O Jaguar E-Type, também conhecido como Jaguar XK-E nos Estados Unidos, foi lançado há mais de 51 anos e é considerado um dos mais belos carros de todos os tempos, em decorrência de suas linhas esguias e fluidas. Não é por outro motivo que o MoMa - Museu de Arte Moderna de Nova York - conta com um exemplar em exposição.

Jaguar E-Type

O Jaguar E-Type foi projetado para ser uma combinação entre um veículo de passeio e um carro de corrida, visto que a montadora britânica tinha conhecimento em ambas as áreas, já que vinha de uma série de vitórias no automobilismo.


Jaguar E-Type - traseira

Interior

O interior do Jaguar E-Type recebe o motorista com uma posição de dirigir esportiva, com um longo capô à sua frente e um painel repleto de instrumentos informativos e comandos. As alavancas do freio e do câmbio são cromadas e o painel foi inspirado em aviões de caça da época.

Jaguar E-Type - interior

O volante tem grande diâmetro, e a direção não tem qualquer assistência, sendo dura em manobras em baixa velocidade, já a suspensão, apesar da maciez típica de Jaguar, é suficientemente firme para garantir a boa estabilidade.

Jaguar E-Type - interior

Mecânica

O motor 3.8 de seis cilindros em linha, com duplo comando de válvulas e três carburadores oferece 265 cv de potência e 35,9 mkgf de torque, o que permite a este carro atingir mais de 240 km/h de velocidade máxima. Além desse motor, o E-Type também foi vendido com um motor V-8 de 265 cv a partir de 1964 e outro de V12 5.3 de 272 cv a partir de 1971 - como o do carro mostrado nas fotos.

Jaguar E-Type - vermelho

Conclusão

Jaguar E-Type no Brasil


Jaguar E-Type

Jaguar E-Type - painel de instrumentos

Jaguar E-Type - painel de instrumentos

1971 Jaguar E-Type V12


O Jaguar E-Type é um legítimo representante da escola britânica de automóveis: belo, esportivo e de sangue azul.

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Mais bonito de todos os tempos? #tenso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...segundo um tal de Enzo Anselmo Ferrari,sim!

      Excluir
  2. FAla serio com certeza esse é um dos carros mais bonitos de todos os tempos sim, olha so que carro mais louco e ainda mais por dentro muito nervoso cheio de botoes, imagina pra epoca, ate hoje as pessoas nao esqueceram ,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem