O Hyundai HB20 foi lançado no mercado brasileiro em outubro de 2012 e até agora já foram vendidas em torno de 64.000 unidades do hatch pequeno que mexeu com o mercado brasileiro. A Hyundai do Brasil considera possível vender 150.000 unidades do por ano do carro, mas não tem a ambição de superar os líderes do segmento: Volkswagen Gol e Fiat Palio.
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático Vermelho
Além disso, com o lançamento da versão sedã, o Hyundai HB20S, chega ao fim o ciclo de lançamentos dos modelos Hyundai fabricados em Piracicaba, no interior de São Paulo, visto que a empresa não pretende lançar outros modelos e variações no curto prazo, até mesmo porque com o lançamento do HB20 a Hyundai desbancou a Renault da quinta posição entre as maiores montadoras do Brasil.
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático Vermelho
Segundo executivos da Hyundai, a empresa quer oferecer um hatch pequeno, porém completo, com ar-condicionado, direção hidráulica e air-bag - com preços a partir de R$ 32.935 reais - motivo pelo qual versões peladas do HB20 foram descartadas. A FENABRAVE, por exemplo, não coloca o HB20 no mesmo rol de Gol e Palio - que são os veículos básicos, classificando o modelo sul-coreano como hatch pequeno, mesma classificação de VW Polo e Fiat Punto.
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático - interior
Mesmo sem condições de superar o Gol e o Palio, o HB20 é um sucesso de público e crítica, superando por larga margem seu principal concorrente aisático, que é o Toyota Etios - modelo que não teve o mesmo sucesso inicial, com 10.000 unidades vendidas em 2012, contra 20.000 do HB20. Outro competidor direto é o Chevrolet Onix, melhor posicionado em vendas que o Etios, com 37.436 unidades vendidas em 2013,  em torno de 10.000 carros a menos que as mais de 47.000 unidades do sul-coreano.
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático - painel
Isso se deve, também, à estratégia da Hyundai de desenvolver um produto específico para o mercado brasileiro, assim como a Volkswagen fez com o Gol há mais de 30 anos, e a Fiat com o Palio, enquanto a Toyota, com o Etios, simplesmente passou a fabricar no Brasil um modelo originalmente desenvolvido para o mercado indiano.
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático
Assim, o Hyundai HB20 se posiciona como quarto carro mais vendido do Brasil, deslocando o VW Fox para a quinta posição. O Volkswagen, porém, que tinha perdido também essa posição para o Onix, da Chevrolet, já voltou a superar o GM, e suas vendas estão em ascensão, graças à política de descontos que tem sido imprimida pela VW.
Hyundai HB20X Branco
Aliás, desde o lançamento da linha 2014 ficou claro que a Volkswagen escalou o Fox para disputar com o Hyundai HB20 - algo que faz sentido, pois o maior refinamento do interior deste o posiciona melhor para disputar com HB20 e Onix.
Hyundai HB20 Cross Branco
Enfim, o HB20 pode não vir a ameaçar a liderança de Gol e Palio, mas certamente já provocou baixas de preços significativas nesses carros, especialmente no VW - evidenciando os benefícios ao consumidor advindos de um mercado mais competitivo.
Hyundai HB20X Cross

Com informações: EXAME

30 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vou fingir que eu não li isso: "superando por larga margem seu principal concorrente, que é o Toyota Etios".

    Desde quando ?? Então o Onix é o que no mercado ? Concorrente do Uno ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu li bem eles escreveram concorrente asiatico , no caso é o Etios sim.

      Excluir
  2. o próximo hb poderia ter direção elétrica...todos os carros até o etios tem...e tela multimidia e ar condicionado dual-zone e digital (no premium)....aí ficaria perfeito...

    ResponderExcluir
  3. Discordo num ponto da matéria... Não faz muito sentido o Fox ser concorrente do HB, pois o HB é do nível do Gol e olhe lá.

    O Fox é superior ao HB qualitativamente falando. É mais refinado.

    E quando o novo Fox for lançado, será para substituir o Polo atual também. E aí, duvido muito que o HB "será do mesmo nível". O HB não chega aos pés nem mesmo do Polo atual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você que o painel e o interior do Fox sejam marginalmente superiores ao do HB20, mas o HB20 leva vantagem em motor, tanto 1.0, e, sobretudo, o 1.6, e principalmente na transmissão automática.
      De qualquer forma, o Fox já está com seus investimentos bem amortizados, o que permite à VW praticar preços mais baixos dele, impondo concorrência ao HB20.
      Enfim, acho sim que o HB20 é concorrente do Fox, pelo menos aos olhos dos consumidores.

      Excluir
    2. olha o mercado tem mudado acredito que o fox vai vir para realmente competir com quem deveria estar competido com o palio, ou sei-la um segundo carro de entrada da VW, na verdade ficou tudo confuso, aqui pois aí vamos ter novo gol, vw UP, Fox, polo, e qual vai ser de entrada?

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Acho que na verdade essa discussão entre os concorrentes do HB20 necessita levar em conta que o portfólio da Hyundai se resume ao HB20, para concorrer com a VW (Fox e Gol); FIAT (Pálio e Punto); Ford (Fiesta Rocam e New Fiesta); GM (Onix, Agile e Sonic)... Ou seja eu acho que nessa condição o HB20 concorre diretamente com os demais modelos dos outros fabricantes.

      Excluir
    5. Uma amiga minha resolveu trocar de carro (0km até 45 mil), fez uma lista (entre HB20, C3, Fox, etc...) e, após dirigir todos eles, optou pelo... Fox (completo "meno" teto). Foi considerando qualidade acabamento, opcionais e direção.

      Fica a dica: experimentar cada um deles antes de trocar de carro.

      Excluir
    6. O que de certa forma me incomoda com a VW e a GM, é a mesmice, o continuismo. Seus modelos, pelo menos prá mim, não tem grandes variações de design - interno e externo - há anos. O mercado está absolutamente mexido. O HB20 está fazendo isso. O que tua amiga fez; eu fiz também só que, optei pelo HB20 e estou muito satisfeito.

      Excluir
  4. FOX é uma carroça! Ao menos o HB tem estilo moderno

    ResponderExcluir
  5. Achei boa a redução de preços da linha VW (Gol, Fox e Voyage), provocada pela chegadas do HB20 e do Onix. O Etios também sentiu o tranco e a Toyota precisou reduzir os preços do hatch e do sedan.

    Sobre os lançamentos mais recentes, será que o New Fiesta 1.5 S, vendido por R$38.990,00, vai provocar o mesmo efeito na Hyundai e GM, derrubando um pouco os preços dos concorrentes HB20 1.6 Comfort Plus (R$40.990,00) e Onix LT 1.4 (R$39.490,00, ar e My Link)?

    E o 208 1.5 Active (R$39.990,00), não seria melhor a Peugeot vender o carro um pouco mais barato do que o New Fiesta 1.5 S, já que o 208 Active não tem áudio, alarme e seu motor 1.5 é inferior ao da Ford?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que o New Fiesta 1.5 S é uma opção melhor do que o HB.

      Relação preço/equipamento melhor e o carro é nitidamente superior.

      A concorrência que se prepare, porque parece que a Ford entrou na briga pra ganhar...

      Excluir
    2. Quando comprei o Onix LT 1.4 (ar + My Link) em nov/13, paguei R$38,4K pelo carro.

      Na época, comparei com o HB20 1.6 Comfort Plus, que custava R$39,9K e prazo de entrega de 120 dias, o que me obrigaria a pagar mais R$1K de diferença de IPI.

      Apesar do motor 1.4 ser menos potente que o 1.6, como era meu segundo carro, optei pelo menor custo do Onix (R$2,5K mais barato que o HB20), parcialmente compensado pelo My Link, pela regulagem de altura no volante (HB20 Comfort Plus não tem) e uma rede de CSS bem mais ampla que a Hyundai.

      Minha esposa está muito satisfeita com o Onix, mas como ela também gosta do New Fiesta, se fosse comprar um carro compacto hoje em dia, o New Fiesta 1.5 S, por R$38.990,00, seria um sério candidato à minha garagem.

      Fui ver o 208 pessoalmente ontem e gostei, mas a Peugeot está pedindo muito pelo carro. Devia custar o mesmo que o New Fiesta, e olhe lá.

      Excluir
  6. essa semana eu vi o 208 de perto . não achei graça nenhuma painel estranho e interior simples demais gostei não . o fox e uma carroça o up acho que nào vai vender bem e feio e simples demais. acho que o verdadeiro concorrente do hb20 vai ser o fiesta

    ResponderExcluir
  7. Tambem acho que o fiesta vai ser o concorrente direto do HB20,o Onix começou a perder força nas vendas e agora com a greve na fabrica vai piorar mais ainda...

    ResponderExcluir
  8. Bom, bonito e meio caro. Não tenho dúvidas que se a rede Hyundai fosse expandida, o HB20 desbancaria pelo menos Uno e Palio. Já que muitas cidades do interior de alguns estados só contam com assistência técnica perto, das quatro grandes (e olhe lá). O que facilita as vendas pra essas marcas, já que não faz muito sentido comprar um carro e cada vez que precisar ir a concessionária ter que se deslocar centenas de km, sendo que uma concessionária Fiat, está na cidade vizinha, a 20km, por exemplo.

    ResponderExcluir
  9. "A FENABRAVE, por exemplo, não coloca o HB20 no mesmo rol de Gol e Palio - que são os veículos básicos, classificando o modelo sul-coreano como hatch pequeno, mesma classificação de VW Polo e Fiat Punto".

    Porque????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Mike!
      Só na cabeça do pessoal da FENABRAVE.
      Aliás, a forma como divulgam os dados de vendas só causa confusão.
      Andava meio sumido, legal ter retornado!

      Excluir
  10. E tbm não acho o painel do fox melhor nuncaaaa!Basta comparar o moderno conta giro do HB comparado aos dos carros de entrada da VW, da dó!

    Ate o ar condicionado do Fox é opcional, o HB ja vem de serie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, então o diferencial do HB é o contagiros?

      Vou comprar um AGORA!

      Excluir
  11. Existem alguns "colunistas de plantão" neste blog - sempre a mesma panela - que se acham donos da razão, sabedores profundos do mercado de autos e afins, e que não respeitam os diversos níveis de conhecimento de cada participante. Cada participante tem uma expectativa diferente em relação ao carro, uma história boa ou má com uma marca que vai moldar a sua escolha. Acredito que com um pouco de respeito às opiniões de todos, todos saem ganhando. Este blog fica parecendo briga de futebol, onde todos gostam do esporte, mas torcem por times diferentes, como se um modelo de uma marca fosse mais importante que o assunto principal deste blog: automóveis!

    ResponderExcluir
  12. A Hyundai pode até dizer que não tem a ambição de ser melhor que os concorrentes, mas que o HB20 é extremamente lindo, disso não resta dúvidas! E atrairá muitos fãs...

    ResponderExcluir
  13. Esta frase da Hyundai me preocupou. Ao meu ver, ela pode aderir ao cartel e começar a praticar preços nas alturas, como as outras faziam aqui.

    ResponderExcluir
  14. Esse HB20X branco ficou muito lindo, pena q o preço é um absurdo.
    Acho q se a Hyundai quisesse com certeza ela ia conseguir liderar o mercado brasileiro

    ResponderExcluir
  15. Parabens, mostrou força no segmento MAIS DISPUTADO DA MONTADORAS, ocupando o 5º lugar com seis meses de lançamento.Essa é a montadora que mais está na mídia, porém devemos concordar que seus carros são bonitos e confiáveis.Espero que haja interesse em fabricar no Brasil modelos maiores e suvs para que possamos ter uma assistencia técnica imediata.Continuem agradando os brasileiros.

    ResponderExcluir
  16. Olha, infelizmente no Brasil, na faixa de preços de até 40.000 não tem nenhum carro com bom acabamento e bons materiais. Tenho um onix, é um bom carro, mas peca nos detalhes, assim como os demais. Acho que onix e hb20 tem pelo menos estilo. Gol e fox são apenas carroças motorizadas. Se eu ganhasse de presente venderia na hora. Acho engraçado que tem gente que defende o gol com unhas e dentes, que ridículo, sem estilo e sem qualidade...É lamentável...

    ResponderExcluir
  17. Eu estou de acordo com o Maziero, a VW até tem bons carros em questão de resistência mas vive na mesmice, principalmente no interior dos veículos sempre aquele painel quadrado de mau gosto.

    ResponderExcluir
  18. Depois de analisar racionalmente,entender o que se deve olhar em um carro e fazer test drive em HB20, Onix e outras carroças, decidi acertadamente pelo Etios, carros espetacular! Super premiado em segurança e plataforma de montagem,confiabilidade toyota, custos de manutenção baixissimo,excelente desempenho e câmbio,perfeito! Recomendo a todos a compra do Etios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem