O Volkswagen Golf 7 (sétima geração) chega ao Brasil ainda este ano de 2013, importado, sendo que o motor escolhido para equipar suas versões civis (não esportivas) é o quatro cilindros turbo de injeção direta TSI 1.4L com potência de 140 cavalos.
Trata-se, portanto, da variação mais potente do motor 1.4 TSI, já que, na Alemanha, existe ainda uma versão desse propulsor com 122 cavalos, a mesma, por sinal, que equipará o Audi A3 2014 Sportback na configuração de entrada.
Essa informação foi veiculada na edição de junho da Revista Quatro Rodas, a qual, informa também, que o Golf 7 que virá ao Brasil este ano será importado do México - informação esta que, se confirmada, é uma boa notícia.
Em post anterior fizemos uma estimativa de preço do Golf 7 1.4 Comfortline na casa de R$ 86.500 reais - estimativa esta feita com base no preço do Audi A3 - carro que é importado da Alemanha.
Ocorre que os carros importados da Alemanha chegam ao Brasil com um Imposto de Importação da ordem de 35%, mas os vindos do México não, pois o Brasil tem um acordo bilateral de comércio com o vizinho do sul dos Estados Unidos.
Dessa forma, se o Golf 7 vier mesmo do México, o seu preço será certamente inferior aos R$ 86.500 reais - que seria a estimativa de preço caso o carro viesse importado da Alemanha.
Em uma conta simplória, poderíamos estimar o valor do Golf 7 sem os 35% de Imposto de Importação (situação que ocorreria apenas se o carro vier importado do México) como sendo R$ 86.500 reais / 1,35, o que daria algo em torno de R$ 64.000 reais para o modelo de entrada.
Evidentemente que o preço de um carro é definido pela equipe de marketing das montadoras e o seu custo é apenas um dos aspectos levados em consideração, motivo pelo qual as estimativas que são feitas aqui estão todas no campo da especulação pura e simples.
Mas, todavia, porém, contudo, não resta a menor dúvida que um Golf 7 precificado na casa dos R$ 64.000 reais seria bastante atrativo e o colocaria em condições de competir inclusive em preço com os demais concorrentes fabricados no Brasil`/Mercosul -Cruze, Fluence Hatch, Bravo e Peugeot 308.
Entretanto, é importante considerar que o anúncio da Volkswagen sobre a fabricação do Golf 7 no México estabeleceu a data de início da fabricação mexicana para 2014 - informação esta que converge com a perspectiva de disponibilidade do Golf 7 nos EUA - também para 2014.
Sendo assim, o Golf 7 só poderia vir ao Brasil importado do México se a Volkswagen antecipar a produção lá para 2013. Caso contrário, ou ele vem em 2014, ou vem mesmo em 2013, mas importado da Alemanha (e com preço mais elevado).
Com informações: Revista Quatro Rodas
Sendo assim, o Golf 7 só poderia vir ao Brasil importado do México se a Volkswagen antecipar a produção lá para 2013. Caso contrário, ou ele vem em 2014, ou vem mesmo em 2013, mas importado da Alemanha (e com preço mais elevado).