O Fiat Bravo Absolute Dualogic 1.8 Dualogic é uma das versões topo de linha do hatch médio da Fiat, que, em sua versão 2013, tem preço sugerido de R$ 62.530 reais, na cor Branco Banchisa - sólida - como a do carro mostrado nas fotos.

Fiat Bravo 2013 Branco

Carro este que, porém, é mais caro, pois conta com alguns itens opcionais, como teto solar elétrico Skydome, com preço de R$ 4.427,00 e o sistema Blue&Me" Nav, que oferece, além de todas as funcionalidades do Blue&Me", Navegador GPS integrado ao quadro de instrumentos com operação por comandos de voz e pen drive de 2gb com os mapas, incluso no kit bordo, com preço adicional de R$ 1.297,00.

Fiat Bravo 2013 Branco - interior - console central

O resultado é um preço de lista de R$ 68.254 reais, para um carro equipado com um motor quatro cilindros 1.8 16V com 130 (G) / 132 (E) cavalos a 5.250 rpm e torque máximo de 18,4 (G) / 18,9 (E) kgfm @ 4.500 rpm, o que permite acelerar o 1.360 Kg do Bravo de 0 a 100 KM/h em 9,9 segundos (A) e 10,3 segundos (G), para atingir uma velocidade máxima de 191 Km/h (G) e 193 KM/h (A), segundo os dados do fabricante.

Fiat Bravo 2013 Branco

Os dados de consumo (dados do computador de bordo) são os seguintes:

Ciclo urbano (cidade): 6,1 Km/l de álcool / 8,2 Km/l de Gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 8,3 Km/l de álcool / 12 Km/l de gasolina

Câmbio Dualogic

O câmbio automatizado da Fiat sempre se caracterizou negativamente pela falta de suavidade nas trocas, com trancos nas mudanças de marchas - efeito que foi minimizado na linha 2013, com adoção de uma versão aperfeiçoada chamada Dualogic Plus, que, além de ter menos soluços nas trocas, ainda traz funções que emulam um câmbio automático genuíno, como o creeping - move o carro lentamente sem que o motorista pise no acelerador -, o auto-up shift abort - que identifica o momento de uma retomada de velocidade e aborta, se necessário, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada e disponibilizando mais torque e potência. Além disso, o câmbio mantém as funções manual (para trocas sequenciais através de paddle shifters no volante), auto down, kick down e sport.

Fiat Bravo 2013 Branco - Câmbio Dualogic

O câmbio está de fato mais suave, mas os trancos, apesar de menos intensos, ainda são sentidos. Além disso, o câmbio ainda carece de aperfeiçoamentos adicionais no software, pois em algumas situações, como em descidas de serra, ele mantém uma marcha mais curta do que seria recomendável - colocando as rotações do motor em nível elevado. Por outro lado, na subida de serra, ao invés de manter a marcha mais curta, ele sobe antes do ideal a marcha, tornando o carro sem agilidade. Nessas situações, o ideal é o motorista acionar o modo manual e assumir o controle.

Fiat Bravo 2013 Branco - Paddle Shifters

O fato é que o câmbio Dualogic pode até ser uma opção mais barata para equipar carros como o Palio e o Gol - onde o seu preço menor se justifica. Mas um modelo médio com o Bravo, e o Linea, deveriam contar com uma transmissão automática de verdade, como a que equipa o concorrente da Volkswagen, o Golf.

Comportamento dinâmico

O motor 1.8 16V do Bravo Absolute tem níveis razoáveis de torque e potência, mas o peso excessivo do carro acabam neutralizando o motor, e exigindo sempre rotações elevadas - situação na qual o motor se mostra áspero e excessivamente ruidoso - o que evidencia que um motor com maior potência e torque seria mais indicado.

Fiat Bravo 2013 Branco - interior - volante

A direção tem assistência elétrica e conta com o sistema Dualdrive que a deixa mais leve em manobras em baixas velocidades, reduzindo a assistência em velocidades mais elevadas - dando segurança maior ao motorista e se harmonizando com as suspensões que tem um acerto que privilegia a estabilidade, e, com isso, acaba comprometendo o conforto, sobretudo em pisos irregulares, cujas imperfeições são transmitidas para a cabine.

Fiat Bravo 2013 Branco

Estilo

O Fiat Bravo se caracteriza por um visual agressivo e imponente, com clara referência à esportividade - e que optou por reduzir a área envidraçada e aumentar a largura da coluna traseira - prejudicando a visibilidade.

Fiat Bravo 2013 Branco

A dianteira ostenta uma grade frontal com acabamento cromado. Além disso, há detalhes cromados abaixo dos vidros e nas maçanetas - que confere um aspecto de requinte adicional à esta versão Absolute, que completa o visual com para-brisas degradê, para-choques na cor do veículo, retrovisores externos na cor do veículo, rodas de liga leve 7 x 17 montadas em pneus 215/45 R17.

Fiat Bravo 2013 Branco

Interior

O Fiat Bravo Absolute Dualogic 2013 tem um comprimento total de 4,336 metros e uma distância entre-eixos de 2,6 metros, mas essas medidas não se refletem em bom espaço interno, sobretudo para passageiros - especialmente os dos bancos traseiros onde pessoas de maior estatura sentem dificuldade de se acomodar. O porta-malas, com 400 litros, porém, é satisfatório.

Fiat Bravo 2013 Branco - Bancos de couro

No que respeita ao acabamento, observa-se maçanetas cromadas, iluminação nas maçanetas e no console central com efeito Night Design, maçanetas internas e frisos do painel de portas cromados, painel de instrumentos com detalhes em Carbon Look preto e com sigla Bravo, compondo um conjunto agradável.

Fiat Bravo 2013 Branco - Teto-Solar Skydome

Além disso, temos apoia-braço central, banco traseiro com porta-copos, apoia-braço central no banco do motorista com vão refrigerado, apoia-pé para o motorista, ar-condicionado automático Dualtemp, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido.

Fiat Bravo 2013 Branco - ar-condicionado dual temp

Este carro também conta com o GPS integrado ao console central, com mapas atualizados do Brasil.

Fiat Bravo 2013 Branco - GPS

Segurança

O Fiat Bravo Absolute conta com os seguintes itens de segurança: alarme antifurto, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de três pontos, faróis de neblina com sistema Cornering, Fiat Code 2ª geração, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), apoios de cabeça traseiros (três) rebaixados e com regulagem de altura, Brake light, HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD, kit parafusos antifurto das rodas (um por roda), Safe Lock (sistema de segurança que inibe a abertura das maçanetas do veículo).

Mercado

Fiat Bravo 2013 Branco

O Fiat Bravo foi lançado no Brasil em novembro de 2010, oriundo de um projeto atualizado da Fiat - algo que não o ajudou a decolar em vendas. O modelo vendeu em 2013, até agora, 2.881 unidades, ficando atrás de modelos como VW Golf (3.684 unidades vendidas), Ford Focus (6.481 unidades vendidas) e Chevrolet Cruze Hatch (6.527 unidades vendidas).

Conclusão

O Fiat Bravo Absolute 2013 Dualogic, com seu preço sugerido de 68.254 reais, não é exatamente o que se pode considerar um modelo de boa relação custo x benefício, sobretudo pelo fato de que por esse valor é possível adquirir carros com mecânica mais aprimorada, como o Civic LXS Automático, por preço até mesmo inferior.

Fiat Bravo 2013 Branco

Já no mercado de usados, como na Phenom Veículos, o modelo é vendido por R$ 63.500 reais, o que denota uma desvalorização em torno de 7% no primeiro ano de uso - em linha com os demais carros do mesmo segmento.



Ficha Técnica
Motor

  • Número de cilindros: 04 em linha
  • Posição do motor: Transversal anterior
  • Nº de válvulas por cilindro: 04
  • Cilindrada total (cc): 1.747
  • Potência máxima (cv): 130 (G) / 132 (E) a 5.250 rpm
  • Torque máximo (kgf.m): 18,4 (G) / 18,9 (E) 4.500 rpm
  • Alimentação
  • Combustível: Gasolina / Etanol
Câmbio e embreagem

  • Número de marchas: 5 a frente e 1à ré
  • Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
  • Embreagem (tipo): Monodisco à seco com comando hidráulico

Sistema de freios

  • De serviço: Hidráulico com comando a pedal
  • Traseiro: A disco solido, com pinça flutuante
  • Dianteiro: A disco ventilado, com pinça flutuante

Suspensão dianteira

  • Amortecedores dianteiros: Hidráulicos telescópicos de duplo efeito
  • Tipo de suspensão dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa, auxiliar, com barra estabilizadora.

Suspensão traseira

  • Amortecedores traseiros: Hidráulicos telescópicos de duplo efeito
  • Tipo de suspensão traseira: Travessa de torção de seção aberta, com rodas semi-independentese e barra estabilizadora

Direção

  • Diâmetro mínimo de curva: 10,7 m
  • Tipo de direção: Com pinhão e cremalheira com assistência elétrica

Rodas

  • Pneus: 215/45 R17
  • Aro: 7,0 x 17"em liga leve e estepe em aço

Peso do veículo

  • Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400 kg
  • Em ordem de marcha (Std A): 1360 Kg

Dimensões externas

  • Capacidade do porta-malas (litros): 400
  • Tanque de combustível (litros): 58
  • Comprimento do veículo (mm): 4.336
  • Largura do veículo (mm): 1.792
  • Altura do veículo (mm) : 1.508
  • Entre-Eixos (mm): 2.600

Desempenho

  • 0 a 100 km/h: 10,3 s (Gasolina) / 9,9 s (Etanol)
  • Velocidade máxima: 191,0 Km/h (Gasolina) / 193,0 Km/h (Etanol)

30 Comentários

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  1. Carreta, muito boa!!! Se desvalorizar como o Palio Weekend de R$ 50 K para 20 K em 4 anos, será a compra do melhor usado. Mas os dados são de fábrica, 9.9 de 0 a 100 Km/h, acho que não!!!

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  2. o maior problema desse carro e principalmente ser fiat eu não confio e não compro fiat nem amarrado o bravo e muito bonito sem duvida tem bom acabamento mas e caro manco e gastador nem o tjet anda olha o teste da 4 rodas. o pior mesmo e toda vez que entrar no carro ver aquele emblema fiat vermelhão no volante credo eu to fora

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  3. é homosapiens, não é a Fiat q teve que troca todos os motores do seu carro, tanto é q meu gol foi trocado o motor depois de comprado zero, antes de criticar algo pense bem p não fal bobagem, e eu tenho 1 punto t jet, eu acho q vc deve ter 1 golf, se tiver vamos p estrada e ver o q 1 golf pode fazer com 1 tjet, talvez no sonho 1 golf dos tempo da caverna q ainda esta na geração 4 e lá fora ja esta na 7, acorda

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    1. Por que comparas um Golf aspirado (motor 1.6) com o seu Puntinho T-Jet? Não acha um pouco injusto? Põe o seu T-Jet para andar com um "jurássico" Golf GTI.

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    2. caro sr cleber eu não ando de golfssauro.apesar de já ter tido um gti vermelho. hoje ando de audi turbo com chip nascar filtro KeN e outras maldades que até o momento estão me garantindo 273 cvs nas rodas .se acha que da pra encarar podemos marcar um racha sem problema e so marcar local dia e hora vou adorar atropelar seu t jetzinho de brinquedo.em tempo ; falei que o pesado bravo tjet e manco não falei do punto mas enfim

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    3. Quanta maturidade, so' tem machao aqui

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    4. É hilário, ver alguns praticando masturbação mental através dessas "disputas".

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  4. ia esquecendo quem é dona da ferrari é o grupo FIAT, nem preciso falar mais nada, é dona somente do grupo ferrari só isso, kkk

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    1. Então faz o seguinte: coloca o seu T-Jet com um Golf GTi 2009 de 193 cavalos na pista....

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    2. Viadagem de racha!!! Coisa de adolescente.

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    3. Bela resposta, Carlos. Se ele tiver um pouquinho de conhecimento, não dirá mais nada, rs.

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    4. Coitada da Fiat, dona da Ferrari. A Ferrari é sinônimo de desempenho, aonde? A VW é dona da Bugatti (Veyron, o carro produzido em série mais rápido do mundo) Lamborghini, Bentley, Audi, Skoda, Seat, Ducati (Motos), Scania, etc.

      OBS: Qual modelo da Ferrari seria capaz de arrancar na frente de um Bugatti Veyron? Risos, é cada asneira que lemos na Internet. Para estas pessoas (desentendidas, desinformadas), a Ferrari produz os melhores e mais rápidos carros do mundo, risos.

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    5. FIAT = FUI ILUDIDO, AGORA É TARDE!

      A Fiat só vende bem no Brasil, há 07 anos na liderança de mercado em vendas. Quanto se fala em âmbito global, esta montadora não aparece nem mesmo na décima colocação.

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    6. falar que ferrari é carro bom e mais rapido? ferrari só vende nome...
      carro bom pra quem conhece de verdade pega um GT-R.... e com kit da nismo .. rsrsrsrs

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    7. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uaYTqAaPD5w
      assintam

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  5. carlos vc ker comparar 1 motor 2.0 com 1 motor 1.4 do punto, eu nao to comparando carro premium e sim motores porposionais e nao tenho nada contra o golf, o problema q eles nao muda a geracao do golf nunca e brasileiros como vc aceita e continua comprando em vez de nao comprar mais e obrigarem eles a terem respeito por mim e por vc e por todos brasileiros e vc ainda fica defendendo os alemaes e se vc perceber pelo meu nome sou alemao e nem por isso fico defendendo so pq volks vem da alemanha.

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  6. Até a Idea 1.8 anda mais que o Golf na pista imagina então o Bravo ou os T-jet

    na terra do Golf de 1998 com motor de 1980 que anda menos que uma Minivan o Bravo é Rei

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    1. tem hora que eh melhor nem descutir, fingir que n leu determinada coisa.. concordo com vc, a ferrari sem duvidas eh um mito, tanto q se pergunta pra uma criança se ela conhecd alguma marca do grupo vw ela n fala nenhuma, pelo contrario vem logo a ferraria na cabeça dela.. a vw faz issi no brasil porque sabe qur brasileiro eh tudo troxa, msm o carro estando desatualizado 3 geraçao ainda tem bobo que vai la e paga o preço absurdo que eles pedem...lamentavel

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    2. ta vendo amigo tem pessoas q nem vc q sabem o q sao ferrari vc falo tudo e q nem falei sou alemao e tenho meu passaporte alemao e nem por isso pago pau p alemnaha e das coisas de la, pq o brasil me deu muito e eu tenho pena dessas pessoas ai em cima q falam do golfsauro e nao lutam p ter a ultima geracao do golf, sendo q na alemanha sao popular e ja esta na geracao 7 e aqui trouxa paga pau com o 4 e nao luta p a volks nos respeitar, a Fiat pelo menos tenta inovar mesmo os carros nao sendo os melhores do brasil, olha o teto solar da fiat e olha o teto solar do golf, da fiat panoramico e da volks 1 buraquinho em cima, kkk, quem sera q se preocupa mais com seu conforto fiat ou volks?

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    3. concordo com que vc disse, a fiat não a melhor montadora mas é a que vem pelo menos tentando inovar no brasil, trazendo carros mais completo por preços mais acessiveis.... antes que falem nao sou fan boy de nenhuma montadora, mas vai no configurador da fiat e da vw e monta o gol e o palio na mesma configuraçãp, o palio sai mais barato tem itens que o gol nem se quer pensou em ter e ainda sim sai mais em conta. outra exemplo é o fox, com o mesmo nivel de equipamento consegue sair mais caro que o punto que é categoria acima... o povo desse site tem se informar mais antes de sair falando merda... voce disse do teto é verdade, um buraquinho de nada e o trouxas ja acham que tao com vista total para o ceu... otarios

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    4. o vosks somente no comeco tentava inovar, tinha gol gti, gol gt e agora nem ker saber mais de nada , somente gol 1.0 e 1.6 e nada mais kd os esportivos, a fiat fala q o palio sao esporte , ta certo q nao sao na parte do motor, mas pelo menos vc pode por 1 teto solar, um ar digital, enfeitarm por dentro para parecer com 1 esporte mas tentam pelo menos e pq o gol nao traz opcional 1 tetiho solar pelo menos para agradar quem gosta desse item, somente pensam nele e nao se o povo gosta de 1 tetinho solar , eles nem querem saber disso, eles somente pensam em europeus e o povo brasileiro q tira eles do buraco, todos mau agradecido, pegam o dinheiro da gente e mandam p alemanha , q raiva

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  8. Nunca fui fã de Fiat mas acho esse carro bonito , pena q chegou com tres anos de atraso aqui.

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    1. antes 3 anos de atrasado do que 10 anos ou 3 gerações como no caso do vw golf..

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  9. FIAT - Feito no Inferno para Atrapalhar o Trânsito. - Esse Bravo é até um carro bom, no entanto esse câmbio Dualogic - Automatizado é que não presta, pois deveriam colocar câmbio automático de verdade e não estes automatizados que ningúem confia na durabilidade.

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  10. Marcos
    Belo carro! Tinha um Focus mas as peças eram muito caras. Agora tenho um Bravo e é superior ao meu antigo carro e ao vovo Golf. Ele é muito confortável. Só o banco traseiro que é pequeno. A Fiat tem um problema com sua reputação em relaçao a modelos mais caros.

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  11. eu não sei se as pessoas que criticam o Bravo já o dirigiram. Na minha opnião é um excelente carro em termos de motor, acabamento e comportamento dinâmico. O teto solar é um dos maiores dentre a concorrência. Câmbio dualogic plus é bom e atende muito bem as necessidades de trocas de marcha... façam um teste drive antes de criticarem... vale a pena experimentar. Entretanto, é um carro caro assim como os demais e não possui um controle de estabilidade (apenas no tjet). poderi ter importado um câmbio automático da Alfa Romeo que é excelente. Em resumo... ele tem seus erros e acertos, mas proporciona uma agradável condução, conforto e segurança.

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