O Honda Civic, assim como o Toyota Corolla, tem suas vendas concentradas nas versões com câmbio automático, sendo que os modelos equipados com câmbio manual desses carros são minoria, apresentando alguma dificuldade a mais no momento da revenda. Entretanto, como até 2012 ainda não existia a opção de motor 2.0, aqueles que consideravam o carro automático lento, acabavam optando pela transmissão mecânica, que deixa o Civic com motor 1.8 mais ágil - sobretudo em trânsito urbano.


Consumo de combustível

Mais ágil, mas também menos econômico, já que, segundo o INMETRO, esta versão mecânica gasta mais combustível que a automática. Em cidade, com gasolina, o Civic LXS MT tem média de 9 Km/l de gasolina (10 Km/l para o automático), enquanto em estrada ele consome 12,2 Km/l (13,4 Km/l no LXS Automático).

Honda Civic LXS 2012 Manual

Com álcool a diferença relativa se mantém, com o modelo mecânico fazendo 6.8 Km/l de etanol em cidade (7.3 KM/l do automático) e 10,2 Km/l em estrada (contra 10,5 Km/l do automático), evidenciando que modelo com transmissão manual, em média, gasta 7% mais combustível. De qualquer forma não são números ruins para um carro com motor 1.8 V-TEC com 140 cavalos e de 1.238 Kg de peso.

Honda Civic LXS 2012 Manual - Preto

Aliás, melhorar a economia de combustível foi uma das diretrizes do projeto do Civic 2012, o que se reflete no fato de o carro contar com o botão "ECON" localizado na parte esquerda do painel, e que, quando acionado, faz ajustes no ar-condicionado, acelerador (e configuração do câmbio, quando versão automática) para um menor consumo de combustível. Outro ponto de destaque é que no painel superior, ao lado do velocímetro temos duas barras verticais que mudam de cor, ficando verdes, quando se conduz de modo mais econômico.

Honda Civic LXS 2012 Manual

Interior

Honda Civic LXS 2012 Manual - interior

O interior do Civic LXS 2012 apresenta com excelente padrão de montagem, sendo que o único aspecto que poderíamos apontar é o fato de usar plástico rígido no revestimento superior do painel - algo que foi alterado na versão reformulada nos EUA. De qualquer forma, a adoção de materiais mais caros, como o emborrachado, nessa parte do painel é mais uma questão estética do que de conforto propriamente dita, visto que é um ponto que raramente é tocado pelo motorista ou passageiros.

Honda Civic LXS 2012 Manual - interior

O painel tem uma visualização perfeita, com o conta-giros na porção inferior do painel e as demais informações no segmento superior - muitas das quais em formato digital - o que contribuiu para o "ar" tecnológico do carro.

Honda Civic LXS 2012 Manual - interior

Ainda no painel superior, temos uma segunda tela à direita, que altera informações do computador de bordo, sistema de som, e também traz a imagem da câmera de ré - algo que é de grande ajuda em manobras com um carro com essas dimensões avantajadas (4.525 metros de comprimento).

Honda Civic LXS 2012 Manual - interior

Comportamento dinâmico

O Civic 2012 LXS Manual é um carro muito prazeroso de ser conduzido, com uma suavidade de suspensão e de passeio que parece ter sido inspirado no seu concorrente Corolla - do qual, diga-se de passagem, vêm ganhando compradores. Se até o modelo anterior do Civic era caracterizado por uma suspensão mais firme, nesta geração ele continua estável, mas fez concessões ao conforto dos passageiros.

Honda Civic LXS 2012 Manual

Outro ponto que foi melhorado foi a posição de dirigir, visto que no modelo vendido até 2011, pessoas com estatura mais baixa sentiam dificuldades em função do posicionamento baixo do motorista (esportivo). Agora a posição de dirigir é mais elevada, com ótima visibilidade.

Honda Civic LXS 2012 Manual

A direção elétrica é bastante leve em cidade, tornando-se firme em estrada, harmonizando-se com o excelente câmbio manual de cinco marchas (o modelo 2014 recebeu uma transmissão de seis marchas), de engates precisos e macios, resultando em um carro realmente muito agradável, tanto no que respeita ao conforto interno quanto na condução dinâmica.

Honda Civic LXS 2012 Manual

Itens de série

O Honda Civic LXS Mecânico vem com ar-condicionado automático digital, direção com assistência elétrica, Central de informações i-MID (Intelligent Multi-Information Display) com tela LCD de 5" com controle no volante, Sistema de áudio AM/FM com CD Player CDA/MP3/WMA com 4 alto-falantes, Vidros elétricos com função 1 toque para abertura/fechamento automático e sistema antiesmagamento.

Honda Civic LXS 2012 Manual

No que respeita à segurança, o Civic LXS MT conta com duplo airbag frontal, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem).

Preço

Honda Civic LXS 2012 Manual

O Civic LXS Mecânico 0KM é vendido a R$ 66.690 reais, enquanto o modelo automático fica por R$ 69.900 reais.

Conclusão



O Honda Civic LXS Mecânico é um sedã médio confiável, seguro, confortável, com baixa desvalorização, silencioso, bem acabado e com preço adequado (quando se leva em conta os níveis de preço Brasil). Entretanto, a escolha pela versão automática é quase que obrigatória em um carro como esse, não só pelo fato de o automático ser mais econômico, mas também pelo maior conforto e maior facilidade de revenda.

34 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Mecânico?! Só no Brasil mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos EUA também possui versão manual...

      Excluir
  2. ESSE GAROTINHO QUE ESTÁ NO VOLANTE EH PLAYBOY DEMAIS.. TEM NEM 10 ANOS E JA CHARLA DE CIVIC PELAS RUAS....

    ResponderExcluir
  3. Carro mico do mercado.

    ResponderExcluir
  4. Agora carro que vai desvalorizar muito é o civic 2012/2013 - LXL e EXL - 1.8, que agora foram transformados em LXR e EXR - 2.0, e além disso esse modelo será o verdadeiro mico do mercado pois só vai durar praticamente 01 ano, pois o civic já muda em 2014 como modelo 2015.

    ResponderExcluir
  5. esse carro não tem entrada usb ou auxiliar?que vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possui, fica escondido no compartimento entre os bancos dianteiros. Vergonha é julgar sem conhecer.

      Excluir
    2. Toooma, poderia ficar sem essa!!!

      Excluir
  6. O mercado brasileiro ainda é muito atrasado. Porque a mente das pessoas que o compõem é assim. Vejamos: carro de 2 portas? A indiada diz que é mico. Carro de cores que fujam do degradê preto-cinza-prata? A indiada diz que é mico. Carro médio com motor 1.4 ou 1.6 de aproximadamente 100 cv? A indiada diz que é mico. Sedan médio com câmbio manual? A indiada diz que é mico. Carros com interiores em tonalidades diferentes do cinza e do preto? A indiada diz que é mico. Não adianta dizer prá indiada que uma das coisas mais importantes em mercados avançadas é justamente dar OPÇÕES a consumidor e que isso é altamente valorizado. A indiada, além de tudo, é arrogante e acha que sabe tudo. Por isso que a indiada, achando que escolheu o próprio carro e que fez um "negocião", paga R$ 75mil no Civic prata com câmbio automático que estava disponível no estoque da loja (a outra opção de cor era preto). Porque a indiada é muito mais esperta do que todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria indiazada?

      Excluir
    2. Ou melhor, e a expressão que eu acho mais certa... indiarada?

      Excluir
    3. Nem um nem outro, tampouco o que escrevi. O melhor seria "indiaiada". Mas o corretor só aceitou o "indiada" que escrevi mesmo, rs.

      Whatever... o recado é o mesmo.

      Excluir
    4. no final das contas não nem o caso de ser indio ou mico o fato e que quem compra carro " padrão " feijão com arroz no fundo e um liso tem medo de perder dinheiro ou não tem personalidade não tem coragem de expor o gosto pessoal .

      Excluir
    5. Graças a "indiada" (heheheeh) que vemos a tabela de vendas no mundo a fora e olhamos pasmos como nos países NORMAIS, pois comparar o Brasil com Italia ou Alemanha e etc é sacanagem... mas nos NORMAIS temos como líderes de vendas Corola, Golf, Sonata, Polo, Civic, Cruze e etc... e no Brasil??? GOL, PALIO e UNO!!! Isso sim é MICO!!!

      Excluir
    6. O brasil oferece mercado para todas pessoas de CONDIÇÕES FINANCEIRAS diferentes... até hoje se vende um carro com 2 portas ou cor simples padrão pq o custo é mais baixo e nem todo mundo tem grana pra ostentar um veículo além disso, mesmo sendo barato dependendo do carro. não é o mercado brasileiro que é atrasado, é que o mercado também fabrica carro que favorece o bolso daquele que pode pagar por um carro simples. Acho que a opinião de muitos ai anda muito equivocado.

      Excluir
    7. O brasil oferece mercado para todas pessoas de CONDIÇÕES FINANCEIRAS diferentes... até hoje se vende um carro com 2 portas ou cor simples padrão pq o custo é mais baixo e nem todo mundo tem grana pra ostentar um veículo além disso, mesmo sendo barato dependendo do carro. não é o mercado brasileiro que é atrasado, é que o mercado também fabrica carro que favorece o bolso daquele que pode pagar por um carro simples. Acho que a opinião de muitos ai anda muito equivocado.

      Excluir
  7. O motor do corolla 1.8 é bem melhor do que esse 1.8 do honda.

    ResponderExcluir
  8. cade os dados de consumo do civic 2.0 ?? uns falam que é um alcolatra outros dizem que é muito mais economico do que o corolla ... bom queremos o veredito final !!

    ResponderExcluir
  9. Carro 2.0 é muito mais econômico que 1.8!!

    ResponderExcluir
  10. Acho engraçado essas medições em afimar que o automático é mais ecnonomico que o mecanico... só pode ser lenda urbana...

    eu tenho dois Civic sendo

    2014 automático 2.0: 12,2 km/l na cidade; 13,4 estrada
    2012 mecânico 1.8 : 13,4 na cidade; 14,5 na estratada



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bixo, vamos mentir só na brincadeira veio. Esse negocio de Civic fazendo mais que 10 na cidade é mentira, tenho um 2008 e não faz mais q 8 na cidade, na estrada sua medição ta blz, ja consegui fazer isso tb uma vez, andando a 80 ~100 sem ar ligado, na verdade fiz 15km/l, mas suas medições estão meio equivocadas.

      Excluir
    2. A partir de 2011 o motor do Civic é outro, totalmente refeito.

      Excluir


  11. C O R O L L A

    C O R O ... A, OU SEJA, ultrapassado, velho!!!!

    ResponderExcluir
  12. Para quem gosta e está a procura de um bom carro está aí uma boa opção, pois além de bonito o carro e confortável, tem bom desempenho e tem um excelente mercado no hora da venda, seja ele automático ou mecânico. O resto é balela.

    ResponderExcluir
  13. Tenho um lxl 2012, honda é carro o resto é projeto.kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um 2007 com central multimídia e é automático. Porem no meu painel nao mostra media de consumo. Tem como eu ativar essa função?

    ResponderExcluir
  15. Me fala um carro Honda que não presta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem