A alteração no regime de importação de carros do México e a posterior elevação do IPI para carros importados reduziu a participação de mercado de marcas chinesas e provocou escassez de determinados carros importados do México, como o Nissan Versa e March.

Novo Gol G6

Em post anterior informamos que a cota de importação de várias empresas estavam esgotadas. Isso tem levado as montadoras a enviar seus mais competentes lobistas para Brasília negociar alterações no regime automotivo - algo que deve acontecer nos próximos dias.

Novo Gol G6

Entretanto, essa alteração não está agradando a toda indústria. A Volkswagen, por exemplo, não esconde a insatisfação com os rumos do regime automotivo, pois considera que seria melhor deixar as empresas correrem atrás de maior competitividade e buscarem melhor qualidade de seus carros.

Novo Gol G6

Segundo um executivo da montadora alemã, o índice de nacionalização exigido não afeta a empresa, pois os carros VW comercializados no Brasil têm índice de nacionalização médio acima de 80%, e, caso da Kombi o valor chega aos 88,9%. Já no caso da Amarok, o índice é de 66,1%. E os novos projetos da marca - como o VW UP! - estão sendo desenvolvidos para atingir um índice de 80%.

Novo Gol G6

Liderança mundial

Novo Gol G6 - interior

A Volkswagen pretende se tornar a maior montadora do mundo até 2018 e uma das estratégias para atingir esse objetivo é a padronização de plataformas em nível global. 

Novo Gol G6 - interior

Segundo a montadora, isso também chegará ao Brasil, e compreende o powertrain dos veículos, que será o mesmo em muitos carros.

Fonte: Automotive Business

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Brasil é com certeza o país mais lucrativo para as empresas automobilísticas, é aqui que eles têm os maiores lucros, pois vendem carros com preços extravagantemente muito superiores ao de outros mercados, logo, é muita falta de respeito com o consumidor os carros vendidos aqui serem defasados em relação ao Mercado Europeu ou Americano.

    ResponderExcluir
  2. Logo a Volkswagen, que só fabrica tralhas defadasas no Brasil, com projetos do século passado e que já se pagaram mil vezes ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho interessante dizer que os carros da VW são defasados. Eles podem não ser perfeitos, mas mas são adequados às condições de pavimentação brasileiras e à renda média do brasileiro. O que adianta um carro cheio de bugigangas eletrônicas mas que se desmancha nas crateras que se apresentam nas vias brasileiras.
      Agora, acho interessante que um Gol G6 com motor 1.6 8V da VW consegue ter desempenho similar e gastar menos combustível que um supostamente mais evoluído E.Torq 1.6 16V da Fiat, pois o Gol, apesar de ter projeto anterior, consegue ser mais leve que o Fiat. Isso é tecnologia!
      Enfim, o que vale são os resultados. falar que um projeto é recente, mas apresentar resultados piores que os mais antigos não adianta nada.

      Excluir
    2. Disse muito bem. E acrescento: não venderia tanto se fosse tão ruim como querem alguns. Não nos trás carros dos sonhos, especialmente o segmento de entrada, mas, além de se adequar bem ao mercado nacional, supera, e em alguns casos, muito outras montadoras que competem no segmento do mercado nacional.

      Excluir
  3. Engraçado logo a pior montadora do Brasil(mais defasada e a que tem mais reclamação) falando isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito você não sabe o que é avanço. "Avanço" para você deve ser esses chineses cheios de bugigangas eletrônicas que não valem mais nada depois que saem da concessionária.

      Excluir
  4. VOLKS É VOLKS!! Ou então quem possui carro e está querendo trocar e consegue ficar mais um tempo cm ele? Deixe de comprar!

    A Alemanha é um exemplo classico que se não vendem, abaixam o preço! O problema do brasileiro, é sempre achar que ficar mais caro é a solução para tudo. Além disso, basta essas empresas ameaçarem demissão que vem 5 milhoes de pessoas criticar a postura do governo.

    Para mim, o governo tem que mandar pau nas montadoras e ao mesmo tempo, obriga-las a segurar funcionarios. Parece que quando elas vieram ao Brasil, eles "se mataram" para vir. Até hoje o governo deixa de receber vários tributos por tudo que foi concedido LÁAAAA no começo.

    Portanto, dessa vez tem que enfiar guela abaixo mesmo e dane-se. Se estiver muito caro, eu não compro. Carro é um bem duravel, não precisa ser um bem como acham que ele é.

    ResponderExcluir
  5. sinceramente acho que a VW esta certa em deixar os caras correrem atras de otimizar a qualidade dos seu carros , mas acredito que os regimes devem mudar sim...pois tem cachorro grande na parada , mas acho que a Hyundai vai dar uma atrasada nesses planos da VW de ser a maior montadora até 2018 , mas o que os caras vão fazer é o certo...padronizar a qualidade...ou seja o que é oferecido para o resto do mundo tem que ser oferecido aqui também ! afinal o Brasil tem boa participação no patamar que a VW ocupa hoje.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem