Os novos hatchs compactos com câmbio automático estão experimentando uma demanda tão elevada que, em alguns casos, as fábricas não estão conseguindo atender. O caso mais notório é do Hyundai HB20 1.6 Automático - modelo que chegou a ter vendas suspensas em algumas concessionárias, visto que a lista de espera pelo carro chegou a mais de 90 dias.


Outro modelo de lançamento recente e que vem tendo procura acima da oferta na versão automática é o Peugeot 208, que em seu modelo topo de linha, Griffe Automático, observa lista de espera de mais de 30 dias em duas concessionárias do Distrito Federal que consultamos. O carro, porém, é vendido rigorosamente no preço de tabela, sem ágio.


O Peugeot 208 Griffe Automático tem preço inicial sugerido de R$ 54.690 reais, valor que só é válido para a pintura vermelho sólida. O branco nacré sobe mais R$ 1.500 reais (perfazendo R$ 56.190), enquanto as demais pinturas metálicas tem custo adicional de R$ 1.100 reais, o que resulta em R$ 55.690.


Nesse preço, porém, o carro vem bem completo, com faróis e lanternas de LED e guia de luz, rodas de liga-leve diamantadas de 16", modelo Helium montadas em pneus 195/55 R16, teto de vidro panorâmico, console de teto com luzes de leitura à LED, volante revestido em couro, 2 Airbags dianteiros, freios com ABS e REF - distribuição eletrônica de frenagem, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), cionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva), sensores de estacionamento traseiros, piloto automático (regulador de velocidade) e limitador de velocidade, comandos para troca de marchas na coluna de direção, central multimídia touchscreen de 7" integrada ao painel com navegação GPS touchscreen, rádio MP3 Bluetooth, 6 auto falantes, conexão Bluetooth para celular, ar condicionado automático digital bizone com três modos de operação, vidros (one-touch para todas as portas) e travas elétricas, alarme, entre outros itens.


Um vendedor de uma revenda da Hyundai nos informou que os consumidores chegam na loja pedindo o HB20 Automático, "não interessa qual o modelo". Situação similar está vivenciando a Peugeot, agora, com o 208 - o que evidencia o fato de que o câmbio automático está se tornando um item quase obrigatório não só em sedãs médios, mas também em hatchs compactos - algo que é plenamente justificável, em face do maior conforto proporcionado por esse tipo de transmissão.

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Quem possui um carro automático, jamais terá um mecânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivo ! Não sei se fico feliz pelas pessoas estarem entendendo que o automatico é muito melhor que o manual ou triste pela tendencia ao sobre-preço desse tipo de transmissão

      Excluir
  2. Esse câmbio automático da Pegeout, não é problemático?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele só não é tão moderno, pois poderia ter seis marchas, como o que vai estrear no 308 204, mas é um bom câmbio, infinitamente melhor que o manual.

      Excluir
  3. Os Ddefeitos Crônicos do Peugeot é a suspensão e o câmbio que é da citroen (péssima durabilidade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, leia sobre a suspensão do 208, atualizaram para nosso mercado. Ficou perfeita! E o cambio com outra configuração sem trancos. Agora a peugeot acertou na veia. Só faltou ter 6 marchas o cambio automatico mas msmo assim não fica devendo pata os médios.

      Excluir
    2. Amigo, leia sobre a suspensão do 208, atualizaram para nosso mercado. Ficou perfeita! E o cambio com outra configuração sem trancos. Agora a peugeot acertou na veia. Só faltou ter 6 marchas o cambio automatico mas msmo assim não fica devendo pata os médios.

      Excluir
    3. problema do cambio AT, falta de troca de óleo, possuo um veiculo com o AL4 (mesmo cambio do 208) e está perfeito com 166 mil km rodados, troco oleo a cada 50 mil km

      Excluir
  4. Que rodas bonitas. Gostei do desenho delas.

    ResponderExcluir
  5. (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/150025-Caixa-de-Velocidades-com-Defeito-Câmbio-Automático-AL4-(Peugeot-Citroen-Renault).

    ResponderExcluir
  6. Esse é um problema crônico nos solenóides dos reguladores de pressão (eletroválvulas) da caixa AL4 tiptronic. E, se esse defeito elétrico não for corrigido rapidamente, acaba provocando problemas de desgaste mecânico em outros componentes da transmissão pela baixa pressão e aumento da viscosidade do óleo ATF. Quando a coisa tá feia, o câmbio fica somente em terceira marcha para permitir que o carro ande, isso é programado. A reprogramação é só para diminuir o tranco na passagem de algumas marchas mas não resolve esse defeito.

    Literatura oficial:

    http://www.peugeotlogic.com/workshop...4/solenoid.htm

    A troca das 2 válvulas solenóides originais da marca BORG WARNER, de 2 anéis de vedação e o óleo ATF constitui uma espécie de "kit" e deve ficar menos de R$1.000,00 se for feita numa oficina honesta, e deve ser feita logo que aparecera primeira mensagem de erro ou aos 40.000km se o carro não apresentar defeito.

    Essa mesma caixa é usada pela Citroën e Renault também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante seu comentário e explicações, Valeu !!!!

      Excluir
    2. Meu 208 automático acabou de dar este problema ontem!
      Se arrependimento matasse eu estaria morto!
      Péssimo carro!

      Excluir
  7. Por 56 mil deveria vir com bancos de couro e airbags laterais, além de manutenção grátis pelo tempo de garantia pra valer a pena. Do jeito que é hoje, um 408 automatico é muito melhor negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. De certo modo até o 308 é melhor.

      Excluir
  8. Tenho um 408 automático com um ano de uso e o grande problema dele é o amortecedor traseiro que tem uma batida seca quando se passa em qualquer desnível ou buraco da rua. Na concessionária me informaram que é assim mesmo, pois a fábrica optou em dar uma maior segurança em detrimento do conforto. Pô, vc paga uma fortuna por um 408 e ganha de brinde um amortecedor que parece ser vencido.
    Robson, consumidor revoltado.

    ResponderExcluir
  9. Vou receber meu 208 automático amanha, estou preocupado com o consumo e o cambio, não sei se é verdade, mais estão falando que não é muito bom, queria saber se é verdade.

    ResponderExcluir
  10. Comprei 208 automático faz 15 dias e ja deu problema no cambio automático que travou na 3 marcha.
    Me arrependi totalmente
    Além disso o pos venda é o pior que já vi.
    Por estes dias vou ficar sabendo o que resolveram sobre o conserto.
    Já ia esquecer, eles nao me deram carro reserva!
    Piada!
    Nao recomendo comprar Peugeut

    ResponderExcluir
  11. Comprei 208 automático faz 15 dias e ja deu problema no cambio automático que travou na 3 marcha.
    Me arrependi totalmente
    Além disso o pos venda é o pior que já vi.
    Por estes dias vou ficar sabendo o que resolveram sobre o conserto.
    Já ia esquecer, eles nao me deram carro reserva!
    Piada!
    Nao recomendo comprar Peugeut

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem