Os dados do mercado automotivo brasileiro do mês de outubro de 2013 trouxe pela quarta vez no ano a General Motors à frente da Volkswagen em termos de participação de mercado, tendo a montadora norte-americana ficado com 19.41% de participação, contra 17.99% da alemã. Além disso, a GM se aproximou da Fiat, que ficou com 19.64%, apenas 0.23% à frente.

Chevrolet Agile 2014

Para avaliar se esse resultado é uma tendência, colocamos o gráfico abaixo, que mostra a evolução da participação de mercado em 2013 de Fiat, GM e VW.


Mercado automotivo brasileiro - market Share Fiat, GM e VW

O gráfico acima mostra que há uma tendência clara de declínio da participação de mercado da Fiat ao longo do ano, que caiu de 23,79% em janeiro para 19,64% em outubro. A Volkswagen também tem uma tendência de queda, já que, em janeiro, detinha 20,51% do mercado e, agora, 17.99%.

A tendência da GM é de ampliação de sua fatia: no começo de 2013 a norte-americana detinha 17,87% e agora chega a 19.41%, sendo que o crescimento mais forte foi visto a partir de maio.


Market Share - oito maiores empresas automotivas do Brasil

Mercado automotivo brasileiro - market Share

Quando se observa a evolução das oito maiores empresas, nota-se também uma tendência de crescimento da Ford e Renault, e uma relativa estabilidade em suas participações de mercado para as demais montadoras.

38 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não sei qual a explicação, já que para mim a GM detém a gama de modelos mais horríveis do mercado, vide Cobalt, Agile, Sonic, Montana, Onix, Prisma. .Para mim só salva o Cruze hatch...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ampla gama de modelos, desde Celta,passando por S10 e culminando no Camaro.Só falta modelos mais utilitários como Doblo,Ducato e Fiorino

      Excluir
    2. Por isso que GM está crescendo. Só não vende mais pois seus veículos são caros se comparados aos da mesma categoria.

      Excluir
    3. Em SP que é o maior mercado do Brasil a GM nada de braçada, há muitas promoções e os carros são vendidos com bons descontos, sendo o melhor custoxbenefício em diversas categorias.

      Excluir
  2. Nas vendas do varejo para consumidores como nós (sem frotistas), a GM já lidera o ranking.
    Marcas mais vendidas no varejo (sem frotistas) em 2013, segundo a FENABRAVE:

    1) GM - 19,07%;
    2) Fiat - 17,82%;
    3) VW - 15,78%;
    4) Ford - 10,18%;
    5) Hyundai - 7,09%.

    Comparando com os dados de 2012, nas vendas do varejo (sem frotistas), a VW foi a empresa que mais perdeu mercado em 2013 (-16%), seguida pela Fiat (-5%).

    Na outra ponta, a Hyundai foi a empresa que mais cresceu em Market Share em 2013 devido ao sucesso do HB20 (+100%), seguida pela Ford (14%), com o New Fiesta e nova geração do EcoSport.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo, pois a VW terá que reagir. A primeira resposta foi o Golf VII, a segunda será o UP e por aí vai. E a Fiat o que prepara? Será que ela acredita que vai manter a liderança por muito tempo com Pálio, Uno, Siena e Strada somente?

      Excluir
    2. É isso mesmo Jhoneribas e Rasec. Eu particularmente não acredito que somente o Up será suficiente pra virar esse cenário. O meu entendimento é que brasileiro gosta é de novidade e como a GM renovou a linha completa....

      Excluir
    3. Mesmo a própria GM admitindo que o design dos seus carros é de gosto duvidoso, (Link: http://www.noticiasautomotivas.com.br/gm-vice-presidente-de-desenvolvimento-de-produtos-nao-quer-mais-carros-horriveis/), particularmente eu não gosto dos carros da marca.

      Não gosto do design, acabamento, ergonomia e do comportamento dinâmico dos seus carros, filtrado e anestesiado demais.

      Mas... Se compram, é porque tem muita gente que gosta...

      Paciência. Se brasileiro gosta e vende do jeito que é...

      Excluir
    4. Vc é igual ao carlos cara....td pra vc a volks é a melhor..ou melhor...o golzinho é o melhor.....para cara...naum é pq vc tem um q ele é o melhor do mundo..o ônix..anda mais q ele......e tbm..tem o palio...q vc tanto odeia...o palio 1.6 poe o seu golzinho no chinelo tem mais cv..e torque..ou seja.."humilha" o gol......deve ser por isso q vc odeia tanto um..hehehe...a única diferença entre vc e o carlos é q pra ele é o golf....vc é o gol...sem mais...
      fora isso....

      Excluir
    5. Argumentação completamente pobre e sem fundamento, brother Anônimo.

      Ah, então carro se faz só pelo motor? Tá. VOCÊ acha isso... Eu não.

      E desde quando eu afirmei que Gol é o melhor do mundo? Me fala onde escrevi isso, por favor.

      Se eu não gosto de marca X ou Y, eu provo e pronto. Não sou hater ou fanboy... Até porque não ganho porra nenhuma pra ficar defendendo marca alguma.

      E eu gosto da VW, mas sei muito bem no que ela peca. O Carlos é fanboy descarado e odeia as outras marcas por odiar.

      Ah, sim... Já tive carros da Ford também. Um Ka e um Escort, ambos ótimos carros dentro do que eles propõem a ser e superiores aos similares do mesmo segmento.

      Pare de falar asneira e venha conversar como gente grande... Sem essa de que "meu carro põe o seu no chinelo porque tem mais cv e torque"... Isso é conhecimento mecânico de boteco e prova de que você não sabe interpretar as coisas que lê.

      Sem mais,

      Excluir
    6. Jhoneribas,
      Acho que a Fiat precisaria agilizar os lançamentos de novos carros para poder recuperar a liderança nas vendas (sem frotistas), perdida para a GM esse ano.
      Do jeito que está, a GM está ganhando mercado mês a mês e está se aproximando da também da liderança geral de vendas (varejo + frotistas) em 2013 (19,64% Fiat, 19,41% GM). As tendências de perda de mercado da Fiat e da VW são claramente mostradas no gráfico dessa matéria.

      Leandro,
      O Up vai concorrer com o Novo Uno, que vende muito bem, mas também acho que só isso não será suficiente para a VW recuperar todo o mercado perdido em 2013.

      Excluir
    7. man on the edge :

      quer dizer q pra vc o gol tem mais conforto que um palio ou um ônix?!!...vc afirma que os carros da volks são melhores acabados,mas naum entendo..sabe pq..pq todo gol q eu vejo ou ando naum é isso que parece...todos..eu digo todos..os carros nacionais populares..tem um acabamento pobre e ridículo...aagora pra vc naum..pra vc so o golzinho de merda...é o melhor e outra....eu canso de ver vc socando o pau em modelos de outra marca sim,e protegendo carros da sua marca favorita..pra vc...e outra...se pra vc..um carro naum precisa ter torque e cv...se isso é conhecimento de boteco...o que vc me diz..vc falar de acabamento de carros..isso é conhecimento de q????e quem é vc pra falar que eu estou falando asneira...poe uma coisa na sua cabeça...cara...ninguém tem q concorda com o q vc gosta...eu msm tenho um black fox 2012..(q tem um acabamento melhor q do gol ou tbm naum tem?????)e nem por isso fico criticando acabamento de outros carros de outras marcas,sabe pq...pq ninquem tem q gostar do q eu gosto....e outra c pra vc motor naum é nada..pq vc naum compra uma bicicleta pra vc com um acabamento de primeira.....

      Excluir
    8. Ohhh, puxa, Anônimo... Como você entende de carros...

      Nossa, você tem um FOX? Ah, então ele não é um popular? Ok, ok... Tem versão 1.0, mas NÃO é um popular porque "não é Gol".

      E mais uma vez pra provar que você não entende NADA do que se escreve por aqui... Onde que afirmei que motor não precisa ter torque e potência? Eu disse que carro não se faz APENAS disso, e não o que pensou...

      E quando eu disse que "Gol tem mais conforto do que Palio ou Onix"? Diga onde...

      E acabamento de carros, eu olho nos ARREMATES (sei lá se você sabe o que é isso), ENCAIXE das peças e MONTAGEM. E nisso, afirmo que existem duas montadoras que estão na frente das outras, que são a VW e a Honda.

      Eu não gosto nem um pouco do Fox, mas sabe qual o motivo? Apesar de ser bem-acabado, a ergonomia dele é bem diferente do Gol e Polo. Não gosto da posição de dirigir dele, muito alta. A proposta de condução do Fox é um pouco diferente do Gol...

      Aliás... Não é porque gosto da VW que não vou criticar o que ela faz... Gol G4 eu acho um lixo, com ergonomia deficiente e bem inferior à do G5. Aliás, o G5 é um bom carro sim, mas tem seus defeitos... Porta-luvas RIDÍCULO e porta-trecos das portas apertados e quase inúteis.

      Agora, se você é do tipo que acabamento é a "mesma coisa que design", então vá rever seus conceitos... O Gol tem a mesma qualidade de ACABAMENTO de um Jetta no que diz respeito à MONTAGEM e não aos MATERIAIS, que são bem simples. Mas até aí, né... Olha os segmentos de mercados que eles disputam, bem distintos.

      Ah, sim... A proposta do blog é permitir que todos postem suas opiniões sobre carros e/ou marcas X ou Y. E sabe porque não gosto do Palio? Porque tem acerto de suspensão molenga, que não me agrada. Fora as rebarbas no acabamento e as falhas de montagem, com vãos irregulares na carroceria e as portas desalinhadas. Ah, mas você valoriza só o motor? Tá, tem que andar mais mesmo... É mais potente, tem OBRIGAÇÃO de andar mais.

      Onix, sabe qual o problema dele? Apesar de ter qualidade geral superior ao Palio, eu não gostei do acabamento dele. E GM, decididamente, não me atrai nem um pouco, tanto pelo design, quanto pela dinâmica, que acho muito anestesiada e sem sal.

      EU não gosto e expresso os meus motivos. Se tem quem goste, oras... Gosto é que nem bunda, cada um tem o seu. Só ver o Rasec... Ele gosta da GM e a gente convive muito bem mesmo com opiniões distintas.

      Sabe por qual motivo? Ele é equilibrado, explica as razões, tem argumentação decente e, melhor de tudo, ENTENDE o que escrevemos.

      Agora, diz uma coisa, hein? Esse lance de achar que carro X é melhor do que carro Y porque "tem mais potência e torque" é coisa de quem tem problemas com a virilidade e quer se autoafirmar... Tsc, tsc...

      E outra... "Golzinho de merda" é boa. Tem um Fox e se acha superior a mim? A plataforma e a mecânica são as mesmas... Aliás, qual o direito de alguém se achar superior à outra pessoa só porque tem carro X ou Y?

      Mais uma coisa: se não gosta do que escrevo, porque entra aqui e fica lendo? Pra ficar postando ainda mais bobagens? Basta não entrar...

      Vá procurar o que fazer, amigão. Aprenda a conversar sobre carros de maneira adulta e não com esse seu conhecimento de boteco... Um bom curso de interpretação de textos já ajudaria bastante...

      P.S.: Aliás... Sabe quais carros não-VW que realmente me interessaram numa compra para substituir meu "Golzinho de merda"? Peugeot 208 Griffe, Fiesta sedan mexicano, Focus II 1.6 16v... Sabe porquê? Porque eu reconheço que esses carros são muito bons no que se propõem a ser, com bom acabamento e qualidade geral boa, mesmo sendo de outras montadoras...

      Excluir
    9. cara..esse é o ultimo comentário que eu faço sobre seus comentários....primeiro volto a dizer....olha o q vc escreve sobre minha pessoa...vc nem me conhece e já c juga no direito de tirar conclusões sbre mim???..presta atenção cara....ate agora naum estou t ofendendo ou duvidando da sua masculinidade....se vc acha q naum sou homem o problema e teu cara....sou muito bem casado com filhos...naum tenho q provar nada pra idiota babaca naum.....sobre o assunto...vc q naum deve ta entendendo o assunto...daonde eu falei q so pq tenho um fox...ele sou melhor ou pior q evc.??...apenas falei q querer comparar o acabamento do fox com o gol ...naum tem como..pq o fox e bem melhor acabado q o gol......e sobre eu naum entender de carro??!!como sabe q eu naum entendo o sr todo podero conhecedor de carros???...a única coisa q falo e q pra vc nada presta a naum ser carro da volks foi so...e vc é o q??..vc é dono d multinacional ou trabalho profissionalmente com carros ??quem é vc pra ofender,insultar e diminuir alquem????como eu falei respeito opinião de tds...mas pra vc td é ruim...so volks q naum..so falei isso..c t ofendeu so eu ter escrito isso aki, se naum sabe tc civilizadamente...era so vc me avisar q eu naum escrevia nada..sobre a volks pra vc...e outra...cara..mas uma vez eu t aviso....pare d me dirigir ofensas...pq eu naum estou de ofendendo(ainda.....),a naum ser q criticar uma marca de ofenda.....

      Excluir
    10. bom amigos calma .,,vcs estão muito exaltados..hehe...bom na minha opinião...gosto e gsto..tods nos gostamos de carros..e com isso..claramente um gosta d uma marca outro de outra...eu mesmo já tive um gm (corsa 1.4 2008 muito bom d dirigir..),e um volks(gol bola 1999 tbm muito bom apesar de ter tido um pouco de dor de cabeça com ele....hhehe),e agora se tudo der certo estou fechando um palio Sporting vermelho com teto....muito lindo o carro....eu naum vi rebarba como o amigo falou e as falhas de montagem como ele citou. e nem a suspensão molenga(eu acho ela melhor q de carros da volks...mais confortável ao meu ver...minha opinião..)...mas a opinião é dele..eu naum vi isso...e eu achei o carro lindo...se pra um ou pra outra é uma porcaria naum vale nada..dane-se...pra mim é lindo e vai me satisfazer muito no meu dia a dia...o importante pra mim e o q eu acho e se estou feliz...o resto...bom o resto é o resto......

      Excluir
    11. Man,

      Eu já tive carros da Toyota, Ford, GM, VW, Fiat, Renault, Mercedes e atualmente tenho um Mitsubishi. Todas as marcas tem suas virtudes e pontos que precisam ser melhorados, sem exceção.

      Eu gosto mesmo é de carro seminovo (até três anos de uso), pouco rodado (até 20.000 km), único dono, com um bom custo x benefício, e pode de qualquer marca.

      Geralmente demora, mas quando aparece uma dessas "moscas brancas", de boa procedência, com preço campeão, eu acabo não resistindo.

      Sobre suas opções atuais para troca de carro, eu sou meio suspeito pois adoro carros seminovos, mas iria de Focus 2 GLX 1.6. Olha esse 2012 com 12.500 km, por R$38,5K. Quem chegar com R$35K leva o carro.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/ford/focus/1-6-glx-16v-flex-4p-manual/4-portas/2012/10884598

      Excluir
    12. Luiz e Rasec:

      Sabem o que me emputece? Me emputece ler coisa de gente que não sabe interpretar as palavras. Luiz, você gosta da Fiat, eu da VW e o Rasec da GM... Temos opiniões distintas, mas nem por isso vou ficar batendo boca com vocês. GOSTAR de uma marca é uma coisa... Ser fundamentalista ou extremista como Carlos, é outra. Nem mesmo eu aguento as coisas que o Carlos escreve...

      Mas tem uma coisa: pelo menos o Carlos não se esconde no anonimato. Já alguns...

      Por essas e outras eu falo: Maldita inclusão digital!

      Sim, eu critico mesmo os carros. Da mesma forma que quem não gosta do Gol (ou qualquer outro carro), também vai criticar.

      Eu não gosto de carro molenga de suspensão, mas há quem goste. Também não gosto de rebarbas no acabamento, mas tem quem não ligue muito pra isso...

      E como vocês leram na resposta do indivíduo, notaram que o cara escreveu, escreveu e escreveu, e não expressou absolutamente NADA? Não explica os motivos dele, ignora as coisas quando questionado... Isso chama-se "FALTA DE ARGUMENTAÇÃO DECENTE".

      E engraçado...Eu disse que comparar carro só pela potência e torque é coisa de nego com problemas de virilidade, o sujeito já ficou nervosinho...Se a carapuça serviu, o problema não é meu.

      Como um antigo personagem do Chico Anísio já dizia: "A IGNORÂNCIA É QUE ATRAVANCA O PROGRESSO!"

      Excluir
    13. cara man on the edge...

      isso é complicado,msm..vc falar uma coisa e ser interpretado com outra....e fods msm...mas eu msm...como já falei já tive carros da volks e gm...esse é meu primeiro fiat...espero q me de bem com ele assim como fui feliz com os outros....sobre gosto é como já foi falado é relativo msm..cada um tem o seu..eu msm pelo - por enquanto naum tenho uma marca que eu goste mais ou menos....por isso eu msm já tive gm,vw e agora meu primeiro fiat...como eu falei tive um corsa e dois vw um gol e tbm tive o msm carro q o anônimo falou ai o black fox...exelentes carros dentro das suas propostas..a a única coisa d diferente e a serviço das autorizadas q pra mim na gm foi melhor q na vw,pois eu achei absurdo eu ter levado meu carro pra fazer revisões periodicamente e so descobrir q os amortecedores dianteiros estavam ruim com outro mecânico de fora da cc...isso me chateou com o serviço naum com a marca,tanto é q se tudo der certo na minha vida...penso em um dia ter o golf...q pra mim ficou um super carro,maravilhoso msm..(putz..agora o carlos vai ficar louco de ler isso ne..rs),tbm tem outras opções como o cruze da gm q tbm acho show...,agora o q naum adianta é agente querer se matar por causa de marca x ou y ,sendo q pra eles pouco importa se agente gosta ou naum...pq tem quem goste e compre....fora isso infelizmente temos q conviver com isso respeitando o q cada um gosta...e ser a pessoa ta feliz com sua escolha....isso é o q realmente vale...abraços a tds do blog...

      Excluir
    14. Luiz:

      Esse negócio de autorizada é foda mesmo... Um pós-venda que não posso reclamar foi da Ford, onde nunca tentaram me empurrar coisa desnecessária e fizeram os serviços conforme o manual.

      O da VW, não é ruim. Só que tenho que ficar esperto com a "empurroterapia", que joga o valor da revisão lá em cima. Tirando isso...

      E sobre o que escreveu... Analisando friamente, o novo Golf é a opção que tem maior equilíbrio do segmento. Tem acabamento e construção muito bons, boa dinâmica de condução, equipamentos, tecnologia... Um bom carro e que a concorrência terá trabalho pela frente, já que o Golf é um projeto mais novo e superior. A merda dele é só o porta-malas, simplesmente pífio para um carro do tamanho dele...

      SE o Focus III tivesse o acabamento pelo menos do nível dos Focus II (cujo hatch acho melhor resolvido e bonito), aí sim, eu afirmaria que seria um concorrente ao nível do Golf. Mas, do jeito que está... Para mim, não.

      Gol, Fox e Palio são bons carros dentro do segmento. Cada um vai atender a pessoas que gostam de características X, Y ou Z num carro.

      Abraços

      Excluir
    15. verdade cara..eu já tive o prazer de ver o novo golf pessoalmente..e realmente o acabamento interno dele ..naum tem o q falar mal,so c a pessoa falar so pra irritar o carlos..rsrsrs,realmente a tecnologia embarcada do msm é pra fazer a concorrência chorar de desespero...fora q ele é o menor entre-eixos...mas é o q oferece maior espaço interno para passageiros....mas vamos ver...parece q ate 2015 a gm tbm vai trazer um novo cruze com uma nova plataforma...tão revolucionaria como a do golf.....sobre o focus..realmente a ford deu um tiro no pe..o carro e tão bom quanto o golf...mas a versão mais completa...(titanium plus...q naum é mais plus..vai entender ne?Rrs),so q pelo preço q ela cobra vc compra um golf VII com pacote Elegance ainda com teto...(85000 reais enquanto o focus é um pouco mais caro),realmente tbm o acabamento do focus II é bem melhor do q o do novo...mas vai entender a ford ne?RS..fora isso cara...isso é bom pra tds nos...concorrência...a única marca q eu naum compraria o hatch ou sedan médio...é a fiat..pq pagar o q eles cobram pelo bravo ou linea.....naum da ne?!!!...mas apesar das diferença tbm acho o cruze um belo carro..e tbm pq naum o focus...(se ele baixa-se o preço ficaria mais bonito tbm..rsrs)..mas blz..cara..o q vale é a concorrência cada vez maior e q isso faça nossos carros ficarem cada vez melhores e mais completos.....
      abraços tbm amigo!!!

      Excluir
    16. Não aprenda errado com o outro lá de cima, ou se já escrevia assim mude. Naum, não existe!

      Excluir
  3. Na minha opinião se a GM tivesse o desenho dos novos carros da Ford ou da Hyundai já seria líder a tempos.
    Mas aí pergunto aos mais conhecedores do assunto, vendo a concentração de vendas das três grandes, qual seria a real influência do número (maior) de concessionários destas, nas vendas.
    Sim pq p/ mim quanto maior o número de concessionárias maior o número de carros vendidos.
    Uma outra pergunta, teríamos como ver as vendas por regiões?

    abraços

    CignusRJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que falta na GM, carros mais belos aliado a tradição da marca.

      Excluir
  4. Isso quer dizer que mesmo com desenhos de gosto duvidoso, muitas falhas etc a imagem da GM continua intacta,tive muitos GM no passado hoje não compro mais carros dessa montadora,mas é questão de gosto,cada um compra o que acha melhor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a GM está surpreendendo com esses desenhos duvidosos.

      Excluir
  5. Essa notícia só demostra que brasileiro não sabe comprar carro mesmo.
    Líder é a Fiat com seus carros de 5ª categoria.
    Agora a GM, que faz carros pesados, com motor fraco, lentos e beberrões.
    Nem vou falar do estilo, pois é chutar cachorro morto.
    Brasileiro tá mals mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW que vc adora tanto, só tem Golf, Amarok, Passat, Jetta TSi e Touareg o resto é tudo porcaria, ou seja, carros baratos se escolhe por gosto e por facilidade em pagamento. Se for olhar qualidade você não compra nada, pois são todos grandes porcarias.

      Excluir
    2. é verdade carlos...bom é vc...so vc sabe comprar carro,apesar que pra uma pessoa que fala que o golfssauro IV é melhor que cruze entre outros...já era de se esperar essa opinião....é como o amigo unknow escreveu,volks so tem os carros acima,fora isso o que ela tem????...golzinho 1.6 que toma pau de ônix..1.4?????...faz me rir cara...volks tem grandes carros mas no andares de cima...pq dos populares ....com a chegada de hb 20,onix...temos tbm o palio 1.6(anda bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm mais q o golzinho 1.6 e o ônix...so perde pra hb 1.6..)
      então cara pre de falar besteira...e entendo q hj em dia..os carros da volks vão sofrer com isso msm..o povo acordou um pouco..naum é como antes q a volks oferecia de item de serie o tapete do carro e td mundo ficava feliz...hj em dia o povo ta querendo mais q isso......

      Excluir
    3. O Sr. Carlos se acha o dono da razão e só cai em contradições...desinformado e baba ovo de VW,a maioria já escolheu os carros que querem ,seja eles com mais tecnologia,ergonomia e dirigibilidade que os satisfazem,queira vc ou não.Então pare de ficar se achando o dono da razão e não fale mais asneiras...a maioria decidiu mudar e vc com seu pensamento fechado e ultrapassado fique no seu mundo Golf,é um direito seu,só seu....

      Excluir
    4. concordo F Hb...esse cara já deu o q tinha que dar...so escreve besteira criticando carros de outras marcas...pra eles e pra alguns aqui so os carros da volks prestam...mas esquecem q na volks é a q cobra mais caro e da mesma pra seus clientes em relação as outras(so falta na volks o tapete ser opcional...hehe),eu msm graças a deus ...com a força dele acabei de comprar um palio Sporting vermelho 2013/14 com teto lindo...(na minha opinião) e vai me satisfazer no meu dia dia se deus quiser !!!e naum é pq alguns fanboys aqui criticam o carro q eu vou deixar de comprar....abraços !!!!!

      Excluir
    5. É isso ai,cada um tem um gosto,uns gostam de uma determinada marca outros de outras,livre arbitrio.Uma coisa são esses fanboys da Vw que se acham experts de tudo,darem opiniões,outra coisa é se acharem os donos da razão.Parabéns pela sua nova viatura,eu tenho um Cross fox 13/14 vermelho completão com teto também,por enquanto ele me atende,apesar de ser fan assumido da Gm,cada um no seu e é isso que é importante!!!Ver falhas tudo bem,mas ai ser dono da razão...

      Excluir
  6. O mercado apenas mostra a cultura deste pais. Um carro que lidera por 50 anos o mercado passou por mais de 1 zilhão de retifica de motor continua na ponta. Carros populares a preço de carros de super luxo em outros paises.

    ResponderExcluir
  7. Outro detalhe, greve dos bancos fez diferença...

    ResponderExcluir
  8. O ideal seria as 3 primeiras perderem participação de mercado, e as outras montadoras aumentarem, de forma que o mercado se torne mais competitivo, mas já é um avanço esse mês nenhuma ficar acima dos 20% de participação, sendo que anos atrás as três ficavam, e a Ford acima dos 10%.

    Há alguns avanços, como o HB20, que poderia ter feito a diferença se tivesse mais carros pra entregar na primeira metade do ano, e o Sandero, que não sentiu a concorrência dos novos Hyundai, Onix e Palio, e se mantém no top 10 mesmo prestes a ganhar uma pesada reestilização.

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que a VW tem força para reagir,Hyundai vem subindo bem e olha Fiat indo ladeira a baixo lá em cima no gráfico...

    ResponderExcluir
  10. a vw ja esta lançando novos motores, tem o up!, saveiro cabine dupla 4 portas, e o jipinho taigun...acredito q esta faltando para vw he um sedan no stilo de espaço do cobalt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está faltando o Santana. Mas por enquanto esse lugar é do Pólo Sedan, que ainda deve ficar por um bom tempo.

      Excluir
    2. Acho que não... A VW já anunciou que vai tirar o carro de linha em 2014.

      Melhor. Nunca "pegou" por aqui, mesmo sendo um bom carro.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem