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Etios Sedã 1.5 Automático: preço, consumo, desempenho

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A Toyota do Brasil promoveu importantes atualizações na linha Etios 2017, sendo que a principal foi a adoção, como opcional para toda a linha, da transmissão automática de quatro marchas, seguida da adoção de motores nacionais - mais potentes e econômicos - o que nos levou a considerar o Etios Hatch X 1.3 Automático como a melhor opção do mercado brasileiro abaixo de R$ 50 mil reais (veja aqui). Neste artigo, porém, traremos os dados de desempenho e consumo do Etios Sedan 1.5 Automático, que custa a partir de R$ 51.995 reais.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017

O Etio Sedan é um modelo que não goza de unanimidade a respeito de sua estética, mas, a despeito disso, foi eleito o melhor carro pelos consumidores na pesquisa "Os Eleitos 2015" da Revista Quatro Rodas, que computa avaliações de proprietários (veja aqui) - resultado interessante para um carro que não dispunha, á época, de opção de transmissão automática - um dos equipamentos mais desejados pelos consumidores em geral, e pelos do Etios em particular.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017 - interior

Nesse sentido, esta linha 2017 deve ganhar pontos adicionais com os consumidores, já que a Toyota colocou no modelo, além de um motor 1.5 16V mais potente, com até 107 cavalos (11 cv a mais que o anterior), uma versão atualizada da caixa automática AISIN de quatro marchas que equipava o Corolla da geração anterior.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017 - interior
Etios Automático: câmbio automático AISIN usado no Corolla anterior
Esse conjunto mecânico resulta nos seguintes dados de desempenho e consumo (medições da Revista Carro):

Desempenho
  • Aceleração de 0 a 100 Km/h: 12 segundos
  • Aceleração de 0 a 160 Km/h: 37,1 segundos
  • Retomada de 60 a 120 Km/h (Drive): 13,8 segundos
  • Retomada de 80 a 120 Km/h (Drive): 10 segundos
  • Rotação do motor a 120 Km/h (Drive): 2.300 RPM
Frenagens
  • 80 Km/h a 0: 25,1 metros
  • 120 Km/h a 0: 56,8 metros
Consumo de etanol
  • Cidade: 8,3 Km/l
  • Estrada: 13 Km/l

Os resultados de desempenho, que mostram o Etios 1.5 Automático apenas 0,4 segundos mais lento na aceleração de 0 a 100 Km/h que o 1.5 Manual, evidenciam que o novo motor com 11 cavalos a mais foi fundamental para manter o nível de performance com a adoção da transmissão automática.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017 - painel

Ademais, a maior eficiência do novo motor ficou demonstrada no fato de que o modelo automático foi mais econômico que o antigo modelo 1.5 com câmbio manual de cinco marchas.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017 - painel digital

Dessa forma, fica claro que houve um importante aperfeiçoamento mecânico no Etios, mas para "embalar" as novidades, a Toyota promoveu algumas mudanças cosméticas no interior, como o painel, outro alvo de críticas, substituindo o cluster analógico por duas telas de LED de 4,2 polegadas cada, trazendo agora toda a instrumentação digital. E o sistema multimídia foi atualizado e agora permite espelhamento de telas de celulares.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017

A estética externa não foi alterada, assim como o ótimo espaço interno - graças a uma distância entre-eixos de 2.55 metros - 10 cm a mais que o modelo hatch. O comprimento total do Etios Sedã é de 4.265 metros - basicamente o mesmo tamanho de um Voyage, mas ele oferta um porta-malas de impressionantes 560 litros.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017 - porta-malas

Ou seja, o Etios em geral e o sedã em particular sempre foi um carro que vai conquistando o consumidor pelos aspectos racionais, graças ao baixo custo de manutenção, solidez estrutural, maciez de funcionamento.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017

E agora, com a transmissão automática, ele se torna um autêntico mini-Corolla, mantendo a ótima relação custo x benefício, já que o Etios Sedã X 1.5 Automático é o segundo carro automático mais barato do mercado (perdendo apenas para o Etios Hatch X 1.3 Automático).

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017 - espaço traseiro

O modelo mostrado nas imagens é mais caro, pois se trata da versão topo de gama, XLS 1.5 Automática, precificada em R$ 60.295 reais, mas já contando ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático, painel digital,vidros e travas elétricas nas quatro portas, alarma, chave canivete com telecomando, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones.

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017

Completa a lista do XLS 1.5 (modelo das fotos) faróis de neblina, revestimento do volante em couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

Mercado

O preço de R$ 51.995 reais pedido pela versão de acesso do Etios Sedã 1.5 Automático mostra-se competitivos quando confrontado com os valores dos concorrentes.

Hyundai HB20S automático x Toyota Etios Sedã Automático

O Hyundai HB20S Comfort Plus Automático custa R$ 58.425 reais, chegando a R$ R$ 68.895 reais na versão topo de gama, Premium com couro (que tem basicamente os mesmos itens do Etios XLS).

VW Voyage 1.6 I-Motion x Toyota Etios Sedã Automático

Outro concorrente é o Chevrolet Prisma LT 1.4 Automático, que tem preço sugerido de R$ 57.390 reais. Os demais modelos do mercado (Voyage, Siena) não podem ser comparados ao Etios pois suas transmissões automatizadas de mono-embreagem (I-Motion e Dual Logic) estão muito longe do nível de conforto, suavidade e confiabilidade do câmbio do Etios, o que não impede o Voyage I-Motion mais barato custar R$ 53.090 reais - mais caro que o Etios.

Vídeos - Etios 2017 Automático - detalhes





Conclusão

Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 2017

O Etios 1.5 Automático é atualmente o segundo carro automático mais barato do Brasil, ostentando atributos intangíveis como o prestígio da marca Toyota, e outros bem concretos, como o maior porta-malas da categoria e ótimo espaço interno.

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28 comentários:

  1. é o velho arroz com feijão da toyta, e os Brazuca pira....

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    1. se pirasse, estava em primeiro nas vendas! os Brazucas piram no hb20

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    2. Concordo com Bruno Bayern , atualmente o Etios é o melhor Custo X Benefício . O HB 20 está cobrando valores exorbitantes para oferecer direção Hidráulica onde hoje a maioria já é elétrica . O câmbio de 6marchas que seria o revolucionário na economia , não alterou quase nada em relação ao anterior, falo de experiência.

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  2. A versão hatch está boa no CxB, e o desenho é menos feio, caso alguém opte esse detalhe por primeiro lugar.

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    1. A 1.3 X AT tá com excelente CxB mesmo.

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  3. Hb20s 1.6 at4, faz uns 13 km/l na estrada com gasolina andando entre 100 e 110

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    1. O HB20 tem um câmbio automático de 6 marchas!

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  4. Realmente nossa moeda não vale nada. A que ponto chegamos, um carro compacto de motor 1.5 ultrapassando a barreira dos 60 mil. Realmente, um mercado consumidor lamentável que aceita isso. Boicote já.

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    1. Os carros estão todos muito caros para a nossa realidade, mas também não precisa pegar logo o de 60mil, tem Etios por 43mil também.

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    2. Boicote a inflação e ao preço do dolar.
      Boa sorte.

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  5. Tem também o Cocobalt, que tem motor 1.8 ultrapssado, não tem cintos e encosto de cabeça para todos, não tem isofix, não tem apoia braço central dianteiro, nem mesmo na versão automática, não tem resultado de latinNcap e não tem preço minimamente razoável, 67mil. Tem também o Honda City que é um carro interessante, mas na sua versão top custa 80mil. vendo assim, o Etios é uma pechincha.

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  6. É uma pena que mesmo na topo XLS falte coisas simples como regulagem do volante, regulagem de altura do cinto de segurança, banco traseiro bipartido e sensor de estacionamento traseiro.

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  7. Aposto que o custo se colocar a transmissão de 6 marchas do Golf 1.6 seria pouco maior e nem seria tão perceptível no preço final, bola fora da Toyota em manter esse câmbio tendo uma opção com mais marchas lá fora e de uma empresa de sua propriedade e nem tão mais caro.

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    1. Aposto que o custo se colocar a transmissão de 6 marchas do Golf 1.6 seria pouco maior e nem seria tão perceptível no preço final,

      ORELHADA. Vc não tem a menor noção de custos das duas transmissões.

      uma empresa de sua propriedade e nem tão mais caro.

      A AISIN NÃO é de propriedade da Toyota. A Toyota tem 30% do capital da AISIN. Isso não é propriedade.

      A AISIN é uma empresa de capital aberto, negociada em Bolsa de Valores, com conselho de administração, que elege o board. Quem falar que a AISIN é da Toyota demonstra que é ORELHA tanto em indústria automotiva quanto em mercado de capitais. Orelha ao quadrado!

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    2. E você não diz quem é ? Engenheiro, Administrador, trabalha com finanças, Designer? ou todos juntos?

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  8. Para deficientes físicos o preço e o bom porta malas são bem chamativos.

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  9. O design não é o forte do Etios, nem o painel com mostradores centrais. Mas o carro tem mecânica confiável, é econômico, tem bom espaço interno, excelente porta-malas, boa dirigibilidade. Acho o Etios Sedan um carrinho bem interessante. Mas se design for algo mais importante, tem o Hyundai HB20S, que é bem bonito. Tem também o Chevrolet Prisma, que não é feio.

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    1. Entre Etios por 60 mil, é melhor o versa cvt sl, maior e mesmo preço com cambio bem mais moderno e um pouco menos feio rsrs

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  10. A Toyota bem q podia ter melhorado a dianteira do Etios. Ele continua mais feio que bater na mãe.

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  11. Carro pra mim que tem apenas um limpador de para brisas não é carro...só bastava o uno mile e nem existe mais...rs..corte de custo barato e fútil! Carro simples e mecânica ultrapassada usando câmbio "emprestado" retro de 4 marchas só demonstra que Toyota não pensa em qualidade no brasil...se vender ta bom! e pior que essas carroças de indiano vendem aqui...só aqui mesmo!

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  12. Esse carro vai fazer a ALEGRIA dos TAXISTAS!!! Já estou prevendo vários taxis Etios Sedan Automáticos circulando pelas principais capitais com trânsito congestionado. Carro confiável, espaçoso, econômico e baixo custo de manutenção e agora com a transmissão automática de verdade - era tudo que eles queriam.

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  13. Quando derem um tapa no visual pode virar uma opção pra mim. Hoje prefiro o HB20, mesmo sendo mais caro.

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  14. Quem compra pra si escolhe o Etios. Quem compra pros outros pega o HB20 (e recebe risadas do mesmo jeito).

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  15. Hb20 com 6 machas mais consumidor.que o etios com 4 machas.Dalê Toyota

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