A Chevrolet confirma o lançamento do Onix para o mercado brasileiro. Trata-se do novo compacto da marca, o primeiro modelo derivado do Projeto Onix, um hatchback que será produzido no recém-ampliado complexo industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, que atualmente produz Celta e Prisma. O Prisma da atual geração sairá de linha, e passará a denominar a versão três volumes do Onix.
O modelo atual foi lançado em outubro de 2006, e menos de três anos depois, em abril de 2009, já tinham sido emplacadas 131.471 unidades do sedã. Só no acumulado de 2009 (janeiro a abril), o sedã, nas versões 1.4 Econo.Flex e a recém-lançada 1.0 VHCE, registrou 17.056 unidades.
A chegada do Chevrolet Prisma com a versão de motorização 1.0 litro foi em março de 2010, mostrou ainda mais a força da marca no segmento dos sedãs compactos. O mesmo motor VHCE Flexpower já equipava outros veículos de sucesso da marca Chevrolet desde o início de 2009, como o Classic e o Celta.
Produzido pela GM Powertrain, o motor 1.4 Econo.Flex utiliza a consagrada tecnologia VHC (Very High Compression) e conta agora com um novo coletor de admissão em plástico, sistema “drive by wire” de acelerador eletrônico e módulo de controle (ECM). Com estas alterações, o motor mais potente de sua categoria gera agora 97 cv quando abastecido com álcool e, 95 cv com gasolina. O torque do motor também foi elevado para 13,7 kgf.m com álcool e 13,2 kgf.m com gasolina.
O Chevrolet Prisma 1.4 apresenta números expressivos, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool a velocidade máxima é de 182 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s9, ou seja, mais rápido até que modelos de cilindrada superior. Já quando se utiliza a gasolina a velocidade máxima fica em 178 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 11s4.
O Chevrolet Prisma, recem-lançado com o motor 1.0 Flexpower VHCE desenvolve 78 cavalos com 9,7 kgf.m, quando abastecido com álcool, e 77 cavalos com 9,4 kgf.m, com a gasolina. O desempenho do Chevrolet Prisma 1.0 VHCE está entre os melhores da categoria. Sua velocidade máxima é de 164 km/h (álcool) e 162 km/h (gasolina), e acelera de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos (álcool) e 14,8 segundos (gasolina).
Como o Chevrolet Prisma 1.4 litro Econo.Flex, o modelo 1.0 VHCE também tem o tanque de combustível com 54 litros de capacidade, o que favorece a sua autonomia.
A linha 2011 do Chevrolet Prisma chegou à Rede de Concessionárias de todo o País em abril de 2010, com modificações de conteúdo. O Chevrolet Prisma 1.4 Econo.Flex passou a ser comercializado apenas na versão Maxx, com cinco configurações, enquanto o Prisma 1.0 VHCE é disponível somente na versão Joy e com quatro diferentes configurações.
Além disso, os preços foram reposicionados. Com isso, a linha 2011 passou a custar, em média, 5% a menos em relação aos modelos 2010. Um exemplo é a configuração do Chevrolet Prisma 1.4 Maxx, equipado com ar-condicionado e direção hidráulica, cujo preço público sugerido passou de R$ 37.997 para R$ 36.074.
Todos os modelos 1.4 Maxx, inclusive as configurações básicas, têm acabamento superior, maçanetas externas da cor do veículo, molduras (anéis) das saídas de ar e sistema de recirculação, além de molduras de acabamento e portas na cor Matt Chrome (aparência de cromado), tecidos com grafismos Belushi nos bancos e portas e painel de instrumentos diferenciado.
Uma nova tonalidade de preto também agora é disponível para o Celta e Prisma 2011, em substituição ao preto Liszt. A nova cor é utilizada globalmente pela General Motors Company.
Motor 1.0 VHCE está entre os mais econômicos do segmento
O motor 1.0 Flexpower VHCE, que equipa tanto o Celta quanto uma das versões do Prisma, está entre os melhores da categoria. Com esta motorização, os modelos desenvolvem 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecidos com o etanol. Com gasolina, eles desenvolvem 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque.
Os modelos Chevrolet Celta 1.0 e Prisma 1.0 estão entre os mais econômicos do mercado. Quando abastecidos com gasolina, sua autonomia pode chegar a 900 quilômetros, aspecto muito importante para os consumidores que querem um veículo econômico e com mais comodidade para o dia-a-dia.
Eficiência caracteriza motorização 1.4 Econo.Flex
O Chevrolet Prisma Maxx vem equipado com o também eficiente motor 1.4 Econo.Flex, um dos mais modernos em sua categoria. Ele conta com potência de 97 cv a 6.200 rpm quando abastecido com etanol e 95 cv a 6.000 rpm na utilização de gasolina. Seu torque é de 13,7 kgfm a 2.800 rpm, utilizando-se etanol, e de 13,2 kgfm a 2.800 rpm, com gasolina.
O motor 1.4 Econo.Flex utiliza o conceito "VHC" (Very High Compression), patente exclusiva da General Motors, que permite seu funcionamento em regime de elevada taxa de compressão, resultando num motor 1.4 de alto desempenho, o aspirado mais potente do mercado.
Este motor possui coletor de admissão em material plástico, que propicia uma redução de 35% no peso do conjunto em relação ao similar em alumínio, além do novo coletor de escapamento em aço inoxidável com o catalisador acoplado na saída em substituição aos tradicionais de ferro fundido, muito mais pesado. Outra inovação está em sua nova calibração, que permite a partida em temperatura ambiente de até oito graus Celsius, sem o auxílio da injeção de gasolina.
Chevrolet Onix
O Onix será o primeiro modelo da Chevrolet no mercado brasileiro cujo nome do carro é o mesmo do projeto. O compacto, que será oficialmente apresentado ao público no Salão do Automóvel, será uma das estrelas no estande da Chevrolet.
O Onix já chega trazendo ao segmento importantes inovações tecnológicas, como o MyLink, uma plataforma tecnológica de conectividade, e a caixa de transmissão automática de seis velocidades, itens inéditos para o segmento.
O novo Chevrolet Onix estará disponível com duas transmissões: manual de cinco marchas e, futuramente, uma automática de seis, outra inovação para o segmento.
A caixa, batizada de GF6 é a mesma utilizada nos Chevrolet Cruze, Sport6 e Sonic.
Além de oferecer o modo automático com seis marchas, ela permite também trocas no modo sequencial e conta com o sistema adaptativo de trocas de marcha, que adequa as trocas de marcha ao estilo de condução do motorista.
Chevrolet Prisma 2013 será versão sedã do Onix
Mirian
Sou uma pessoa de bem com a vida pois aprendi a dar valor ao que realmente tem valor: família, amor ao próximo,amizade, generosidade, compaixão, desapego, humildade.
Aprecio boa leitura,boa música, bons filmes de arte e as horas descontraídas com os amigos e a família.
Já vai tarde! Sem dúvidas, um dos piores carros (juntamente com o Celta) já feitos pela GM aqui no Brasil. Se não for "O" pior...
ResponderExcluirErgonomia péssima, apertado, direção pesada para o porte do carro, mal-acabado, desconfortável, bancos dianteiros ridículos com apoios de cabeça COSTURADOS, câmbio com engates "borrachentos", caixa de direção torta... O pior carro que já guiei na minha vida.
A GM deveria aproveitar também e tirar o Agile de linha... Ergonomia horrível, tão ruim quanto à do Prisma/Celta.
Mas brasileiro merece. Para quem compra carro chinês achando que é bom negócio... Tem que sofrer mesmo.
Essa pessoa deve estar muito mal informada em relação aos modelos Celta e Prisma modelos Antigos. Os poucosodeia fabricados que precisaram passar por nenhum Recall e ainda posso assegurar que tive privilégio de prestar serviços para General Motor e o maior problema para esses carros para fábrica é que não apresentava defeito algum. Talvez por esse motivo retiraram os modelos de fabricação. O Intelectual dirige uma Fiat Uno modelo antigo e verás o que é um carro desconfortável.
ExcluirParece interessante, com design legal, equipamentos padrão, peso baixo e o motor 1.4 ficará legal, sei que esse motor não é moderno mas é adequado ao nosso ridículo mercado e custos de manutenção. Gosto da nova política da chevrolet de não ter opcionais, mas várias versões, isso é bom pois diminui a desvalorização. A Chevrolet caprichou bastante no interior desse novo ônix.. Esse Ônix poderia substituir também o Agile, parece ser melhor que ele.O melhor interior da categoria! E vocês estão achando a traseira do igual do Gol porque está disfarçado, é para enganar mesmo. Já saíram outras fotos que a traseira está diferente!
ResponderExcluirO PRISMA É ÓTIMO,,,,, UMA PENA SAIR DE LINHA !!!!!
ResponderExcluirParabéns pela opinião . Não existia motivo. Tinha que dar segmento com ABS E AIR BAGS. Hoje você pra comprar um novo Prisma desembolsa no mínimo 39.000,00 e o Antigo no máximo 29.000,00 digo o 1.4.
Excluiro prisma\ é muito bom .pra quem tem muito dinheiro talves seja ruim ,mas pra classe media é um carro muito bom
ResponderExcluirO melhor carro do mundo é o carro zero. Seja prisma ou nao, as pessoas compram o que podem e lhe agradam. Tenho um prisma e nao tenho do que reclamar. Vou trocar porque perdi o gosto por duas colisões que deram nele. Se vc tem dinheiro, compre uma ferrari e deixe quem nao tem comprar seus carros populares. Se vc tem muuuuuuuiiitoo dinheiro seja um pouco delicado.
ResponderExcluirObrigado pela Resposta bem a Altura.
ExcluirTenho um Prisma e não tenho o que reclamar, é um dos melhores carros sedãns populares do Brasil. Tenho um 2007 até agora troquei pneus e óleo, vou trocar a correa, pois fechou 60.000 essa semana. Essa semana fui até uma concessionária chevrolet para trocar pelo um modelo zero, e tive a noticia que havia saído de linha, fiquei revoltado, pois como que tiram o Prisma que é um carro escelente e deixam o Classic que é um corsa sedãn antigo com o nome trocado, só no Brasil esse tipo de coisa, um carro sai de linha e retorna meses depois o mesmo, porém com o nome trocado isso é ridículo. E tem louco que compra ainda.
ResponderExcluirTENHO UM PRISMA 2009 E NÃO TENHO QUE RECLAMAR, SÓ ELOGIOS. ÓTIMO CARRO!!! PENA SAIR DE LINHA.
ResponderExcluirParabéns possui um Ótimo Automóvel.
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