Quando as primeiras informações sobre o Novo Focus surgiram, um dos aspectos que causou maior consternação foi o fato de as versões básicas do carro saírem com freios a tambor na traseira, no lugar dos freios a disco - que seriam os mais adequados a um carro desse peso e desempenho.

carro Focus Sedan 2014

Entretanto, o que estava claro era que o Focus Hatch S 1.6 viria mesmo com freios a tambor na traseira - algo que, se não era ideal, pelo menos era justificável, pois se tratava de uma versão de menor performance.

carro Focus Sedan 2014

A dúvida era se o Focus S 2.0 Sedan viria também com esse tipo de freios na traseira menos eficientes e eficazes que os a disco, visto que não há qualquer diferença de performance entre um Focus S 2.0 e um Focus Titanium 2.0 - ambos adotam o mesmo conjunto motriz. Então, se os freios a disco traseiros são adequados ao Titanium, por qual motivo a versão mais simples - S - viria com freios a tambor?

carro Focus Sedan 2014

A dúvida, porém, fica esclarecida com a foto abaixo, que mostramos a roda traseira do Focus S Sedan 2.0, onde se pode ver com clareza que temos freios a tambor nesse carro.

carro Focus Sedan 2014

Para efeito de comparação, colocamos a foto de um Focus Titanum 2.0 Sedan, onde se observa a presença dos freios traseiros a disco.

carro Focus Sedan 2014

Conclusão

A Ford do Brasil optou por adotar dois padrões de segurança para o Novo Focus: um mais baixo para a versão de entrada, a S, e outro mais elevado para o Titanium, que conta com um sistema de freios melhor.

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ford fazendo fordisse, denovo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos deste blog que metem o pau no focus, pois assim ele vai abaixar os preços rapidamente e será uma excelente compra, já que é um ótimo carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha mesmo que a Ford vai abaixar o preço? Esse carro vai vender muito, mesmo custando um absurdo. O brasileiro paga caro em qualquer coisa, inclusive num Focus.

      Excluir
    2. tão já não abaixa não, ao contrário vai ter ágio pelos próximos meses.

      Excluir
  3. É o famoso "se colar, colou".

    ResponderExcluir
  4. Quer uma solução para isso!
    C4 Lounge neles!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo chega de engolir o que esses illuminatis empurram pra nós!!

      Excluir
    2. Deus me livre! Olha só esta reportagem, e posso te garantir que assino em baixo por experiência própria.

      http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/especiais/carros-dao-mais-trabalho-aos-mecanicos-758573.shtml

      Excluir
  5. To fora de pagar caro em carro que não tenha segurança.
    Tenho um focus mas ele tem freios a disco nas quatro rodas.

    ResponderExcluir
  6. Campanha para vender mais C4 Lounge.Não é o carro perfeito,mas é o mais honesto da categoria.

    ResponderExcluir
  7. As vendas vão despencar. Observem que, de 2200 unidades do hatch, em outubro, já caíram para 1400, em face de se ter haveido a convivência dos modelos antigo e novo. Em novembro, quando só se terá o modelo novo à venda, os números serão assustadores para a Ford. O efeito i30 deve ser repetir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperei por cerca de um ano o lançamento desse carro. Ia trocar o meu por um Focus hatch zero. Mas diante desse valor ridículo frente ao mercado, que oferece coisa melhor por menos, e frente ao acabamento "a la Uno" e segurança de Fusca nas versões de entrada, me revoltei e vou partir para outra marca, cogitando até um sedan (Fluence, C4, Sentra etc)

      Excluir
    2. Olha, eu critiquei bastante o acabamento do Focus III, bem inferior ao Focus II. Ao vivo, a coisa é feia mesmo...

      E muita gente aqui ficou dizendo que eu estava louco... O Focus I e II são carros muito bons e bem acabados. Tanto é que eu teria facinho um Focus II Hatch, que acho lindo e melhor resolvido no design do que o Focus III.

      Mas esse Focus III, no way. Xinguem à vontade, mas que o carro piorou MUITO no acabamento se comparado às gerações anteriores, é fato. Se pelo menos os preços tivessem coerentes, vá lá... O que não acontece na prática.

      Excluir
    3. Da tristeza! A Ford melhora em uns aspectos, Motor, Plataforma (que dizem estar mais reforçada) entre outros, mas mete a faca no acabamento,preço e por ai vai.

      Excluir
    4. Edson Marchi e Man On The Edge,
      eu tenho um Focus 2003 1.8 16V e um Focs 2.0 16V 2012,ambos hatch, câmbio manual.

      O 2003 está com 179.500 km rodados. De pura alegria, posso afirmar. Nunca me deixou na mão, nunca gastei mais do que o previsto em manutenções preventivas. Não tem grilos de painel e nem peças de acabamento soltando. Disparado um dos melhores carros que já tive e foram muitos ao longo dos meus 45 anos de idade. E uma delícia de dirigir.

      O Focus 2012 está no mesmo caminho. Bem menos rodado é verdade (28.000 km), mas igualmente prazeroso de dirigir e com um comportamento dinâmico exemplar.

      Mas me decepcionei com o Focus 3. Achei o carro muito bonito. Design externo pra mim é invejável. Mas, pra mim, mataram o interior do carro. Está faltando aquele quê de carro de segmento superior.

      Quiseram copiar a modernice dos coreanos em vez da sobriedade dos alemães. O que é um contra senso, uma vez que o Focus é um projeto alemão.

      Coisas de modismo.

      Mas continua sendo um puta carro em termos de comportamento dinâmico. Acredito que volta ao topo das vendas em breve porque é bem melhor e mais bonito que o Cruze e o Golf, pelo menos até a fabricação nacional e entrada das versões fréquis, exigência de nossos espertos consumidores brasileiros, vai conseguir ficar entre os 3 mais vendidos, mas dificilmente lidera com os preços praticados. Justos pelo que oferece, mas alto perante os concorrentes.

      Eu desisti do Focus 3 e comprei um Golf Highline DSG. Amanhã eu pego o bichão.

      abraço

      Excluir
    5. Edson e Marcelo;

      Acho que somos fans do Focus. Assim como o Marcelo tive um preto 2003 1.8 16v, ótimo carro, fiquei 2,5 anos com ele e só alegria. Tempos depois (no intervalo tive dois Peugeots e principalmente o 307 só dor de cabeça) comprei também um preto 2010 Sigma, só alegria, também ótimo carro e ganhou o posto (até então) de melhor carro que eu tive, ótima dirigibilidade, melhor que o Focus I. Então acredito que o Focus III terá dirigibilidade ainda melhor que o II, o design também tá muito bonito, uma pena o preço e a empobrecida no acabamento. Mas a questão também é que a Ford demorou muito pra lançar o carro por aqui, e como eu tava querendo um sedan, acabei optando por um Civic que é um senhor carro, melhor que o Focus (e olha que sou fan). Enfim, cada um tem lá suas necessidades e expectativas e ninguém melhor que vc. mesmo para saber o melhor pra você. Se você está pensando em um sedan tá aí uma dica.

      Excluir
    6. Pois é, Marcelo Schwan. Conheci o Focus III e me decepcionei com o acabamento interno. O carro está fora dos padrões para a categoria em que está incluso. Ainda não sei o que vou pegar. Quanto você pagou pelo seguro do Golf?

      Excluir
    7. Estou pensando seriamente no Polo Sedan 2.0 Confortline que está mais barato (56K) e possui freio a disco nas quatro rodas.

      Excluir
    8. Calferr,
      acho que você fez uma boa compra, sem dúvida alguma.

      O Civic é um belo sedan, excelente dirigibilidade, acabamento bem feito. Acho quer faltam alguns opcionais pelo preço dele, mas o conjunto e refinamento técnico dele compensam.

      E o pós venda da Honda é disparado o melhor que já trabalhei, como consumidor e como reparador na época em que tinha oficina.

      Não sei se tão cedo precisarei de outro sedan. Cada dia que passa preciso menos do porta-malas, e foi por isso que comprei o Golf.

      abraço

      Excluir
    9. Edson Marchi,
      eu estava na mesma dúvida que você.

      Se ainda não se decidiu, mesmo que não venha a pegar, faça um testdrive no Golf DSG.

      Na boa, eu andei em muitos modelos diferentes até fazer o testdrive no Golf. Quando fiz tive a certeza de que aquele era o meu carro.

      Se você gosta da dirigibilidade do Focus 2, vai amar esse Golf. Está no mesmo nível, diria até melhor. O Focus é pouca coisa mais macio, até porque vem com 205/55-16 e o Golf 225/45-17.

      Mas o Golf é mais instigante e os 25,5 mkgf logo acima da marcha lenta são fantásticos.

      Motorzinho 1.4 que me lembra meu Omega 4.1 que tem 30 mkgf de máximo, com 26,5 a meros 1.500 rpm. Tesão pra andar.

      Não deixe de experimentar esse carro.

      abraço

      Excluir
    10. Edson Marchi,

      paguei R$ 2.836,00 no seguro, bônus classe 6, DM/DP 100.000, 105% tabela FIPE.

      Excluir
    11. Fala Marcelo;
      Não tenho a menor dúvida que o Gorfão VII é um tremendo de um carro. Sempre gostei muito do Golf e já ensaiei a compra de um em mais de uma ocasião (no passado). Com certeza é o melhor hatch médio disponível aqui no Brasil, com recursos tecnológicos até então inéditos na categoria, e pra falar a verdade, pelo que oferece, não acho caro não (claro sempre considerando a realidade do país).

      Excluir
    12. Obrigado, aí, Marcelo Schwan e Calferr pelas contribuições;
      Marcelo, pensei que esse seguro estaria na casa dos 6k, por tratar-se de uma carro importado... Eu também tenho bônus classe 6. Vou dar uma experimentada, sim.

      Calferr, o que vc está achando da suspensão do Civic?
      Abraços

      Excluir
  8. Apesar de lançamento, novidade e belo... continuo com minha mesma opinião: Só trouxa paga 70 mil nesse carro... assim como quem compra o Etios.. hehehe (tnha que citar) Resumo: Muito caro por essa porcaria

    ResponderExcluir
  9. Pobreza hein!! Freio a disco nas 4 é o padrão da concorrência, tirando o elantra. Ford mancou.

    ResponderExcluir
  10. Todos os carros lançamentos ou facelift modificados vieram com freio a disco a tambor em seus modelos de entrada ou não que é o caso do Elantra, mas honda Fit, City, Ecoesporte, Focus e por aí vai, segurança é o que menos importa na hora da compra, o brasileiro quer no momento, designe e câmbio automático ou automatizado, já que a maioria não sabe a diferença, motor 1.6 está n moda, pois a maioria dos consumidores brasileiros dirigem um 1.0 ou 1.4 e ir para um 1.6 é "lucro". Emergentes a tona, inflacionando o mercado, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre nos empurram qualquer coisa e o pior é q tem quem pague o absurdo pedido por esses carros, esse Focus chega aqui com mais de 2 anos de atraso, pois foi lançado nos EUA em 2011, e chega com menos acessórios de fabrica frente ao americano. vergonha total, por isso a Ford nunca vai passa dos 10% de mercado, e quando a Nissan tiver sua fabrica operando a 100% ai sim vai perder mais ainda!

    ResponderExcluir
  12. Realmente a Ford pecou nesse quesito. Pelo que li, o i30, por 63mil, entrega muito mais em questão de segurança do que o Focus III e ainda tem o novo Golf que, por 68 mil, também tem muito mais segurança do que o da Ford.

    Só vão comprar o Focus aqueles que gostam do modelo desde sempre, pois, se forem analisar por itens, não o comprariam, visto que os concorrentes não ficam muito atrás em questão de design a ponto de serem horríveis como o Etios (comparativo usado apenas como exemplo em questão de design para escolha de outros modelos em relação a compra racional versus emocional).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Golf VII por menos de 70 paus é que nem cabeça de bacalhau, todo mundo sabe que existe mas ninguém viu até agora!

      Excluir
  13. Focus tecnologia do futuro, segurança do passado, Preço do presente!!!

    ResponderExcluir
  14. Mas já?????

    http://br.financas.yahoo.com/noticias/ford-far%C3%A1-recall-novo-focus-2014-110100930--finance.html

    ResponderExcluir
  15. Bom ao ler os comentarios vejo que todos neste site ENTENDEM de carro, fora o fucus qual dos concorrentes possuem suspensão independente, qual deles tem motor com injeção direta, qual deles tem multimidia e ar condicionado comandado por voz, como engenheiro mecanico da nissa, digo que suspensão e mais importante do que freio a disco na traseira pois a maioria dos carros rodão sem ao menos o motorista tocar no freio, e possuir 4 air bags e coisa que poucos estão oferecendo, o painel e enborrachado ..... e melhor fazer um teste driver antes de comentar só por ler oque dizem!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem