A Fiat desenvolveu o câmbio Dualógic que deu bons resultados e em 2012 deu início a uma atualização do mesmo batizada de Dualogic Plus que começou a ser usada no Fiat Bravo, depois no Línea e recentemente no Punto. Este ano ainda será usada no Fiat 500 e a partir do ano que vem em toda a linha Fiat. 





Lamentavelmente os atuais Dualogic não aceitarão atualizações de softwares . O novo Dualogic Plus passou por uma série de melhorias como mais suavidade na troca de marchas e mais conforto ao condutor ao fazer manobras .Alguns pontos a serem destacados que contribuem para seu aprimoramento são: o Creeping que quando o motorista solta o pedal de freio com uma marcha engatada o veículo o mesmo move-se devagar sem que o aceleredor esteja sendo acionado - uma das vantagens dos câmbios automáticos que auxiliam nas manobras e nas partidas em ladeira. Outro ponto de destaque é o Auto-Up Shift Abort que funciona quando o condutor pressiona o acelerador para retomar a velocidade em ultrapassagens. Assim que  iniciar a troca de marchas para uma marcha superior ela possa ser cancelada  e mantida a original em qualquer imprevisto ,possibilitando um maior conforto na retomada da aceleração.

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Será que ficou melhor que a da VW? Duvido. Vai continuar dando os tradicionais trancos. Sò que agora menos.

    ResponderExcluir
  2. Dualogic Plus é so nome, o cambio e o conjunto mecanico continua o mesmo, o que se reprograma é a central e a exemplo disso, a Fiat já faz isso ha tempos nos carros equipados com o Dualogic toda vez que um carro entra na rede autorizada para revisão, chamado de recall branco, quando é efetuado sem o conhecimento do proprietário ou previo aviso. Exemplo melhor:
    Tenho um Linea 2009 com esse cambio, não existem trancos mesmo no modo Sport, as trocas são realmente suaves e mantendo a aceleração proxima de 2.000rpms, o cambio chega a se comportar de forma imperceptivel, isso tudo é resultado do recall branco que o carro sofreu na primeira revisao dos 15.000 km, o problema todo é quando esses cambios saem de fabrica com centrais de comando premiadas a dar erros...aí não tem atualização ou reset que resolva!

    ResponderExcluir
  3. Todos são feitos pelo mesma empresa Magneti Mareli , só que os da VW ficaram melhores e em segundo os da Fiat e e terceiro os da GM famosos "easytranco" , mas parece que a Fiat deu uma bela ajustada para ficar mais agradável ao se dirigir , não posso dizer como ficou pois só conheço o atual , vamos aguardar para ver se o que mudou não foi só o nome .

    ResponderExcluir
  4. Esses cambios só servem para país de terceiro mundo, o que funciona é um de dupla embreagem presente nos país desenvolvidos, inclusive nos mesmos modelos lá fora, o brasileiro se acostuma com esterco e paga o preço de ouro... sempre foi assim !!! Infelizmente....

    ResponderExcluir
  5. Sem falar na qualidade baixa, o meu Novo Palio 2012/2013 só teve a garantia de um ano encerrada que no outro mẽs (!) o câmbio Dualogic pifou. Está agora na concessionária, e o responsável já falou que vai ser preciso trocá-lo.

    FIAT nunca mais, credo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no meu terceiro linea e não me arrependo. A, só pra saber, antes eu tive corola. Fiat linea, ótimo custo x benefício.

      Excluir
  6. Tenho um linea 2009 e até o presente momento , depois de mais de 5 anos de uso , com mais de 103mil km , não me deu nenhum tipo de problema ...Só alegria !!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um linea 2009 e até o presente momento , depois de mais de 5 anos de uso , com mais de 103mil km , não me deu nenhum tipo de problema ...Só alegria !!!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um Linea absolute 2010 canbio do dualogic, eu passo substituí pelo o dualogic Plus?

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma Strada 2014, uso Severo no campo, até agora nunca deu problema! Ótimo carro, cambio parece automático, muito suave ! Esta com 60 mil km já. Recomendo!

    ResponderExcluir
  10. Alguem sabe dizer se o dual logic do Idea 2013/2013 essense ja veio atualizado/reprogramado como Dual logic plus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem