O Inmetro e a Petrobras lançam um serviço on-line de consulta a dados de consumo de combustível (etanol e gasolina) em ciclo urbano (cidade) e rodoviário (estrada) de 360 carros de 27 marcas participantes do Programa de Etiquetagem Veicular.


Os testes de consumo do INMETRO são padronizados e portanto podem ser comparados, mas a participação das montadoras é facultativa. Entre as quatro grandes, a grande ausente é a Chevrolet, que ainda não oferece seus carros ao programa para avaliação de consumo.


É importante considerar que os números apresentados pelo Programa de Etiquetagem Veicular nem sempre serão os observados pelos motoristas no dia a dia, pois apesar de o teste buscar simular as condições reais, outros fatores podem influenciar, como o tipo de condução adotado.

Os carros, após testados, recebem uma etiqueta na qual há a indicação da nota atribuída, variando de "A" (carros mais econômicos) até "E" (carros mais gastadores de combustível).

Clique aqui para acessar o site de consulta on-line de consumo automotivo do INMETRO.

17 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Bom, fica mais acessível ao consumidor do que aqueles PDF ou esperar a imprensa... só falta divulgação e procedimentos na realização dos testes. Junto ao Latin NCAP, incomodará bastante as montadoras.

    ResponderExcluir
  2. Falta também uma opção de comparação de consumo entre carros diferentes.

    ResponderExcluir
  3. ENGRAÇADO NÃO TEM CARROS DA CHEVROLET SERÁ PORQUE? ACHO QUE SÃO BEBERRÕES DEVE SER ISSO!!!!!!.

    ResponderExcluir
  4. Tá escrito na matéria: a Chevrolet ainda não ofereceu os seus carros para o IMMETRO. Mas eu acho que o INMETRO deveria pegar os carros dela e testar, afinal é um serviço de utilidade pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que a adesão ao programa é voluntária. Mas parece que vai ser obrigatória daqui um tempo.

      Excluir
    2. Lembrando que no chevrolet a celta versão 2011/12 constinua sendo como carro mais economico e quando a Cruze 2014 não leva um dos melhores....

      Excluir
  5. Acho que na pratica a media de consumo destoa um pouco da tabela... tenho um novo gol 1.0 e ele faz 11,5 no etanol andando 80% estrada 20% cidade, se andar na faixa de 90 a 100 km/h ele chega a passar dos 12!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um celta que faz 6km/l de álcool (bebe mais que o honda civic 1.8 quase zero de um amigo meu)... Várias pessoas que conheco reclamam do consumo dos carros da Chevrolet.
    Isso explica o porquê da Chevrolet não disponibilizar seus carros para os testes do inmetro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que a Chevrolet só perde não aderindo ao programa. Na minha opinião "pega mal" pra ela e fica levantando essas suspeitas que s vê aqui nos comentários. Quanto ao consumo do Celta, repare que, em geral, os carrow 1.0 consomem mais que os de motorização ligeiramente superior, principalmente na cidade. Se usar ar condicionado ou andar pesado então, essa situação piora.

      Excluir
  7. estou comprando uma santana quantum gls 2.0 ano 92 etanol original,gostaria de saber o consumo dela tanto na cidade como na estrada,vlw(obs.ela ainda é carburada)

    ResponderExcluir
  8. meu celta 2004 faz 14 km na gasolina na cidade e 17km na estrada muito econômico.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um colega que tem um celta 2012 viajando ele fas 8km com alcool e 13 com gasolina

    ResponderExcluir
  10. Cadê o Palio Essence? Os T-jet? Bravo Essence? Linea Essence?

    ResponderExcluir
  11. quer saber a real tenho um cruizer ltz 13/13 , esse sim gasta a vontade por isso a Chevrolet não publica e nem tem interesse em fazer teste algum , vai ser um fiasco .

    ResponderExcluir
  12. Inmetro ????? Kkkkkkkkk
    Vcs acreditam ?????
    Então comprem uma Fiat toro 2.4 e tentem fazer 8.3 KM/L !!!!! Na cidade
    Nunca !!!
    Nem com ar desligado nem com Gaz aditivada !!! Nem com um eng de uma montadora na direção !!! Inmetro é BRASIL !!

    ResponderExcluir
  13. na boa ja não acreditava nesses selos do inmetro nos eletrodomésticos..tipo consumo de energia em geladeira e ar condicionado pois nunca bate com aferições ....imagina consumo de combustível....é como disseram acima...'aqui é Brasil cambada tem esquema em tudo"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem