A Volkswagen mostra no Salão do Automóvel de Xangai (China) o VW CrossBlue Coupé - carro conceitual que antecipa as linhas e especificações dos novos SUVs da montadora germânica.

VW CrossBlue Coupe

O cinco lugares Coupé CrossBlue tem 4.889 milímetros de comprimento, 2,015 milímetros de largura e apenas 1,679 milímetro de altura: dimensões que lhe dão um perfil baixo, a aparência larga (como comparação, Touareg: 4795/1940/1732). A distância entre eixos é de 2980 milímetros (Touareg 2893) e conta com rodas de liga leve de 22 polegadas (com 285/44 pneus) - resultando em um carro bastante musculoso e esportivo.

VW CrossBlue Coupe

Na frente, a grade do radiador - constituído por dois suportes de alumínio polido e o logotipo VW - é um elemento 3D que se estende até os faróis. As extremidades laterais da parte superior do suporte são utilizados para as luzes diurnas, criando uma assinatura de luz diferenciada.

VW CrossBlue Coupe

Na lateral - sob a coluna C inclinada - temos a porta para o tanque de combustível e a bateria foram uniformemente integradas ao projeto do carro. Tal como é habitual com a Volkswagen, o bocal de enchimento de combustível está localizado sob uma tampa sobre o lado direito do veículo, enquanto que a tampa para a tomada eléctrica está localizado simetricamente do lado esquerdo. Trata-se de uma tomada para carregar a bateria de alta tensão e outra para conexão de dispositivos elétricos; esta interface (16 A, 230 V) faz com que o Coupé CrossBlue seja um gerador, também.

VW CrossBlue Coupe

As ponteiras de escape proeminentes são em aço inoxidável, e são integrados em um painel de guarnição de alumínio polido que se estende horizontalmente ao longo da parte de trás do coupé. Sob esta temos uma painel de aço inoxidável de proteção inferior, como na extremidade da frente. A tampa o porta-malas abre e fecha eletricamente, revelando um espaço de carga que pode armazenar até 1.101 litros de bagagem (ou 537 litros com os assentos na posição vertical).

VW CrossBlue Coupe - interior

Assim mostrando o futuro da Volkswagen de design, o Coupé CrossBlue também destaca possibilidades de motorização futura, neste caso, um sistema plug-in composto por um motor V6 turbo de injeção direta a gasolina e dois motores elétricos (40 kW e 85 kW frente traseira), juntos que produzem até 415 cv (305 kW). Através de uma caixa de velocidades DSG de seis velocidades, que permite que este SUV acelerar como um carro esporte: de zero a 100 Km/h em 5,9 segundos, e a velocidade máxima é de 240 Km/h.

VW CrossBlue Coupe - interior

Mesmo com este nível de performance, economia de combustível é impressionante, com uma média de 33,3 Km/l em ciclo combinado (cidade e estrada). No modo híbrido, com uma bateria descarregada alimentado pelo motor TSI, o Coupé CrossBlue retorna 14,5 Km/l. Esta eficiência dá ao Coupé CrossBlue, com seu tanque de combustível de 80 litros, um alcance teórico de 1.190 km.

VW CrossBlue Coupe - interior

O Coupé CrossBlue é baseado na plataforma Modular Transverse Matrix (MQB) da Volkswagen. Isso daria a uma versão de produção flixibildiade com relação a motor/câmbio, podendo ser usados sistemas de transmissão convencionais, motores com quatro ou seis cilindros, à gasolina, diesel ou GNV.

VW CrossBlue Coupe

Alimentado exclusivamente por bateria, o CrossBlue tem uma autonomia de 33 km. No E-mode, apenas o motor elétrico traseiro impulsiona o veículo e o motor TSI é desligado e desacoplado. Até 124 Km/h, o motor não está engatado, enquanto a bateria tem carga suficiente. Assim que existir necessidade de maior potência, a unidade a gasolina é acoplada ao sistema de transmissão, novamente, em frações de segundo. A bateria pode ser carregada por fontes de energia externas ou pelo motor quando o veículo está em movimento.

VW CrossBlue Coupe

A Volkswagen informa que não há planos, no momento, para a produção do VW CrossBlue Coupé.

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