Car.blog.br

Pesquisar este blog

Toyota Etios: câmbio automático agrada e turbina vendas

Categorias: , , , 47 Comentários

Os aperfeiçoamentos introduzidos pela Toyota na linha 2017 do modelo compacto Etios, especialmente a adoção da transmissão automática, já estão se refletindo nos rankings de vendas: na primeira semana de junho o Etios Hatch entrou no grupo de 10 carros mais vendidos do mercado, com 509 unidades emplacadas, enquanto o Etios Sedan figura na 13ª colocação.

Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - impressões ao dirigir

Segundo informações que obtivemos junto a concessionários, hoje, a maior parte dos Etios vendidos são da versão automática, não só para proprietários atuais de Etios com transmissão manual, mas também para donos de carros automatizados, como Up! e Gol I-Motion, que vem deixando seus carros em troca do Etios.

Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - interior - painel
Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - interior - painel
A prevalência da versão automática do Etios fica clara no showroom das concessionárias: de todos os modelos expostos, apenas uma ou duas unidades são equipadas com transmissão manual (em geral modelo 2016), e os demais todos automáticos, mesmo os exemplares das versões de acesso.



Consumo

Em relação às versões do Etios Automático, consideramos que a de melhor relação custo x benefício é a intermediária XS. Isso porque nessa configuração, tanto a versão hatch quanto a sedã contam com o motor 1.5 16V de 107 cavalos, que, segundo o INMETRO, tem basicamente o mesmo indicador de consumo de gasolina em cidade e estrada: 11,9 Km/l em cidade, e 13,2 Km/l em estrada (contra 11,8 km/l e 13,3 km/l do Etios X 1.3 Automático, respectivamente).

Novo Toyota Etios X1.3 Automático - interior - painel
Novo Toyota Etios X 1.3 Automático - interior - painel
Além disso, essa versão XS já traz os bancos mais anatômicos, descansa braço central para o motorista.

Novo Toyota Etios XS 1.5 Automático - interior - painel
Novo Toyota Etios XS 1.5 Automático (versão intermediária) - interior - painel
Além disso, o Etios XS, intermediário, traz também central multimídia com espelhamento de tela, piloto automático e volante com comandos multifuncionais.

Novo Toyota Etios XS 1.5 Automático - espaço traseiro da versão sedã
Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - espaço traseiro da versão sedã
Já o modelo topo (XLS) tem como vantagem os bancos revestidos em couro, rodas de alumínio de 15 polegadas, além de detalhes estéticos cromados no exterior.

Comportamento

Em um test-drive que fizemos com o Etios Sedã XLS 1.5 Automático, a transmissão automática mostrou-se extremamente suave nas trocas e muito eficiente, fazendo a comutação das relações de forma muito rápida para manter o motor na rotação de torque máximo.

Novo Toyota Etios XS 1.5 Automático - espaço traseiro da versão sedã

O comportamento muito suave do câmbio agrada muito e combina com o ajuste de suspensão que privilegia o conforto, mas sem ser molenga. Ao passar por vias de baixa qualidade, o conjunto absorve as irregularidades isolando a cabine, que se mantém surpreendentemente silenciosa a agradável.

Novo Toyota Etios XS 1.5 Automático - espaço dianteiro
Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - espaço dianteiro
A direção, com assistência elétrica, é muito leve e precisa, sendo o volante com ótima empunhadura e com excelente pega. A posição de dirigir ideal é facilmente encontrada, sendo que neste carro o motorista fica em posição mais elevada, sobretudo se comparado com o Hyundai HB20 - que tem posição de dirigir afundada.

Novo Toyota Etios XS 1.5 Automático - espaço traseiro - Hatch
Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - espaço traseiro - Hatch
O painel centralizado, objeto de muitas críticas, não traz problema algum, já que a leitura de todos os instrumentos é feita de forma eficaz e sem desvios desnecessários de atenção.

Acabamento pode melhorar

O Etios tem um padrão de montagem de qualidade, e isso fica claro ao se andar no carro, que transmite uma elevada impressão de solidez estrutural: o carro passa em desníveis, valetas e lombadas e mantém-se rígido, sem torções.

Toyota Etios 2017 Automático - painel

A montagem das peças é boa também, mas há descuidos, como plásticos com tonalidade não uniforme e até mesmo muitos parafusos aparentes. O acabamento interno, com muitas peças sobrepostas sem uniformidade indica que há muitos componentes aproveitados de outros modelos da marca, e que foram adaptados no Etios sem muito cuidado.

Toyota Etios 2017 Automático - interior da versão XS (intermediária)
Toyota Etios 2017 Automático - interior da versão XS (intermediária)
Esses deslizes se somam a ausências notáveis como a falta de sistema um toque para os vidros elétricos (só está presente no do motorista, e apenas para subida), alarme que não fecha automaticamente os vidros - característica de todos os modelos da marcha.

Vendas

A tabela abaixo mostra o ranking de vendas do mercado brasileiro na primeira semana de junho, com o Chevrolet Onix na liderança entre os carros, a Fiat Toro como comercial leve mais vendido do Brasil, superando até mesmo a Strada.

RankCarroJunho (1ª semana)Comercial LeveJunho (1ª semana)
1ONIX2.006
TORO570
2HB201.444STRADA556
3PRISMA917HILUX466
4COROLLA863SAVEIRO324
5GOL780S10289
6HR-V760RANGER167
7KA639L200146
8PALIO528MONTANA116
9HB20S519OROCH107
10ETIOS HB509MASTER98
11RENEGADE506FIORINO81
12SANDERO487HR64
13ETIOS SEDAN482AMAROK60
14FOX478FRONTIER58
15UP451DUCATO38
16UNO408DOBLO17
17MOBI362K250016
18C3348DAILY351416
19FIT336KANGOO15
20SIENA322SPRINTER3119

É a primeira vez que o Etios Hatch entra no top 10, e que o Etios Sedã entra no Top 15, indicando uma grande aceitação do consumidor em relação às alterações promovidas pela Toyota.

Conclusão

A transmissão automática é atualmente um dos equipamentos mais desejados do consumidor brasileiro, visto que é um recurso que melhora muito o conforto do motorista em qualquer situação, e, especialmente, em trânsito congestionado.

Toyota Etios 2017 Automático - impressões ao dirigir

No caso do Etios, a transmissão automática era um dos itens mais demandados pelo consumidor, e a linha 2017 passa a oferecer o câmbio de quatro marchas em toda a gama de versões, e a resposta do consumidor foi imediata, e já pode ser vista nas tabelas de vendas.

Postagens relacionadas:

47 comentários:

  1. Podem fazer o que for nesse painel .. que ele ainda continua ''monster''

    ResponderExcluir
  2. Faltam um componente pra esse carro ser ótimo: BELEZA e DESIGN! Só

    ResponderExcluir
  3. Toyota fez um carro pra quem quer andar e não "desfilar", não é carro para garoto ou entusiasta. É pra levar do ponto A ao B com segurança e confiabilidade, o resto é secundário. Eu não compraria mas meu pai de 60 anos irira fácil nele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!
      O etios é uma compra racional para quem quer um carro ágil, econômico e que o transporte com segurança e conforto.
      Eu compraria. E não tenho 60 anos, eheheh

      Excluir
    2. Cara, ele ta entre os 10 carros menos seguros do país. Não sei aonde ta essa segurança.

      Excluir
    3. De onde vc tirou esses dados? Ek
      Le tem 4 estrelas no Latim NCAP. Informe-se!

      Excluir
    4. 4 estrelas no Ncap meu amigo! Quanto é a dos concorrentes mesmo?

      Excluir
    5. 4 estrelas no Ncap meu amigo! Quanto é a dos concorrentes mesmo?

      Excluir
    6. Carro apenas pra levar do ponto A ao B e carro 1.0 , ! E meu pai com 60 anos n compraria nunca , muito frio , em todos os sentidos ! Quem compra esse carro é pq n tem condições pra compra um Corolla e que andar de toyota q é modinha atualmente !

      Excluir
    7. Carro apenas pra levar do ponto A ao B e carro 1.0 , ! E meu pai com 60 anos n compraria nunca , muito frio , em todos os sentidos ! Quem compra esse carro é pq n tem condições pra compra um Corolla e que andar de toyota q é modinha atualmente !

      Excluir
    8. Me fale vc ....por exemplo o onix o mais vendido....?

      Excluir
    9. Meu pai não compraria, pois não conseguiria entender nada desse painel... E ele é daqueles que acompanham os números dos carro...

      O etios é para quem não liga para visual. E visual não é fútil em nada... A estética, o design, enfim, são aspectos totalmente relacionados com a experiência do condutor, com a satisfação perante o produto, a praticidade dos comandos e da leitura, enfim... Há quem não ligue, usa volante, acelerador, câmbio e freio. De vez em quando usa a seta. Para os demais, etios é "incomprável".

      Excluir
    10. Pessoal! Acho que falta a Toyota se dar conta que dá pra ser prático sem ser tão feio. Se tivesse um mínimo de design o carro custaria uns 10% a mais e pagaríamos sem reclamar... quem perde mais é a montadora.

      Excluir
    11. Pessoal! Acho que falta a Toyota se dar conta que dá pra ser prático sem ser tão feio. Se tivesse um mínimo de design o carro custaria uns 10% a mais e pagaríamos sem reclamar... quem perde mais é a montadora.

      Excluir
  4. Estou para pegar um XS 1.5 AT Sedan. Já fiz teste drive e gostei. Mas resolvi esperar o Versa CVT, que está prometido para esse mês. Como tenho um Sentra CVT, pelo cambio prefiro CVT, mas o Versa tem algumas desvantagens. Mas tudo pode ser corrigido pelo preço que vier.

    Não vou falar das partes boas do Etios, pois isso já está muito bem detalhado em vários reviews.

    Então seguem as coisas que não gostei e podem me levar para o Versa:
    1)Falta de ajuste de altura do cinto de segurança.
    2)A porta é muito leve, porque não tem as molas de pressão. E não tem dupla vedação de borracha na porta.
    2)Não tem abertura do porta-mala pelo controle remoto.
    3)Posição do botão de travamento das portas péssimo. Simplesmente fica escondido na lateral do volante e não dá para ver da posição sentado. Tem que achar no tato. Seria um problema menor se tivesse travamento automático.
    4)Fiz um teste drive curto e achei a suspensão mais firme do que gostaria. O meu Sentra tem uma suspensão firme e gostaria de algo mais confortável agora. Vou fazer outro TD para avaliar melhor.

    Mas o lado bom superar o ruim e por isso estou considerando ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas Furtado,não se esqueça que o Versa CVT,chegará na faixa de R$ 62.000,00 A R$ 65.000,00
      Pelo custo beneficio fico com o Etios.

      Excluir
    2. Cara, pesquisa aí e boa sorte na sua escolha! Particularmente, eu acho que ir de um Sentra, que sempre foi um ótimo carro, para um etios, é perder uma série de comodidades. Veja qual lhe dará maior satisfação... Boa escolha!

      Excluir
  5. Um novo painel bonito e um facelift faria esse xarrobficar entre os 05.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo carro com design da década passada. Por este detalhe eu descarto. Numa próxima geração posso desejar um deste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Toyota está aprendendo com a VW. Para que alterar um projeto se vende razoavelmente bem.

      Excluir
    2. Com certeza Caio, pra que colocar o CVT do Corolla por exemplo, se nos contentamos com um AT4. Imagina a economia e desempenho que este carro teria com este CVT?

      Excluir
    3. Problema e que com o at4 esse etios ja e muito mais economico que qualquer concorrente. So no hb20 ele e 20% mais econonico.
      Entao se a toyota colocasse o cvt do corolla o etios ficaria mais caro 3 perderia custo z beneficio.
      Do jeito que esta ta otimo. Economico 3 barato.

      Excluir
  7. Para um montadora, fazer um carro bonito ou um carro feio o custo é o mesmo, a Toyota escolheu fazer um carro feio, por isto não vende tão bem quanto deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende meu caro.
      Um bom design além de transmitir status custa dinheiro para manter equipes de alto nível. Qual o carro chama mais atenção, um toyota camry (considerado de pobre nos EUA) ou lotus elise? Detalhe que ambos são o mesmo carro, incluindo o motor V6, mas a lotus custa bem mai$$$$$$$.

      Excluir
  8. Sou taxista tenho um sedan a 1 ano e meio pretendo depois de 2 anos que tenho direito trocar por outro etios e agora automático, ate agora nenhum problema e os passageiros elogiam o carro ,o conforto, estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  9. Sou taxista tenho um sedan a 1 ano e meio pretendo depois de 2 anos que tenho direito trocar por outro etios e agora automático, ate agora nenhum problema e os passageiros elogiam o carro ,o conforto, estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  10. Esse carro é feio igual briga de FOICE NO ESCURO, mais tem que ser respeitado por suas ótimas qualidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa isso vai muito de gosto, quem valoriza design estético não ficará feliz com o Etios mas se a compra for pela razão e custo x beneficio o Etios supera qualquer um com folga.

      Excluir
  11. Avaliei, comparei e calculei os itens técnicos como desempenho, dimensões, equipamentos, gastos com a manutenção, seguro, desvalorização, IPVA etc. e o ETIOS supera com folga todos os adversários da concorrência. Quem aposta em uma compra racional e não emocional, vai tranquilo de ETIOS que vai se dar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente GUSTAVO ,o ETIOS e um ótimo carro mesmo quem tem so fala bem para mim que atrapalha ele é seu PAINEL se a TOYOTA mudasse ele para normal acho que seria melhor na minha opinião ,mais isso não tira seus méritos tanto e que suas vendas estão subindo mês a mês.(ABRAÇOS)

      Excluir
    2. O Etios ainda é um carro novo em nosso país, acredito que com o tempo a Toyota irá adequá-lo ao gosto do brasileiro, pois eles sempre têm ouvido seus consumidores e a crítica. Abraço!

      Excluir
  12. O Etios sedan XLS automático, com banco de couro e painel digital é o compacto que mais agrada. Espaço interno, bagageiro de 500 litros, bom consumo, confiabilidade mecânica e agora conforto. O problema realmente é o preço, 60 mil é muito caro, 10 mil a mais e se chega no Corolla básico, se custasse 52, 53 mil dava pra pensar.O design externo é um pouco ultrapassado, mas prefiro focar no conforto e no custo benefício, não na estética. O Etios sedan X custa 52 mil, mas deixa a desejar nos equipamentos e no conforto.

    ResponderExcluir
  13. Pra mim a unica coisa que é interessante neste carro é o motor e cambio, o resto precisa melhorar muito, deveriam fazer dele um mini corolla ai vederia bastante, o design e o painel mata o carro.

    ResponderExcluir
  14. Cara, eu achei o painel central tão funcional, foi muito fácil se acostumar e percebi que é muito mais útil e dinâmico.

    ResponderExcluir
  15. Fiz um teste drive nele pra ver as mudanças e confesso que gostei muito. Esquecendo o lado externo, a parte interna é muito boa... motor forte...cambio automatico preciso e de rapidas trocas das marchas e sem nenhum tranco. Quanto ao polemico painel centralizado e com aqueles mostradores analogicoes feios e de dificil leitura.... Na minha opiniao esta totalmente superado...muito bonito e nao desvia a atençao...quem fizer o teste acredito que tera essa mesma boa impressao que tive.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que o maior ponto negativo do carro - o Painel Filizola - foi alterado. Além disso ganhou câmbio automático melhor que os AT6 da concorrência e os automatizados, vindo por um preço competitivo. Agora ele está aceitável e vai proporcionar uma condução prazerosa para quem procura uma compra racional. Os pontos negativos mesmo são Design exterior ultrapassado, botão de travamento mal localizado, falta de dupla vedação nas portas, falta de abertura por controle do porta-malas, acabamento interior muito simples, tampa do porta-luvas de mal ergonomia com rebarbas, novos velocímetros com baixa resolução (dá para ver os pixels), vidros elétricos que levantam torto, som de baixa qualidade, suspensão dura e seca. Os pontos positivos são mecânica confiável, economia, amplo espaço interno e do porta-malas, e câmbio automático de verdade bem casado com o motor.

    ResponderExcluir
  17. Como nem tudo é perfeito, ele é feio pra caramba. As pessoas que conheço que compraram o Etios têm o perfil de considerarem o carro apenas como meio de transporte. Já quem é apaixonado fica difícil engolir o carro mesmo com todas as qualidades técnicas.

    ResponderExcluir
  18. Pessoal eu tenho um Etios XS 2013 o carro está com 69'000 rodados só castei com etanol até agora!boniteza não se ponhe em mesa quem quer conforto segurança pode comprar um Etios estou pensando em comprar um novo ele faz 13 Km com Etanol em SP abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  19. Carro para locomoção e não 👎 para exibição.

    ResponderExcluir
  20. Não tem como melhorar... já foram alem do projeto!!! Carro foi feito para mercado pobre!! mercado "rico" tem Yaris!

    ResponderExcluir
  21. O painel digital também deve ter ajudado nas vendas. Ficou bem melhor! Quanto ao câmbio, acredito que primeiro colocaram o AT4 para ver a reação do mercado e da concorrência, se precisarem eles tem o CVT na manga.

    ResponderExcluir
  22. Ao lembrar que fui proprietário de um Versa unique ano 15/16 e que o pós venda da Nissan é péssimo eu fico muito feliz e satisfeito em ter comprado o Etios sedan xls automático.

    ResponderExcluir
  23. Na matéria fala que o XS vem com central multimidia com espelhamento, porem esse item só vem na XLS na XS só vem Rádio.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.