Durante o lançamento do Novo Gol 2013, uma executiva da Volkswagen afirmou que com a reformulação adotada pela VWB estarĂamos diante do "melhor Gol de todos os tempos". Eu particularmente gosto muito da sĂ©rie G2 - o quadrado - que chegou ao mercado em 1988, especialmente o GTS, mas tenho que reconhecer que esse Gol G6 me impressionou bastante.
Começando do estilo, o trabalho de facelift executado pela Volkswagen é impressionante: a nova frente está perfeitamente harmonizada com o restante da carroceria parecendo que o carro foi projetado com esse visual.
Essa nova identidade visual da VW que está presente em outros carros da montadora, caracterizada por faróis em formato retangular - com máscara negra, e uma grande preta ao centro tem uma elegância própria, pois é um desenho ao mesmo tempo simples e bonito - e que ficou muito bom tanto no Gol, e melhor ainda no Voyage.
A traseira tem uma alteração menor, mas nem por isso menos caprichada. A VW usou o desenho de lanternas do Polo Europeu e adaptou na traseira do Novo Gol, de modo que o resultado ficou bem interessante.
Não há como confundir a traseira do G6 com a do modelo anterior, apesar de a mudança ter sido menos "revolucionária" que a frente.
AlĂ©m disso, a qualidade construtiva e o encaixe das peças da lataria Ă© digna de nota - um nĂvel de qualidade que está Ă vista, e nĂŁo Ă© observada nas demais montadoras nacionais.
AlĂ©m disso, a qualidade construtiva e o encaixe das peças da lataria Ă© digna de nota - um nĂvel de qualidade que está Ă vista, e nĂŁo Ă© observada nas demais montadoras nacionais.
Nesta versão Power 1.6 I-Motion são oferecidas as rodas de liga-leve de aro 16" montadas em pneus 195/50 - que emprestam ao Gol 2013 um visual ainda mais esportivo e atraente - além de se harmonizarem perfeitamente com a nova identidade visual do carro e aperfeiçoarem ainda mais a estabilidade do carro em curvas.
O fato Ă© que a Volkswagen resolveu subir o nĂvel de qualidade do seu campeĂŁo de vendas, e os competidores terĂŁo muito trabalho para superar o Gol. Palio, Etios e Hyundai HB 20 precisarĂŁo mais que rostinhos bonitos para enfrentar um carro consagrado como o VW Gol, e que tambĂ©m no design nĂŁo deve nada aos seus competidores.
Interior
O padrão de qualidade que fica evidente na construção da carroceria também é sentido no interior.
Aliás, como novidade do Volkswagen Gol e Voyage 2013 é que o revestimento dos bancos, carpetes e painéis de porta agora é do tipo ecologicamente correto, já que é feito de material proveniente de garrafas PET recicladas.
Aliás, como novidade do Volkswagen Gol e Voyage 2013 é que o revestimento dos bancos, carpetes e painéis de porta agora é do tipo ecologicamente correto, já que é feito de material proveniente de garrafas PET recicladas.
Cada Gol e Voyage produzido demanda um total de 52 garrafas PET de 1,5 litros.
O dado negativo Ă© que a Volkswagen precisa importar esse material, já que os recicladores nacionais nĂŁo conseguiram atingir o nĂvel de qualidade exigido pela montadora.
O dado negativo Ă© que a Volkswagen precisa importar esse material, já que os recicladores nacionais nĂŁo conseguiram atingir o nĂvel de qualidade exigido pela montadora.
Espera-se, porém, que consigam, e o tecido do Gol brasileiro possa ser feito com material reciclado brasileiro também.
De forma geral o interior do Gol Power G6 2013 mostra-se extremamente bem construĂdo, com peças com encaixe perfeito, sem rebarbas e material Ă vista e revestimentos que sĂŁo bastante agradáveis ao toque.
As saĂdas de ar agora contam com um aro cromado - elemento já visto na Amarok.
As saĂdas de ar agora contam com um aro cromado - elemento já visto na Amarok.
O painel de instrumentos tem um novo tipo de iluminação indireta branca, e o visor central de informações está interligado com algumas informações que são mostradas no sistema I-System presente no console central.
Outra novidade interessante é que nesse visor centra é mostrada também a silhueta digital do carro quando a traseira está próxima de obstáculos e, evidentemente, o carro é equipado com sensor de estacionamento traseiro - o que é o caso do modelo Power.
Ainda no console central temos um sistema de som completo (CD player, MP3 com entrada USB, Bluetooth integrado e interface para dispositivos da Apple) emoldurado por um acabamento black piano bastante refinado. Esse sistema de som pode ser controlado por meio de ajustes no volante multifuncional - o qual incorpora também os controles do cruise control .
Esse sistema de som mais o I-System faz parte do pacote de opcionais i-Trend, com preço de R$ 2.667 reais, e inclui também o volante multi-funcional, quatro alto-falantes, dois tweeters.
O acabamento em black piano se estende para o pomo da manopla de câmbio, quando o carro é o manual. Outra novidade é uma nova textura e disposição dos botões de controle do ar-condicionado (que é opcional).
Aliás, a lista de opcionais é a seguinte: ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, chave do tipo canivete, alarme keyless e retrovisores elétricos com o sistema Tilt Down - que abaixa o espelho esquerdo quando se engata a marcha à ré.
Tecnologia
O Novo Gol 2013 Power, assim como as demais versões, vem agora com o sistema Comfort Blinker, que permite com apenas um toque na seta o carro passa a indicar a direção que o motorista irá seguir.
O Gol Power 1.6 manteve o competente motor VHT 1.6 8V com 104 cavalos quando abastecido com álcool. Esse motor recebeu aperfeiçoamentos como válvulas de admissão e escapamento com menor atrito.
Associado a esse motor temos uma caixa de câmbio manual de cinco marchas ou, no caso do modelo I-Motion, automatizada de cinco marchas. Essa caixa I-Motion da VW Ă© bastante evoluĂda e apresenta um funcionamento bastante suave.
Quem puder optar e pagar, vale a pena pegar o câmbio I-Motion, pois além de ele ser mais eficiente em troca de marchas e também no uso da embreagem, o carro fica bem mais confortável para o motorista - que não precisa se preocupar com trocas.
Preços
O Gol Power 1.6 2013 tem preço de R$ 38.290 reais para a versão com câmbio manual e de R$ 40.890 para o modelo com câmbio automatizado I-Motion, sendo que nesses preços estão inclusos os seguintes itens de série: air-bag frontal duplo, freios ABS e três apoios de cabeça traseiros.
ConclusĂŁo
TambĂ©m acho que, com as mudanças que a VW fez no Gol, será difĂcil para a concorrĂŞncia. Palio, Etios, HB, Onix e os demais terĂŁo muito trabalho pela frente.
ResponderExcluirNem mesmo os problemas (graves, é verdade) que as primeiras tiragens do G5 tiveram, foram suficientes para tirá-lo da liderança do mercado nacional.
O pessoal olha, mete o pau, fala mal, diz que o carro é ruim... Mas, tecnicamente falando, é inegável que o G5 é o melhor Gol que a VW já criou até hoje. O acabamento e a construção são muito bons, a dirigibilidade é muito boa, o câmbio é ótimo nos engates e, claro, tem um nome muito forte, já consolidado desde 1987 no mercado brasileiro.
E interessante o fato da VW usar carpete oriundo de garrafas PET recicladas. É um recurso já utilizado há algum tempo pela Ford também.
Vou ver o carro tão logo ele chegue aqui nas concessionárias de MT...
Só uma correção:
ResponderExcluirO Gol não tem a opção de "cruise control", só o Polo em diante que possui esse recurso.
Os controles no volante multifuncional são os do rádio (lado esquerdo) e do I-System (lado direito).
Obrigado pela correção. Já fizemos a alteração.
Excluirolá.mas e o gol ralley topo de linha nao vem mais? o mais bonito eles nao lançaram!
ResponderExcluirPor enquanto a VW nĂŁo se manifestou sobre a versĂŁo Rally.
ExcluirREALMENTE ACHO MUITO BALELA NAO HOUVE MODIFICACAO SIGNIFICATIVA PRA TANTO ESTARDALHAÇO, GOL É GOL, MAIS JA PERDEU TERRENO PARA OUTRAS MONTADORAS FAZ TEMPO.
ExcluirContinua sendo uma porcaria como sempre foi, em uma batida a 64Km simplesmente se desmancha.... o povo que Ă© burro mesmo, se no brasil ainda vendesse opala, seria um dos campeĂŁes de venda, fora que pagar 40 mil em um gol Ă© a total aceitação de burrice que possa ter, vide o citroen C3 que Ă© muito mais completo e bonito do que o gol e pelo mesmo preço. Dizer que vende mais, que Ă© fácil de vender Ă© balela, e os anos que o prazer de dirigir esses outros carros te prpopocionam? quem vai estar dentro dele Ă© vc e sua famĂlia, isso Ă© muito mais importante do que uma venda boa depois!!!!
ResponderExcluirCitroen C3? O padrão construtivo e de acabamento do Gol é bem superior ao do Citroen C3. Dá uma olhada nos problemas de acabamento do Citroen C3 2013:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2012/08/os-problemas-de-qualidade-de-acabamento.html
O cara vem falar de que Opala venderia em pleno século 21? E depois chama os outros de burros?
ExcluirAh, sim... Àquele carro com suspensão de geléia que sequer faz uma curva fechada em alta velocidade sem adernar.
Vamos ver como ficaria um Opala e seus ocupantes depois de um crash-test a 64 km/h... Um projeto da década de 60, sem zonas de deformação, sem aço de diferentes resistências na carroceria, sem airbags... Realmente. Os brasileiros são burros em não ter um Opala. Um carro de "aço puro" é mais seguro do que qualquer carro atual...
E o C3 tem acabamento ruim como todo Citroen. Não mudou nadinha da geração anterior para a atual em termos de qualidade.
Me poupem, nĂŁo?
kkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirNego nĂŁo tem dinheiro pra comprar o carro, e fala mal... tenso#
Os preços praticados nĂŁo condizem com a realidade brasileira e nem o veĂculo oferece tudo que Ă© cobrado por ele, carro nĂŁo Ă© uma necessidade, deixando de comprar conseguiremos preços mais justos, segue a lei da oferta e procura, em qualquer paĂs do mundo os carros tem padrĂŁo muito superior aos nossos com preços muito inferiores e aqui estranhamente as pessoas se individam mesmo sem condições finaceiras simplesmente para dizer que possuem um carro Okm.
ResponderExcluirNos dias de hoje, Opala, Maverick e similares são carros para colecionadores. Tem que gostar mesmo. Não há comparação, os tempos são outros. Hoje a evolução em segurança é sensivel até ao mais leigo dos motoristas.
ResponderExcluirA única coisa que o Citroen C3 tem que poderia ser opcional no GOL é a direção elétrica que dizem ser mais segura que a hidráulica. Gostaria da opinião dos colegas internautas.
A elétrica dizem que é mais segura pois a assistência cessa em alta velocidade, deixando o volante mais firme. No caso da assistência hidráulica, ela reduz nos sistemas progressivos como o do Gol, mas não cessa completamente como na elétrica. De fato o sistema de assitência elétrica é mais eficiente (pois não rouba potência do motor), mas em termos de segurança, tanto o elétrico quando o hidráulico são equivalentes.
ExcluirBem... Nunca guiei carro com direção elétrica para opinar.
ResponderExcluirMas muitas pessoas já me falaram que ela não é a ideal para quem realmente gosta de dirigir, pois deixa o carro muito "anestesiado".
Preciso guiar um carro com essa direção para comprovar...
Conseguiu melhorar o impossivel ?? fala serio... meu ultimo carro foi um Gol e por isso nunca mais quero um VW... carro ruim e super mal acabado... realmente ele nao quebra, mas por outro lado quebra a coluna de tĂŁo duro que eh o banco.. enfim.. gosto eh gosto...
ResponderExcluirTenho um G5 e nĂŁo reclamo do acabamento, mais do banco ele realmente Ă© um lixo!
ExcluirFiz uma viajem de 6h e a minha coluna foi para o espaço!
Ygor...
Excluirda proxima vez que viajar, viaje pelo Brasil...pro espaço é coisa de astronauta...tem que ter preparo...sacou?
Tive dois Peugeots em seqĂĽĂŞncia. O segundo, estou com ele atĂ© hoje, comprei em 2002 e ele está se acabando. E as peças sĂŁo carĂssimas, pois sĂł existem as originais da prĂłpria Peugeot. Em todo mecânico que chego, ouço a mesma coisa: "se livra desse Peugeot; pega um Gol ou um Pálio que Ă© mais fácil de dar manutenção". Resumindo: para quem tem condições de comoprar um 0Km e trocá-lo cada dois ou trĂŞs anos, os carros franceses sĂŁo Ăłtimos. Confortáveis, absurdamente silenciosos (houve casos de eu dar partida com o carro ligado, tal o silĂŞncio e pouca vibração do motor) e confiáveis. Com trĂŞs anos de uso, nĂŁo há gastos alĂ©m da manutenção. O problema Ă© para quem, como eu, decai economicamente e fica alĂ©m do que devia com o carro. Desvalorização monstruosa e gastos enormes de conserto sĂŁo a tĂ´nica do proprietário. Tudo iso para dizer que vou comprar um Gol. O prazer de dirigir pode nĂŁo ser o mesmo, mas a facilidade de manutenção e de revenda compensam amplamente. NĂŁo sei se vou ter bala para copmprar o da foto, mas um G.V. tá de bom tamanho.
ResponderExcluirMatéria completamente inútil e parcial, arrisco dizer que o redator é um verdadeiro "AP-ZEIRO"... Em outra matéria falou muito mal do acabamento do C3 e o comparou ao coitado do Gol G6, mas esqueceu de analisar o Gol G6 com a razão (até agora só vi emoção), ou o Gol G6 é um carro perfeito?
ResponderExcluirVamos ver:
* Oras, se o Gol G6 já vem com vidros elétricos de série, porque diabos no forro da porta continua aparecendo a tampinha da manivela?
* E aquela tampinha plástica aonde ficava o pino da trava da porta, o que aquilo faz ali?
* A (des)evolução do G5 para o G6 foi tĂŁo surreal que os botões dos vidros elĂ©tricos traseiros saĂram de uma posição cĂ´moda (porta do motorista), para uma posição completamente inĂştil (console, junto ao som)...
* Sem falar na aparĂŞncia e qualidade dos acionadores do ar condicionado, que parecem que foram retirados de um fogĂŁo meia boca...
* Não posso esquecer do motor, que já sai de fábrica batendo (o famoso TEC-TEC-TEC, por isso o motor se chama TEC!)...
Vou para por aqui senão fico o mês inteiro falando os defeitos deste carro, sempre avaliando pelo aspecto RACIONAL (coisa que não vi nesta matéria)...
Amigo Claudio, li seu comentário e gostaria de fazer algumas ressalvas em relação ao carro. Aquela "tampinha" que você vê nas fotos é uma marcação no forro da porta para ser colocado a manivela no caso do carro vir sem o vidro elétrico, o forro é o mesmo. Como esse tinha o vidro elétrico o buraco não foi aberto, ficando a marcação do contorno. Os pinos foram tirados e foi colocado uma tampa, muito mais seguro contra roubo. Os vidros elétricos das portas traseiras nunca foram na porta do motorista desde a geração G3, na G4 também não e nem na G5, pesquise no google e você verá, os 4 botões que lá se encontram são das duas portas dianteiras, trava das portas e trava de acionamento dos vidros traseiros. Em relação ao motor já não posso dizer se está ruim ou bom, mas trabalho numa loja especializada em troca de óleo e os motores 1.6 da volks sempre se mostraram silenciosos e valentes, com fácil manutenção.
ExcluirAcho que pesquisar um pouco antes seria mais interessante antes de sair atirando.
Alguém sabe me informar se o G6 com computador de bordo possui "luz do óleo" ? já virei de cabo a rabo e não achei. Perguntei na concessionária e me informaram q se houver "baixa pressão" ... o próprio computador informará no display. Alguém confirma isso ?
ResponderExcluirAlguém sabe me informar se o G6 com computador de bordo possui "luz do óleo" ? já virei de cabo a rabo e não achei. Perguntei na concessionária e me informaram q se houver "baixa pressão" ... o próprio computador informará no display. Alguém confirma isso ?
ResponderExcluirÉ claro que gosto não se discute, tem gente que prefere perder dinheiro! só sei que acabei de adiquirir um Gol G6 e estou muuuuuito satisfeito, gostoso de dirigir, fácil transmissão de marchas, suspensão maravilhosa e o melhor, quando eu for revender esse carro daqui a 4 anos sei que não vou perder dinheiro como perderia tendo um C3!
ResponderExcluiro novo gol vai nao ,ele ja e um sucesso . ele eu ja tenho um gol e vou pegar um novo ele esta lindo
ResponderExcluirEntĂŁo, to com um dodge challenger 2011, mas nĂŁo vejo a hora de vender e comprar um gol destes super bom e esportivo. isso sim que Ă© carro, acabamento de primeira. E esse motor ai 1.6, isso sim que Ă© potencia. acho que por isso o nome, power. sĂł que tem motor 1.4 e 1.5 por ai com mais potencia. confere?
ResponderExcluirFala sério. sei lá como tem gente que compra gol por esse preço ai. acho que nem de pileque eu faria uma "toupeirisse" dessa.
e ainda usam o carro de desculpa pra despejarem lixo de garrafas aqui no brasil. esses "FRITZ" ai limpam as garrafas e lixo da Alemanha pros Ăndios tupiniquim aqui comprar carroça a preço de que se compra Mercedes na Europa.
nĂŁo Ă© a toa que tudo que Ă© montadora do mundo quer abrir fabrica no brasil.
[]'s
Gol é gol! E pronto. É pra quem pode comprar. Quem não pode se sacode na oficina. E quem não pode só critica...
Excluircom 40 mil vc pega um astra 2011 .. ou um civic usado.. nao precisa diser mais nd -.-'
ResponderExcluirastra ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TA DE BRINKS NÉ?
Excluirpega sim ai vç,guarda mais um pouco para o mecanico de sua confiança por tem comprado um carro USADO.
ExcluirTenho um gol G5 2010/11 1.6 power completo e Ă© Ăłtimo. NĂŁo vejo a hora de comprar um G6.
ResponderExcluirgol gv 1.6 poower e um carro muito bom estou gostando muito ,daqui pra frente so pretendo pegar gol.chumbinho
ResponderExcluiro carro é bom so o preço que eles dizem aqui é que não confere , nas concessionarias....
ResponderExcluirnao adiante o gol e o melhor e ponto final.
ResponderExcluiro Gol é um ótimo carro, mas como todos os carros, não só o Gol, tem um preço muito elevado, um absurdo, aonde ja se viu pagar 26 mil em um UNO MILLE WAY, ou 30 mil em um CELTA LT ou até quase 40 mil em um GOL POWER, fora o RALLYE q é quase 50 mil, compensa comprar um GOLF de 52 mil, todos esses que citei sao otimos carros, mas com esses impostos que o Brasil cobra ( e eu nao vejo aonde esse dinheiro vai ) é impossivel comprar um bom carro a por um preço que cabe no bolso de uma pessoa que recebe uma miseria de um salario minimo, quem me dera se o Brasil fosse igual os outros paises, onde se recebe muito e se paga pouco.
ResponderExcluirA partir do ano modelo 2014/2014 a linha G6 disponibiliza, sob o nome de "Kit Tecnologia" a opção de Cruise Control (piloto automático), assim como sensor de chuva e sensor crepuscular, espelho retrovisor interno fotocrômico (eletrocrômico).
ResponderExcluirA partir do ano modelo 2014/2014 a linha G6 disponibiliza, sob o nome de "Kit Tecnologia" a opção de Cruise Control (piloto automático), assim como sensor de chuva e sensor crepuscular, espelho retrovisor interno fotocrômico (eletrocrômico).
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