O Volkswagen Golf vendido no Brasil é um exemplar da geração IV - muito defasado, portanto, em relação a seus congêneres da Europa - onde já está na geração VII - e americano - geração VI. Ocorre que, apesar dessa defasagem, o VW Golf continua a apresentar uma performance de vendas aceitável - superior, inclusive, a muitos de seus concorrentes.

VW Golf Tech 2009

Isso é o que fica claro quando se analisa a performance de vendas do VW Golf ao longo dos últimos dois anos contra seus principais concorrentes - mostrado nos gráficos abaixo. O primeiro traça o desempenho de vendas do VW Golf contra o Hyundai i30.


O Hyundai i30 foi o líder de vendas entre os hatchs compactos no Brasil durante todo o ano de 2011 e até o início de 2012 - período no qual ele chegou a vender 3.500 unidades mensais, contra a média de 1.500 do Golf - nível que se mantém estável ao longo do tempo. 

VW Gol x Hyundai i30

A partir do começo de 2012 as vendas do Hyundai i30 começam a cair, ficando no nível das do Golf depois de junho de 2012. Em dezembro de 2012 o modelo da VW supera o Hyundai novamente.

VW Golf x Ford Focus x Fiat Bravo - Vendas


O Ford Focus vem se mantendo com vendas superiores à do Golf, com médias em torno de 2.500 unidades mensais, contra 1.500 do Golf. Já o Fiat Bravo - modelo atualizado e alinhado com o modelo europeu - nunca se mostrou um rival à altura do Golf, pois o único momento em que superou o Golf em vendas em junho de 2011. 

VW Golf x Fiat Bravo

Trata-se, porém, de um evento isolado, já que no restante do período o modelo da Fiat vende menos de 1.000 unidades mensais - um desempenho abaixo do "antiquado" Golf - que vende 50% a mais. 

VW Golf x GM Cruze x Peugeot 308


Os dois concorrentes mais modernos do VW Golf são o Chevrolet Cruze Sport e o Peugeot 308 - ambos carros atualizados em relação aos respectivos modelos europeus, mas com desempenho de venda diverso. O carro da GM parece ter caído no gosto dos consumidores brasileiros, com vendas crescentes, tendo superado a comercialização do Golf logo depois do seu lançamento.

VW Golf x Chevrolet Cruze

O Peugeot 308, por outro lado, ficou atrás do Golf no primeiro semestre de 2012, vindo a superar o VW em agosto, mantendo-se à frente nas vendas até o final de 2012, quando novamente caiu, voltando a ficar atrás do defasado modelo da VW em 2013.

VW Golf x Peugeot 308

Conclusão

Os gráficos acima mostram que o Golf, nos últimos dois anos, nunca chegou a ser o líder de vendas em seu segmento, mas também ficou longe de apresentar uma performance de vendas sofrível - com números mensais de comercialização em torno de 1.500 unidades.

VW Golf Tech 2009

Entre seus concorrentes diretos, o único que apresenta performance similar é o Focus Hatch - que emplaca em média 1.000 carros por mês a mais que o Golf, enquanto o Hyundia i30, que foi durante 2011 o grande líder de vendas, agora, com sua nova geração de preço elevado, não consegue manter o mesmo sucesso.

VW Golf Sportline - interior

Esses dados nos permitem especular sobre os motivos que levam a Volkswagen do Brasil a manter o Golf sem atualização no Brasil. Em primeiro lugar, o carro enfrentou concorrentes como Fiat Brava, Fiat Stilo e agora o Bravo - vencendo todas elas. No caso da GM, o Golf atual venceu o Astra, e, agora enfrenta o Cruze. 

VW Golf Sportline - interior

Além disso, o Golf está há 15 anos no mercado, e isso significa que todos os seus custos de desenvolvimento já foram amortizados - o que torna o modelo altamente lucrativo para a montadora, pois, mesmo não liderando as vendas, mantém-se quase que constantemente como segundo colocado de vendas. 

23 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Podemos concluir, então, que o principal motivo da não atualização do Golf pela VW no Brasil é o fato do consumidor por aqui reclamar, mas continuar comprando um carro defasado, que mesmo não sendo o líder em vendas, tem suas qualidades e ainda deve dar um belo lucro à VW.

    Não tem jeito e a VW está certa, se vende bem assim, por que parar de produzir o nosso Golf geração museu?

    Cruze Sport e Focus também agradaram muitos consumidores.

    O que será que falta para o Bravo e o 308?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O que será que falta para o Bravo e o 308"

      Credibilidade. Os antecessores do Bravo não eram de boa qualidade, e deixaram a imagem de carro problemático.

      No caso do 308, o estilo não é nenhuma Brastemp, sobretudo a traseira bem esquisita. E também sofre com o preconceito, fundamentado, dos brasileiros contra carros franceses.

      Eu acho que o Cruze e o Novo Focus são os carros que irão fazer a VW se mexer com o Golf.

      Excluir
    2. Falta eles durarem feito os outros ... e investimento em revenda

      Excluir
    3. O Golf MK IV é um bom carro, SIM.

      É defasado (e caro) pra cacete, mas não me venham com essa de que o carro é "carroça".

      Tem acabamento impecável e ótima dirigibilidade, ainda muito boa até para os padrões atuais...

      Mas, por melhor que o carro seja, creio que a época dele já passou faz tempo. Que venha o MK VII para cá!

      Excluir
  2. O Golf mesmo muito defasado ainda tem suas qualidades. Baxíssimo índíce de quebras, a dirigibilidade é ótima, o nível de acabamento também. Na versão básica tem bom pácote de equipamentos. Se você olhar no reclame aqui vai ver o número de queixas dos donso de Bravo e vai entender.

    ResponderExcluir
  3. Com o preço do Novo I30 e motorização, eu diria que o Golf é o melhor carro do mundo. kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Putz, vou comprar um golf G4 e começar sair com a avó do meu melhor amigo, vai combinar, kkkkkkkkkkk. Fãs de VW são cegos, para não dizer burros.

    Já estou imaginando diretoria da VW em reunião... "mandemos a G7 para todos os países da américa latina, exceto para o Brasil, pois as vendas lá ainda estão muito altas, lá para 2016 qdo baixar e estivermos na G8 na europa, venderemos a G5 nas terras tupiniquins que eles vão agradecer ao papai do céu pela benção." kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como levar a sério o comentário de algúem que usa "KKKKKKKK"

      Excluir
    2. Ow prezado anônimo, o cara pode até ter usado o "kkkkk" e falado bobagem quando dissera que sairá com avó do amigo, mas que tem fundamento no que disse sobre a diretoria da VW, isso tem sim.

      Excluir
    3. Oxente bixin, mas bá chê, a norma culta gramatical proibiu "kkkk"?
      Está bem amigo anônimo acima, o cara tá de mal humor, use "rsrsrs".

      Excluir
    4. O namorador de velhinhas do kkkkk feriu o puxa saco da diretoria da Volks. Ou será que é amante da G4.
      Voltando ao que nos interessa, o $$$$ para comprar Golf G7 já está reservado, estou te esperando.

      Excluir
    5. O Golf 7 vai chegar no Brasil importado da Alemanha.

      Vai pagar o preço de Mercedes A em golf?

      Boa sorte.

      Excluir
  5. Adorei a comparação do I30, até os velhos Golfados atrasados estão te passando para trás com este preço.
    Mata no peito que essa bucha é sua CAOA burra. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma que a 43 mil R$ no i30 a Randai ainda tem margem de lucro.

      Se o preço não pegar, eles vão reduzindo até pegar.

      Excluir
  6. Se o bom, velho e jurássico Golf IV ainda vende o que vende no Brasil, imaginem se a Volkswagen tivesse atualizado seu carro-chefe no mundo, também no Brasil. Não ia ter pra ninguém ! Nada de trazê-lo do México, o esquema de cotas é muito limitado, a geração VII do Golf TEM que ser feita no Brasil. O mesmo serve para o A3. Acorda, Volkswagen !

    ResponderExcluir
  7. Cada povo tem os carros e o governo que merece. Quem bota um Lula lá, aceita uma Dilma, um Feliciano, um Renan, tem mais é que comprar Golf IV mais caro que VII GTI na Alemanha ou pelo dobro de VI nos EUA. É a lei do Carma! País de M tem mentalidade de M!

    ResponderExcluir
  8. Tem pessoas que querem ser professor de gramática, ficam reparando nas pessoas, eu sou formado em letras e nem por isso fico aqui reparando nos defeitos das pessoas, se você se acha tão bom vai prestar 1 concurso e faça 1 prova e para de querer ser melhor que outras pessoas, seja humilde, essa qualidade que Deus quer ver. Seu metido

    ResponderExcluir
  9. Um dos motivos que vende é ser o modelo da Volkswagen no segmento.

    E boca a boca de pessoas que dizem que Golf é carrão por mais de metro.

    Se a VW lançasse um novo, também não iria arrebatar as vendas do segmento. Iria vender só um pouco mais do que esse.

    E se esse com 14 anos de estrada ainda vende na média da categoria, infelizmente, aí fica dificil não entender a posição da VW. Povo devia parar de comprar esse carro pro país receber o modelo novo, mas falta essa visão no consumidor.

    O Polo, por outro lado, está praticamente morto. Quase não o vejo mais na rua.

    ResponderExcluir
  10. Quem gosta de golf, tem 4 da fronta em leilão no superbid:
    http://www.superbid.net/home/categoria/lista-de-ofertas.htm?sub_category=4616

    O lote 4709 é maravilhoso: GT, Automático, Teto tudo.

    http://www.superbid.net/home/categoria/oferta.htm?offer_id=653877&sub_category=4616&pager.offset=2

    ResponderExcluir
  11. kkkkk, o pior ter gente lendo essa materia do Golf 2013 modelo 2000, e comprar um novo.
    Isso so acontece aqui,essas aberracoes de gol g4, mille, classic e por ai vai.
    Se tem os pato que compra, por que mudar!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro esse blog.

    Não consigo mais dirigir sem cair na gargalhada toda vez que vejo um Golfssauro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem