A Toyota Motor Corporation superou a General Motors Co. (GM) e todas as outras montadoras, pela segunda vez em três trimestres, em vendas globais de automóveis. A maior empresa do Japão e suas controladas venderam 2,5 milhões de veículos no período de julho a setembro, um aumento de 2,8% ante o ano anterior. As vendas do terceiro trimestre da GM subiram 5,5% para 2,4 milhões de veículos, enquanto a Volkswagen AG atingiu, excluindo caminhões pesados, cerca de 2,33 milhões automóveis, de acordo com dados das empresas.


O recente sucesso da Toyota ajudará a empresa a anotar lucro recorde no presente exercício fiscal - e é resultado, segundo analistas da industria automotiva, da política de desvalorização do Yen (moeda japonesa) implantada pelo primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe. Só em 2013 a divisa nipônica desvalorizou 11% frente ao dólar, tornando os produtos japoneses mais baratos no restante de mundo e, assim, impulsionando as vendas.



Com o resultado, as ações da Toyota já subiram 58% este ano, enquanto as da GM subiram 23%. As ações da Volkswagen tiveram pouca alteração em 2013. Nos nove primeiros meses de 2013, a Toyota também superou a GM, com vendas de 7,41 milhões de veículos contra 7,25 milhões da GM e 7,03 milhões de carros da VW.

China

No maior mercado do mundo, o chinês, a GM e a VW vendem de três a quatro carros para cada unidade da Toyota. As vendas da GM na China em 2013 subiram 12% para 745.026 veículos, enquanto a VW estima que suas vendas no gigante asiático, incluindo Hong Kong, cresceram para acima de 800.000 carros.

Fonte: Bloomberg

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Matéria com requintes sutis de crueldade, que deverão causar grandes emoções por aqui, para a alegria geral ... rsrs

    ResponderExcluir
  2. VW e GM só vendem na china porque chinês aceita qualquer porcaria, assim como os brasileiros. Não que os carros da VW sejam todos porcarias (muito pelo contrário, estão acima da média no Brasil), mas essas empresas tem um grande know-how em relação a carros populares, com uma ampla gama que atende o mercado chinês, o que a Toyota não tem.

    Além disso, há um grande racha entre japoneses e chineses, com inúmeras tensões econômicas e sociais, culminando em taxas de importações diferenciadas e, ainda, uma quase xenofobia contra os produtos nipônicos em solo chinês.

    No mais, acho que essa é uma boa divisão. GM e VW invadem a china com seus populares recauchutados (na qual são especialistas), enquanto a Toyota se estabelece como uma marca de qualidade superior, com seu maior percentual de vendas em mercados mais desenvolvidos (que exigem produtos de maior qualidade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Etios é o que?

      Excluir
    2. VW acima da média no Brasil??? tem certeza??? a VW ate hj usa o velho motorzinho 1.6 de 104 burritos...

      Motor 1.6 hj tem no minimo 120 cavalos!

      Excluir
    3. O Mico do Etios nem parece ser fabricado pela Toyota. E pior a Toyota tem um compacto descente que é o Yaris, mas como o brasileiro aceita qualquer coisa estão nos empurrando esse MiquEtios.

      Excluir
    4. É fato que a Toyota está entrando de gaiato na faixa dos "populares", na qual VW e GM dominam. Por isso que ainda tem poucos modelos nessa faixa que são líderes de vendas, mas, de qualquer modo, com o tempo ela deve se aprimorar nessa faixa de preço.

      A VW tem a companhia da Audi, que a ajuda a fazer carros razoáveis, porém sem a qualidade Audi por completo - vide o Golf e A3, com diferenças notáveis. Já a Toyota se estabeleceu sobre uma plataforma de melhor qualidade e não precisa piorar modelos superiores para vendê-los como "premium".

      Enquanto isso a VW vende o Gol G4 no Brasil e a GM... empurra o Celta.

      Excluir
    5. Depende do mercado 20:57. Na Europa a VW reina soberana, com liderança na Alemanha, nos EUA Toyota e GM brigam pau a pau. Não tem essa de dizer que VW e GM só vendem para mercados pouco exigentes. Cada uma tem um perfil específico, de acordo com o mercado. São empresas globais, de alta tecnologia e estão acostumadas a um mercado muito competitivo, quem não tem competência morre no meio do caminho.

      Excluir
  3. Carros mais vendidos no mundo pelas quatro marcas líderes de mercado:
    1) Toyota - Corolla;
    2) Chevrolet - Cruze;
    3) VW - Golf;
    4) Ford - Focus.

    O domínio do mercado automotivo global pelos japoneses e americanos fica ainda mais evidente se somarmos as vendas do top 10 mundial de marcas (vendas 2013 de janeiro a agosto):
    1) Japão (Toyota, Honda e Nissan) - 9,3 milhões;
    2) EUA (Ford e GM) - 7,5;
    3) Coréia (Hyundai e Kia) - 4,0;
    4) Alemanha (VW) - 3,9;
    5) Itália (Fiat) - 1,2.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem