A Volkswagen da Alemanha anunciou seus resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre de 2013, com recuo do lucro líquido em suas operações globais para € 1,95 bilhão de Euros, o que representa uma redução de 38% em relação ao mesmo período do ano passado - resultado este que veio dentro das expectativas dos analistas da indústria automotiva.

Volkswagen Polo Europeu

Já no Brasil, o presidente da subsidiária local, Thomas Schmall, criticou o excesso de custos e a baixa competitividade do País na produção de automóveis - algo que impede as exportações do setor automotivo, visto que o custo de produção muito elevado faz com que o preço final fique inviável para concorrer com outros países, como o México.

Volkswagen Polo Europeu - interior

Como a VW do Brasil não consegue exportar, a empresa fica dependente do mercado interno - um fator que explica, de certa forma, a defasagem dos modelos fabricados no Brasil em relação à gama da empresa em outros mercados. Ainda segundo o executivo, a "China tem 48% de seu investimento total destinado à melhoria de produtividade", enquanto no Brasil esse número é de apenas 19%.

Volkswagen Polo brasileiro

Apesar desses aspectos, a empresa aposta no aumento do consumo, pois 40% dos brasileiros ainda não têm renda para comprar um veículo, motivo pelo qual o potencial de crescimento do mercado brasileiro é muito grande - especialmente nos modelos de entrada, cuja participação do mercado vai subir dos atuais 11% para quase 20% no final da década - em decorrência do aumento de renda da população.

Volkswagen Polo brasileiro - interior

A Volkswagen investirá R$ 8,7 bilhões até 2016, dois terços em novos produtos e um terço em ampliação da capacidade produtiva.

Volkswagen Polo brasileiro

Com informações: R7

22 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Como querem exportar se a primeira provídência é deixar o carro pelado e abaixo do aceitável ?? Só agente pra comprar esses carros depenados e carísssmos.

    Kombi, fusca, passat, parati,voyage, santana, gol 1234567... tudo isso já deu muuuuuito lucro, agora estão desanimando porque a concorrência tá começando a chegar.

    Vamos investir um pouco aí né minha gente.

    ResponderExcluir
  2. haha

    que lucre cada vez menos...

    ResponderExcluir
  3. uma mina de ouro fatura R$ 5,1 bilhão de real em 3 MESES e investe 8,7 em 36-48 meses (de 61,2 a 81,6 bi R$ aprox 11% e 13% de investimento sobre lucro liquido)

    ResponderExcluir
  4. uma mina de ouro fatura R$ 5,1 bilhão de real em 3 MESES e investe 8,7 em 36-48 meses (de 61,2 a 81,6 bi R$ aprox 11% e 13% de investimento sobre lucro liquido)

    ResponderExcluir
  5. CAR.BLOG.VOLKSWAGEM novamente... custo brasil uma ova... redução de IPI novamente e eles querem lucrar mais... esse negócio de custo brasil é verdade, mas não do jeito que as montadoras falam....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo Brasil não está só no IPI, mas no ICMS, PIS, COFINS, CSSL, IRPJ, mais um caminhão de impostos, impostos inclusive em cascata, sem contar a burocracia, corrupção, falta de infra estrutura, fretes caríssimos; principalemente portuários, nos custos indiretos da mão de obra, como uma série de benefícios que não existem em lugar nehum do mundo e por aí vai. Só quem tem empresa sabe disso.

      Excluir
    2. Esqueceu do mais caro: o lucro - Se procurar vai achar vários economistas calculando tudo isso e vai ver que ainda assim o lucro eh absurdo. Comprei carro recentemente e o IPI foi fantoche... só aumentou o lucro das montadoras. Claro que são os dois fatores, custo brasil e lucro absurdo, mas as montadoras ficam colocando a culpa somente no pais... ai não neh

      Excluir
  6. Cara é muito fácil essas empresas estrangeiras culparem o brasil e os brasileiros, sabendo que é pura desculpa mesmo, se não é assim por que a hyundai e a ford estão vindo com produtos um pouco melhores e preços em conta??? Desculpa... dona VW tá insatisfeita, a porta da rua e serventia da casa, pode vazar, tem um bocando de empresa querendo entrar aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FORD e HYUNDAI não estão preocupadas em exportar e sim em se manter vivas aqui, se possível conquistando algum mercado. A VW quer ganhar escala para reduzir custo e isto só se consegue exportando. O custo Brasil é o principal empecilho sim, já está provado e comprovado. A indústria brasileira em geral, em todos os setores não tem competitividade.

      Excluir
  7. Cara é muito fácil essas empresas estrangeiras culparem o brasil e os brasileiros, sabendo que é pura desculpa mesmo, se não é assim por que a hyundai e a ford estão vindo com produtos um pouco melhores e preços em conta??? Desculpa... dona VW tá insatisfeita, a porta da rua e serventia da casa, pode vazar, tem um bocando de empresa querendo entrar aqui!

    ResponderExcluir
  8. ALEMÃES E COREANOS SÃO OS MAIS ''FOMINHAS'' PRA DINHEIRO !!!

    ResponderExcluir
  9. Eu detesto a postura da VW perante o brasileiro mas eu imagino que eles estejam numa verdadeira sinuca de bico trabalhista.

    Tem peão no ABC paulista com salário maior que muito doutor pelo Brasil afora...

    E eles não podem demitir, não podem fazer nada.

    Eles depenam o carro, valendo-se do sinônimo de confiabilidade criado pelo fusca (que na verdade não existe mais nos carros da VW) pra conseguir vender modelos pelados.

    Pensem bem, quem vocês acham que custa menos? Os funcionários que produzem o gol ou os recém contratados que produzem o HB20?

    ResponderExcluir
  10. É muito imposto para nenhum retorno de infraestrutura. O esquema é construção Civil e acerto com político para superfaturar as obras e assim ganhar os 1000% a mais, só assim para a empreiteiras encherem o bolso dos Governantes e delas. Brazil!!!

    ResponderExcluir
  11. VW se acomodou. "Se continuam comprando, então não precisamos investir em melhoras". Por sorte a Hyundai e Ford (e até Peugueot) estão vindo com produtos tecnologicamente mais atualizados e a ficha dos consumidores está caindo aos poucos. Ou a VW muda a forma de olhar o mercado brasileiro ou perderá ainda mais mercado.

    ResponderExcluir
  12. Podem falar mal da VW, mas os verdadeiros culpados são os políticos que criam dificuldades para venderem facilidades. Esse país é um país de trouxa, estamos HÁ 10 anos com um governo federal que não melhorou em nada a vida do brasileiro e continuamos votando neles.

    NÓS MERECEMOS ANDAR DE GOL PELADO PAGANDO PREÇO DE COROLLA COMPLETO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo cumpade, mas antes deste governo era a mesma coisa. Sabe-se que era até pior.
      Um país não dá para ficar em ping-pongue entre dois partidos.

      Excluir
    2. Verdade, precisamos de mais opções neste país, estamos cansado com tudo isso.

      Excluir
  13. Nenhum empresário, em qualquer recanto do planeta, paga imposto. Ele empulha cada centavo dos tributos no preço do produto - fora os custos e o lucro - e repassa pros otários, digo nós. Quando algum governo reduz a carga tributária, lenga-lenga choramingada todo o santo dia pelos empresários, eles não repassam o benefício ao consumidor, ou repassam menos do que receberam.

    Em resumo: bando de FDPS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão me lembra a questão da CPMF, cujo fim foi uma bandeira do presidente da FIESP (representante dos empresários) Paulo Skaff e que se empenhou pessoalmente para seu fim. Ninguém gosta de pagar impostos, porém como questionou o médico Adib Jatene, mentor da CPMF (que deveria ser destinada a saude pública), porque não ocorreu também a mobilização da FIESP para a revisão de outros impostos pagos pelas empresas? A resposta, dada pelo próprio Adib Jatene, foi esclarecedora: A CPMF ao contrário dos demais tributos, era muito mais dificil de se sonegar, considerando-se o seu mecanismo de arrecadação.

      Excluir
  14. Ué, cadê os "colunistas" de plantão deste blog? Não vão comentar este post? Enaltecer a "qualidade construtiva" ou o "qualidade alemâ" da VW para justificar os preços praticados por ela?

    ResponderExcluir
  15. O brasi força cada vez mais as montadoras em geral a elevarem os preços , dessas carroças 1.0pelado sem opcional nem um, por 35k e lá vai pedrada porque sabe que tem otário que vai compra , com impostos e cargas tributárias cada vez mais autas , temos os carros piores do mundo e os mais caros do mundo , e pra piorar aumentam a tacha pra carros importados , que sao infinitamente melhores que essas carroças vendidas aqui ,ai sem concorrentes cobram o preço q querem pq sabem que algum Bobô vai compra, pais de pilantras mesmo ,

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem