O primeiro dia de vendas de novembro de 2013 registrou um evento que não acontecia no mercado brasileiro há muito tempo: o VW Golf na liderança do segmento do hatchs médios, que, como mostramos em nosso post, tinha vendido 107 unidades, contra 88 carros do Chevrolet Cruze Sport (Hatchback).

carro Golf GTI 2014


Agora, passados cinco dias de comercialização, o VW Golf continua na frente. Segundo os dados da FENABRAVE, até o dia 05/11 tinham sido vendidos 332 VW Golf no Brasil, e 270 Chevrolet Cruze Hatch.
Volkswagen Golf - vendas em novembro de 2013



O Ford Focus ficou com a terceira posição, com 149 unidades vendidas, seguido do Peugeot 308, com 137 carros.

carro Golf GTI 2014

O Hyundai i30, que tinha superado o Bravo no primeiro dia, com 18 unidades vendidas contra 16 do modelo da Fiat, agora aparece em último lugar, com 40 unidades vendidas, contra 67 do italiano.

carro Golf GTI 2014 - interior

Crescimento

A questão que fica para ser respondida ao longo dos próximos dias é se o VW Golf vai sustentar da liderança de vendas entre os hatchs médios, ou se será ultrapassado pelo Chevrolet Cruze.

carro Golf GTI 2014

Momentum

Um indicativo disso pode ser apontado pela aceleração das vendas, que é basicamente a variação relativa das vendas entre 05/11 e 01/11. O VW Golf ainda fica à frente do Cruze HB, com 118,28% contra 106,82% do norte-americano. O Focus cresceu mais: 154,76%, indicado que já pode estar refletindo vendas do modelo novo. Esse indicador preliminar aponta que o VW Golf está sustentando a liderança frente ao Cruze, enquanto o Focus cresce mais, porém partindo de uma base de vendas menor.


O campeão de aceleração de vendas foi o Bravo, com 218,75%, seguido do Peugeot 308, com 215,15%, enquanto o Hyundai i30 ficou em último, com 22,22%, evidenciando que nem mesmo a precificação agressiva do modelo sul-coreano está sendo suficiente para tirá-lo da lanterna.

51 Comentários

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  1. Isso só demonstra a grande "burrada" que a Volkswagen fez ao congelar o Golf no Brasil por tanto tempo. E olha que o Golf VII não é barato e o ágio é uma realidade nas Concessionárias. Tomara que a Volkswagen tenha aprendido a lição e que o modelo nacional seja (bem) mais barato, mas sem perder a qualidade do alemão.

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    1. Acho que o Brasil não perdeu nada com a não vinda das gerações V e VII do Golf.
      Começa que a geração VII nada mais é que a V reestilizada.
      E se for ver em questão de estilo, a geração 4,5 no Brasil ficou até mais bonita que a 5 européia.
      Então acho que a VW fez correto ao substituir o 4,5 pelo 7.

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    2. Corrigindo: "Acho que o Brasil não perdeu nada com a não vinda das gerações V e VI do Golf."

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    3. Só perdeu suspensão traseira independente, direção assistida, 5 estrelas no EuroNcap, espaço interno decente, design atualizado, garantia de 3 anos e muito mais. Só não falo do motor pq era bem capaz que viesse com o 2.0 velho, ou o 2.5 "antiquado" e com manutenção caríssima.

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    4. "suspensão traseira independente" que deu problema na Europa. Tanto que as versões Trend e Confort do GOlf 7 na Europa voltaram com o bom e velho sistema semi-independente, que é o mesmo do Golf 4,5.

      Direção assistida - a mesma do Golf 4,5

      "espaço interno decente" - o do Golf 4,5 já é relativamente bom.
      "design atualizado" - relativo. O Golf 4,5 é mais bonito e bem resolvido que o Golf V e VI. Aliás, quando saiu o Golf 4,5, rolou até um ciúmes na Alemanha, pois os designers consideraram que o brasileiro ficou melhor.
      "garantia de 3 anos - isso não tem nada a ver com geração de carro. Inclusive os VW Brasileiros tem garantia de 3 anos.

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    5. Carlos, faz-me ri. Se todos os funcionários da VW tivesse seu comprometimento, a rede seria 10 vezes melhor que a segunda colocada.

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    6. Aiiii, essa doeu, hein Carlos?

      Golf MK VII reestilização do MK V? Você que é fanboy da VW me dizendo uma coisa dessas?

      Não fala bobagem... O Golf MK VI que é o MK V reestilizado e com preço mais barato, já que o MK V foi muito criticado na Europa por conta do preço muito elevado para o segmento...

      O MK V usava braços da suspensão de alumínio e por aí vai. Tinha 80 metros de solda a laser, o que deixou ele com a carroceria 80% mais rígida do que a do MK IV.

      Só que... Isso deixou o carro caro demais. A VW lançou o Golf MK VI baseando no MK V e simplificando alguns aspectos, tais como a substituição do alumínio da suspensão pelo aço.

      O MK VII é inteiramente novo, nem a plataforma é a mesma. Então, não procede essa afirmação que "O Golf VII é o Golf V reestilizado"...

      Vá aprender um pouco mais sobre a VW...

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    7. Eu sei disso, corrigi isso depois que escrevi. Bastava olhar o post abaixo do meu.

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    8. Não corrigiu, não. Lê direito...

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    9. É verdade...então corrigo agora:
      "Começa que a geração VI nada mais é que a V reestilizada."

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    10. Agora, logo se vê que esse Golf V não era para o Brasil mesmo. Um carro caro para o padrão europeu, ficaria completamente inviável no Brasil.
      O povo reclama que a VW não trouxe o Golf V, mas não dava mesmo.
      Isso sem falar que no começo dos anos 2000 o Brasil tava numa crise brava, com risco de calote, dólar em R$ 4 reais no fim do mandato do FHC, economia desabanco, apagão e etc.
      Só depois em 2004 que começou a melhorar um pouco mais ficou bom mesmo lá para 2007. Aí em 2008 veio a crise internacional etc. Então não tinha jeito.
      O carro era caro demais para o Brasil e nosso mercado estava encolhendo.
      A melhor coisa que a VW fez foi manter o 4,5 em produção, que é um puta carro até hoje.
      E eu não gosto do visual do 5 e nem do 6.
      Do 7 sim, esse ficou top mesmo.,

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    11. Sempre achei os carros da VW com desenhos muito próximos, mas vi em um shopping em BH esse novo golf e a sua traseira é muito bonita, a frente ainda poderia ser mais ousada, mas, de uma forma geral, se eu não fosse aumentar a família olharia para esse carro com muito carinho, principalmente pelos equipamentos de segurança!! Tenho um carro da Nissan, que me agrada muito, acho que a Nissan tem as manhas de fazer bons carros e torço para os novos modelos do Jetta chegar com essa tal nova identidade no desenho para eu poder fugir dos fuscas ""corollas e civics" já o novo sentra não vem com controle de estabilidade e quatro airbags em sua versão de entrada....E o papai não tem grana para altima e fusion....

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    12. Desconfio que o tal de Carlos é funcionário da Volkswagen infiltrado no Blog, só pode.

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    13. Eu acho que ele deve ser algum acionista da VW... so pode!!! kkkkkkkkkk

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  2. Faça-me um favor né Carlos. Quantos dias foram computados em novembro mesmo?

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  3. Cara esse GTI é O CARRO meu!! Agora sim a VW resgata um GTI de verdade!! Esse chegou para marcar seu tempo tbem!! Meu sonho p 2016 quem sabe kkkkkkkkkk

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    1. Sim, este é "the car"
      don´t have for nobody!!!!

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    2. Mano espera o Golf R. 300 cv

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    3. Gof R não vem para o Brasil e é um carro inadequado para o Brasil.
      Não temos estrada para andar com um Golf R por aqui. Aliás, o Golf R não está à venda nem na Europa.
      Então eu não recomendo esperar Golf R. Se for para pegar, tem que pegar um GTI mesmo que é o top supremo de todos os carros até 110k a venda no Brasil. Aliás, eu diria que é o top supremo de carros até 130k a venda no Brasil.
      Quanto ao mané aí de cima que quer se fazer passar por mim, informo que, primeiro, você tem que se alfabetizar e aprender um comentário com mais de 1 linha e 3 palavras. Colocar o nome "Carlos" é fácil.
      Difícil é deixar de ser analfabeto funcional.

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    4. Bem se o Golf R é inadequado pro Brasil, pq aqui no Brasil vende Audi R8. Ferrari, Bugatti ...... são carros muito mais rápidos do que o Golf R. Eu concordo plenamente com vc que o Golf Gti é top de todos ate 130 k, mas não acho coerente vc me chamar de analfabeto funcional, pelo mero fato de eu ter o mesmo nome seu.
      att Carlos. R

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    5. Você esqueceu de uma coisa. Segundo o Carlos o Golf VII é melhor carro do mundo. Logo uma Ferrari não é nada perto de um Golf R, por isso não vem para o Brasil.

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  4. Man,

    Você gosta da VW e tem um carro da marca, nesse sentido, peço que me confirme como funciona a garantia VW.

    No site da empresa está escrito que a garantia de 3 anos é apenas para motores e transmissão, ou seja, A GARANTIA TOTAL É DE UM ANO para todos os carros, nacionais ou importados.

    Por exemplo, se um cliente compra um Golf 7 de R$85K com central multimídia e teto solar, depois de um ano, se der problema nesses dois itens, vidros/travas elétricas, alarme ou em qualquer peça da parafernália eletrônica do carro, eles estão ou não cobertos pela garantia VW?

    No meu entendimento está claro que não estão cobertos, mas como isso funciona na prática?


    GARANTIA VW CONFORME SITE DA EMPRESA:

    "Garantia de fábrica de 03 anos sem limite de quilometragem para defeitos de fabricação e montagem em componentes internos de motor e transmissão, SENDO O PRIMEIRO ANO GARANTIA TOTAL, sem limite de quilometragem, exceto itens de desgaste e manutenção periódica."

    A validade da garantia está vinculada ao cumprimento do plano de manutenção a cada 6 meses ou 10.000km na Rede Autorizada Volkswagen.

    Abrange todos os veículos Volkswagen, nacionais e importados, a partir dos modelos 2005 (agosto/04).

    Cobertura

    Motor
    Cabeçote(s) e suas partes móveis internas, retentores e juntas;
    Bloco do Motor e suas partes móveis internas, cilindros, retentores e juntas
    Cárter incluindo sua(s) junta(s).

    Transmissão
    Carcaça e suas partes móveis internas, retentores e juntas
    Diferencial e suas partes móveis internas, retentores e juntas
    Transmissão automática: adicionalmente aos dois componentes supra, embreagens de todas as velocidades, caixa de válvulas, conversor de torque e bomba do fluido hidráulico."

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    1. No caso da VW, pode-se dizer "La Garnantía Soy Yo". Trata-se da única marca que conseguiu se posicionar acima de todas as demais marchas não premium. A VW é uma espécie de "marca premium" de massa. Não chega no nível de Audi/BMW e Mercedes, mas está acima de todas as outras.
      Então a própria marca é uma garantia.

      Agora, a VW tem garantia de 3 anos para todos os seus carros, com garantia total por 1 anos.

      E para os veículos premium (importados) a garantia é de três anos total:

      http://www.vw.com.br/pt/servicos/garantia_de_3_anos/garantia_total_premium.html

      "A partir deste mês de janeiro, as linhas 2012 dos modelos importados Premium da Volkswagen, Jetta, Jetta Variant, Passat, Passat Variant, Passat CC e Touareg passam a contar com 3 anos de garantia total, sem limite de quilometragem. Os modelos Novo Tiguan e Amarok já contam com o período de 36 meses de garantia desde o seu lançamento."

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    2. O Golf VII, ao contrário dos VW's nacionais, tem garantia total de 3 anos, basta ir em qualquer concessionária para se informar. Você sempre procura fazer interpretações errôneas sobre coisas relacionadas à VW, da última vez você tinha dito que mês passado a VW teria vendido menos Golf VII do que planejavam, mas foram vendidos mais de 1300 unidades da sétima geração e apenas 500 da geração 4,5, segundo a Renavam.

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    3. Empresa boa para o Resec é a Gm, que faz o Prisma de 1.1 toneladas, com motor 1.4 e câmbio automático!!
      Bom carro o Prisma automático, talvez ele ande mais que o Del Rey 1.6 CHT Automático de 1983...quem sabe? rs..rs..

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    4. Menos, Carlos... Menos...

      Mas vamos lá.

      Rasec, ao que me parece, a linha VW "Premium" (a VW Brasil considera tais carros o Jetta, Novo Golf, Novo Fusca, Tiguan, Touareg, CC e Passat) tem garantia TOTAL de 3 anos mesmo. Nisso o Carlos tem razão...

      Pro restante de nós, reles mortais, hehehehehe... É de 1 ano de garantia total, mais 2 anos de garantia de motor e câmbio.

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    5. Vejo os comentários interessantes do Carlos sobre sua clara - e legítima - preferência pela tecnologia e confiabilidade alemãs, como ao falar "La Garnantía Soy Yo".

      No final, fica claro que ele é o consumidor mais racional que existe, deve-se admitir. Admirador da primorosa tecnologia alemã, mas, na hora de comprar, vai na opção com melhor custo/benefício: Toyota - confiabilidade, bom atendimento, boa qualidade de montagem, liquidez....

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    6. Fala Man!

      Enderecei meu comentário especificamente à você pois sempre batemos aquele papo agradável. Pois é, depois vi no site da VW que os carros importados tem garantia total de 3 anos, que é o mínimo que se espera hoje em dia. Para os nacionais, 1 ano, que dureza!

      Como sempre aparecem esses bicões indesejáveis onde não são chamados, o que não deixa de ser engraçado, vou me divertir um pouco com essas criaturas ...


      1) A VW é "superior" à todas as outras, então, é a marca que mais cresce em vendas no Brasil, certo?

      ERRADO. Em 2013, a VW foi a marca que mais perdeu mercado no Brasil (-13%).
      http://www.autoinforme.com.br/m5.asp?bloco=3&cod_noticia=1456&cod_pagina=381

      2) A VW é "superior", então, mesmo perdendo mercado, ainda é a marca mais vendida no Brasil, certo?

      ERRADO. Já tinha perdido há alguns anos a primeira posição no ranking para a Fiat e agora, em 2013, perdeu a segunda posição para a GM.

      3) Mas a VW é "superior", só dá garantia de 1 ano porque seus carros não quebram e por isso é a marca mais vendida para frotistas, certo?

      ERRADO. A Fiat é a marca mais vendida para frotistas.

      4) Tudo bem, mas italiano só sabe fazer pizza e a VW é "superior", então, nas vendas do varejo (consumidores como nós), é a marca mais vendida no Brasil, certo?

      ERRADO. A GM é a marca mais vendida no varejo, seguida pela Fiat. A VW ocupa apenas a terceira posição.

      5) A GM só faz carros beberrões e brasileiro não entende nada de carro, mas a VW é "superior", um tipo de "marca premium" de massa e domina o mercado mundial, certo?

      Errado. Os japoneses dominam o mercado mundial (Toyota, Honda e Nissan), seguidos pelos americanos (GM e Ford), depois vem os coreanos (Hyndai e Kia) e por fim vem os alemães (VW).

      6) Ninguém entende de carro no mundo, mas a VW é "superior" e se separarem as vendas por marca, é a líder mundial na venda de carros, certo?

      ERRADO. A Toyota é a marca mais vendida do mundo, seguida pela GM. VW em terceiro, com a Ford em quarto encostando nos chucrutes.

      6) Mas a VW é "superior", certo?
      CERTO.

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    7. Fala Leandro!
      Essa última resposta (6) foi só para a criança rebelde poder dormir em paz ... rsrs

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    8. 2) A VW (...) perdeu a segunda posição para a GM.

      No acumulado de jan-out/2013 a VW tem 18.73% do mercado, a Fiat 21.62% e a GM 18.20%.

      Má notícia para os haters: em fevereiro tem UP! no mercado. A Fiat e a GM tem o quê para 2014?


      A GM é a marca mais vendida no varejo, seguida pela Fiat. A VW ocupa apenas a terceira posição.

      No acumulado até out/2013 a BW tem 15,56% do mercado de comerciais leves, e a GM 13,16%.


      Os japoneses dominam o mercado mundial (Toyota, Honda e Nissan), seguidos pelos americanos (GM e Ford), depois vem os coreanos (Hyndai e Kia) e por fim vem os alemães (VW).


      Na boa, não sei por qual motivo o Resec mente tanto...

      http://247wallst.com/special-report/2013/09/13/the-worlds-largest-automakers/3/

      Se for pegar só carros, a VW finalizou em 3º em 2012, com 9.254 milhões de carros produzidos, enquanto a GM ficou com a 2º 9.285 e a Toyota a 1º, com 10.104.

      Em receita bruta e em lucro a VW esmaga a Toyota e a GM juntas. Aliás, pode somar o faturamento da GM e da Ford juntas que não a VW.

      Em faturamento, em 2012 a VW faturou mais de 260 bilhões de dólares, a Toyota 225 e a GM mal passa dos 160 bi.

      Enquanto a VW é a empresa mais lucrativa do mundo, a GM dá prejuízo de 9 bilhões aos contribuintes americanos.

      Pior ainda: a GM só existe porque o seu rombo foi socializado entre os contribuintes americanos....Enquanto a VW Gera lucro, empregos e renda para alemães...

      É pouca a diferença..

      E o Resec vem falar que Nissamn, Honda, coreanas...kkkkkkk

      Na boa, esse cara fumou algo hoje, só pode...

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    9. E tem mais: em 2013 a GM não tem nem 200.000 carros de dianteira para a VW no acumulado até setembro. Só que esses números não incluem os resultados da MAN, que é a divisão de caminhões da VW. Se colocar isso, a GM já cai para 3º posição.

      Enfim, o Resec hoje fumou algo bem pesado mesmo....o sujeito só falou que os sul-coreanos estão na frente dos alemães...kkkkkkk

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    10. Na mosca! Tiro certo! Pelo jeito, o bicão indesejável dormiu mal essa noite ... rsrs

      Detalhe, nas alucinações da criatura sobrou até para o blog, acusado de mentir, afinal, usei os dados das matérias publicadas aqui.

      A cereja do bolo:

      7) Mas a VW é "superior", então, o carro mais vendido do mundo é o Golf, certo?

      ERRADO. O Focus e o Corolla são os carros mais vendidos no mundo.

      Agora vamos aquela soma divertida que o fanático faz para justicar o injustificável.
      Quem sabe dessa vez ele inova e soma as vendas da Kombi Last Edition às vendas do Golf, para colocar o carro em primeiro ... rsrs

      Vai sobrar para o blog, de novo ... rsrs

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    11. Eheheh....esse Up nem chegou e já estão computando resultados para ele. O Golf já FOI o carro mais vendido. Se a GM foi salva pra mim nada tem a ver, se for assim a VW foi ajudada por Hitler. De qualquer forma, na minha opinião pouco importa quem é o mais vendido, e sim qual se adequa mais às necessidades do público, o que não é a mesma coisa, já que a maioria dos consumidores não tem conhecimento para discernir. Eu visitei vários países e o que eu percebi é que, sem generalizar: Americano não tem muita cultura, porém lá o consumidor é muito respeitado. Assim, eles consomem o carro que lhes apresente a melhor proposta em termos de garantia, segurança e custo de manutenção, independentemente da marca. Alemão conhece bastante de carro, porem compra basicamente carros alemães (Audi, Opel, VW, BMW e Mercedes), ou seja, ou são bairristas ou inteligentes, pois não querem exportar seus lucros, porém para frotistas a Fiat vende muito até na Alemanha, principalmente o Novo Ducato, que não tem aqui no Brasil. Francês compra mesmo muito Renault, Citröen e Peugeot e italiano compra muito FIAT, absolutamente normal. Na República Tcheca e Turquia a FIAT também vende muito. Bélgica compra bastante carro francês. Suíca e Áustria compra bastante carro alemão. O chairman da Fiat acabou de lançar um livro e ontem eu fui conversar com ele na Av. Paulista. Foi dito que a Fiat foi a montadora pesquisada que menos remeteu lucro ao exterior nos últimos 20 anos e a que mais reinvestiu no Brasil, diferentemente da VW que históricamente demite funcionários aqui no Brasil, contratando terceiros e remetendo seus lucros para a Alemanha. Assim, muitos de nós brasileiros pouco nos importamos se as empresas são sustentáveis, se remetem lucro ou reinvestem no Brasil (como a Mercedes-Benz). O que vale para o brasileiro é ter o o carro que "dá pau" nos outros (como dizem alguns fanáticos nesse blog) e seja bonito para impressionar os vizinhos e dane-se a sociedade do resto do país, dane-se a Gurgel, a FNM, Marcopolo, etc. As pessoas não lêem balanço das empresas, somente revistas tendenciosas de carros. E assim caminha a humanidade....

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    12. O Rasec é bem viajado mesmo. Gosta de marcas americanas e sempre tenta puxar a sardinha para elas. O fato é que a VW é a 3° maior montadora, porém é a que tem a melhor rentabilidade. A GM é uma empresa quebrada, que apenas sobrevive porque o governo dos EUA impediram sua falência, ao injetar bilhões dos contribuintes americanos. A VW ainda é a 2° no Brasil, no acumulado, porém, com o lançamento do Up!, Saveiro cabine dupla, reestilização do Fox, substituição dos motores antigos pelo novo 3 cilindros e o 1.6 também da família EA211 a VW tende a ganhar mercado. A GM renovou toda a sua frota e continuou a produzir os antigos(agile, classic, celta) e mesmo assim não conseguiu tirar a 1° posição da Fiat, o que demonstra sua total incompetência, pois tem muito mais carros de volume que a VW, por exemplo. Só de hatches e sedãs populares: Celta, Onix, Prisma, Classic, Agile, Cobalt, enquanto a VW possui Gol, Fox e Voyage.

      Sobre o Focus ser o mais vendido, o que isso tem de mais? Ele possui 2 carrocerias com propostas diferentes e concorre com Golf e Jetta. Se ele concorre com os dois e não consegue vender mais que ambos, então não é tão bem sucedido. E o mais interessante é observar que o Focus é muito mais barato que o Golf VII em todo o mundo, que é o indicar da percepção de qualidade do consumidor. Ou seja, o consumidor entende que o Golf é superior ao Focus, por isso aceita pagar bem mais. Ao Focus resta apenas o melhor custo benefício, infelizmente.

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    13. Recomendo ao Anônimo (12:14) um pouco mais de leitura para uma melhoria do nível de conhecimento e apresentação de argumentações menos equivocadas por aqui.

      VENDAS GERAIS ACUMULADAS ATÉ OUT/13 FENABRAVE
      1) Fiat - 19,64%;
      2) GM - 19,41%;
      3) VW - 17,99%;
      4) Ford - 9,39%.

      VENDAS NO VAREJO (SEM FROTISTAS) ACUMULADAS ATÉ OUT/13
      1) GM - 19,07%;
      2) Fiat - 17,82%;
      3) VW - 15,78%;
      4) Ford - 10,18%.

      VENDAS NO VAREJO OUT/13 FENABRAVE
      1) Prisma - 6.222 unidades;
      2) Cobalt - 5.254;
      3) Classic - 5.238;
      4) Voyage - 4.135.

      Lição 1: oferecer carros diferentes no mesmo segmento não é incompetência, isso se chama diversificar, para poder atender clientes com diversos perfis de compra. É uma estratégia muito usada no mundo dos negócios. No caso da GM parece estar dando certo, afinal, OS 3 SEDÃS COMPACTOS DA MARCA, Prisma, Cobalt e Classic, venderam mais do que o Voyage no varejo (sem frotistas) em out/13.

      Lição 2: sobre a liderança geral nas vendas do mercado em 2013, percebe-se a clara evolução da GM que já está ameaçando a liderança da Fiat e se distanciando cada vez mais da VW.

      Lição 3: Nas vendas do varejo (sem frotistas), a GM já assumiu a liderança em 2013, superando a Fiat e a VW, de uma só vez.

      Lição 4: renovar é necessário no mundo dos negócios, a GM fez isso e ganhou mercado. A VW não fez direito a lição de casa e em 2013 foi a marca que mais perdeu mercado no Brasil (-13%). Tudo isso é normal, os chucrutes acordaram, estão investindo mais no Brasil e correndo atrás do mercado perdido.

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    14. Um funcionário da GM e u m da VW brigando....

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  5. Golf VII uma beleza, uma nave e tal. O problema da volkswagen é a reposição de peças desse carro. Comprei um dos primeiros e depois de uns 15 dias tive um pequeno acidente com a roda dianteira direita, atingiu a suspensão, nessas ruas de MERDA que temos aqui no brasil, peças, amortecedor a gás, barra, balança e outras pecinhas. Estou sem o carro quase um mês e ainda nada. E isso é de responsabilidade da volks inclusive a legislação prevê - a montadora deve suprir peças em qualquer tempo.



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    1. 8) "No caso da VW, pode-se dizer "La Garnantía Soy Yo". Trata-se da única marca que conseguiu se posicionar acima de todas as demais marchas não premium.
      Então a própria marca é uma garantia." Certo?

      ERRADO. Garantia de dor de cabeça, como o caso desse colega, que infelizmente deu azar e precisou de peças de reposição para o "The very best".

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    2. Começando por essa propaganda ridícula de "The very best". O mais engraçado é que tiraram o "Você conhece, você confia". Provavelmente porque tem mais gente como eu, que conhece e, portanto, NÃO CONFIA !

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    3. Por isso eu aguardo a fabricação no Brasil, carro importado nesse caso, de acidente ou quebra, é dor de cabela na certa cara!!! Não só a VW mas com as outrs tbem, Vide amigos com o new fiesta sedam, atropelou um cahorro, quebrou itens da frente do carro e já tem mais de um mês esperando peças!!

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    4. Sem a menor dúvida, todo e qualquer carro importado sofre com uma maior desvalorização e com um maior custo de manutenção, além das possíveis dificuldades na reposição de peças.

      Carros pequenos e médios (como o Golf) nacionais geralmente acabam sendo uma opção de compra mais racional e tranquila.

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    5. É isso mesmo ! Começando por alguns fatores que até fogem das montadoras, como greve dos portuários, greve dos fiscais da receita, etc.

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  6. o golf v veio pra cá sim em forma de jeta a volks que não quis importar o hacth na época....

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  7. vi um golf hj ,dia 06-11-2013, quarta feira , branco , com teto solar, e na boa , carro feio demais , meu deus ! Frente dele só nao da pra dizer q é igual do voyage pq o capu parece ser mais alto. mas se olhar sem saber preço, ninguem fala q custa 100 mil . pode ter motorizaçao , espaço interno e acabamento bom, mas q é feio é .

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  8. Essse GTI preto nas fotos está muito bonito, que carro!! Se pudesse, compraria hoje esse GTI na cor preta. Se esta estoria acima do Anonimo (puts!) é verdadeira, é preocupante o fato das peças da suspensão não terem chegado em 30 dias . Sugeriria ao Blog fazer uma pesquisa junto as concessionárias VW de Sao Paulo, se as peças da suspensão dianteira estão disponiveis e quanto custariam (3 autorizadas das maiores seria o suficiente). Falta de peças num carro novo e caro e ainda parado é duro para qualquer mortal, principalmente se for o único carro da família.

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  9. O dono do blog postou na página do Honda Si que o Golf 7 é melhor que BMW. Só digo uma coisa: Eu tenho BMW desde 99 e já tive 2 carros "Das Auto". O dia que a VW tiver 10% do pós-venda da BMW aqui no Brasil eu posso pensar em voltar a ter VW.

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    1. Paulo Vanderlei Lisboa14 de novembro de 2013 às 20:59

      O Golf GTi ganhou comparativos contra BMW 125i, Focus ST, Volvo V40, Audi A3, Mercedes Classe A AMG 250 ... Não à toa, o Golf mk7 foi eleito o Carro do Ano na Europa em 2012.

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  10. Golf 7 melhor carro no Japão, feito inedito, comprei um GTI cinza carbono.... ja tive corolla, cruze, BM,... o Golf é infinitamente superior! estou com ele a quase 2 meses.

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    1. Comprou Cruze BM e Golf e ainda não sabe escrever?

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