Car.blog.br

Pesquisar este blog

Novo Onix 2017 x Toyota Etios - automáticos: comparativo

Categorias: , , 46 Comentários

O Chevrolet Onix é um hatch consagrado no mercado brasileiro, e que responde atualmente pelo título de carro mais vendido do Brasil. Neste artigo vamos comparar a versão 2017 do Onix, já com facelift, motor 1.4 Flex "Eco" e transmissão automática, com uma estrela em ascensão no segmento de compactos, o Toyota Etios Automático.

Chevrolet Onix Automático x Toyota Etios Automático - comparativo

É importante considerar que o Etios Hatch Automático é oferecido em quatro versões: X 1.3 Automático, XS 1.5 Automático, XLS 1.5 Automático e Platinum 1.5 Automático, enquanto o Onix 2017 tem três opções: LT 1.4 Automático, LTZ 1.4 Automático e Activ 1.4 Automático. O quadro abaixo relaciona as características técnicas e dimensionais dos dois (grifo azul no melhor resultado).

Onix 1.4 AutomáticoToyota Etios 1.5 AutomáticoToyota Etios 1.3 Automático
Motor4 cil. 1.4 8V4 cil. 1.5 16V4 cil. 1.3 16V
Potência98/106 cv102/107 cv88/98 cv
Torque13/13,9 kgfm14,3/14,4 kgfm12,4/13,1 kgfm
Peso1074 kg955 Kg940 Kg
Comprimento [metros]3,933,7773,777
Largura [metros]1,7051,6951,695
Entre-eixos [metros]2,5282,462,46
Porta-Malas [litros]289270270
Tanque [litros]545555
0 a 100 Km/h12,911,212,5
Velocidade máxima171 km/h186 km/h178 km/h
PreçoR$ 54.790R$ 53.490R$ 48.400

Os números acima mostram que o Etios parte de um preço mais baixo, R$ 48.400 reais na versão X 1.3, chegando a R$ 53.490 reais na versão XS 1.5 Automática. São valores mais baixos que o Onix Automático mais barato, que é o LT 1.4, precificado em R$ 54.790 reais. Acima disso temos o Onix LTZ 1.4 a R$ 59.900 reais, e o Activ 1.4 Automático a R$ 67.900 reais, mostrando que o Etios tem uma vantagem em termos de custo x benefício.

Toyota Etios 1.5 Automático 2017

Outro aspecto é que o Etios adota motores mais modernos, com quatro cilindros, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável e 16V, mas associado a uma transmissão automática de quatro marchas. O Onix, por sua vez, adota um motor mais antiquado, 8V, com comando único, com menos potência, mas, por outro lado, conta com um câmbio automático mais moderno, de seis marchas.

Novo Chevrolet Onix 2017 Automático

Ocorre que o câmbio melhor do Onix não é o suficiente para contrabalancear o motor mais antigo, e o resultado é que o Etios Automático tem melhor desempenho até na versão de acesso, X, que tem motor 1.3. Quando se compara o Etios XS 1.5, a vantagem fica ainda maior para o Toyota, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, contra 12,9 segundos do Onix. Em velocidade máxima o Etios também é superior: 186 km/h, contra 171 km/h do Onix 1.4 Automático.

Consumo

O quadro abaixo relaciona os dados de consumo aferidos pelo INMETRO para Onix 1.4 Automático, Etios 1.3 e 1.5 Automáticos.

Modelo
Motor
Câmbio
Consumo EtanolConsumo Gasolina
Média Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
Onix 2017 1.4 AT1.4-12VAuto-67,99,611,713,912,69
Toyota Etios 2017 1.5 AT1.5-16VAuto-48,19,211,913,212,49
Toyota Etios 2017 1.3 AT1.3-16VAuto-48,29,211,813,312,48
Hyundai HB20 1.6 AT1.6-1.6VAuto-67,19,49,912,511,07

Os números mostram que, se o Etios tem melhor desempenho, o Onix 1.4 Automático consegue uma pequena vantagem, de 1,6% apenas, em consumo, resultado do seu melhor indicador em estrada, o que é decorrente da relação mais longa da sexta marcha.

Novo Chevrolet Onix 2017 Automático  x Etios Automático

É importante ressaltar, porém, que o Etios é mais econômico em ciclo urbano,.tanto com etanol quanto gasolina.

Toyota Etios 1.5 Automático 2017 x Chevrolet Onix Automático

Em resumo, como a vantagem do Onix 1.4 Automático é muito pequena em consumo, e a do Etios é bem pronunciada em termos de desempenho, fica claro que o motor mais moderno do Etios resulta em um conjunto mecânico mais eficiente.

Itens de série

O Onix LT 1.4, de R$ 54.790 reais, traz de série sistema OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, velocímetro digital, alerta de mudança de marcha, som com Bluetooth e USB, chave-canivete com controle remoto, limpador e desembaçador traseiro, sistemas antifurto.

Chevrolet Onix 2017 Automático - interior - painel
Chevrolet Onix 2017 Automático - interior - painel
Já o Etios XS 1.5, de R$ 53.490 reais, fica devendo para o Onix o sistema OnStar (é um recurso exclusivo da GM) e conta com todos os demais itens do Onix.

Novo Chevrolet Onix Automático 2017 - interior
Chevrolet Onix 2017 Automático - interior - painel
Ocorre que o Etios XS tem a mais recursos importantes, como piloto automático, descansa braço central, computador de bordo, sistema ISOFIX.

Toyota Etios 1.5 Automático - interior - painel
Toyota Etios 1.5 Automático - interior - painel
Em resumo: O Etios XS 1.5 Automático é mais barato, e tem mais recursos e equipamentos de série.

Toyota Etios 1.5 Automático - interior - painel
Toyota Etios 1.5 Automático - interior - painel 
E também é mais seguro, tendo obtido 4 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, contra 3 estrelas do Onix.

Vídeo - Chevrolet Onix 2017



Vídeo - Toyota Etios Automático 2017



Conclusão

O Chevrolet Onix LT 1.4 Automático tem dimensões externas mais avantajadas, maior distância entre-eixos e uma estética - interna e externa - melhor resolvida.

Chevrolet Onix Automático x Toyota Etios Automático - comparativo

O Etios, porém, mostra-se uma opção mais interessante, pois conta com mecânica mais moderna, oferece mais desempenho, menor consumo, é mais barato e melhor equipado, além de mais seguro.

Postagens relacionadas:

46 comentários:

  1. O Etios é um ótimo carro bom boa mecânica mas é feio. O Brasileiro não compra carro feio, por isso o Onix é disparado o mais vendido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ninguém deixa um onix lindo pelo um carro modelo indiano feio demais acho que a Toyota acha que brasileiros são besta nunca vai mais que onix. Tem mais só ainda vende alguma coisa por causa da marca que pelo carro é horrível

      Excluir
  2. O Etios poderia ser líder facilmente. Bastaria um novo painel e um pequeno facelift. Cairia bem tb um câmbio aut6 oi cvt.

    Seria o novo líder merecidamente, pois tem ótima mecânica, peso baixo e ainda melhoraria o consumo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é tão necessário exigir tanta coisa assim.
      Para enriquecer o conhecimento sobre o Etios:
      https://www.youtube.com/watch?v=AVAgNl6hims
      https://www.youtube.com/watch?v=9yNMBIyPpG8
      Ah, na minha opinião, não recomendo esperar pela versão com controle de estabilidade e tração ano que vem. Tem inflação e apreciação demais até lá.

      Excluir
    2. Pelo amor de Deus, alguém me explica por que o etios hatch AT é bem menos econômico que o etios sedan AT???

      http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx

      Excluir
    3. Car.blog, por favor explica isso!

      Excluir
    4. CX e Aredoinãmica...além disso o Etios Hatch é mais leve que o sedan,guri

      Excluir
  3. Boa matéria. Bola dentro do blog. Quanto aos carros, por mim qualquer um dos dois atende bem. Mas, como já tive uma experiência nao muito boa com um carro da GM em termos de acabamento, optaria pelo Etios, mesmo sendo mais feio q xingar a mãe.

    ResponderExcluir
  4. O onix é disparado o melhor carro até 55 mil. Zero km é claro.
    Nada se compara em blz, manutenção, seguro, confiabilidade, rede de css e bom preço de revenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o onix tivesse esp eu o consideraria perfeito.

      Excluir
    2. O Onix at perdeu esse ano pro Etios at.

      Excluir
    3. Bom, agora não adianta chorar o leite derramado. Não faz nenhum setido o hatch at ser 2km/L mais gastão que a versão sedan que pesa 20kg a mais. Tô indo buscar o hatch à tarde na css.

      Excluir
  5. O etios parece um carro muito bom, mas caramba, que carro feio! Como que pode chegar em casa ver essa aberração na garagem, dirigir olhando esse painel horrível. Sinceramente não dá!

    ResponderExcluir
  6. Bom teste da Car blog, serve para mostra que esse motor Gm 1.4 8v e bem competente e raçudo !!!

    ResponderExcluir
  7. Bom teste da Car blog, serve para mostra que esse motor Gm 1.4 8v e bem competente e raçudo !!!

    ResponderExcluir
  8. Esse é o Gol da GM. O outro é Toyota. Melhor é o Versa.

    ResponderExcluir
  9. Eu juro que o tanque de combustível do etios tem 45L. Vou dar uma pesquisada.

    ResponderExcluir
  10. Para o etios vender bem teria que mudar o carro todo,melhorar o acabamento interno, tirar esse painel indiano do meio do carro, colocar um cambio cvt de 6 marchas no mootor 1.5, e o principal o design, que é feio que doi,a toyota tem que usar linhas mais moderna na carroceria, tipo corolla, vios e outros da marca, etios é pais pobre de povo ignorante que não compram produto e sim marca.

    ResponderExcluir
  11. No Brasil tem duas montadoras se não modernizar sua gama de veiculos vai virar dacia fabricante de carros com baixa qualidade,fiat uno,fiat palio,fiat siena/grand siena,idea,bravo,linea e punto, e o demais gol,fox,crosfox,voyage ,esses tambem deveriam sair de linha todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi?? Dacia é Renault, amigo. Já conhece a nova linha Sandero. Logan. etc?

      Excluir
    2. Nossa, é tanta besteira que sai da boa que alguns..

      Excluir
  12. Etios ótimo carro tenho um e não tenho nada q reclamar 20 mil km e só revisão e sem nenhum problema.

    ResponderExcluir
  13. Pelamor! O Etios só pela feiuraa já perde de longe!! O Onix já era bonito e eficiente, agora melhorou mais ainda. Etios é carro de vovô...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onix mais bonito?
      Com àquela traseira parecendo uma fralda descartável?
      Sei....Sei...

      Excluir
    2. Parecendo um bebê de fralda na frente e um sapo de lado... kkkk

      Excluir
    3. Sandero e logan bateu morreu zero estrelas.

      Excluir
  14. A GM não reforçou a estrutura desses novos modelos com aços de alta resistência? Se sim, é de se reavaliar o critério segurança, no comparativo.

    ResponderExcluir
  15. O Etios é a opção mais racional, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  16. O tanque de combustível do etios e´de 45 litros e não 55 litros

    ResponderExcluir
  17. Bom, o Onix tem piloto automático também. As versões automaticas contam com o dispositivo. E outra, comparar o Etios 2015 testado no Latin NCAP com o Onix 2015 é uma coisa, pois o Onix 2017 recebeu reforços na estrutura com a adição de aço de alta resistência na carroceria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recebeu tanto aço que não levou o carro pra testar no lncap. Por que será??

      Excluir
  18. Na revenda o Onix é melhor, isto conta muito no mercado brasileiro. O problema do Etios é a feiura e o painel.

    Como disse o colega lá em cima: Brasileiro não compra carro feio.

    Sobre o câmbio de 4 marcas do Etios, se fosse no Ônix o pessoal caia matando, mas parece que a Toyota pode colocar este câmbio que a galera aplaude, pelo que estou entendendo os carros asiáticos podem tudo, os ocidentais são motivo de críticas por um câmbio AT 4 marcas?

    ResponderExcluir
  19. Por que não comparar o Chery Celer, que possui um motor 1.5 16v completo de fábrica e a um preço muito menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém tem coragem de encarar um carro desses, daqui um ano a marca decide encerrar as atividades e deixa uma bucha na mão de quem comprou.

      Excluir
    2. Porque o comparativo é de carros automáticos. E o Chery Celer tem um câmbio manual bem "crocante" por sinal.

      Excluir
    3. O Chery é bem complicado. Conheço quem tem e por incrível que pareça, está aparecendo pontos de ferrugem na lataria num modelo 2013.

      Excluir
  20. Gostaria que testassem o etios at. Comparar os faróis com os do up! como vocês fazem. Um teste aprofundado sovre o veículo com maior aceitação de público do ano.

    ResponderExcluir
  21. Este Onix ficou muito lindo, vai ser difícil perder a liderança, na revenda estão pedindo 55 num ltz 2017...

    ResponderExcluir
  22. Eu comprei o Etios ano passado e achei o melhor carro do mundo...Não me interessa se o carro é feio...depois de muito olhar pra ele,passei a achar bonito,Comprei um XS Azul Techno faço 13 km/l na Cidade com Gasolina e 16 km/l na estrada,podendo fazer 18 se quiser...tenho uma Central Multimídia ótima,o carro é um cavalo de batalha,muito resistente e confortável,não faz um ruído(só dos pneus no chão) tem o Menor custo de manutenção pela CESVI e o Menor tempo e distância de frenagem...é muito estável,não faz barulhos de acabamento é bem confortável,acelerações vigorosas,força direção,câmbio e suspensões perfeitas...
    Passa se um ano e o Corolletios muda...fiquei um pouco bravo,mas a Toyota é a melhor marca o mundo,e vai por ESP nos Etios...vou esperar até lá.Enquanto meus amigos idiotas compraram Ka e se arrependeram com barulhos de acabamento e problemas de vedação,compraram Up,motor fundiu...Fico com meu porquinho da índia lhes mandando abraços...
    Se a Toyota quisesse ferrar todo mundo e destruir o mercado,ela lançava Etios,Yaris(compacto premium pra bater em Fox,C3,HB20,208), Auris(Cruze,Focus,Golf) Tundra(S10 ,Ranger) e as Minivans(já que a Zafira foi embora e compram uma carroça chamada Spin)
    Vou juntando dinheiro pra comprar o com ESP

    ResponderExcluir
  23. Toyota é a melhor marca o mundo. Etios o melhor custo benefício! Tenho o 2016/17 sedã, e quem quiser conforto, tecnologia e economia, aconselho!

    ResponderExcluir
  24. Tenho um Etios, não troco por outro. Desempenho, economia, segurança, manutenção muito barata apenas revisões e o meu já está com 67.000 km. Só fiz as revisões normais até agora. Beleza é relativo, o que é bonito para um pode não ser para outro. Não acho que vale a pena ficar criticando esse ou aquele carro. Uma coisa é certa, além de todos os itens acima, o Etios é muito bom para dirigiu e muito confortável. Quem nunca dirigiu vale apena experimentar. Abraço

    ResponderExcluir
  25. Tenho um Etios XLS 2014. Já está com 67.000 km. A única coisa que fiz foram as revisões e por sinal muito baratas. O carro é muito bom. Conforto, desempenho, segurança e economia são pontos forte dele. Além disso, o pós venda da Toyota é nota 10. Agora, beleza, isso é muito relativo, é questão de gosto. Eu acho meu Étios um carro excelente e minha próxima compra que está a caminho será um Platinum Automático. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Temos os dois aqui em casa, um Etios sedã Platinum e um Ônix LT 1.0 Lolapaloosa... claro que não dá para comparar em termos de motor, pois a toyota acertou na elaboração de um motor que se sai muito bem tanto em uso urbano como em estrada, além da excelente direção eletroassistida que é bem melhor que a hidráulica o tornando muito confortável. O Ônix ganha em termos de design, modelo bem esportivo e jovial ainda mais com aquele jogo de rodas... Mesmo o Ônix sendo mais bonito, prefiro o Etios.

    ResponderExcluir
  27. estou a fim de comprar um etios 2017 automático,o que vocês acha,obrigado

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.