O aguardado compacto Toyota Etios está sendo apresentado ao público no Shopping Morumbi em grande estilo.




O evento tem atraido o grande público presente  que lota as três salas que a Toyota montou com 700 m2 próximo ao átrio B - do lado de fora, sob uma tenda - que pode também apreciar além do Etios sedã e hatch, um exemplar do híbrido Toyota Prius - absoluto sucesso de vendas globais, com mais de 2 700 milhões de unidades vendidas -  e do esportivo-premium GT 86. 


Tivemos oportunidade de estar presente ao evento, interagir e fotografar todos os modelos citados que postaremos para nossos leitores ao longo desta  semana. O evento, chamado de Toyota Etios Connection é itinerante e marca o início da pré-venda do primeiro compacto da marca desenvolvido para o mercado nacional que chega com a difícil missão de destronar o VW Gol



O evento acontecerá nos principais shoppings de Sào Paulo, Rio, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife e Goiânia até o Salão do Automóvel de São Paulo deste ano que acontecerá no final de Outubro. Nas três grandes salas vários consultores estão solícitos para esclarecer quaisquer dúvidas dos visitantes.Tablets estão à disposição para consultas mais específicas. O preço do modelo partirá de R$ 35 mil e poderá atingir  R$ 48 mil nas versões mais luxuosas e completas.


O Toyota Etios é um modelo desenvolvido para países emergentes, e, portanto, tem uma preocupação grande com a questão dos custos. O painel centralizado tem o objetivo de aumentar a escala e reduzir os custos de produção para os modelos direcionados ao países com volante no lado esquerdo ou direito.



O interior do Toyota Etios apresenta-se com um acabamento de boa qualidade, porém sem sofisticação de materiais. Observa-se um console central com uma pequena inclinação para o motorista, onde está posicionado o sistema de som, que conta com entrada USB. Além disso, temos as saídas do ar-condicionado.


Apesar de ser um carro de baixo custo, o Etios conta com porta-luvas refrigerado, o que permite a armazenagem de alimentos que precisam ser condicionados em temperaturas baixas. A capacidade volumétrica do porta-luvas é de 13 litros. O porta-malas do hatch comporta 263 litros e o do sedã 595 litros.

Toyota Etios hatch

O principal aspecto questionável do Etios é o estilo - conservador e sem ousadias. De qualquer forma, isso pode se tornar um ativo do carro, pois esse tipo de design tende a ter uma vida útil maior, o que representa uma menor desvalorização do modelo no mercado de carros usados.

Toyota Etios hatch - prata

O Toyota Etios está sendo produzido na nova fábrica da Toyota no interior de São Paulo e o preço variará entre R$ 35.000, para o Etios Hatch versão de entrada com motor 1.3 16V, e R$ 48.000 para o Etios sedã topo de linha.

Toyota Etios hatch - traseira

Os equipamentos de série que estarão presentes em todas as versões são: freios ABS, airbag duplo e direção com assistência elétrica, e o carro será comercializado com 3 anos de garantia.

Toyota Etios hatch motor T-FLEX

Outro ponto negativo é a ausência de ar-condicionado em um carro com custo de R$ 35.000 reais - caso da versão hatch básica.

Toyota Etios hatch

Os motores, que sempre estarão, em um primeiro momento, associados com uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades, serão de dois tipos - em ambos os casos flex: 1.3 16V com 84 cv @ 5.600 rpm de potência e torque máximo de 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, quando abastecido com gasolina.

Toyota Etios hatch

O mesmo motor 1.3 16V quando abastecido com álcool, apresenta uma potência máxima de 90 cv e torque de 12,7 nas mesmas rotações. Já o motor 1.5 16V parte de 92 cv @ 5.600 rpm e torque máximo de 13,9 kgfm @ V3.100 rpm com gasolina, valores que pula, para 96,5 cv e 13,9 kgfm quando se usa álcool.

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O HB 20 é melhor, vem mais completo apesar do nome toyota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O HB será mais bonito, com certeza. Agora se será melhor, é outra história. Para um veredicto desse é necessário analisar um leque maior de aspectos - os quais só estarão disponíveis no lançamento dos carros.

      http://www.car.blog.br/2012/08/hyundai-hb-20-tira-um-pouco-da.html

      Excluir
  2. Esse carro é um carro popular da Toyota e é um ótimo veículo e não é tão feio quanto dizem, os carros da Hyundai para mim são carros copiados dos japoneses e exagerados no quesito modelo o que a maioria dos brasileiros acham bonito o que para mim não é, se voce analisar detalhadamente verá que há alguma coisa de grotesco nos carros da hyundai. Não esquecer que o Etios é apenas um carro popular e não um Corolla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade esse carro não é nem um pouco feito, mas bem bonito. Os carros da Hyundai para min não são copiados dos japoneses e só são um pouco exagerados no quesito modelo. O Etios tipo sedã pode até ser que nem o Corolla, mas nuca vai se tão popular que nem o Corolla foi e ainda é.

      Excluir
  3. O Etios é muito superior ao HB20.
    Ele é muito mais resistente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem