A Peugeot do Brasil lançará oficialmente o Novo Peugeot 208 no Brasil no dia 13 de abril - data que a montadora informa em seu site que o carro estará nas concessionárias. 


Ocorre que o carro já está sendo distribuído para a rede de autorizadas da marca no Brasil, em todas as suas versões - Active (básica), Allure (intermediária) e Griffe (topo de linha, em configuração manual ou automática).


O carro cujas fotos ilustram este post é um representante da versão de entrada, Active, na cpr branca, sólida, e que está sendo oferecida no preço sugerido pela montadora - R$ 39.990 reais, sem ágio.


Os interessados podem escolher, fazer os financiamentos e fechar o negócio, mas os carros só serão entregues aos proprietários a partir do dia 13 de abril, que é o dia oficialmente estabelecido para o lançamento do carro no Brasil.


Com esse carro a Peugeot pretende repetir o sucesso que teve com seu antecessor, o Peugeot 206, no início do século XXI, que rapidamente caiu no gosto do consumidor brasileiro graças às linhas inovadoras - para a época - e bom pacote de equipamentos.


Este é o objetivo da Peugeot com este lançamento, que na versão mostrada nas fotos conta com um motor 1.5 16V Flex de 93 cavalos e 14,5 Kgfm de torque, quando abastecido com álcool.


Em termos dimensionais, o Peugeot 208 Active mede 3,96 metros de comprimento e conta com uma distância entre-eixos de 2,54 metros. A largura é de 1,70 metro e a altura de 1,47 metro. 


Todas essas medidas são superiores às observadas no 207, resultado em um carro com mais espaço interno.


O interior desta versão de entrada - Active - do Peugeot 208 mostra peças bem encaixadas e materiais de boa qualidade, sem, contudo, conferir luxo e requinte - algo reservado às versões mais caras, especialmente a Griffe. Algo chama a atenção é a posição inusitada do painel de instrumentos, posicionado acima do volante de direção (que conta com ajustes de inclinação e profundidade), e permitindo uma boa visualização das informações.


O volante de diâmetro reduzido, e posicionado abaixo do usualmente adotado nos demais carro, evidencia que a Peugeot procurou dar ao motorista uma configuração de direção esportiva. O resultado agrada.


A simplicidade desta versão de entrada, porém, fica caracterizada pelo console central com a ausência do sistema multimídia, presente como item de série nas demais versões - Allure e Griffe - e que agrupa GPS, comandos do sistema de som, Bluetooth e outras configurações do veículo.


Os itens de série nesta versão Active são: ar-condicionado, airbag duplo frontal, cintos de segurança com pré-tensionadores, coluna de direção com regulagem em altura e distância, travamento central das portas à distância, freios ABS com distribuição de frenagem (REF), vidros e travas elétricas.




Concorrentes

O Peugeot 208 Active tem preço sugerido de R$ 39.990 reais. Ocorre que esse preço só é válido para o carro pintado em Vermelho Aden (cor sólida sem acréscimo). O modelo mostrado nas fotos é pintado com a cor sólida Branco Banquise, que tem custo adicional de R$ 500 reais, resultando em um preço de R$  40.490 reais.

VW Gol 1.6 4 Portas i-Trend - R$ 38.875

Partindo de um Gol G6 2014, e acrescentado-se ar-condicionado (R$ 2.780,00), Vidros elétricos (R$ 755,00), Direção Hidráulica (R$ 1.250,00), 4 PORTAS (R$ 1.600,00), chega-se a um valor de R$ 38.875.

Peugeot 208 Active x VW Gol 1.6

O Gol tem como vantagem em relação ao Peugeot 208 o fato de contar com um motor mais potente, mas o Peugeot 208, em contrapartida, é mais econômico tanto em cidade quanto em estrada.

VW Fox 1.6 - R$ 40.277


Peugeot 208 Active x VW Fox 1.6

Peugeot 208 Active x VW Fox 1.6

Peugeot 208 Active x VW Fox 1.6 - interior

O Fox 2014 1.6 tem preço básico sugerido de R$ 36.670 para se equiparar ao Peugeot 208 é necessário equipá-lo com ar-condicionado e o Kit 1, que introduz vidros elétricos dianteiros e travas elétricas. Assim equipado seu preço vai a R$ 40.277.

Chevrolet Onix LT 1.4 - R$ 38.190

Peugeot 208 Active x Chevrolet Onix LT 1.4

Peugeot 208 Active x Chevrolet Onix LT 1.4

Peugeot 208 Active x Chevrolet Onix LT 1.4

O modelo da GM quando equipado com ar-condicionado tem basicamente os mesmo itens do Peugeot 208 Active.

Hyundai HB20 1.6 Comfort - R$ 40.990

Peugeot 208 Active x Hyundai HB20 1.6

Peugeot 208 Active x Hyundai HB20 1.6 - interior

Peugeot 208 Active x Hyundai HB20 1.6

O Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus tem os mesmos itens de série do Peugeot 208 Active, e ainda acrescenta o sistema de áudio Hyundai BTH. Além disso, conta com um motor 1.6 de 128 cavalos, contra 93 cv do 1.5 16V do Peugeot.

Comparativo de consumo - Dados do INMETRO

Ciclo urbano (cidade) - Etanol

Peugeot 208 Active 1.5: 8,0 Km/l
VW Gol 1.6: 7,3 Km/l
Hyundai HB20 1.6: 7,6 Km/l

Ciclo urbano (cidade) - Gasolina

Peugeot 208 Active 1.5: 11,6 Km/l
VW Gol 1.6: 10,7 Km/l
Hyundai HB20 1.6: 11,6 Km/l

Ciclo rodoviário (estrada) - Etanol

Peugeot 208 Active 1.5: 9,6 Km/l
VW Gol 1.6: 9,4 Km/l
Hyundai HB20 1.6: 8,7 Km/l

Ciclo rodoviário (estrada) - Gasolina

Peugeot 208 Active 1.5: 14,3 Km/l
VW Gol 1.6: 13,7 Km/l
Hyundai HB20 1.6: 12,7 Km/l

O Peugeot 208 Active com seu motor 1.5 é o menos potente do comparativo, mas, por outro lado, é também o mais econômico, com destaque para o consumo em estrada com gasolina.

Conclusão

O Peugoet 208 Active tem um visual agradável e um interior que agrada pelo bom acabamento e pela posição de dirigir esportiva, mesmo nesta versão de entrada que não conta com o sistema multimídia. O posicionamento de preço, porém, revela que concorrentes como o Hyundai HB20 e Onix LT 1.4 apresentam relação custo x benefício superior.

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Me lembro de ler ano passado nas avaliações de revistas estrangeiras que sempre falavam que o painel de instrumentos ficava com a visão obstruída pelo volante, aqui houve alguma mudança?

    ResponderExcluir
  2. Não observamos obstrução da visão pelo volante, visto que o mesmo fica em posição inferior em relação ao painel de instrumentos, além de ser de menor diâmetro.

    ResponderExcluir
  3. O onix e o fox foram citados na comparação, menos no consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comparação de consumo foi feita com base nos dados do INMETRO, e a GM não oferece seus carros para o programa de etiquetagem do INMETRO, o que impede a comparação. O FOx também não entrou em 2013, mas o consumo do Fox é basicamente o mesmo do Gol 1.6.

      Excluir
    2. Desconfiava disso, a gm ta se escondendo demais. Valeu

      Excluir
  4. Car blog, foi uma boa matéria mas vocês realmente disseram que os concorrentes possuem custo benefício maior????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe: o Onix LT 1.4 é R$ 2.300 reais mais barato (valor que dá para colocar o Mylink e ainda sobra dinheiro) que o 208 Active, tem os mesmos itens, e um motor com 13 cavalos a mais. Ou seja, o Onix LT tem melhor custo benefício.

      O Hyundai HB20 Confort Plus custa R$ 500 reais mais caro, mas tem um motor com 35 cavalos a mais, vidros elétricos traseiros (o 208 só na frente) e já vem com o sistema de áudio e ainda tem porta-malas maior (300 litros contra 285 do 208). Ou seja, na minha opinião, o HB20 Comfort também tem melhor custo benefício.

      O Gol é mais barato, com os mesmos intens. E até o Fox como os mesmos itens internos é mais barato que o 208.

      Em resumo: os concorrentes do 208 tem melhor relação custo x benefício.

      Excluir
    2. A peugeot aposta na aura de sofisticação e status de carro premium (como eu odeio esse termo!) pra salgar os preços. Mas o povo pira, então pode colar.

      Excluir
    3. Você está certo! Racionalmente falando. Mas acho o 208 o mais belo de todos, ta certo que falar de beleza varia de pessoa para pessoa....

      Excluir
    4. O 208 Active, para ser mais competitivo por esse preço de R$39.990,00, deveria vir, pelo menos, com central multimídia e alarme de fábrica.
      Cobrar R$500,00 do consumidor pela cor branco sólida também não ajuda nas vendas e parece sacanagem da Peugeot.
      Em termos de design, acho o 208 um dos mais belos dos compactos hatches nacionais.

      Excluir
  5. o interior mais bonito e do hb20 o fox tambem vai bem e gostoso de dirijir mas e caro demais 40 mil num fox sem chance. gostei do 208 o problema e esse painel estranho e motor fraco demais. por 40 mil eu não compraria nenhum desses apertava um pouco e comprava algo melhor na faixa de 50 mil

    ResponderExcluir
  6. O motor do 208 não é 16V como consta na matéria, e sim 8 válvulas. Gustavo.

    ResponderExcluir
  7. Se o HB20 já era estranho, depois do 208, a coisa piorou.

    ResponderExcluir
  8. Se você acha o HB20 e 208 estranhos, imagino que goste de Chevete, Opala, Brasília etc. Gustavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você devesse prestar mais atenção no que lê, ou talvez, tentar melhorar a sua interpretação. Se o HB20 já era estranho (antes do lançamento do Peugeot 208), quanto mais agora diante do 208 (na minha opinião, lindo!).

      Excluir
  9. A Peugeot fez um compacto que vai surpreender o mercado, principalmento por ter cambio automático e não automatizado.Seu design supera o HB20 e quanto a manutenção tem que comparar a tabela de revisões e seus prazos.O bom da chegada do 208 é que as nossas ruas ganharam mais um carro novo e bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de comprar um 208 Griffe automático. Concordo com o design do 208 é mais bonito que o do HB20, por dentro e por fora (nem vou comparar com o resto da "tropa", que tem designs antigos ou pouco inspirados). Notar que 2008 também é muito mais bem acabado que o HB20 (pelo menos na versão Griffe). É mais caro do que o HB20 1.6 automático, é verdade, mas também o 208 entrega mais qualidade e um pouco mais espaço interno. Cheguei a cogitar comprar o HB20 1.6 aut. visto o menor preço, mas são no mínimo 90 a 120 dias pra receber um, e são poucas concessionárias que trabalham com esse carro (a CAOA não vende nem atende o HB20). O 208 tem para pronta entrega e uma rede razoável de lojas.

      Excluir
  10. Bem, fui a uma peugeot no sábado, e o vendedor me disse que o 208 parte de R$ 42 mil(Obs: aqui no RJ),carro bonito, como outros que estão no mercado ,mas acho um pouco salgado para um compacto.

    ResponderExcluir
  11. Não sei em outras capitais, mas em Belém todos os carros falados na matéria tem um preço quase nivelado, com pouca variação. Fui ver o peugeot 208 este sábado, internamente o carro é muito mais confortável que os concorrentes falados,provavelmente pelo acabamento superior que é notado a primeira vista. Externamente o carro sofreu mudanças consideráveis que o fizeram se tornar um belíssimo carro e sem comparações externas com os modelos do mesmo segmento, sendo superior em beleza. Ademais simulei a compra financiada de todos os carros falados na matéria e pelo menos em minha cidade, as taxas de financiamento são absurdas, o minimo conseguido foi 1.4%. Já na Peugeot a taxa é de 0,99% o que deixa o carro MUITO MAIS VANTAJOSO para quem não poe paar a vista. Enfim, o carro é uma excelente compra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem