A Fiat do Brasil convoca proprietários de Palio Fire, Strada Fire e Strada Fire cabine estendida, exclusivamente equipados com air bag duplo e produzidos entre 2012 e 2013, para substituição dos cintos de segurança dianteiros, visto que durante avaliações de qualidade foi identificada uma falha no processo de fabricação de um lote específico destes componentes que pode comprometer o seu funcionamento.

Fiat Palio Fire 2012

O total de carros envolvidos é de 3029 veículos. É importante considerar, porém, que a Fiat não tem conhecimento de nenhum incidente com tais modelos, de modo que o recall é preventivo, pois os fechos dos cintos de segurança dianteiros podem se romper, intensificando o contato do motorista e/ou do passageiro com a bolsa do air bag inflada, o que pode causar lesões físicas aos usuários.

Fiat Strada Fire

A convocação do Recall será feita ao público através da TV, jornais, rádio, site e correspondência direta aos clientes. A troca será feita a partir de 29 de julho com o prévio agendamento, em toda a rede de concessionárias do território brasileiro.
  • Modelo 2012 e 2013
    Número de série dos
    chassis envolvidos
  • Palio Fire Economy 2 portas
    Palio Fire Economy 4 portas
    De 5822670 a 5884745
  • Strada Fire 1.4 Flex
    Strada Fire Estendida 1.4 Flex
    De 7499864 a 7546670
Para informações adicionais a Fiat coloca à disposição o telefone 0800-707-1000 e o site www.fiat.com.br

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. por que essa historia de cinto de segurança com defeito só acontece na fiat hein??? já não e a primeira vez . eu não confio em carro da fiat de jeito nenhum não tem acordo tó fora .

    ResponderExcluir
  2. Mas essa Pick up da Fiat é disparado a melhor de carga, de revenda, de agilidade. Perfeita não é a toa que vende tanto.

    Agmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fanboys da Fiat concordam com você! Na verdade, estipula-se que entre 40% e 50% das vendas da Strada sejam de versões cabine dupla, o que indica que o público quer esse tipo de veículo. Além disso, a 1.4 é mais barata que a Saveiro. O difícil seria a Fiat vender menos que a Saveiro com motores 1.4, 1.6 e 1.8 e ainda com versões cabine dupla. A Saveiro só vai fazer frente a Strada quando tiver uma versão cabine dupla, mais uma opção de motorização também seria bom. Sobre ser a melhor de carga, a 1.4 consome o mesmo que a Saveiro 1.6 e é muito fraca. A 1.6 tem pouco torque em baixa, o que é ruim para um veículo de trabalho. A 1.8 é torcuda, mas bebe MUITO bem, o que não é tão bom para quem quer economia no transporte.

      Excluir
    2. A suspensão da Strada é melhor para carga. Esse papo de pouco torque em baixa é piada, é carro de carga não corrida. Reduza a marcha e vá trabalhar. Fanboy é fogo, né Carlos?

      Excluir
    3. Mas a Strada é a única com feixe de molas ...por isso suporta mais cargas... moro no interior de Goias e os Agrônomos e os pequenos sitiantes dizem isso ... e na grande maioria cerca de 80% compram a Pick up da Fiat. Eu nunca tive, mas as pessoas que tem me disseram exatamente isso... para ir pra fazenda eu tenho uma S-10 do modelo antigo(não gosto do modelo da minha comprei pq era mais barata e pra por na roça.)

      Agmar.

      Excluir
    4. A capacidade de carga da Saveiro cabine simples é até maior que a da Strada cabine simples. A Strada também tem cesta de peças mais cara. Sobre o feixe de molas, não sei se garante, necessariamente, maior robustez, mas pode até ser. A Strada é o "Gol" das picapes, então fica difícil discutir imparcialmente com as pessoas que gostam dessa velha picape e trocam "frota após frota" de Stradas. Para o anônimo que falou que torque em baixa não importa para um veículo de trabalho, só posso dizer que é um comentário que demonstra total falta de conhecimento sobre o assunto. Quem já dirigiu uma picape carregada sabe como é ruim sentir a falta de torque em baixa. Não é por acaso que caminhões e ônibus possuem torque máximo em baixas rotações. Veículo de trabalho, que faz transporte em estradas deve ter bom torque desde baixas rotações, se não sua condução fica muito irritante e cansativa(além do consumo piorar).

      Excluir
    5. Hmmm, não entende mesmo de veículos. Olha a pérola:

      "Não é por acaso que caminhões e ônibus possuem torque máximo em baixas rotações".

      Filho, esses motores a diesel trabalham em baixa rotação. Não compare motor a diesel com gasolina.

      outra pérola:
      " condução fica muito irritante e cansativa"

      quantas marchas tem um caminhão? kkkkk que sem noção!

      Se vc não sabe se feixe de molas é mais robusto, veja qual é o tipo de suspensão de pickups grandes e caminhoes truckados.

      E sim, já dirigi e muito pickup carregada. Vc já dançou, fez análise ridícula onde nem citou o tema mais importante no veículo de carga, que é a suspensão, que na Saveiro é de carro de passeio.

      Empresa sabe qual é o veículo mais econômico, a função da empresa é gerar lucro. O tempo mostra qual veículo é o mais econômico. Saveiro é veículo de playboy de periferia.

      Agora vai bricar de carrinho, kkkk.

      Excluir
    6. Você que não entende nada de veículo e apenas é um fã da Strada. E por qual motivo você acha que colocam motores diesel em caminhões e ônibus? Justamente porque o torque em baixa importa muito mais do que a potência. Uma picape pequena segue o mesmo princípio, mas em proporções menores. Já guiei tanto Strada como Saveiro e a segunda é bem mais agradável de guiar, além de ser muuito mais estável. E sobre ser irritante e cansativo guiar uma Strada 1.4 ou 1.6 carregada, realmente é, qualquer um que dirigiu uma Saveiro 1.6, ao dirigir uma Strada com o mesmo peso, sente a fraqueza e lerdeza desta mesmo fazendo reduções o giro não sobe tão rápido e é bastante irritante. Na Saveiro a condução é BEM mais tranquila, quem não sabe disso é porque nunca guiou as duas. A Strada vende mais porque é mais barata e tem versão cabine dupla, e só. E outra, feixe de molas por si só não garante robustez, tenho relatos tanto de Stradas como de Saveiros dando problemas na suspensão, mais da primeira, mas como não tenho uma estatística exata não posso afirmar qual DE FATO é mais robusta.

      "Empresa sabe qual é o veículo mais econômico, a função da empresa é gerar lucro"

      Não sabe, tanto que a maioria só compra Gol, mesmo com opções mais econômicas. O que vale mais é a fama, não os fatos. E sim, a Strada tem peças mais caras que a Saveiro e a versão 1.4 da Strada consome o mesmo que a Saveiro 1.6, até mesmo o Inmetro já provou isso em sua tabela de consumo 2013, é só olhar. Agora vá brincar de fanboy da Fiat em outro lugar, que aqui o papo é sério.

      Excluir
    7. Noooossa! Ele conseguiu se superar!

      "E por qual motivo você acha que colocam motores diesel em caminhões e ônibus?"

      Não, por que a vida útil de um motor a diesel é bem maior que um a gasolina. No final das contas, isso representa $ para as empresas.
      Além disso, se ninguém te contou, o diesel é mais barato que gasolina, kkkkk.

      Se vc não sabe, aqui no Brasil já tivemos caminhões a gasolina:

      http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-494396294-caminho-chevrolet-c60-1980-gasolina-_JM

      http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-496025172-caminho-militarf600v84x4reduzidooriginal-gasolina-_JM

      E a lista é loooonga..... sem contar os carros de combate a gasolina.


      Um caminhão pode ter até 16 (DEZESSEIS MARCHAS). Sabê por que? Justamente para ter torque de saída ou subida em morros, e isso se deve à RELAÇÃO DE MARCHAS. Vai tentar fazer o mesmo com um diesel de 5 marchas!!! Acho que você não sabe como funciona uma transmissão.

      Chega a ser patético, querer achar que suspensão de carro e feixe de molas tem mesmo efeito, boa sorte. Aproveita e chama as pessoas que o colega Agmar citou acima de desinformados. O interessante é que a Saveiro surgiu antes da Strada, ou seja, já foi testada ad nauseum, mas não vingou. O que mais vejo é playboy pobre de Saveiro.

      Além do mais, chamou todos os administradores de empresas de incompetentes. Vai lá então sabidão, ensina para eles. Que patético.

      Excluir
    8. Nossa, você não sabe de nada mesmo. Um grande apelo de um veículo de trabalho ser a diesel é também o seu funcionamento, que garante muito torque em baixa. Mesmo os caminhões que são a gasolina possuem bom torque desde baixas rotações, ao contrário do 1.6 e-torque, que é morto em baixa. Desviar o assunto para falar de quantas marchas um caminhão pode ter só significa que não está conseguindo argumentos para defender sua querida Strada. Já dirigi uma carregada e mesmo cambiando ela é bem manca, demora a subir os giros e precisa de constantes reduções, além do consumo ficar péssimo nessa situação. Com relação a suspensão por feixe de molas, é um tipo de suspensão mais adequado, mas não necessariamente mais resistente, pois durabilidade é algo a ser provado na prática, não na teoria. E sim, os administradores de empresa compram de "ouvir falar" e levam em conta a fama, geralmente não entendem nada sobre veículo, muitos quando vão trocar a frota simplesmente perguntam para o vizinho se é melhor Strada, Saveiro ou montana. Certa vez já fui indagado sobre isso por um empresário que estava com algumas bem Stradas rodadas e dando muitos defeitos, na época disse a ele que não tinha muita experiência com essas picapes e não poderia responder com propriedade. Ele acabou comprando Montanas, pois conseguiu descontos bem mais atrativos nelas, hoje elas já estão bem rodadas, nunca apresentaram defeitos graves e ele está bem satisfeito, mesmo não sendo nenhuma das 2 mais famosas serviram muito bem até o momento e sem utilizar feixe de molas. E o melhor, saiu bem mais barato que comprar Saveiros ou Stradas. Então, meu querido, na prática a coisa é bem diferente, fama é uma coisa, custo benefício é outra. A Strada vende mais, mas tem muito mais opções de motorização e ainda conta com versão cabine dupla, que responde por quase metade das vendas.

      Excluir
    9. Só pra terminar, você é um moleque, nunca dirigiu nada, é um fanboy da Fiat que se acha esperto, acha que sabe de alguma coisa, mas não tem experiência nenhuma. A maneira como você escreve deixa claro que é um moleque e não tem conhecimento ou experiência com veículos de trabalho, está defendendo algo que nem conhece na prática, é um sem noção.

      "Outra pérola" "Empresa sabe qual é o veículo mais econômico, a função da empresa é gerar lucro"

      Nossa, realmente não entende de nada, não dá para levar a sério um moleque que acha que sabe de alguma coisa, vive olhando fichas técnicas e lendo besteiras. Não passa "moleque de facebook" que quer defender sua marca e/ou veículo do coração. Essa de "empresa sabe qual é o veículo mais econômico" foi para matar um! Realmente, prestando bem atenção nas asneiras que você diz fica bem claro que é alguém fora do meio, um jovem que acha um monte de coisas, mas não sabe de nada. Eu sou empresário e conheço vários empresários do ramo que NÃO sabem qual comprar e optam por Strada, geralmente pensando na revenda e sem saber se será mais econômico mantê-la, sem fazer comparações objetivas de preços de peças, manutenção, consumo ou mesmo sem ter uma noção de sua durabilidade. Conheço vários que reclamam da Strada e alguns que reclamam da Saveiro, por último, já ouvi reclamações sobre a Montana em menor quantidade, mas ela também vende menos, então não dá para dizer que isso não está ligado a quantidade de vendas. Uma coisa é certa, a Strada não poderia utilizar suspensão do Palio, pois esta é fragil até mesmo em veículos de frota urbanos, como EU PUDE ATESTAR quando utilizei na minha empresa uma frota de Palio Economy.

      Excluir
    10. Rapaz, primeiramente:

      1) A transmissão tem a ver sim. Você reclamava que era melhor de dirigir a Saveiro pois tinha mais torque em baixa.

      Eu disse que isso era irrelevante pois pode-se reduzir a marcha para uma situação necessária. Ai é que entra as marchas, sabidão. Um caminhão quando precisa de torque faz isso, usa as marchas, incluindo as reduzidas. Aqui essa estorinha de fanboy que não sabe NADA de ENGENHARIA se vai. Não tem essa de "prazer de dirigir" em veículo de trabalho, se tiver que trocar de marcha, vai trocar.

      Aliás, PARA ISSO É QUE SERVE A TRANSMISSÃO, compatibilizar o torque necessário para mover a carga com o torque gerado pelo motor, mas você não sabia e nem quer saber pelo visto.

      O resto é reclamação de quem tem ódio de determinada montadora.

      2) Agora apelou e partiu para ofensa pessoal. Indicativo de que perdeu os argumentos e a razão. Para sua informação, sou engenheiro e já dirigi por diversas vezes camionetes muito carregadas a trabalho. E não te devo mais satisfações.

      3) Já que você ainda acha que suspensão de carro de passeio é adequada para carga, sugiro candidatar-se a setor técnico de uma da VW. Assim, a empresa com a sua genialidade vai poder economizar alguns milhões utilizando suspensão de carro de passeio em seus caminhões.Fale para eles que erraram na AMAROK, pois usa feixe de molas. Além disso, diga para eles essa questão do prazer de dirigir, que deve ser um incômodo muito grande para os caminhoneiros ter que trocar de marcha. Sugira um motor de caminhão que só precisa de 5 marchas.

      4) A Fiorino já usava feixe de molas. Esse papo de não poder utilizar suspensão do Palio não tem nada a ver. É uma questão de escolha de projeto.

      Seja mais educado na próxima vez, acho que não recebeu suficiente (de casa e da escolinha).

      Excluir
    11. Ah, esqueci. A maneira jocosa de escrever não tem ligação com meu nível cultural. Foi você quem pediu, chamando de fanboy os que concordavam com o primeiro comentário. Como diz o velho ditado: que fala o que quer, ouve o que não quer.

      Excluir
    12. Pra começar, quando o motor é ruim não existe milagre para se fazer com as relações de marchas, que é o que acontece com o 1.4 e o 1.6 da Strada, motores mortos em baixa e quando se faz reduções o giro demora a subir, o veículo parece empacado. Além disso, você, na qualidade de engenheiro, deveria saber que "esgoelar" o motor o tempo inteiro prejudica DEMAIS o consumo. Não é questão de "prazer ao dirigir" apenas, pois perde-se tempo e combustível tendo que reduzir o tempo inteiro devido ao motor ser fraco demais em baixa ou até médias rotações.

      Depois, eu nunca disse que suspensão por feixe de molas era inadequado, pelo contrário: "Com relação a suspensão por feixe de molas, é um tipo de suspensão mais adequado" É mais adequado, mas se a qualidade for baixa não será necessariamente mais robusta. É como dizer que uma suspensão por eixo de torção sempre será inferior dinamicamente que uma independente, o que nem sempre é verdade.

      E mais, o que disse aqui foi baseado em experiências reais, não achismos de um suposto engenheiro que não demonstra conhecimento mínimo. Se você trabalha na Fiat, aí sim dá para entender as coias que você fala a favor da Strada. Conheço o lado prático dessas picapes, apesar de não ser especialista, e ouço muitas críticas de empresários tanto contra a Strada como a Saveiro, além de já ter dirigido as duas, ao contrário do senhorzinho.

      Excluir
    13. Calma gente, desculpem eu que fui tocar no assunto de feixe de molas. Se soubesse que iria causar ofensas não teria postado nada.

      Agmar.

      Excluir
    14. Motor 1.6 da Strada ruim? O mesmo do Mini Cooper antigo que é muito elogiado internacionalmente?

      Esgoelar motor: pode mostrar em que lugar escrevi sobre exceder a rotação adequada do motor? Pelo jeito que você fala, até parece que o motor é um lixo, o que milhares de donos dos veículos que usam etorq estão ai PARA DESMENTIR VOCÊ.

      Ah, a suspensão com feixe de molas é mais adequada? Então a suspensão da Saveiro é menos adequada. NOSSA COMO DEMOROU PARA CHEGAR A ESSA CONCLUSÃO, nem tudo está perdido então.

      No mais, a mesma enrolação de sempre. E quem demonstrou total falta de conhecimento é você, que nem sabe o porquê de uma transmissão, e outras pérolas acima.

      Em nenhum momento disse que dirigi uma das duas pickups citadas. Agora eu tenho conhecimento e experiência para refutar argumentos de indivíduo cuja motivação é atacar a marca, chamando os outros de fanboy, OU ESQUECEU? Leia a sua 1a. postagem.

      Não preciso mostrar meu diploma e CREA para vc. Para quem tem ódio, não existem argumentos. No mais me diverti bastante nesse sábado frio, dei muitas rizadas com a ignorância travestida de conhecimento, mas no final me deu pena. Acoado, partiu para a agressão.

      Bom, então boa noite para o sr. mega especialista em pickups, caminhões,motores e suspensão, futuro diretor do departamento técnico da VW de Wolfsbug.





      Excluir
    15. Conclusão: quem precisa de carregar peso e por no trabalho do dia a dia vai de Strada quem quer dar um "rolé na city" e paquerar umas gatinhas vai Saveiro Cross que é linda mesmo principalmente a vermelhinha.


      Agmar.

      Excluir
    16. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      q briga hein, a melhor mesmo p trabalhar é a velha e cansada de guerra courier!

      Excluir
    17. Pra conseguir desempenho decente na Strada é preciso deixar as rotações subirem muito o tempo inteiro, o que faz o motor gritar alto. Uma coisa é o motor servir bem um Mini Cooper, outra completamente diferente é ser eficiente em um veículo de trabalho carregado. O E-torq é ruim para um veículo de trabalho, qualquer pessoa que tenha dirigido uma Strada carregada chega a mesma conclusão, falta força e com o veículo carregado é preciso manter sempre as rotações altas para ter desempenho decente, mesmo fazendo reduções o motor se mostra fraco quando a picape está carregada. O consumo acaba ficando péssimo também. Esse motor definitivamente não é adequado para um veículo de trabalho e isso eu posso confirmar porque já dirigi as duas picapes, o consumo da Strada carregada é péssimo e seu desempenho é decente apenas quando está vazia. E sobre a suspensão por feixe de molas, desde o início eu disse que era mais adequada, tanto que citei com aspas o que eu mesmo tinha dito, mas isso não garante maior robustez, pois tenho ouvido de pessoas que UTILIZAM/UTILIZARAM a Strada reclamações sobre a sua ÓTIMA suspensão por FEIXE DE MOLAS, relatando barulhos, estalos e visitas constantes às concessionários em razão disto. Por esses relatos que fico na dúvida sobre a robustez de sua suspensão, ainda que seja mais adequada(Também ouvi relatos desse tipo sobre Saveiro, ainda que em menor quantidade), o que fica em jogo é essa tal "superioridade" da suspensão da Strada perante as demais concorrentes.

      O seu comentário está repleto de falácias! Nunca disse que sou especialista em picapes, mas ao contrário do senhorzinho, já dirigi as picapes citadas e conheço empresários que fazem uso severo tanto da Saveiro como da Strada. Apenas coloquei em dúvida a tal superioridade da Strada, pois a Saveiro consegue ser mais eficiente no transporte, oferecendo melhor desempenho e consumo quando carregada. Além disso, citei o fato da tal robustez da Strada ser algo questionável, baseado no que tenho ouvido de pessoas que UTILIZAM/UTILIZARAM tal veículo em suas empresas. Minha empresa trabalhou muito pouco com picapes pequenas e provavelmente nunca mais trabalhará, então, como disse anteriormente, não tenho experiência suficiente para dar um veredicto, apenas posso relatar o que ouço de empresários que estão utilizando ou utilizaram Stradas, inclusive muitos deles devem migrar para uma das concorrentes.

      Infelizmente o brasileiro tem essa sua mania de torcer por marcas e produtos, saindo sempre em sua defesa, ainda que sem argumentos. Se as pessoas não melhorarem o seu senso crítico o mercado só tende a continuar ruim. Dirija uma Strada carregada, depois dirija uma Saveiro e veja como a primeira, além de ser pior dinamicamente, ainda sofre muito para levar o peso, mesmo fazendo constantes reduções. O giro precisa estar sempre bem alto para ter força e além de ser irritante para quem dirige, prejudica muito o consumo. O maior apelo das versões 1.4 e 1.6 da Strada, deixando de lado opção de cabine dupla, é supostamente a sua suspensão diferenciada, porém o que tenho ouvido de pessoas que a utilizam não é nada animador, então a sua robustez é algo a ser questionado. O que chamei e volto a chamar atenção é para que comprador observe as concorrentes, descontos para CNPJ, condições... E não apenas escolha a Strada porque o vizinho disse que é mais robusta.

      Excluir
    18. Comprar a Strada porque é mais "robusta", sem nem mesmo olhar os concorrentes com cuidado, é como comprar um Gol porque é mais "robusto".

      Excluir
  3. PQP, que tal nos focarmos no assunto do tópico?

    Outra vez esse papo de cinto com defeito no Palio? Já teve um recall gigantesco por conta daquele defeito surgido em 2000 por conta do crash-test da QR...

    Ou a Fiat é azarada, ou é falta de controle de qualidade mesmo...

    ResponderExcluir
  4. nao tem recall do gol,celta,uno e ka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gol nao tem recall??!!! hahahahahahah.......... Vc esta por fora mesmo hein..... e aquele PROBLEMINHA.... de motor zero do G5 batendo, que inclusive tenho uma colega que teve o motor INTEIROOOO do carro trocado, e o interessante é que nem estava com 3 mil km rodados! Parabéns VW! Celta parece carro de plastico que esfarela.... tudo torto... uno é defasado, e KA só pra quem gosta mesmo.... afinal gosto é gosto.....

      Excluir
  5. Tive outros palios, ainda continuo com um, mas modelo novo completo..... e nao posso reclamar nao.... nunca tive problemas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem