Os próximos números de vendas da FENABRAVE, especialmente as estatísticas relativas a outubro e novembro, vão apontar a realidade do mercado automotivo brasileiro hoje: estagnação de vendas. Na realidade o mercado já vinha dando sinais de que tinha problemas há algum tempo, que conseguiram remediar com promoções.


Entretanto o momento de ajuste chegou. Os estoques em setembro já estavam em níveis insuportáveis, e em outubro a situação está pior. As vendas estão ocorrendo apenas com modelos que vivem bons momentos de mercado, mas no geral a situação está ruim tanto para o mercado de 0KM quanto semi-novos e usados.


O cenário para os próximos meses é desanimador, visto que a taxa de juros SELIC está aumentando e, com isso, o financiamento tende a ficar ainda mais caro, tornando ainda mais difícil ao consumidor a a aquisição do automóvel.

Esse quadro leva as montadoras a pressionar o governo por maiores reduções de impostos, movimento que está em curso por meio do lobby automotivo em Brasília. Entretanto, para o consumidor a notícia não é ruim.

Afinal, concessionárias com estoque lotado e vendas paradas é um terreno fértil onde descontos generosos são ofertados para efetivar as vendas.

Usados

O mercado de usados e semi-novos também está parando. Há casos de lojas com carros em estoque há 120 dias, e vendedores que não fazem outra coisa senão mudar os carros de posição no estacionamento para dar a impressão que têm novidade.


Conclusão

Mercado parado e estoques elevados é o cenário ideal para o consumidor, que fica em posição de vantagem na negociação, podendo exigir descontos elevados para a concretização da venda.

Com informações: Automotive Business

27 Comentários

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  1. Aí vem a dona Dilma baixar o IPI pra "desenvolver o Brasil". PIADA! Política populista de curto prazo não resolve a situação econômica do Brasil.
    O povo se endividou e por isso que se vê tanto carro com busca e apreensão, pátios lotados. Triste realidade.

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  2. O que as malditas montadoras tem que fazer é tirar alguns carros de linha:
    Celta, Classic, Uno Way, Palio Fire, Gol g4, Fiesta Rocam, Àgile, Tucson, Pegeout 207 para citar alguns. Só por aqui esta mania de produzir a porcaria nova e a antiga. E tem reduzir IPI uma P%##@. Chega de sermos roubados. Tem é que reduzir os lucros dessas empresas pilantras que sustentar as outras filiais a nossas custas.

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  3. Rapaz tbm tenho uma raiva dessa coisa de lançar um carro novo e continuar com o antigo.
    Uno Mille/Uno Vivace... Gol G4/Gol G6.... Fiesta Rocam/New Fiesta... Corsa Classic/Corsa Sedan,
    Outra nojeira é suspender um pouquinho a suspensão botar um quebra mato e dizer que é Off Road tipo: Fiesta Trail; HB20 X; Gol Cross e outros por aí..
    Mais uma que incomoda são as séries especiais... Bravo Volverine... Gol Copa... Fox Rock in Rio.. Clio O Boticário... aff...

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  4. Reduzir IPI ? Crise do mercado ? Pátios cheios ? As Montadoras continuam aumentando os preços de seus veículos ao invés de realizarem promoções...
    Como o mercado pode está estagnado ?
    No no Brasil mesmo. Não tem que baixar IPI algum, as montadoras é que devem abaixar os seus preços, igual ao que aconteceu com o I30 1.6... o baixa ou não vende
    Deixa a água começar a bater no pescoço

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    1. Assino em baixo em três vias. O cidadão tem que se ferrar pagando imposto sem ver retorno, mas as montadoras sugadoras não podem reduzir a margem de seu lucro exorbitante.

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    2. só pra ser justo. Comprei um carro há 2 meses. 91 mil na NF. O carro custou 38 mil. Os impostos 53 mil. Sempre sentei o pai em montadoras. Mas o ladrão é outro.

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    3. verdade que impressionante seu carro 91000 e vc pagou 38000
      O resto imposto fax me ri rsrsrsr.

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  5. O que está acontecendo é que ou o cidadão está com dificuldade em financiar e manter as parcelas, ou ele já estaria indo para o segundo parcelamento e sabe a dificuldade em se fazer isso, além de saber que certamente é o pior investimento que ele estará fazendo, ou seja, perdendo dinheiro e não ganhando em qualidade, pois as novidades aumentaram R$ 10 a 30 mil no mínimo. Consumidor paciente é consumidor consciente, aguardemos os autos estoques e as promoções, porém estas promoções são enganosas. E ordem é esperar, esperar e aguardar, pois o carro parado é dinheiro se perdendo, deixem virar o ano para ficar com o pepino na mão dos fabricantes.

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    1. E o cara vai pulando de categoria, mas os hatch médio deram um pulo de 55 para 70 mil, fora tanto outros exemplos.

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    2. Aliás, os sedãs médios, de R$ 60 para 80. Os hatchs pequenos "premium", de R$ 44 para 55... E o brasileiro comprando... O povo perdeu a noção! Um Tracker por R$ 76 mil, com ágio vai pra 87.500 (anunciado na web)... e o brasileiro comprando... é gostar muito de ser feito de PALHAÇO! As montadoras agradecem, as agências adoram, o governo (mais imposto) delira. E assim caminha a humanidade.

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  6. Tomará que piore ainda mais, daqui a pouco vai ter i30 a preço de hb20, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

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  7. Um carro compacto por 50k, um médio por 70k.... se deixarmos como está, a tendência é subir ainda mais.

    Como as vendas estão em baixa é uma ótima oportunidade para forçar a queda dos preços.

    É só não comprar agora. Sejamos pacientes que os preços devem cair em pouco tempo.

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  8. Sabe o que é, o sujeito compra uma bosta 80 mil e dois anos depois só acha 40... Negada fez isso uma, duas vezes, nos últimos 4 anos, mas a maioria já percebeu que o valor do novo está incoerente.. É isso mesmo, brasileiro é deslumbrado, mas não é tão burro como se lê por aí.

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    1. Vc se preocupa com o preço de revenda de suas havaianas? Então. Tem muita, mas muita gente que paga porque pode. Não dá pra criticar porque os padrões mudam. Aliás, os que pagam não perdem tempo aqui.

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    2. Nao estou criticando quem faz, estou constatando que tem muita gente que fez achando que podia mas ao perceber as perdas deixou de fazer.

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  9. O i30 deve cair ainda mais. Em 2010 chegou a vender 4000 unidades ao mês quando o preço era 50k... era o hatch médio mais vendido. Subiram os preços para 75k e substituíram o motor 2.0 por um 1.6 achando que o brasileiro pagaria assim mesmo. Hoje não vende nem 400 unidades! Uma queda de 90% nas vendas. Agora resolveram abaixar os preços para 63k e o motor em breve será substituído por 1.8. Ainda deve cair mais nos próximos meses. Isso mostra a força que o brasileiro tem quando decide não comprar um veículo.

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    1. Força que brasileiro tem? Por favor!!! Brasileiro é o povo mais idiota do mundo. É roubado em tudo, e continua comprando. É roubado e abusado pelo próprio Governo que coloca lá, não exige nada em troca, e na próxima eleição, vota nele de novo. Compra carro que custa R$ 56 mil no país vizinho, por 76 mil, ou R$ 87 com ágio (Tracker..Golf) só porquê é novidade. Malham tanto os argentinos, mas eles não fazem essa idiotice. Por isso o carro lá tem preço justo. Se aumentam, não vende. Força? Nem inteligência!

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  10. Realmente é a melhor época. E também pra garimpar veículos encalhados. Tome o meu exemplo.
    Ano passado queria gastar até 40 ml em um sedan pequeno. Minhas opções:
    Fiat Grand Siena Attractive 1.4 sem opcionais - R$39.990, já emplacado. Impostos e seguro por fora. Sem descontos. Descartado.
    Ford Fiesta Sedan 1.6 no pacote mais completo - R$37.990, com IPVA, mais mil pra emplacar.
    Promoção com seguro grátis. Até então era a minha escolha.
    Volkswagen Voyage 1.6 I-Trend (ar, dh, trio, abs, airbags) - R$39.500, mil pra emplacar e o resto por fora. Devido a opiniões de parentes e conhecidos foi descartado.
    Nissan Versa - fui muito mal atendido na concessionária - descartado.
    Chevrolet - estava vindo de um Celta. Basicamente, Chevrolet nunca mais.
    Renault Symbol Privilège 1.6 16v com ar digital e ABS - R$36.990, já emplacado, seguro por R$850, resto por fora. Minha escolha, opiniões de parentes e internet mais favoráveis que o Fiesta, mais barato, e um carro mais caprichado no geral. Pretendo ficar com o carro por 5 anos, atenuando a alta desvalorização.

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    1. Desses ai, escolhi o Versa. Fui ver o Voyage tava 40.000,00 versão 1.0, é de lascar pagar isso em um carro manco com esse motor.

      O Versa ficou por 35.700,00 - 1.6 versão intermediária - SV, bem completo. E fui bem atendido na concessionária...

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    2. Esse valor de 40k está exagerado para a versão 1.0! Pelo jeito você colocou todos opcionais possíveis. Ai realmente fica caro! Compensa mais a versão 1.6 i-Trend que deve ficar pouca coisa a mais!

      Tenho um Voyage 2013 1.6 i-Trend completo... me custou 42k!

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  11. "a situação está ruim tanto para o mercado de 0KM quanto semi-novos e usados." não entendi essa parte da matéria, tem carro semi-novo que não é usado??

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    1. Papo de vendedor. Na verdade semi-novo até 10 mil Km, usado é o restante ou qdo vc vai vender particular.

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    2. kkkkkkk... Interessante sua colocação. Ou o carro é 0 km ou é usado. Semi-novo nada mais é do que um carro "pouco usado", mas ainda assim é um carro usado!

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    3. Lorota de vendedor, da mesma laia que inventou o carro "completo", que só é Ar, direção, vidros dianteiros e travas elétricas. O que mais vejo é: completo + cd, completo + alarme, completo + roda... Pra mim completo é com todos os opcionais disponíveis.

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    4. O pior de todos os anúncios é aquele: "Completo (-ar)" KKKKKKk!!!

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  12. Não comprem mais carros por 03 meses. Verão as montadoras pagando para tirar dos pátios.
    Não COMPREM CARROS NOVOS E NEM USADOS.

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