Algumas cidades brasileiras já se tornaram inviáveis para se andar de carro e o exemplo mais acabado disso é São Paulo, onde não é difícil uma pessoa passar de 4 a 5 horas por dia no trânsito para ir de casa ao trabalho.

Metro SP

Como a situação do trânsito em SP só tende a piorar, a solução para algumas pessoas que decidiram não mais perder horas de seu tempo no trânsito foi simplesmente abandonar o carro. Um exemplo é o ex-jogador Raí, que deixou de dirigir em 2008.

Desde então, Raí diz que está "mais feliz desde que parei de guiar. Sou mais leve, não tenho de me preocupar onde parar o carro, não penso em multas, na hora do congestionamento, falo no celular, ouço música.”

andando de bicicleta em SP

O ex-jogador agora só anda por São Paulo a pé, de bicicleta ou de táxi (dependendo do trajeto). Essa experiência do Raí, junto com onze outras histórias são objeto do livro “Como viver em São Paulo sem carro”, organizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel.

Com 81 páginas, o livro traz dicas de trajetos, lazer, cultura, gastronomia e de caminhos para quem se aventurar no mundo “livre de veículos”, muitas do próprio Alexandre Frankel, que não tem mais carteira de habilitação.

Como viver em São Paulo sem carro


Andar a pé e de transporte público é cool

O chique hoje em São Paulo é chegar rápido e não ficar horas no trânsito. Carro é um atraso de vida e um vício. É claro que não se deve condená-lo, mas é importante deixar a dependência dele, para ter mais qualidade de vida.

Outro dado interessante do livro são resultados de uma pesquisa de opinião pública realizada pelo instituto Ipespe sobre como os moradores se relacionam com a questão da mobilidade urbana, e que mostrou que 65% dos paulistanos estariam propensos a mudar suas residências para locais perto do trabalho, desde que mantido o mesmo padrão de vida, para fugir do trânsito.

O levantamento também aponta que para os mesmos 65%, o trânsito é considerado o pior problema da cidade, à frente, inclusive da poluição.

Com informações: IG

1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Se tivesse mais ciclovias ou ciclofaixas e interligação entre elas, por toda a cidade , eu só andaria de bike. Tenho uma, sempre gostei muito de pedalar, mas só por laser e esporte pois como meio de transporte é inviável em São Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem