O RAV4 nunca foi um exemplo de vendas no mercado brasileiro. De janeiro à dezembro do ano o utilitário-esportivo da Toyota não acenou entre os cinquenta mais vendidos na categoria dos comerciais leves, segundo dados da Fenabrave. Mas com a nova geração, apresentada à imprensa nesta segunda-feira, 6, a montadora japonesa almeja uma maior participação em vendas no segmento. A Toyota espera dobras as vendas do carro, chegando a 800 unidades mensais. O novo Toyota RAV4 chega em três versões, sendo duas com um motor 2.0 com tração 4x2 ou 4x4 e uma com um propulsor 2.4, com tração apenas integral.


Em relação à geração anterior, o novo RAV4 sofreu evidentes mudanças no visual. Baseado no conceito “keen look”, o desenho exterior da novidade incorpora a nova identidade visual da Toyota, estreada do novo Auris, que será encontrada também na próxima geração do sedã Corolla, prevista para chegar ao mercado no próximo ano. O desenho do novo SUV é marcado pelos faróis espichados, ligados à grade dianteira, além de para-choques de formato musculoso com entrada de ar em formato trapezoidal.
Na traseira, o Toyota RAV4 2014 conta com lanternas que invadem a tampa do porta-malas, que contam com aerofólio na parte superior. O principal destaque, porém, fica por conta da ausência do estepe na tampa traseira, fazendo com que a abertura da tampa passa a ser vertical. Além disso, as três variantes do carro vêm equipadas com rodas de liga leve 17 polegadas, sempre com o mesmo desenho. As versões se diferem pelo friso cromado na entrada de ar dianteira das versões 4x4 (2.0 litros e 2.5 litros) e teto solar para a versão topo de linha (2.5 litros, 4x4).

Por dentro também houve mudanças. O painel do modelo conta com aplique em tecido na parte central, com costura aparente, de desenho assimétrico. A iluminação dos instrumentos é do tipo Optitron azul (que se adapta a luminosidade externa). Em toda a cabine, o acabamento do RAV4 é na cor preta, com detalhes em padrão fibra de carbono (na área do controle dos vidros elétricos) e em prata (no painel das portas, no volante e na alavanca de transmissão).
O espaço interno do novo RAV4, de acordo com a Toyota, sofreu melhoras graças aos novos bancos dianteiros. As larguras do encosto e do assento foram aumentadas para expandir a área de contato com o corpo dos ocupantes. O encosto cresceu em 30 milímetros e o assento em 20 mm com seu ângulo inclinado em mais 2º. O volante recuou em 40 mm. Na parte traseira, a remodelação dos bancos traseiros proporcionou um aumento de 41 mm para os ocupantes, apesar de manter a mesma distância de entre-eixos do modelo anterior, de 2,66 metros.
Já na motorização, o novo RAV4 vem com o motor 2.0 litros, de 16V e quatro cilindros, Dual VVT-i, com transmissão automática do tipo CVT, que modula 7 velocidades no modo manual sequencial com trações 4x4 e 4x2. O conjunto entrega uma potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm com torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm. Ainda segundo a marca, com este propulsor, o veículo tem consumo médio de 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, independentemente do tipo de tração.
Já o RAV4 top de linha conta com o bloco 2.5 litros, também 16V, de quatro cilindros e Dual VVT-i, que gera 179 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8 kgfm a 4.100 giros. A transmissão, porém, é automática Super ECT de seis velocidades. O consumo do modelo é de 8,7 km/l na cidade e de 10,9 km/l na estrada.
Na lista de equipamentos, o Toyota RAV4 2.0 4x2 conta com ar-condicionado manual, vidros elétricos, retrovisores com ajuste elétrico e desembaçador, sistema de áudio com AM/FM, CD, MP3, USB, AUX, entrada para aparelhos MP3 e quatro alto-falantes, tecnologia Bluetooth e sensor de estacionamento, além de volante multifuncional em couro, computador de bordo, entre outros.
O 4x4 e o 2.5 agregam um novo sistema multimídia, com tela touchscreen de 6,1 polegadas, que conta com visualização da câmera de ré, tecnologia Bluetooth e sistema de áudio com comandos no volante e entradas USB, AUX e para aparelhos MP3 com quatro alto-falantes e dois tweeters. Há ainda o Smart Entry, sistema de abertura de portas sem tirar a chave do bolso e partida do motor por botão, aquecimento dos bancos dianteiros em dois níveis de intensidade tanto no assento como no encosto, regulagem elétrica para o banco do motorista com ajuste de lombar, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e ar-condicionado digital automático dual zone com filtro anti-pólen. O top de linha agrega ainda teto solar com comandos de abertura eletrônicos e anti-esmagamento.
Na segurança há airbags frontais, freios ABS com EBD e BAS, cinto de três pontos para todos os ocupantes e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. O modelo 2.0 4x4 e 2.5 ganham airbags laterais e de cortina.
O Novo RAV4 está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata metálico, cinza metálico, verde escuro metálico e preto metálico. Confira abaixo a tabela de preços:

Toyota RAV4 2.0 4x2: R$ 96.900
Toyota RAV4 2.0 4x4: R$ 109.900
Toyota RAV4 2.5 4x4: R$ 119.900










 
 




Vídeo oficial de apresentação:

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Lindo, bom e como sempre caro demais no Brasil. Um carro que é vendido no México a menos de R$ 60 mil e nós otários compramos a mais de R$ 100 mil. Ganância de montadoras que sabem que aqui vende a qualquer preço e vista grossa de Governo ladrão que quer é mais caro pra botar mais imposto no bolso e sustentar sua corrupção. Vanda: me leva pra Turquia!

    ResponderExcluir
  2. uma duvida.... esse cambio CVT na versão inicial eh bom? perde mto em relacao ao at6 da versao superior?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem