O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) divulgou hoje resultados de testes de colisão feitos com mais dois carros fabricados no Brasil: Ford EcoSport e HB20 Hyundai. O EcoSport Ford obteve 4 estrelas na avaliação quanto a proteção de adultos, e 3 na das crianças. O hatchback HB20 da Hyundai, por sua vez, ficou com 3 estrelas na segurança de adultos e somente 1 na proteção de crianças.


Quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. Os modelos foram avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, para segurança ideal para aos ocupantes, a zero, para os mais inseguros. Nestas avaliações, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro. O programa já testou, nos últimos três anos, 28 modelos, incluindo a maioria dos carros mais vendidos na região.



Ficou evidente, na fase-piloto do Latin NCAP, que poderia haver veículos mais seguros na América Latina. O programa espera cooperar tanto quanto possível com os consumidores, governos e fabricantes para que os veículos se tornem mais seguros e acessíveis para a região no curto prazo.



Para a proteção dos ocupantes, um bom carro deve satisfazer a duas condições: em colisão, a estrutura não pode entrar em colapso; e deve contar com um absorvedor metálico, em aço ou alumínio, que evita a deformação das longarinas (peças estruturais atrás do para-choque), conhecido como crash box. O HB20 revelou uma estrutura estável durante o ensaio, o que é desejável. No entanto, os seus sistemas de retenção não funcionaram adequadamente.

A segurança das crianças deve ser melhorada, pois um dos sistemas de retenção quebrou devido a cargas elevadas no cinto de segurança do carro. O manequim de 3 anos se chocou, então, contra o encosto do banco da frente. Também o de um ano e meio, sentado em frente, foi exposto a elevadas desacelerações. Ambas as situações explicam a baixa pontuação.



A fixação das cadeirinhas infantis com o sistema de retenção Isofix desempenha um papel significativo na redução de erros de instalação e melhorou o desempenho dinâmico em alguns casos. Foi o que se comprovou no veículo da Ford. O Latin NCAP recomenda e incentiva todos os governos da região a adotar o sistema em seus mercados, por meio do Regulamento R44 da ONU.

Por outro lado, a apresentação de uma estrutura estável não é tudo, quando os sistemas de retenção (airbag, cintos de segurança, pré-tensores, etc) não podem fornecer proteção adequada para desacelerações elevadas. Uma boa proteção é alcançada por carros que podem equilibrar um comportamento estável estrutural e encostos de sistemas que protegem adequadamente os ocupantes do veículo.


Para o Latin NCAP, os consumidores devem exigir que os fabricantes adotem, ou que lhes sejam impostas, as recomendações das Nações Unidas em relação aos padrões dos testes de colisão (regulamentos R94 e R95). Dessa forma, haverá mais proteção a todos os envolvidos no trânsito, e os consumidores terão oportunidade de escolher seus carros segundo as avaliações de segurança dos testes de colisão efetuados pelo Latin NCAP.

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu sempre falo e ninguem dá bola para o ISOFIX

    ResponderExcluir
  2. FORD NEW FIESTA 4 ESTRELAS CRIANÇAS E ADULTOS, FORD É FODA NA SEGURANÇA, CADÊ OS FIATS, PRA SE DESMANCHAR TODINHOS, ENTRE AS QUATRO GRANDES A FORD TEM MAIS QUALIDADES COM SEUS PRODUTOS, FORD NEW FIESTA, FORD FOCUS, FORD ECOSPORT, FORD FUSION E FORD RANGER TODOS RECEBERAM NOTAS BOAS EM SEGURANÇA, 4 E 5 ESTRELAS, POVO BRASILEIRO VAMOS COMPRAR CARROS MAIS SEGUROS A SUA VIDA E DA SUA FAMILIA É QUE ESTÁ EM JOGO, O DONO DA FIAT RENAULT NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM VC,S NÃO E SIM COM O DINHEIRO QUE VAI ENTRAR NO BOLSO DELES, ABRA O OLHO, FORD NEW FIESTA MELHOR QUE HB20 E ONIX, COMPARE O PREÇO .

    ResponderExcluir
  3. etios tirou 4 estrelas pro adulto e 2 pra criança ganhou do hb 20 agora so falta o onix,cade os fan boy da coreana? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. NOVO ECOSPOT TEM ISOFIX, MAIS OS DA GM NÃO TEM.

    ResponderExcluir
  5. Hã? O novíssimo HB 20 teve quantas estrelas? 3? O antiquíssimo e ultrapassado Gol teve quantas? 3 também, né?

    Pra todo mundo ver que nem sempre o mais novo acaba sendo o melhor...

    Com a palavra, os fanboys da Hyundai, que pensam que compraram um carro "premium" e "muito superior" ao Gol...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acrescentando... O Gol teve 3 estrelas para os passageiros da frente, com índice de 10,01 e duas estrelas para as crianças, com índice de 21,16.

      O HB teve 10,23 para a frente e 4,77 para as crianças...

      É... Gol é antigo, ultrapassado e é carroça... HB é carro premium e muito superior ao Gol.

      Tsc, tsc, tsc...

      Excluir
    2. Pensei a mesma coisa..... Não existe milagre, e jaja a Hyundai tera que dar umas explicaçoes sobre isso.

      Excluir
    3. Duvido muito, Jota.

      O HB tá vendendo mais do que pão quente. E vai continuar assim...

      Excluir
    4. Explicação? Compra quem quer. Errado: compra quem pode.

      Excluir
    5. Gol vem com airbag de série?

      Excluir
    6. Tava demorando pra aparecer fanboy da Hyundai...

      Excluir
    7. Aonde antônio? pq aqui eu só vi um fanboy da VW com muita dor de cotovelo

      Excluir
    8. Dor de cotovelo, não digo... Pelo que vi, ele quis ironizar os fãs da Hyundai porque se acham donos de um carro "muito superior ao Gol".

      Coisa que, vai me desculpar, é fato.

      Se um projeto mais novo como o HB conseguiu ser pior do que o Gol na segurança para as crianças, estranho como um projeto já defasado como o do Gol tivesse saído melhor...

      Teoricamente, o HB deveria ter se saído bem melhor do que o Gol ou o Palio, coisa que não aconteceu. E duvido muito que a Hyundai colocaria airbags no HB se não fosse a lei que obrigasse todos os carros nacionais a tê-los à partir de 2014.



      Excluir
    9. Pois é Man... pois é.

      Com relação a esse papo de que o Hb20 é muito superior ao Gol, devo discordar. Alías acho até que em relação aos quatro principais concorrentes no segmento de entrada, Gol, Palio, Hb20 e Onix, nenhum é muito superior ao outro. Tudo farinha do mesmo saco. SEGMENTO DE ENTRADA!

      O que acho é que entre A, B, C e D pode haver questões melhores resolvidas como acabamento, uma mecânica um pouco melhor ajustada, um com menos cavalos porém com mais torque que outro, um com espaçamento entre-eixos maior que o outro etc. Dentre esses quatro, falar que um é muito superior ao outro é radicalismo.

      Pra mim, muito superior ao Gol é o Golf (especialmente o novo, se vier) assim como considero o I30 muito superior ao Hb20.

      Agora se colocarmos na lista alguns chineses comercializados por aqui, aí a coisa muda.

      Design não se discute.

      Excluir
  6. Assisti no sítio do Ncap teste de veículos com airbag e sem. Sugiro o mesmo e que pensem uma,
    duas, três vezes antes de comprar um veículo novo sem este equipamento. Pelo vídeos dos teste
    dá para se ver claramente a fundamental importância deste equipametno de segurança.

    Devemos parabenizar os órgõas federais pela criação do programa Inovar Auto. As vezes o Brasil
    dá sinal de que deseja ser um país sério, mesmo que com ações tardias. Mas como diz o velho
    ditado popular: antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir
  7. quem acha o etios 1 lixo joga esse lixo na minha garagem q eu aceito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. etios alem de ser seguro é economico,eu queria ser vendedor da toyota kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,etc.......

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho um HB20, mas se quisesse um carro pequeno, certamente o compraria. Não sei pq as pessoas tentam vangloriar o etios com um teste de laboratório submetendo o carro a condições particulares, enquanto na real um acidente é sob condições adversas.
    Claro que a diferença entre o etios e o sandero é considerável, mas achar que os 2,5 pontos que separam o HB20 do etios em uma batida parcial de frente a 64km/h é tão significante quanto uma a 100km/h, é o cúmulo da ignorância.

    ResponderExcluir
  10. O etios seria boa opção se custasse menos. A toyota só precisa baixar a bola e os preços, porque em termos de economia e segurança ele já provou ser bom.

    ResponderExcluir
  11. Noooosa! Este teste só vem comprovar que a Hyundai tem a melhor área de marketing ... DO MUNDO! KKKKKK O Etios pode ser feio e mal-acabado, mas é bom em aspectos de maior relevância, como a segurança (mas o justo seria custar menos. BEEM menos). Ah, e eu não sou fan boy da Toyota, isso é só um comentário. Poderia comparar com outro carro, como por exemplo ... o Gol! Que pode ser simples, mas eficiente e competente naquilo a que se destina. E, ao contrário que do que eu li acima, estes testes são elaborados simulando o máximo de fidelidade a uma condição real, validado no continente europeu e norte americano (cada um com as suas peculiaridades). Masssss, como ninguém aqui no Brasil compra carro por eficiência em engenharia (e me refiro a isso não só no quesito segurança, mas também consumo, dirigibilidade, custoxbenefício e rendimento só para citar alguns exemplos ...), o Hb vai continuar a ter filas de espera. Eu mesmo cheguei a pensar na séria possibilidade de comprar um. Mas acabei optando por um honda Fit semi-novo.

    ResponderExcluir
  12. etios mais barato custa 29 mil reais

    ResponderExcluir
  13. Fiat punto o unico 5 estrelas certificacao internacional.

    ResponderExcluir
  14. etios mais barato custa 29 mil reais

    ResponderExcluir
  15. O HB20 esta igual politico azarão quando esta na frente nas pesquisas,ficam que nem loucos procurando coisas erradas pra ver se ele cai....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. quanto ta o hb20 completo 1.6 /?

    ResponderExcluir
  17. NÃO IMPORTAR SE É GOL OU HB 20 OU OUTRA COISA QUALQUER, O QUE REALMENTE INTERESSA É O MOTORISTA RESPEITAR OS LIMITES DE VELOCIDADE. QUALQUER UM DELES EM UMA COLISÃO DE FRENTE VAI MACHUCAR OU ATE MATAR OS OCUPANTES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem