A Volkswagen do Brasil anunciou mudanças nos equipamentos de série da linha de carros compactos Fox, os quais, a partir de agora, quando configurados com motor 1.6L, passarão a contar, como itens de série, com sistema de freios antibloqueio (ABS) e airbags para os passageiros dos bancos dianteiros.

Novo VW Fox 2013

Com isso, a montadora amplia o número de modelos de sua linha equipados tais itens de segurança. A lista de modelos Fox que passam a incorporar tais equipamentos é a seguinte: Fox 1.6, Fox 1.6 I-Motion e Fox BlueMotion.

Novo VW Fox 2013

Esses novos carros chegam às concessionárias da marca a partir da segunda quinzena de outubro.

Novo VW Fox 2013

Lista de preços

A má notícia é que os equipamentos adicionais vêm com custos adicionais. No caso do Fox com motor 1.6 haverá um acréscimo nos seus preços sugeridos de R$ 1.000, excetuando-se o Fox 1.6 Prime, que já contava com esses dispositivos de segurança de série.

SpaceFox Trend 2013

Além do Fox, outros modelos da VW já contam com tais itens, como Gol Power, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend, Amarok, Golf, Polo, Polo Sedan, Space Cross, Saveiro Cross, CrossFox e o SpaceFox Sportline.

SpaceFox Trend 2013 - interior

A legislação brasileira prevê que até 2014 todos os automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e airbags frontais de série. A implantação nos modelos já existentes é gradual e, a partir de janeiro deste ano, deve incluir pelo menos 30% dos veículos de cada fabricante.

ABS

O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas do carro sejam arrastadas durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Desta forma, mesmo em frenagens fortes, o veículo mantém a trajetória e o motorista consegue fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves.

Novo Fox 2013

Na chuva, o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional. A eficiência comprovada do sistema na redução do número de acidentes é atestada pela maioria das seguradoras: carros com ABS, em geral, têm desconto no valor do seguro.

Airbags: quando o acidente é inevitável

Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões. As bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar a intensidade de uma batida, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra o volante ou o painel do carro.

Novo Fox 2013

É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de segurança, que deve ser usado todo o tempo que o carro estiver em movimento. Numa colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais efetiva.

Novo Fox 2013

Assim como ocorre com o freio ABS, a segurança representada pelos airbags também é reconhecida pelas seguradoras, sendo motivo para concessão de descontos.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A VW deveria disponibilizar o airbag e ABS de série nas versões 1.0 também, o Fox é caro e pouco equipado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, agora é lei. Até 2014, 100% da produção de todos os veículos registrados no Brasil deverão sair de fábrica equipados com ABS e airbags. A VW só está adiantando um pouco o inevitável.

      Acho até que as montadoras irão adiar o máximo para cumprir integralmente a lei. Depois irão transferir a conta para nós consumidores. Lógico!

      Excluir
  3. Apesar do Fox ser um carro caro , não achei o acréscimo de 1.000 reais alto para se ter itens de segurança com estes em serie , já que será obrigatório , a implantação destes equipamentos em todos os carros vai custar e deve ser de forma gradual mesmo , e todos vão ter que se enquadrar nesta nova legislação , e o consumidor vai ganhando em segurança.

    ResponderExcluir
  4. Entra ano, sai ano e a VW (Das Auto) nunca corrige aquele detalhe grotesco do pára-choque traseiro do Fox que não casa com o arco do pára-lama. Chega a ser bizarra a desarmonia das linhas...

    ResponderExcluir
  5. Alguem saberia me informar se tenho direito a pedir a instalaçao desses itens no meu carro? A nota fiscal saiu com data de 27/08/12, mas o modelo no mesmo é 2013..po, por causa de 1 mes, vou perder uma boa grana na hora da revenda em função da falta desses itens..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem