Os números de fechamento relativos aos carros novos mais vendidos no mês de fevereiro de 2013 trazem um quadro até certo ponto familiar, com o VW Gol na liderança do mercado, com 15.715 unidades vendidas, seguido do Fiat Palio, com 13.131 carros e Uno, com 11.109 carros.

Hyundai HB20X

Na quarta posição aparece o Hyundai HB20, com 10.179 unidades comercializadas em fevereiro, seguido do Chevrolet Onix, em quinto, com 9.037 carros emplacados.

Hyundai HB20X

O VW Fox parece ter perdido definitivamente o quinto posto para os dois estreantes, e ficou em um distante sexto lugar, com 7.758 unidades vendidas em fevereiro. Completando os dez mais vendidos temos Siena (6.820 carros vendidos), Celta (despencando para 5.421), Voyage (6.146) e Classic (.4581).


Entretanto, é importante considerar que os dados de fechamento não contam toda a história e não mostram as mudanças pelas quais o mercado brasileiro de carros parece estar passando - algo que fica mais claro quando observamos as vendas quinzenais (gráfico abaixo).



E a última quinzena de fevereiro mostra que o Hyundai HB20 vendeu apenas 48 unidades a menos que o Fiat Palio e apenas 25 unidades menos que o Fiat Uno. Ou seja, se a tendência observada se mantiver, o Hyundai HB20 irá superar tanto o Fiat Palio quanto o Fiat Uno em breve vindo a se tornar o segundo carro mais vendido do Brasil.

VW Gol G6

Agora, se a situação da Fiat não parece confortável, a Volkswagen também tem motivos para se preocupar, visto que as vendas do Gol na segunda quinzena de fevereiro despencaram 47% em relação à primeira quinzena. As vendas do Palio despencaram 54%, compensadas, parcialmente, pelo recuo de 41% nas vendas do Uno.

Chevrolet Onix

E, enquanto o Onix viu suas vendas caírem 50% na 2ª quinzena comparada com a 1ª, o HB20 caiu apenas 36%, o que mostra que o mercado inteiro caiu, mas o Hyundai HB20 caiu menos que os demais, e, por isso, conquistou mais mercado.

20 carros mais vendidos - Fevereiro de 2013

1º VW GOL 15.715
2º FIAT PALIO 13.131
3º FIAT UNO 11.109
4º HYUNDAI HB20 10.179
5º CHEVROLET ONIX 9.037
6º VW FOX / CROSS FOX 8.595
7º FIAT SIENA 6.820
8º VW VOYAGE 6.146
9º FORD FIESTA 5.550
10º CHEVROLET CELTA 5.421
11º CHEVROLET CORSA SEDAN 4.581
12º RENAULT SANDERO 4.512
13º HONDA CIVIC 3.978
14º CHEVROLET COBALT 3.852
15º FIAT PUNTO 3.313
16º FORD KA 3.174
17º TOYOTA COROLLA 3.038
18º HONDA FIT 3.009
19º CITROËN C3 2.651
20º CHEVROLET SPIN 2.456

20 Comerciais Leves mais vendidos - Fevereiro de 2013

1º FIAT STRADA 8.220
2º VW SAVEIRO 4.990
3º FORD ECOSPORT 4.234
4º CHEVROLET S10 3.748
5º CHEVROLET MONTANA 2.902
6º TOYOTA HILUX 2.237
7º VW KOMBI 1.657
8º FORD RANGER 1.615
9º VW AMAROK 1.505
10º HYUNDAI TUCSON 1.303
11º MITSUBISHI L200 1.275
12º RENAULT DUSTER 1.232
13º MITSUBISHI PAJERO 1.103
14º HYUNDAI IX35 915
15º FIAT DUCATO 871
16º FIAT FIORINO 862
17º NISSAN FRONTIER 822
18º RENAULT MASTER 790
19º KIA SPORTAGE 746
20º TOYOTA HILUX SW4 914

25 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vamos ver resultados das vendas no final do ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, esperar isso tudo? kkkkk
      Já vi que vc não é um pesquisador.

      Excluir
  2. As quedas de vendas dos líderes (Gol, Palio, Uno e Fox) em fev/13 foi impressionante quando comparamos com jan/13 .

    Considerando que nas vendas totais dos líderes Gol, Palio e Uno estão incluídas as vendas do Gol G4, Palio Fire e Mille, além das vendas diretas para frotistas com super descontos, podemos afirmar com grande chande de acerto que o HB20 já é o carro mais vendido do Brasil para consumidores finais.

    Essa me parece ser uma comparação mais justa de vendas, bem diferente da forma confusa e estranha que os dados são apresentados pela FENABRAVE.

    Chamaram o presidente da Hyundai do Brasil de louco quando fez a afirmação no ano passado de que o HB20 vinha para ser o líder do mercado e superar a liderança histórica do Gol.

    O HB20 fez isso em apenas 4 meses após seu lançamento e o Onix está na cola (em jan/13 vendeu mais que o HB20), fazendo pressão o tempo todo (suspeito que o Onix tb já superou o Gol ou está por pouco).

    É claro que ainda é cedo e precisamos esperar mais um pouco para ver a concretização dos números de vendas ao longo do ano, mas está claro que os lançamentos do HB20 e do Onix foram devastadores e estão provocando uma reviravolta no ranking e no mercado dos compactos.

    As promoções e descontos da VW e Fiat já começaram para tentar conter a queda nas vendas e isso já está trazendo benefícios ao consumidor. Melhor ainda, a Hyundai e a GM ainda vendem o HB20 e o Onix sem descontos e poderão usar esse mesmo recurso se as vendas começarem a cair (reduzir uns R$3K nos preços atuais), como a Toyota faz hoje com o Etios, um fracasso de vendas até o momento.

    A guerra continua com a chegada ao mercado do Novo Prisma e do HB20S, que vão tirar muitas vendas do Voyage e do Grand Siena, carros que tb já estão com descontos nos preços de tabela e sentindo a pressão desses lançamentos.

    A Ford vai lançar o New Fiesta, idem para a Peugeot com o 208 (ambos na faixa de preço do HB20 e Onix) e a concorrência deve ficar ainda mais acirrada, com mais duas boas opções ao consumidor.

    Estou adorando esse começo de ano no mercado dos carros compactos e os preços precisam e devem começar a cair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesmo fui um dos que acabei comprando um carro da VW em promoção. Fiz o teste drive no HB20 e no Onix e ambos são excelentes carros. Por acaso também fiz um teste em um Fox 2011 e gostei muito do carro, na minha opinião é covardia comparar HB20 e Onix com palio e uno, os primeiros são superiores, na verdade da para comparar com Punto e Fox. No resumo da história peguei um Fox 1.6 2013/2013 com Abs e Airbag de fábrica, ar, Dh, sensor de ré, vidros 4 portas elétricos, retrovisores elétricos e som por 40,440, sendo o financiamento em até 12x sem juros. Na mesma configuração, antes não saia por menos de 44.000. No o sensor de ré era 800,00. Com razoável desconto acho que não fiz um mal negócio, pelo contrário, visto que o HB20 topado está meio carinho, já em relação ao Onix.

      Excluir
    2. Está aí o exemplo do colega, mostrando que a VW está se mexendo para não perder mais vendas!

      Fox 1.6, 13/13, completo, por R$40,4K, em 12x sem juros?
      Desconto de mais de R$3,5K e ainda por cima facilidade no pagamento!

      Se esses descontos e promoções da VW continuarem, as vendas vão melhorar e a pressão deve mudar de lado.

      Já está na hora da Hyundai e da GM começarem a dar descontos no HB20 e no Onix.

      Boa sorte com o carro novo!

      Excluir
    3. Estou surpreso com os comentários deste site! Normalmente fico irritado com os posts que vejo em sites automotivos: parecem vendedores de marcas rivais depreciando uns aos outros! Pode observar que é bem assim. Mas aqui não, parece que todos concordam que, INDEPENDENTE DE MARCA, nossos carros são caros e ultrapassados para o que oferecem e que TODAS as montadoras deveriam se esforçar para oferecer produtos dignos para os consumidores brasileiros. Parabéns a todos os usuários do site que fizeram tantos comentários oportunos e inteligentes!

      Excluir
  3. A queda de vendas ... sorry, folks!

    ResponderExcluir
  4. Acho natural tudo isso.

    Fox já pede uma nova geração, Mille, Celta e Gol G4 já estão praticamente mortos e enterrados, Palio é evidente que não vende o que a Fiat esperava, Uno é (muito) caro pela sua baixa qualidade geral e Gol não é mais novidade faz tempo...

    Novidade é novidade... E isso vende mais. O "boom" de HB e Onix deu uma boa sacudida no mercado e no segmento dos hatches de entrada.

    Caso a Ford consiga deixar o preço do New Fiesta nacional competitivo (embora tenha certeza de que ela destruirá a qualidade geral do carro), creio que a coisa vai ficar ainda mais acirrada.

    Quem tem a ganhar somos nós.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o novo 208, que chaga na versão Allure, completa, com motor 1.5 8V, por menos de R$40K?

      Excluir
    2. Só falta aparecer neguinho dizendo que HB20, assim como o Onix, são carros de frotista, que se vê igual taxi, aquela balela toda que estamos acostumados a ouvir do Gol.

      Concordo com Man. Onix e HB20 realmente mudaram o cenário nacional no segmento de entrada.

      César, a VW, ameaçada pelos rivais, já antecipou o cumprimento obrigatório da lei e já está trazendo ABS e Airbags no Gol e no Fox, além de baratear seus pacotes.

      Que venham outros concorrentes.

      Excluir
    3. Será que a Peugeot sacudirá o mercado também? Embora seja a melhor das montadoras francesas, ela ainda carrega a má-fama (por vezes injustificada) do péssimo pós-venda e da fragilidade dos seus carros.

      Apesar que o 208 aparentemente é BEM superior ao seu antecessor. Seja como for, uma opção a mais para o consumidor...

      No caso da VW, uma das soluções para que ela não perdesse muito em vendas seria, como o César escreveu, praticar bons descontos. A outra, é lançar o Up! o quanto antes para ter novamente o "efeito novidade" na sua gama de produtos.

      A VW precisa de um carro mais em conta do que o Gol se quiser manter a ponta nas vendas. O Up! seria uma boa...



      Excluir
    4. Man, quanto à Peugeot eu não sei, na verdade a marca nunca me chamou muito a atenção, exceto quando do lançamento do 206/207 que na época trouxe traços diferentes ao mercado.

      A Peugeot tem um sério problema: a questão da reposição de peças. Um amigo meu, ficou com um 206 no "estaleiro" 45 dias aguardando um radiador.

      Quer saber um carro que acho que agradaria por aqui?
      Renault Clio comercializado na Europa. Não esse pré-histórico relançado por aqui, com fita branca e retrovisor que não sei se é pintado de branco ou se cobriram com luva descartável.

      No velho continente, de motor novo o Clio tem capacidade 0.9 litro/ 90 cv e 13,7 kgfm de torque, além do 1.2, com injeção direta de combustível (120 cv) e o 1.6 da versão RS (200 cv). Sem contar que o carro ficou muito bonito. Raridade na Renault.

      Mas acho que a montadora francesa não se preocupa muito com o Brasil, com a capacidade de consumo do brasileiro e prefere deixar as coisas como estão.

      Excluir
    5. Legal, Mike!

      E vamos torcer para os preços caírem ainda mais, afinal, todas as montadoras podem e devem reduzir seus preços.

      A GM tb está com promoção no Cobalt e está vendendo o LT 1.8, completo, por R$42K (estão tirando até uns R$3K no preço de tabela).

      Se a GM pode reduzir o preço do Cobalt, tb pode reduzir esses mesmos R$3K no preço do Onix ou oferecer mais equipamentos pelo mesmo preço, idem para a Hyundai com o HB20.

      Por isso estava torcendo para a VW e a Fiat perderem vendas. Agora minha torcida é para VW e Fiat reduzirem mais os seus preços e recuperarem parte do mercado, forçando queda nas vendas de HB20 e Onix, uma vez que esses carros já estão há quatro meses no mercado, o momento da novidade já passou, portanto, está na hora dos preços desses dois tb caírem.

      HB20 e Onix são um sucesso, já superaram os "eternos líderes" considerando as vendas para consumidores finais (que dão mais lucro) e agora o jogo precisa mudar.
      Esses dois precisam sair da lua de mel que vivem hoje em termos de vendas, sofrendo mais pressão dos concorrentes, para terem seus preços reduzidos.

      Pressão na Hyundai e na GM, o consumidor agradece!

      Excluir
    6. A Vw, ainda tem mais possibilidade de modificação em seus produtos pois são mais velhos e ja pedem por uma nova geração, coiusa que ta passando da hora de acontecer... Se o Gol foi uma revolução nos compactos em 2008 agora ta ficando desafasadoe essa reestilização meio "mequetrefi" não surtiu muito efeito não, os carros tão muito iguais e ta faltando um "Q" a mais em seus produtos alem do exorbitante preço em seus produtos, que apesar de possuir uma qualidade construtiva muito boa, peca na qualidade das peças que "aparetam" ser simples demais. A Fiat creio eu que ta na pior... seus carros foram reformulados em 2010-2011, se baseando no Gol e mesmo assim nao conseguiram supera-lo em varios quesitos, e agora que surgiu o Hb20,Onix,New Fiesta e 208 provavelmente, vai ficar mais evidente a deficiência dela, fora a má qualidade construtiva, e plataformas estreitas e baratas! (pqp! carros curto pagando 40 mil é F&**&*) As duas tão em apuros, e creio eu que só descontos nao trarão os clientes de volta, a Ford ta começando a acordar que se não trazer produtos com maior qualidade jaja vai vender menos que as marcas importadas. Gostaria que a Kia viesse tb com o Kia Rio pra cá, ai sim seria uma concorrência, to achando uma beleza! Cesar, lembra que te falei quem em 2014 ja poderiamos ter carros com qualidade maior e mais baratos ? pois ai esta tendo as respostas, 2013
      será um ano amargo e disputadissimo, para as grandes montadoras, que terão que melhorar e muito seus preços e produtos. Concorrência saudavel, FINALMENTE!!!!

      Excluir
    7. Parece mesmo que as coisas estão melhorando um pouco para o consumidor.

      O que precisa acontecer agora é a queda geral dos preços, como consequência natural dessa disputa mais acirrada.

      Excluir
  5. Espero ver o gol, palio, uno, e companhia na berlinda so assim para melhorarem a qualidade dessas carrocas, vejo a propaganda do gol g5 1.0 "completo" sem air bag duplo e abs, por R$31,990.00. Ai vem Onix, HB20 completo de verdade pelo mesmo preco, quero comprar o HB20, porem vou esperar normalizar, a fila de espera aqui em Recife eh de 5 meses.

    ResponderExcluir
  6. Em Brasília estão entregando o HB20 com menos de 30 dias. Segundo concessionários, a Hyundai turbinou a produção do carro enquanto as outras davam férias coletivas.
    Com relação às vendas, é provável que o HB20 já esteja vendendo mais que o Gol G6, e isso pode ser verificado pelas "promoções" que a VW vem fazendo para o carro: descontos, "juros zero" de financiamento.
    Como é saudável a competição, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota saudável nisso! Não acompanho tão de perto o mercado automotivo. Raramente compro uma revista especializada. Até me assustei um pouco com tanto carro novo na praça. Mas como pretendo trocar de carro nos próximos meses, comecei a me ligar. Tenho um voyage 2010 e estava aguardando para ver se trocava por outro 2013 ou um Grand Siena. Contudo, depois do lançamento do Novo Prisma e do HB20S, vou esperar para fazer um test drive nos dois. Acho que vai ser um negócio bem melhor...E fazendo coro a todos vocês: que venham mais lançamentos e mais vantagens para todos nós consumidores!!!

      Excluir
  7. o trite e que o contra ataque da vw o tal do UP foi reprovado por consumidores em uma clinica feita pela vw ou seja nem chegou e ja foi reprovado eu mesmo achei o UP muito sem sal feio e com acabamento simples demais com partes da carroceria descoberta como nas portas por exemplo parece fiat mille.sei não viu mas esse UP acho que vai ser down

    ResponderExcluir
  8. Isso é ótimo, botar VW pra trabalhar, ela nunca precisou fazer qualquer esforço por falta de concorrência.

    Depois de tantos anos, deve estar tão gorda e só fica deitada na cama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor comentário q vi aqui. Vc tem toda razão.

      Excluir
  9. Não entendi porque a TOYOTA SW4 estar na 20 posição pois vendeu 914 unidades. Então deveria estar em 15, logo depois da HYUNDAI ix 35 que vendeu 915 unidades. ACREDITO SER UM ERRO DO SITE, FICA A DICA.

    ResponderExcluir
  10. Nada como a velha e salutar concorrência!

    ResponderExcluir
  11. NÃO ESQUECENDO QUE POR ENQUANTO O HB20 É VENDIDO EM MENOS DE 150 CONCESSIONÁRIAS!!!! ENQUANTO GOL E FIAT TEM EM TORNO DE 500 A 600.

    ResponderExcluir
  12. ignorantes aqueles que comparam fox com hb20 esse 1.6 hb20 parece 1.0 perto do motor do fox que equipa o golf, manda mecanico comparar a qualidade mais não mechanico de esquina que só sabe fazer gambiarra, sem dizer que a Hyundai é especialista em almentar cavalos em seus veículos para enganar o Brasil sem dizer que é uma empresa satanista e são anti-cristão abra o olho povo...ass.
    Brasileiro Cristão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem