A implantação de veículos elétricos na Europa está mais lenta do que se esperava mas segue um protocolo de implantação em todos os países europeus. Os governos de vários países deram incentivos fiscais para fabricantes, revendedores e consumidores. As marcas que mais vendem são Nissan e Renault justamente as que tem verdadeiros carros alternativos aos convencionais. Muitas marcas tem apenas protótipos que rodam em testes mas não são ainda destinados ao comércio.

Nissan Leaf

O que acontece é que quando surge uma nova tecnologia como é o caso dos carros híbridos e elétricos faz-se necessário criar um órgão que acompanhe e facilite distribuição bem como assistencia para que a nova tecnologia seja implementada. Na Europa existe uma comissão da União Européia que se responsabiliza em facilitar essa implantação. É de sua responsabilidade acompanhar passo à passo essa implantação como é o caso dos pontos de recarga para os veículos elétricos.


Renault Fluence Zero Emission

Essa comissão chegou a um consenso de que serão necessários 800 mil pontos de recarga em toda Europa - contando com uma frota de 2.5 milhões de carros elétricos - com investimento de 8 milhões de euros. Cada país deverá ter de 50 a 80 mil pontos de recarga - a Espanha contará com 80 mil pontos até 2020. Mas pelo andar da carruagem a meta, que deverá ser cumprida em sete anos, nos parece inviável uma vez que só existem 1 300 pontos de revarga atualmente naquele país.

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