não vai diminuir mortes enquanto tivermos pessoas habilitadas no tapetão para dirigir feito um bando de insanos... a segurança no trânsito não é culpa dos veículos... na sua maioria é culpa dos condutores, que, por exemplo, em dia de chuva querem andar a mais de 120km/h numa BR da vida e andam na cola de quem está respeitando o limite da via (80km/h) na esquerda porque na faixa da direita existe uma faixa repleta de caminhões... o dia que a PRF / PMR começar a cassar as CNHs desses animais e os DETRANs / CIRETRANs pararem de ser corruptos e venderem as CNHs a coisa começa a melhorar...

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    1. Tudo isso e verdade! Mas nao vamos generalizar... Mais barras de protecao, mais airbags, mais ESP mudam sim! O resultado de vida ou morte! Nossas estradas sao um lixo, nosso motoristas mal educados e treinados, e tambem temos carros inseguros.... Nao e porque temos moteristas incompetentes que devemos deixar de reclamar da falta de seguranca nos nossos carros caros e inseguros.... Oi ou ointenta nunca e bom!

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  35. Estou bem acompanhando em minha opinião a respeito do acerto da decisão em postergar para 2015 ou 2016 a entrada em vigor da lei do abs e airbag e manter a Kombi em produção.

    Editorial imperdível do Bob SharP:

    http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/12/editorial-trapalhada-governamental-para.html

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    1. Espero que nenhum parente seu e nem amigo morra em um carro por falta de segurança devido a falta de item básico senhor sabidão.

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