Com a chegada da terceira geração do Focus o segmento de médios-compactos recebeu um forte sopro de atualização. Cenário é diferente entre hatches e sedãs. O primeiro perdeu participação em grande parte por falta de novidades e o segundo está consolidado por representar alinhamento quase total com modelos existentes no exterior.

carro novo Focus 2014 - Ford

A Ford decidiu aumentar o foco (com perdão do trocadilho) justamente no sedã em razão de histórico baixo índice de aceitação frente aos japoneses Civic e Corolla, além do Cruze. Quanto ao hatch, sua vida foi facilitada pelos longos anos de pouco investimento no Golf. Agora abriu duas frentes de batalha: contra o Golf VII e ainda o novo Corolla (primeiro semestre de 2014).

carro novo Focus 2014 - Ford

Entre as decisões estratégicas da Ford está a igualdade paulatina de produtos em todas as suas fábricas no mundo. Hoje a diferença pode chegar a dois anos, mas deve cair para 1,5 ano, em média. No caso do Focus haverá na Europa reestilização frontal no próximo ano. 

carro novo Focus 2014 - Ford

O modelo atual, no entanto, deverá ser o primeiro automóvel produzido na região (no caso, Argentina) a obter o máximo de 5 estrelas no critério Latin NCAP, em teste de impacto patrocinado, já em novembro.

carro novo Focus 2014 - Ford

Motor de 2 litros/178 cv também é primeiro flex com injeção direta capaz de funcionar com etanol puro (nos EUA, 15% de gasolina). Garante partida até 10 °C negativos, sem ajuda de gasolina ou preaquecimento elétrico, graças principalmente aos 150 bar de pressão de injeção (30 vezes maior que a indireta convencional). 

carro novo Focus 2014 - Ford - Motor 2.0 Flex

Ganho de potência foi de 13% e consumo médio caiu até 15%, só possível com injeção direta, um recurso caro. Motor de 1,6 L manteve partida com preaquecimento elétrico e injeção convencional, mas ganhou 5 cv (agora 135 cv) e nota A (máxima) pelo critério Inmetro.

carro novo Focus 2014 - Ford

Estilo do novo Focus é atraente, em especial desenho do teto do sedã e lanternas traseiras do hatch. Interior tem acabamento cuidadoso, bancos envolventes e painel em espuma injetada (toque macio) em toda a extensão, material caro que concorrentes aplicam com parcimônia. 

carro novo Focus 2014 - Ford - interior - painel

Versões de topo oferecem vários equipamentos sofisticados como tela tátil de 8 pol. e assistência mãos-livres para estacionar. Faltam para-brisa com faixa degradê e pintura interna do capô na cor externa. Freios traseiros a tambor, nas versões de entrada, não se justificam pelo bom nível do carro. Porta-malas do sedã perdeu 105 litros: agora, 421 litros, o menor do segmento.

carro novo Focus 2014 - Ford - traseira

Avaliação inicial do Focus sedã, na região vinícola de Mendoza, Argentina, mostrou destaque tradicional em dirigibilidade – ainda melhor com direção de assistência elétrica – e comportamento exemplar em curvas. Motor de 2 litros, único disponível nesta versão (no hatch há as duas possibilidades), tem funcionamento bastante suave. 

carro novo Focus 2014 - Ford - painel de instrumentos

A caixa de câmbio automatizada de duas embreagens e seis marchas funciona melhor do que no Fiesta: trocas rápidas e exatas. Desempenho geral reflete certa inferioridade a concorrentes com motores turbo de potência inferior.

carro novo Focus 2014 - Ford

Preços vão de R$ 60.990 a R$ 87.990 (hatch) e R$ 69.890 a R$ 89.900 (sedã). São bastante competitivos, inclusive na montagem dos pacotes e na oferta de equipamentos de ponta. Garantia completa de três anos.

RODA VIVA

MERCEDES-BENZ confirmou a produção de automóveis no Brasil. Além do GLA, um SUV compacto na mesma arquitetura do Classe A, recém-apresentado no Salão de Frankfurt, fabricará também o novo Classe C, a estrear no Salão de Detroit, em janeiro próximo. Pequeno município de Iracemápolis, a 150 km de São Paulo, foi o escolhido graças à infraestrutura do estado.

COINCIDENTEMENTE, investimento de R$ 500 milhões é idêntico ao anunciado pela Audi, duas semanas antes (17 de setembro). Da mesma forma, capacidade de produção inicial de 20.000 unidades/ano para ambas. E parece combinado, mas não foi: as duas marcas alemãs escondem o terceiro produto para completar 30.000 unidades/ano: os hatches Classe A e A3.

CERTAS decisões técnicas não deveriam tardar tanto. No caso, uma caixa de câmbio automática atualizada, de seis marchas, com respostas precisas, sem trancos ou hesitações. Dessa forma, o Citroën C4 Lounge entrega bom compromisso preço-desempenho, mesmo com o motor de 2 litros/151 cv, que mostra casamento perfeito, em uso urbano e em estradas.

VEM AÍ uma leva de motores com turbocompressores de menor cilindrada (técnica de downsizing), fabricados no Brasil, para atender, tanto metas obrigatórias como incentivadas, de redução de consumo de combustível. Preferidos serão motores de 1,4 litro, mas também os de 1 litro serão resgatados da situação atual, meio no limbo das preferências dos consumidores.

ESTÁ mais fácil solicitar indenizações do seguro de acidentes chamado popularmente de obrigatório (DPVAT, sigla quilométrica criada pela burocracia). Toda a documentação pode ser levada a qualquer agência dos Correios (desde que não esteja em greve...) para dar início ao processo, sem a necessidade de intermediários. Espera-se, assim, diminuição de fraudes.

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fernando@calmon.jor.br
Twitter: @fernandocalmon

32 Comentários

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  1. Merece se destacar.

    Excelente carro.

    O sedan antigo deixa o Corolla a ver navios em termos de comportamento dinâmico. Mas, como o que acaba ditando as tendências é o design, perdeu feio em vendas.

    Quanto ao hatch, desculpem-me os apreciadores das demais marcas, mas o Focus, tanto o MK1 quanto, principalmente, o MK2, são sim superiores em comportamento dinâmico, conforto e estabilidade.

    O i30 antigo, 2.0, é excelente em estabilidade e comportamento, motor redondo e econômico, mas um tanto duro.

    Cruze Hatch, 308 também, mas padecem do mesmo mal. São ótimos, mas em virtude do eixo de torção são obrigados a apelar a pneus de perfil mais baixo e maior dureza em suspensão para terem comportamento mais esportivo. É a história do cobertor curto: se puxa em cima, falta nos pés; se cobre os pés, falta em cima.

    Golf 4 e 4,5: sei que vai chover críticas, mas só comparo o 4,5 com o Focus MK1, porque com o MK2 não tem comparação. O Golf é um tesão de dirigir, principalmente aquele câmbio manual inigualável no mercado nacional, mas não está no mesmo nível do Focus MK2. Aproxima-se muito do MK1.

    Esse novo deve estar um espetáculo e teria vaga garantida em minha garagem, visto que estou trocando o MK1 (tenho um MK1 2003 1.8 16V e também um MK2 2012 2.0 16V).

    Infelizmente já desisti antes mesmo de testar.

    Esperava que a Ford trouxesse ao menos no Titanium a opção do Ecoboost 1.6, como fez com o Fusion e o Ecoboost 2.0.

    Também esperava que viessem as paddle shifts, como no Fusion. Não vieram.

    Por fim a pá de cal, pelo menos pra mim: já no meio do ano que vem a Ford lança a frente nova, estilo Aston, do restante da linha. Em menos de um ano meu Titanium de R$ 80 mil estaria desatualizado.

    Ontem fui à concessionária VW da minha cidade e fechei negócio no Golf VII.

    Comprei um Highline DSG branco, teto solar, rodas Madrid e pacote Elegance. Bancos alcântara preto com tecido. Exatamente como queria.

    Paguei exatamente o valor de tabela sem um centavo sequer de ágio: R$ 84.770,00. O carro chega no final de novembro.

    O negócio agora é segurar a ansiedade.

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    1. E ae Marcelo, então somos brother de carros, rsrsrs... também comprei um igualzinho ao seu.. irmão gemeo... tbm estou ancioso pra receber a máquina... parabéns, e você fez uma ótima escolha viu... hehehe

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    2. Acho que esse branco vai bombar. Na concessionária que comprei tinham uns 15 brancos na listagem, todos vendidos.

      Aliás, não tinha mais quase nada em estoque em outras cores também.

      Aquele azul é muito bonito também. Muito mais bonito ao vivo que em fotos.

      parabéns pra você também. Fizemos uma ótima escolha.

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    3. Só a título de curiosidade e respeitando os gostos e preferências de cada um, não sei se já é o efeito positivo no mercado com as chegadas do Focus 3 e do Golf 7, mas a Hyundai/CAOA está vendendo o I30 1.6 AT6 por R$67K, aquele mesmo carro que custava R$75K.

      Detalhe, se chegar com R$65K no dinheiro, leva o carro na hora.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/hyundai/i30/1-6-mpfi-16v-flex-4p-automatico/4-portas/2012-2013/10444013

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    4. Marcelo,

      Peguei no dia 28/09 um Highline Elegance prata tungstênio mecânico com teto solar. Paguei o preço de tabela, nem um centavo a mais. Recebo o carro na próxima semana (05/10).

      Fiquei impressionado com uma coisa: todos os estavam no pátio da concessionária (uns 10) já tinham sido vendidos, mecânicos e DSGs. Os que chegarão nas próximas semanas, também chegarão vendidos, não importando se mecânicos ou DSGs. Uma loucura !

      Se uma pessoa entrar hoje na concessionária que comprei o meu para adquirir um Golf, só receberá o carro em meados de dezembro !

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    5. Aqui em Brasília está asim também. Venderam tudo, absolutamente tudo. Os consumidores compraram até o carro que era para teste-drive! Não teve como não vender pois tava dando briga de consumidores pelo carro, então os gerentes resolveram nem colocar o carro em test-drive e optaram por vender.
      Jà está chegando uma leva nova de carros mas tudo vendido também. E algumas concessionárias cobrando ágio de 10k em todas as versões.
      Hoje, em Brasilia, não tem nem carro para ver, pois quem comprou já pegou o carro ou exigiu que tirasse do show room pois não queria o povo entrando e mexendo.

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    6. Marcelo, concordo em praticamente tudo que vc falou. Fui um feliz proprietário de um Focus MK I (1.8 16v) ótimo carro, o único a rivalizá-lo era o Golf IV, que sempre gostei também, dirigi em diversas ocasiões (grande carro) mas nunca tive um. Depois de ter outros carros (entre um Focus e outro) comprei em 2011 um Focus MKII Sigma, ótima estabilidade, bonito, grande carro, inclusive com um sistema de som original muito bom. Mas por motivos apresentados por você e outros meus, desisti de esperar o Focus III, e fechei na semana passada com um Civic 2014. O japonês tem ótima reputação no mercado, mas eu imaginava que não rivalizasse com o Focus em estabilidade, mas estava enganado o carro é muito estável e repleto de recursos tecnológicos com pouca ou nenhuma apresentação no próprio site da Honda. Resultado: o carro surpreende. Enfim continuo fã de carteirinha do Focus, mas agora também faço parte dos fans do Civic, queria um carro mais formal assumindo minha "tiozisse" (rsrs). Mas o fundamental que queria dizer, é que ninguém consegue uma ótima reputação no mercado à toa.

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  2. O problema desse novo Focus é que ele de fato não é novo.
    A plataforma é a mesma do Focus 2, e ainda a Ford conseguiu deixar o carro maior por fora e menor por dentro. Ele tem menos espaço interno que o Focus 2, menor porta-malas.
    E entrega um estilo que só é "novidade" no Brasil, porque no resto do planeta já está datado.
    Pior: esse "novo" Focus não tem um estilo com a mesma identidade dos demais carros da Ford no Brasil, e o modelo europeu será reestilizado no resto do mundo.
    A mecânica também deixa a desejar, já que o motor 2.0 de 178 cv toma um pau feio do 1.4 do Golf, e o Golf ainda bebe muito menos.
    Enfim, de modernidade esse Focus não tem nada: é grande, pesado, beberrão, apertado por dentro e com estilo que já está ultrapassado.
    Entretanto, ele é superior a todos os demais concorrentes do mercado. Ele é melhor que o Cruze, que o 308 e melhor que "aquilo" que a Fiat chama de "hatch médio"...
    Só não é melhor que o Golf, até mesmo pq o GOlf está em uma categoria muito acima de qualquer outro do segmento dele. O Golf, na realidade, é superior ao BMW Sèrie 1, ao Mercedes-Benz A200 e ao Audi A3. Então se ele é superior a esse "trio" de hatchs premium, os demais não tem nem como concorrer.
    A realidade é uma só: não há termos de comparação do Golf 7 com qualquer outro carro. Qualquer decisão de compra de um hatch médio entre 68k e 90k que não seja a de um Golf 7 é fundamentalmente ERRADA.

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    1. tão beberrão, q conseguiu ser mais economico q o golf em estrada rsrsrsrs

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    2. Chega ser hilário a falta de respeito as opiniões e gostos....fundamentalmente ERRADA...Um carro pode ter mais espaço, mais atual que outro, mas, as pessoas quando vão comprar carros não olham só para isso...A questão do gosto é FUNDAMENTALMENTE IMPORTANTE. É O QUE ME AFASTA DOS MODELOS DA VW..TODOS COM CARA DE GOL...

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    3. Então dar a opinião agora é "falta de respeito"?
      O fato é que comprar qualquer outro hatch médio acima de R$ 68k que não seja o Golf é sim uma decisão PROFUNDAMENTE EQUIVOCADA.
      Afinal, como justificar pagar mais para ter um carro (qualquer um) que anda menos, gasta mais, tem menos espaço interno, é mais inseguro, menos moderno, com menos equipamentos e de pior acabamento.
      O fato, quer os haters gostem, quer eles não gostem, é que o Golf 7 é muito superior a qualquer coisa que existe no mercado brasileiro na sua faixa de preço e isso não se resume aos hatchs compactos. Ele é superior inclusive aos hatchs premium, e isso não é uma "questão de gosto". É objetiva: mecânica, dados de consumo e desempenho, preço, itens de série.
      A verdade é uma só: quem comprar um carro hatch entre 68 e 90k que não seja um Golf 7 está tomando uma decisão pouco inteligente e de baixa qualidade. Simples assim.

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    4. Não é bem assim não.

      Eu comprei o Golf porque o julgo mais acertado que os hatchs premium nacionais, mas superior ao BMW 118i ele não é. Pode valer mais a pena em termos de custo X benefício, mas tecnicamente o acerto do 118i é soberbo.

      Não é porque comprei o carro (Golf) que vou sair por aí falando isso.

      Eu fui ver o Mercedes, andei no carro, gostei bastante, mas tendo em vista o que oferece pelo preço cobrado, eu optei por economizar meu suado dinheiro e poupar R$ 25.000,00 nessa brincadeira.

      Quanto a desempenho e consumo relacionado ao Focus, cuidado.

      No teste da Auto Esporte desse mês, com o Focus sedan, que é ainda mais pesado que o hatch, o Focus perdeu no 0-100 por pequena margem (8,4 X 9,1), retomadas parelhas tendo ganhado de 80-120, ou seja, quando o motor enche (40-80 3,9 X 4,1, 60-100 4,8 X 5,6 e 80-120 6,7 X 5,9) e o Focus ganhou todas as frenagens.

      Em consumo foi testado só com álcool, mas a 4R testou com gasolina e o Focus foi mais econômico na estrada.

      Então, não existe essa lavada não.

      São carros muito competentes e os tops desse mercado.

      O que concordo com você é com relação a design. Gosto muito desse Focus, mas já vai mudar. E ainda que o Duratec Direct seja ótimo, eu queria o Ecoboost.

      Por isso que optei por comprar o Golf.

      Mas entendo perfeitamente se alguém optar pelo Focus. E não acho que seja equívoco comprá-lo. Mero exercício de vontade.

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    5. O Carlos sempre acaba sendo xiita nas suas considerações. Mas eu acho q ele está certo quando diz q o Golf é o melhor hatch de 68 até 98k, isso é indiscutível.

      Mas optar pelo Ford, não seria tao ruim assim, tendo em vista q ele é bem melhor que os hacths atuais do mercado (Cruze, 308, Bravo, etc...)

      Pra mim, o diferencial mais importante do Golf é ele ser feito na Alemanha, é outro padrão de qualidade de construção em todos os sentidos, infinitamente superior aos dos países latinos americanos, q é o caso do Focus feito na Argentina.

      Vale lembrar que o calcanhar de Aquiles do Golf é o seu seguro, mas acho q vale cada centavo p ter um carro no padrão germânico.

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    6. Quando um cara chega com a família para comprar um carro e se a esposa ou os filhos não gostam do carro X e gostam mais do carro Y, então, o sujeito deixa de comprar o carro X por causa do gosto familiar, mesmo o carro X sendo mais rápido, mais espaçoso e mais caro. É algo justificável para mim. Acho que a compra de um carro não é um investimento, sendo assim, não é racional, a variável gosto pesa muito nesse modelo matemático. Em termos racionais, deveríamos olhar também, desvalorização, preço do seguro dentre outros..
      Em termos individuais, eu olharia, segurança, por exemplo: quantos airbags são realmente de série, vem com controle de estabilidade e tração, com GPS integrado. Seria as minhas primeiras exigências e depois desenho do carro..

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    7. Esse negócio de respeito as opiniões impondo outro como fosse verdade absoluta é complicado. Como eu falei...Para deixar mais real o argumento deveríamos levar em contar o gosto individual, algo do tipo, qual o peso em relação ao design do carro. Eu por exemplo vejo comparações e avaliações ótimas do Fluence, cabe no bolso, mas, não consigo gostar da sua cara de bagre, assim, não o compraria apenas por ser um bom veículo, o mesmo eu digo para esse golf...Quando fui trocar de carro, na minha casa ninguém queria o Jetta por não achá-lo bonito...Resultado, não desagradei a minha família, comprei um da mesma categoria tão bom quanto...

      Apesar de achar o golf, mais carro que o focus...Não concordo com as colocações do Carlos...

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    8. Marcelo, cara agente pensa igualzinho... incrível, compramos o mesmo carro ponderando as mesmas coisas.... eu tava de olho na 118i também, por mais que o Golf tenha ganhado os comparativos contra os hatches premium lá fora, nós brasileiros ainda damos muito valor ao status que envolve ter um bmw, por isso confesso ter ficado balançado... mas o custo/benef falou mais alto nesse Golf..
      Acho que a Volkswagen foi muito, muito esperta nisso, o Golf é atualmente o único carro que está no degrau do meio... está um degrau acima do Cruze, Focus, 308, etc e um degrau abaixo (em preço pelo menos) que 118i, A3, Classe A, etc.
      Acho que com essa faixa de preço a VW fez com que o Golf se torne uma escolha emocional para o pessoal que tava pensando num carro de até 60 mil e acaba gastando um pouco mais pra ter o Golf, e será uma escolha racional para quem pode gastar 100 mil em um carro e optando pelo Golf economiza um pouco em relação à uma marca premium....

      by Leonardo

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    9. Anônimo (14:00),

      Design, como sabemos, é um dos quesitos mais importantes no mundo moderno em quase todos os produtos, afinal, ninguém compra o que acha feio, seja uma roupa, seja um carro, e o seu relato confirma isso.

      Os comparativos do mundo virtual refletem apenas as análises entre quesitos tangíveis tais como motorização, espaço interno, etc, etc.

      Já os comparativos do mundo real, ou seja, as vendas efetivas de cada carro, refletem uma análise de todos os quesitos (tangíveis e intangíveis) que determinam a decisão de compra dos consumidores.

      Falando em preferências de quem realmente compara e compra, como foi o seu caso, vamos aos sedãs e hatches médios mais vendidos no Brasil em Set/13:

      HATCHES
      1) Sport6 - 1.765;
      2) Focus 2 - 1.711;
      3) 308 - 867;
      4) Bravo - 750;
      5) Golf 4,5 - 743.

      SEDÃS
      1) Civic - 5.247 unidades;
      2) Corolla - 4.356;
      3) Cruze - 2.803;
      4) Jetta - 1.352;
      5) Fluence - 1.053.

      Vender mais não significa que o carro é melhor em tudo, claro, mas significa que, no geral, as qualidades (tangíveis e intangíveis) dos líderes de mercado atendem melhor às necessidades DA MAIORIA dos consumidores que compram aquele tipo de carro.

      "Qualidade é adequação ao uso" - J. M. Juran.

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    10. Leonardo e Rasec, é por aí mesmo.

      Apenas confirmando o que falei antes:

      Teste comparativo Focus HATCH e Golf VII da Car and Driver de outubro:

      Vencedor: Golf

      números:
      --------------Golf -----------Focus
      0-80 -------6,3 ------------6,5
      0-100 -----8,9 ------------9,1
      0-120 ----12,4 ----------12,6
      0-140 ----17,0 ----------17,3
      0-160 23,5 23,6

      retomadas
      40-80 ---------3,9 -------4,6
      80-120 -------6,1 -------7,3
      100-120 -----3,4 -------4,5

      0-400m ----16,6 -------16,8
      0-1000m ---30,2 ------30,3

      Em resumo, em aceleração plena, os 178 Cv do Focus com exatos 100 kg a mais não o deixam tomar kct.

      Mas no dia-a-dia, os 25 mkgf do Golf se sobressaem. E eu prefiro torque.

      Mais importante que os números frios é o comentário a respeito do Golf e que demonstra que o Focus é um rival à altura:

      "Mesmo com 35cv a menos que o Focus, ele (Golf) levou a melhor em desempenho e IGUALOU O NÍVEL EM CAPACIDADE DINÂMICA. Um feito e tanto".

      Ou seja, mesmo vencendo e sendo de uma geração mais recente que o Focus, este tem de ser respeitado sim e também é uma excelente escolha.

      O placar final foi de 424 pontos para o Golf e 405 para o Focus em 430 possíveis.

      Outra observação importante do teste:

      Acharam um absurdo o preço do Golf de teste (completaço por R$ 115.000):

      "Um absurdo para um hatch médio, e até desnecessário pra quem busca se embriagar de prazer de dirigir. O modelo com pacote Elegance de R$ 79.990,00 é uma dose mais do que suficiente para superar o Focus e dar um sossega-leão em você, Viciado em Carro".

      Leonardo, escolhemos certinho. O nosso é esse com teto.

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    11. Andei num Highline 1.4 DSG hoje.

      Um PUTA CARRO, se querem saber. Acerto dinâmico soberbo, qualidade geral elevada, ergonomia muito boa, motor muito esperto, mesmo com o discreto "turbo lag" que notei...

      Bravo, 308 e Cruze simplesmente não são páreos para o Golf MK VII, que me desculpem os fãs desses carros. Nem em acabamento e muito menos na dinâmica.

      O único capaz de competir com o Golf atual é o Focus MK III.

      Fiat, Peugeot e GM terão (muito) trabalho pela frente... Viva a concorrência!

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    12. A superioridade do Golf é tamanha, que vai transcender até a gostos pessoais. Eu aponto que qualquer pessoa que compre um hatch médio, hoje, que não seja o Golf 7, quando ver o Golf na rua vai se arrepender amargamente e chorar lágrimas de sangue!

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    13. Aqui tem muito cara sem nocao. Uma pessoa nao compra carros apenas por dados tecnicos......

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    14. O maior benefício da chegada do Golf 7 importado foi a sinalização clara, finalmente, da VW investir e fabricar o Golf 7 no Brasil com a motorização 1.4 TSI, a partir de 2015. E o Jetta também deveria entrar nessa, mas parece que não vai.

      A médio prazo, isso elevará o nível da concorrência e o consumidor sairá ganhando, seja qual marca escolher.

      Certamente teremos muita pressão na Ford e GM para melhorarem o Focus 3 e o Sport6, trazendo, por exemplo, o EcoBoost 1.6 e o 1.4 Turbocharger já usados nos EUA.

      O Golf 7 talvez não incomode muito os líderes de mercado (Focus e Sport6) enquanto for importado (Alemanha ou México), pelos motivos que já sabemos, mas tudo isso poderá mudar a partir de 2015, quando for nacional.

      Os concorrentes, provavelmente, não ficarão só assistindo a VW construir a fábrica do Golf 7 no Paraná. Ford e GM, pelo menos, deverão investir pesado nos seus carros médios e será briga de cachorros grandes pela conquista do mercado.

      E ainda temos a Toyota e a Honda que poderão decidir entrar na briga dos hatches médios a qualquer momento com o Corolla hatch (Auris) e o Civic Hatch, carros que já são vendidos na Europa, o que seria ótimo para o consumidor, afinal, seus sedãs já lideram o nosso mercado e tem ótima aceitação junto ao consumidor brasileiro.

      Não esquecendo do Elantra e do I30, que se um dia forem nacionais e tiverem preços competitivos, também brigam bem.

      A Peugeot com o novo 308 recentemente lançado em Frankfurt, se for fabricado no Brasil com o motor THP 1.6 e com preços competitivos, tem bom potencial.

      O Bravo tem a motorização T-Jet 1.4, dessa forma, melhorando alguns detalhes no carro e reduzindo o preço, pode melhorar suas vendas.

      Como podemos ver, hatches médios bons quase todas as marcas tem e todos podem competir no mesmo nível, desde que haja investimentos das marcas como a VW está fazendo com o Golf 7 e os preços sejam competitivos.

      Quem sabe em 2015 tenhamos comparativos por aqui do tipo:
      Golf 7 1.4 TSI x Focus 3 1.6 EcoBoost x Sport6 1.4 Turbocharger x Novo 308 1.6 THP x Bravo 1.4 Tjet.

      Detalhe, de preferência todos custando a partir de R$60K ou menos, completos, com câmbio manual, e R$65K, automáticos.

      Pode parecer utopia, mas se a VW importa o Golf 7 1.4 TSI HIGHLINE MANUAL completo da Alemanha (versão TOP) e vende o carro por R$67K, quando for fabricado no Brasil, feitas as devidas adequações de qualidade no carro à realidade tupiniquim e considerando que a VW conseguiu reduzir em 20% nos custos de produção com a plataforma MQB, o preço do Golf 7 1.4 TSI COMFORTLINE MANUAL completo poderia ser de R$60K.

      Concorrência sadia é isso!

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    15. Perfeito Rasec,
      é por aí mesmo.

      Exceto Focus 3 que não saiu ainda e Brava que não me interessava, andei em todos os que você citou, mais o DS4, Jetta Highline, Fusion Titanium, Civic 2.0, Mercedes Classe A.

      Gostei muito do Mercedes, mas achei apertado no banco traseiro que o Golf. Além disso, a despeito de todo o respeito que aquela estrela na grade merece, ela não paga minhas contas.

      Fechei com o Golf VII porque me ofereceu mais que a Mercedes A200 em termos de opcionais, desempenho parelho e por R$ 20.000,00 a menos.

      Engraçado que outro detalhe fundamental na minha decisão:
      todos os carros que testei nessa faixa de preço vêm com banco de couro e eu detesto banco de couro.

      Quando o vendedor da VW me mostrou a opção dos bancos em alcântara com tecido, falei com ele que fechava na hora se ele me garantisse o carro com aqueles bancos.

      Alcântara é bem mais macio, permite melhor transpiração e de quebra melhor sustentação do corpo ao banco em curvas. Não é a toa que diversos super esportivos vêm originalmente com bancos em alcântara.

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  3. cada um tem seu gosto né, ngm compra uma roupa mais feia q custa mais caro

    entao se algm compra o focus pelo design, aí vai d cada um

    o focus d entrada é 7 mil mais barato q o golf, e pra mim ele ta perfeito, nao preciso d tanto, minha cidade pequena, nao tem engarrafamento, fico com o cambio manual mesmo

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  4. esses comentarios do Sr. ilustríssimo Carlos, me fazem rir, até chegar o Marcelo e acrescenta novos dados, que fazem o ilustre. se ausentar de novas respostas, rsrs, a devoção dele é muito grande, chega a ser cômico.

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    Respostas
    1. Lucas,
      obrigado, mas não quero fazer inimizades e nem "bater boca" com ninguém.

      O Carlos nitidamente tem grande conhecimento sobre carros. A meu ver o único problema dele é a paixão nitidamente cega pela VW. O dia que ele aprender a enxergar e aceitar os pontos positivos de outros carros vai melhorar até a própria avaliação dele da VW e de outras.

      Já fui assim quando tinha meus 20 e poucos anos, dono de Voyage AP600. Achava o carro a última bolacha do pacote.

      Hoje em dia não. Prefiro analisar o que posso comprar antes de fechar negócio. Tenho 45 anos, já fiz engenharia, fui dono de oficina mecânica por 5 anos. Conheço alguma coisa de carros não só tecnicamente mas tendo fuçado em muito carro nacional e importado.

      Não mexo mais com carros profissionalmente (sou advogado), mas a paixão e o conhecimento não vão embora assim.

      abraço

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  5. Essa versão do Focus 3 2014 já está ultrapassada.

    Para quem pensa em comprar um Focus 3 2014 seria bom dar uma olhada na versão reestilizada que chega em 2015.

    http://www.novocarro.net/2013/10/02/novo-ford-focus-reestilizado-devera-chegar-ao-brasil-em-2015/

    O Focus ficou com cara de New Fiesta! kkkkkkkkk!

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    1. Amigo a reestilização do Focus ainda não saiu, essa imagem ai é do Focus ST, concorrente do Golf GTI.. a reestilização do Focus sai ano que vem na Europa...

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  6. Carro feio, vai ficar cafona depois de uns anos, igual ao Focus primeira geração, um monstrinho! O Novo Golf tb não passa de um golzão ajeitadinho.....parabens hj em dia só se faz carros fantasiados, e cada da vez mais porcaria!

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  7. O futuro do Focus será um New Fiesta bombado! Vai ficar tudo com a mesma cara assim como a VW!!! Quem está copiando quem?

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  8. Na avaliação da quatro rodas o Focus sedan ficou atras do civic e do C4 Lounge. Ficou na frente do cruze apenas. A qualidade do acabamento foi bastante criticada.

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  9. Que bando de bunda mole! O carro é uma nave. Por onde passo todo mundo vira o pescoço pra olhar! Voa na estrada, confortável, estável! Vai acreditar em avaliação de revistinha.. bota do lado um c4,um civis e o novo focus nem se compara! WV tira o brasileiro pra trouxa com essas carroças! Jetta 113cv é pra rir!kkk

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