Desde seu lançamento no mercado brasileiro, o compacto japonês Etios nunca registrou bom desempenho em vendas em relação a seus concorrentes (leia-se, principalmente, HB20 e Onix). E de algum tempo pra cá, a Toyota vem oferecendo alguns atrativos para o consumidor, a ponto de elevar as vendas do modelo. Desta vez, a marca promove feirões em nove regiões (Campinas, Curitiba, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

A campanha foi iniciada nesta quinta-feira, 11, e vai até domingo, em concessionárias e shoppings, e oferece alguns atrativos como IPVA e licenciamento grátis. Há ainda brindes, como uma televisão de 42 polegadas ou R$ 1.500 em combustível, além de bancos de couro ou taxas de juro reduzidas. A promoção “Etios a R$ 15 por dia”, iniciada no mês de março, também está sendo oferecida.


Na promoção, o Toyota Etios XS na carroceria hatch, por exemplo, pode ser adquirido com uma entrada de R$ 14.900, quatro parcelas anuais de R$ 1.900,00 e 48 parcelas mensais de R$ 450,00 com 0,92% de juros, o que dá os R$ 15,00 por dia. Confira abaixo a tabela das cidades e dos locais onde ocorre o feirão Etios:

CidadeLocal do FeirãoData
CampinasShopping Parque Dom Pedro e concessionárias12 e 13 de abril
CuritibaShopping Palladium e concessionárias12 e 13 de abril
GoiâniaShopping Flamboyant e concessionárias11 e 12 de abril
Minas GeraisMinas Shopping e concessionárias11 e 12 de abril
Porto AlegreBarra Shopping Sul e concessionárias12, 13 e 14 de abril
Ribeirão PretoRibeirão Shopping e concessionárias12 e 13 de abril
Rio de JaneiroConcessionárias Toyota do Rio de Janeiro e Niterói11, 12 e 13 de abril
SalvadorSalvador Shopping e concessionárias12 e 13 de abril
São PauloShopping Eldorado, Carrefour Anchieta e concessionárias da Grande São Paulo12, 13 e 14 de abril

43 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Nem de graça... carro feio e de qualidade muito ruim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruim em acabamento, design e sofisticação, sim. De fato! Mas em outros critérios, acho que não.

      Excluir
    2. Adquiri um Etios Sedan 1.5 e estou mutíssimo satisfeito. O carro anda muito e é muito seguro nas curvas e nas frenagens. Porta malas maravilhoso, motor potente. Carro LINDO ! Feio é Fiat Uno, VW Voyage, VW Space Fox, VW Polo Sedan, Honda Fit, Chevrolet Prisma (tatú sem rabo). Estou hipersatisfeito com meu Etios Sedan !

      Excluir
  2. Pode me dar a loira da recepção que não quero esse carro.. hehe

    ResponderExcluir
  3. quantos tomates preciso vender pra comprar esse carro?

    ResponderExcluir
  4. etios 4 estrelas no latin ncap nem hb20 nao conseguiu

    ResponderExcluir
  5. Toyota tem poucas concessionarias menos ate do q hyundai e ranault,imagine em relaçao as 4 grandes

    ResponderExcluir
  6. Etios e Corolla fabricados no BR,Hilux na Argentina,Fit e Civic fabricados no BR,City fabricado no BR e na Argentina,Toyota e Honda gerando empregos.

    ResponderExcluir
  7. Que pena que nao deu certo como esperavamos, pois por ser um toyota merecia mais!!!, e acho a ideia bem legal das promoçoes, enquanto para um Hb20 temos que esperar muitos dias, esse ja vem com ipva pago, e ainda muitos outros como o banco de couro... è feio mas é bom!!!!

    ResponderExcluir
  8. Desde lançamento eu nunca vi condutor dirigindo "ET" nas rua em ribeirão preto pois aqui nesta cidade tem concessionária propria, que coisa FEIA! mesmo preenchendo cupom pra ganhar carro num sorteio nem quero.

    ResponderExcluir
  9. A TV é para o dono ficar com o carro na garagem porque ele é feio e atrasado demais. De graça tá caro.....

    ResponderExcluir
  10. É bom pra Toyota e outras aprenderem a não subestimar brasileiro com carro produzido pra Índia e com preço de europeu. Se bem que é um milagre essa geringonça não vender numa terra onde vende Logan, Classic e outras joças ultrapassadas e caras. Acorda Brasil!

    ResponderExcluir
  11. Acho bobo esse monte de gente que é paga pra falar que o Etios é feio (ou fala porque é maria-vai-com-as-outras...). Não é mais feio que o Gol, nem perde pro Fox, é muito melhor que o Clio 2012 e pelo menos tão legal quanto o Clio 2013. Não acho o Logan tão horrível quanto pintam, mas creio que o Etios empata com o Sandero -- que tem um visual bem bacana. Essa questão de ser bonito está no gosto de cada um, pra que tentar vender sua opinião? Se acha feio, procure um mais bonito. Como na minha opinião são todos meio parecidos, comprei um Etios. Com certeza o HB20 é mais bonito, e não duvido que a Hyundai faça produtos de ótima qualidade, mas o Etios não é nada de mais... é mais um carro pequeno de uma montadora chegando pra concorrer. Se por fora é bem normal, por dentro é meio singelo, mas nem por isso é de má qualidade. Tem coisas bacanas como sensor de cinto do passageiro (os nacionais só trazem pro motorista, quando trazem) e os materiais são de excelente qualidade, embora sem uso de tecido. O painel "do meio" é mais fácil de ver que o rádio, e nunca vi ninguém reclamar que não consegue mexer no rádio. Depois de pouco uso, pelo menos na minha opinião, é tranquilo de usar -- aliás, como o Civic e outros, que também trazem velocímetro no meio. Muitos dizem que parece balança de feira, o que pode até ser -- e o mesmo pode ser dito de todos os outros com velocímetro atrás do volante, pois todos lembram balanças de cozinha. Quem quer alguma coisa mais high-tech pode preparar o bolso que, por menos de 50.000 reais, não tem. A não ser que o objetivo seja ter velocímetros na cor laranja-berrante ou azul-cheguei como os da VW (de novo, pra quem gosta, bom proveito).
    Acho chata essa redução de preços -- principalmente porque já comprei -- mas é inegável que a Toyota superestimou a percepção de valor da marca por parte dos brasileiros. Isso é muito bom, por que mostra que as pessoas dão mais valor à qualidade do produto real e não à tradição de um nome.
    Agora, o carro é bom. Minha impressão é que funciona muito parecido com os carros da Volks, faz barulho de Ford e é um pouco mais macio que ambos.
    Mais ou menos 10 Km/l de etanol na cidade (sem congestionamento), desempenho esperto pois o carro é bem leve, etc. Se v. acha que o carro é caro dada a simplicidade, concordo. Eu, por meu lado, valorizo aspectos técnicos de motor, suspensão e dirigibilidade. A fábrica está empenhada em competir por um lugar junto às primeiras, VW e FIAT. A Hyundai também está tentando e tem tido maior sucesso. Isso é capitalismo. Quando a FIAT veio pra cá, todos torciam o nariz; com o tempo, ficou clara a boa qualidade da marca. A Toyota já cansou de ganhar prêmios de qualidade, será que justo o Etios vai ser ruim? Desculpa, mas dizer que o carro é de má qualidade mostra que a pessoa está no mínimo sendo injusta. A gente lê as reportagens pra aprender mais sobre quem tem o carro. Ao invés disso, vem essa repetição infindável, uma lenga-lenga pouco criativa reclamando pela milésima vez do velocímetro como se isso fosse algo muito diferente -- só que não é... ao menos, na minha experiência de pouco tempo como dono do Etios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também discordo parcialmente quando falam da qualidade do Etios. Como citei acima, em acabamento, design e sofisticação, ele é nota zero, mas tem sim suas qualidades como mecânica, segurança, etc (nem sei se o etc é necessário rs). Acho que não é só do painel centralizado que o pessoal reclama, é, em geral, do que mencionei.

      E, ao que parece, é que a Toyota está disposta a errar pela segunda vez trazendo, novamente, um carro da Índia, o Vios. A menos que ela decida caprichar no acabamento.

      Excluir
    2. Mais um que comprou um Etios e tenta convencer a todo mundo (inclusive a ele mesmo) que o carro não é horrível.

      Excluir
    3. Ow, eu falo mal e digo que é feio mas não ganhei $$$$ nada ainda, quero meu dindin.
      RESTIOS

      Excluir
    4. Paulo, o carro não é horrível. Essa é a sua opinião, tão válida quanto a minha. Peço desculpas por divergir da maioria, mas o Etios nem chega a ser feio pra mim -- por exemplo, é mais bonito que o Honda City, que vende muito bem e é bem caro.
      Se v. acha o Etios horrível, talvez tenha um senso estético mais apurado que o meu, mas com certeza é apenas mais um carro comum pra mim, tão "bonito" quanto o Gol (se é que dá pra qualificar o VW disso).
      Fique tranquilo que até aqui não lamento a suposta feiúra do meu carro -- acho até bonitinho, na linha do March. E minha mulher também achou, embora a seu desfavor tenha o fato de ter casado comigo... hehehe...
      O carro é comum. Respeito sua visão, mas não vai me convencer que é feio, ok? É tão comum que chega a ser sem graça. É muito bom em suas qualidades mecânicas e isso me interessa.
      Agora, tanto o Etios como HB20, Onix etc. estão absurdamente caros pro poder aquisitivo dos brasileiros. E caro demais é caro demais, não tem como dourar a pílula. Se for lindo ou com estofamento de veludo, continua sendo muito mais caro do que se paga em outros países. Vamos resolver isto primeiro, certo? Depois a gente olha os detalhes de acabamento cromado nas maçanetas... o que acha?

      Excluir
    5. discordo com vc no quesito acabamento, andei em um na versão sedan mais completa e achei pior do que meu primeiro carro um corsa hatch 2008, o painel parece de carro de brinquedo... entendo quando a pessoa precisa de um carro e ele é o unico que se encaixa no orçamento, mas conheço duas pessoas que pagaram 46 mil nesse "brinquedinho" no lançamento, por esse valor compensa muito mais pegar um onix ou prisma, ao menos o acabamento é menos porco...

      Excluir
    6. Ah, mais um detalhe curioso: tanta gente fica comentando que o carro é feio, mal-acabado e que tem raiva da Toyota que funcionou ao contrário comigo...

      Acabei ficando intrigado sobre como o carro podia ser tão ruim e fui até a concessionária, onde vi que ao vivo o carro é menos feio que na tela do computador, que o acabamento é de plásticos de boa qualidade, no mesmo nível dos concorrentes nacionais mais vendidos e a disposição da Toyota de conceder descontos e entregar o carro bem rápido. Conheço até mesmo alguém que comprou o HB20, descobriu que ia demorar muito, desistiu do HB20 e resolveu comprar um Etios.

      Quer dizer, o pessoal que fica pichando o carro foi quem me levou a conhecê-lo mais de perto -- o que acabou terminando em compra. Será que alguns caras que ficam xingando o Etios são da própria Toyota? 8-)

      Excluir
    7. Funcionario de revenda Toyota detected...tentando salvar a pele do feioso da Toyota...tentando se passar por consumidor...kkkk

      Excluir
  12. A toyota não para de fazer cagada com esse etios, é uma trapalhada atrás de outra, quem é a mula que coordena esse produto ??? já devia estar na rua faz tempo.

    Arruma esse carro, faz um painel decente e no lugar certo. Aqui tem índio mas não temos nada ver com a índia.

    Fui ver o etios mas não dá coragem de comprar, fizeram a parte mais difícil do carro, mas deixaram o resto do serviço na mão de maluco e foram tomar sake.

    Essa promoção R$15 é pra pegar buzão??? é cada uma.....

    ResponderExcluir
  13. O Etios está sendo rejeitado no Brasil e também na Índia pelos motivos amplamente divulgados nas diversas matérias da imprensa automotiva especializada.

    Tudo indica que a Toyota já entendeu essa realidade e existe a possibilidade da nova geração do Etios chegar em 2014 (estava prevista para 2016), modificando o painel interno tão criticado e melhorando o acabamento e o design do carro.

    O Etios XS 1.3 por R$36,9K mais o IPVA/licenciamento grátis (economia de uns R$1K) não está ruim, mas não sei se será suficiente para animar o consumidor à fechar os olhos para tudo o que não gosta no carro.

    Até a nova geração do Etios chegar ao Brasil, do jeito que o carro é hoje, apesar dos pontos positivos do carro, o que resta à Toyota é dar descontos, fazer promoções, feirões e rezar para vender.

    A Toyota está colhendo os frutos ruins da decisão errada que tomou, ou seja, fabricar o desatualizado Etios ao invés do moderno Yaris no Brasil.

    Enquanto isso, a Hyundai (HB20), a GM (Onix), a Ford (New Fiesta), a Peugeot (208), etc, lançam carros em sintonia com as necessidades atuais do consumidor e mostram o caminho correto que deve ser seguido no mercado de compactos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funcionario de revenda Toyota detected...tentando salvar a pele do feioso da Toyota...tentando se passar por consumidor...kkkk tanto que entende muito bem do preco...da para comprar sem entradada coelga?

      Excluir
  14. A Toyota na verdade nos prestou um grande favor. Depois desse mico, por subestimar a exigência do mercado brasileiro que é cada vez maior, duvido que outra marca trará para cá algo tosco como o Etios (não estou falando da mecânica).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhando por esse lado, a Toyota realmente contribuiu com o mercado ... rsrs

      Excluir
  15. ESSE CARRO SO TEM SAIDA POR CAUSA DE MUITA MUITA PUBLICIDADE

    ResponderExcluir
  16. Para quem comprou o Ethios com o preço normal deve está querendo explodir a Toyota. Imagina você ter comprado o este veículo maravilhoso com preço cheio e alta taxa de juros?

    A verdade é que a Toyota está tendo que caprichar nas promoções para conseguir vender alguma coisa. Ela pensou assim: " EU VENDO O VOVOROLLA A 14 ANOS DO MESMO JEITO E VENDO COMO ÁGUA, IMAGINA O ETHIOS QUE SERÁ BEM MAIS BARATO. Não sei como, mas dessa vez quebrou a cara.

    ResponderExcluir
  17. A toyota já lucrou tanto no Brasil que tá nem aí se o etios vende ou não, como é um projeto barato, tanto faz, o que vender é lucro.

    Coitado dos que compraram e tomaram o coito, afinal era só olhar pra ver aquela balança de feira no meio painel do carro, além daquele botão pra puxar o afogador.

    ResponderExcluir
  18. Só imagino o cara que contratar esta pegadinha dos 04 balões a serem acertados durante o ano, acaba com o teu (dele) carnaval, revellion, Natal e feriado de 7 setembro, não nessa mesma ordem. O cara fica duro até pagar a próxima parcela, por isso que dão IPVA, emplacamento, tv e gasolina 1.500 reias, hehehe, é para o cara ficar assistindo Tv (record) duro e ir até algum lugar para comer, pq não terá dinheiro pra pedir em casa, mas gasolina até a boca e troca 10L por uma coxinha e refri, KKKKKKK. Todos perdem qdo compramos carros, sempre teremos que alimentar esse supérfluo... se bem usado vale a pena.

    ResponderExcluir
  19. ontem eu vi uma porcaria dessas com a uma lateral toda destruida, e madosamente pensei " que pena que não deu PT " foi mais forte que eu não deu pra segurar kkkkk

    ResponderExcluir
  20. Do jeito que esse carro está manchando o nome da Toyota, daqui a pouco vão vender o telão LCD e dar o Etios de brinde.

    ResponderExcluir
  21. Carro funcional (versão hatch 1.5 xls) e com certeza O MELHOR custo-beneficio de todos os candidatos a carrinho bacana do ano. Nao tem computador no painel, nao é luxuoso, não tem versao automática e nem é maravilhoso esteticamente falando. Quem quiser estes atributos tem que comprar o Hb20, Fiat 500 ou o novo C3. Como 2o carro ( o outro é Captiva 2012) estamos satisfeitos. Econômico, seguro (abs, air bag duplo), espaçoso, manutenção barata, seguro barato, ágil (testamos o carro com 5 pessoas e o desempenho foi muito bom, principalmente na subida) e o atendimento da Toyota faz toda a diferença. Atendeu nossas necessidades funcionais (casal com 2 filhos pequenos de 3 e 2 anos). Escolha inteligente pra quem exige qualidade, segurança e exclusividade (clube Toyota, programa de revisões e confiança na marca). Minha ressalva é em relação a falta de iluminação interna. Há apenas um ponto de luz no teto a frente do motorista e passageiro. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrei no site da Toyota hoje e realmente parece que a marca reduziu de forma definitiva os preços de toda a linha do Etios em pelo menos R$2,5K e o Etios hatch XLS 1.5 custa hoje R$41.400,00 (preço oficial).

      Por R$41,4K, na minha opinião, existem outras opções melhores que o Etios no mercado dos hatches compactos, no entanto, se tiver MAIS descontos e promoções nesse preço como estão dizendo (IPVA/documentação grátis + R$1,5K em combustível ou 1 TV 42"), começa a ficar interessante para quem não se importa com as características do carro.

      O Etios XLS 1.5 (COM TODOS OS DESCONTOS) sairia por R$39K e ficaria mais barato, por exemplo, que o HB20 1.6 Comfort Plus (40,9K), o Peugeot 208 1.5 Active (R$39,9K) e o Onix LT 1.4 com My Link (R$39,4K), carros compactos que chegaram recentemente ao mercado, como o Etios.

      O Etios XLS 1.5 por R$39K tem mais recheio e equipamentos que essas versões dos três carros que citei como exemplo e isso poderia compensar (para alguns consumidores) as desvantagens do carro em acabamento, design e painel de gosto duvidoso.

      Até dez/12, o Etios XS 1.3 custava R$39,4K, mas hoje estão oferecendo o carro por R$36,9K, MAIS OS DESCONTOS DE R$2,5K (IPVA + COMBUSTÍVEL) DA PROMOÇÃO ATUAL.

      Preços finais de R$39K (Etios XLS 1.5) e de R$34,4K (XS 1.3) são mais realistas do que os preços praticados pela Toyota quando lançou o Etios em 2012 e deveriam ser oficializados pela marca de uma vez por todas, ao invés de ficar com essas promoções eternas para tentarem aumentar as vendas do carro, que tem sido muito inferiores ao esperado desde o seu lançamento.

      Excluir
    2. Concordo com o Anônimo (13/4, 21:50) -- minha situação (2º carro etc.) é muito parecida com a dele.

      A análise do Rasec também é muito boa ao apontar os preços reais de mercado (o HB20, por exemplo, tem tido tanta procura que deve ser objeto de ágio e não descontos).

      Adicionalmente, gostaria de dizer que comparei a versão XS e a XLS e notei apenas as seguintes diferenças:
      - motor 1.5 na XLS, 1.3 na XS, performance de ambos algo similar;
      - rodas de liga leve de 15 polegadas na XLS; no XS, são de aço com 14 polegadas;
      - filtro anti-pólen (será que o 1.3 não tem também? alguém da Toyota sabe?

      No meu caso particular, pretendo usar o carro para ir ao trabalho (o maior é para viajar). No máximo, e isso não é certeza, terei de pegar a estrada sozinho ou com um colega de trabalho. Na nossa linda cidade esburacada de São Paulo, rodas de aço são mais fáceis de desamassar... então, no meu caso, o melhor custo benefício é a versão XS 1.3 -- cerca de R$ 34 mil, o que fica próximo de um Novo Uno ou Palio 1.4.
      Mesmo pagando um pouco mais, antes da redução, comprei o XS.
      A ressalva é que eu gostei do painel central, que acho fácil de ler e que libera a visão do motorista para a estrada -- mais importante para mim que o velocímetro, pois não sou de correr mesmo.
      Muitos, todavia, parecem detestar mover os olhos pra ler a velocidade (não precisa mover a cabeça)... para esses, o Etios não é uma escolha possível.

      O melhor mesmo é fazer um teste-drive e ver por si próprio se é fácil usar o painel mais centrado.

      Quem fica postando que não gosta porque é diferente, isso é que acho meio absurdo, até porque o brasileiro tem muito pouco preconceito contra novidades.

      Excluir
    3. Como segundo carro, para uso urbano, também considero a relação CxB do Etios XS 1.3 melhor do que a do XLS 1.5, mas cada um sabe onde o calo aperta ... rsrs

      Sempre afirmei que o sucesso de vendas do Etios dependia apenas de um reposicionamento de preços por parte da Toyota, fato que parece ter ocorrido, embora ainda de forma parcial.

      O Etios é um caso clássico de um carro lançado no mercado por um preço super estimado pela Toyota para ver se colava, mas não colou. As vendas ruins do Etios, impostas pela forte concorrência de carros melhores e custos similares, obrigaram a Toyota a reduzir seus preços, ficando mais justos para o consumidor e mais próximos da realidade que o Etios oferece.

      Os números recentes deixam claro que insistir em vender o Etios pelo mesmo preço de HB20, Onix, 208, New Fiesta, etc, seria praticamente impossível para a Toyota.

      Respeito a opinião de quem gosta do Etios, afinal, o carro tem suas qualidades, mas considero equivocada a decisão da Toyota em fabricar o Etios no Brasil ao invés do Yaris.

      Excluir
    4. Funcionario de revenda Toyota detected...tentando salvar a pele do feioso da Toyota...tentando se passar por consumidor...kkkk

      Excluir
  22. Achei que esse espaço fosse útil..... Tirando os comentários mais sérios e de pessoas sensatas como o Anônimo em 13/04 as 21:50hs, os demais devem ser de sujeitos pobres de opiniao que nao devem ter dinheiro para comprar uma bicicleta.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funcionario de revenda Toyota detected...tentando salvar a pele do feioso da Toyota...tentando se passar por consumidor...kkkk

      Excluir
    2. Sugestão pra a próxima Promoção Etios:

      Pague 1 e Leve 2 (mais 2 IPVA Pagos + 2 TVs Led 55" 3D + 2 Seguros)

      Quem sabe resolve o problema da toyota.

      Excluir
    3. Bom,eu sou toyoteiro suspeito de falar muito,afinal tenho carros da Toyota a anos e dou aqui minha opinião,o etios é um carro muito bom se pensar na qualidade da marca,sabemos da deficiência de beleza do etios e claro que nao tem tanto requinte porem o preço é justo se os colegas acima não gostaram do etios é porque não compraram um como eu comprei e não estou arrependido,pois tem tudo que preciso,pelo menos posso ficar tranquilo quando minha esposa sai com meus filhos pq o carro oferece segurança diferente do hb20 que reprovou,e caros amigos,se vc quer tanta qualidade faça como eu,compre uma sw4 e seja feliz.carro é igual mulher cada um sua atração,depende do seu bolso....

      Excluir
  23. Mais um detalhe importante eu passei a ter Toyota depois de sofrer tanto com pós venda das marcas VW Fiat e Renault,a Toyota tem um atendimento invejável que colegas que não eram fãs da marca compraram de tanto eu elogiar e gostaram,quem nunca teve um toyota não tem condições de falar do etios,eu tenho e aprovo.sou cliente e quando vc se tornar um, tambem vai entender o que estou falando.abs aos amigos toyoville

    ResponderExcluir
  24. Revendedor toyota talvez seja bom aqui no Brasil, pq nos USA agem como bandidos.
    A filosofia do japones p negocios e simples, se nao estao satisfeitos eles nao reclamam, apenas nao voltam mais, e pelo que conheco assim é, nao aceitam reclamacoes normalmente
    Fora isto o carro nao tem sequer cambio automatico, isto que ele é para o transito urbano, aquele que anda e para, e voce tem que ficar pisando no pedal da embreagem e trocando de marchas, o carro é pobre ate em opcao.

    ResponderExcluir
  25. baita carro. Manutenção Toyota, alto desempenho, econômico, direção elétrica top de linha, maior porta-malas da categoria, com preço competitivo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem