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Toyota Etios automático é a melhor opção até R$ 50 mil reais

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O Toyota Etios chegou ao mercado brasileiro em 2012, juntamente com o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix. Os dois últimos galgaram posições nos ranking de vendas, tornando-se líderes, o HB20 principalmente pela estética, e o Onix pela tradição da GM associada uma política agressiva de preços. E o Etios jamais incomodou, mas nem o fato é que nem a Toyota esperava que ele disputasse as primeiras posições, já que a fábrica opera a 100% e tudo que é produzido é vendido. Mas, agora, com a chegada da linha 2017, o Etios passou a dispor de qualidades para disputar patamares de vendas bem mais ambiciosos.

Novo Toyota Etios Automático

Se a estética continua conservadora e sóbria, a linha 2017 trouxe ao Etios um conjunto mecânico invejável e alterações de acabamento que têm tudo para agradar os consumidores - um novo painel digital oriundo do Prius, sistemas de infotainment de última geração e uma lista de itens mais completa.

Novo Toyota Etios Automático

Mas o que realmente impressiona na linha Etios 2017 é o conjunto mecânico formando pelos novos motores e a oferta de uma transmissão automática de verdade em todas as versões e motores. Os motores mantém as cilindradas 1.3 e 1.5, mas agora são fabricados no Brasil e ficaram mais potentes e econômicos, e, no caso das versões com transmissão manual, ganharam um câmbio de seis marchas.

Vídeos - Toyota Etios Automático 2017 em detalhes





Entretanto, por R$ 3.500 reais a mais (que as versões manuais) a Toyota agora oferece no Etios um câmbio automático com conversor de torque, e, de certa forma, revoluciona o segmento de entrada ao passar a oferecer o carro automático mais barato do Brasil, o Etios Hatch X 1.3L Automático, a extremamente competitivos R$ 47.490 reais - já com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, painel digital, chave canivete com telecomando das travas elétricas, vidros dianteiros e traseiros elétricos e descansa braço para o banco do motorista.

Novo Toyota Etios Automático

Concorrentes

Para se ter uma noção do quão competitivos estão esses R$ 47.490 reais do Etios X 1.3L Automático, basta dizer que o Gol 1.6 Comfortline I-Motion parte de R$$ 50.790 reais, com uma transmissão automatizada de mono-embreagem que é caracterizada por descontinuidades (incômodas) em trocas de marchas, e que não oferece nem de perto o mesmo conforto, suavidade e funcionamento da transmissão automática de verdade do Etios.

Novo Toyota Etios Automático

Sim, há uma opção mais barata: o Up! I-Motion Move, com preço de R$ 44.890 reais, mas tem o mesmo problema de adotar uma transmissão automatizada, e seu motor é 1.0, enquanto o Etios oferece um 1.3. HB20 Automático? Parte de R$ 54.595 reais, justificando a diferença com um motor 1.6 16V de 128 cavalos e um câmbio de 6 marchas, mas a diferença é muito grande: mais de R$ 7.000 reais.

Novo Toyota Etios Automático - interior

E há também o Onix LT 1.4 Automático, com um motor relativamente fraco e uma transmissão de seis marchas, mas com preço de R$ 53.390 reais, cerca de R$ 6.000 reais mais caro que o Etios X 1.3 L Automático.

Novo Toyota Etios Automático - interior

Em resumo, até R$ 50 mil reais, se você quiser usufruir da experiência e do conforto de um carro verdadeiramente automático, com um câmbio suave e competente, uma direção elétrica, ar-condicionado e um banco do motorista com descansa braço, só há uma opção: o Etios X 1.3 L Automático. Os demais modelos automatizados da VW e Fiat não se comparam ao Etios em conforto, e os verdadeiramente automáticos da Hyundai e GM custam bem mais de R$ 50 mil reais.

Novo Toyota Etios Automático - interior

Assim, fica a expectativa de que a Volkswagen, que disputa com a Toyota a posição de maior montadora do mundo, possa passar a oferecer em seus modelos compactos, especialmente Gol e Fox, um câmbio automático com a mesma qualidade do Etios, aposentando de uma vez por todas os automatizados I-Motion.

Novo Toyota Etios Automático - interior

Nesse contexto, o Toyota Etios X 1.3 Automático pode ser considerado a melhor opção do mercado brasileiro na faixa de preços até R$ 50 mil reais, exatamente pelo conjunto mecânico que traz a transmissão automática de quatro marchas da Toyota - e se tem algo que a Toyota sabe fazer e bem é carro automático (decorrente de sua experiência no mercado dos EUA), e o sucesso do Corolla está aí para deixar bem claro.

Novo Toyota Etios Automático - interior

Consumo

E o aspecto interessante é que o Etios 2017 está bem econômico também, mesmo com câmbio automático. Em testes da Revista Motor Show, o Etios XS 1.5 Automático apresentou consumo de 15 Km/l de gasolina em estrada a 120 Km/h, enquanto em cidade ficou em 9 Km/l - números melhores que a revista obteve com o Gol 1.0 8V (geração antiga, não o atual).

Interior

Outro ponto que a Toyota melhorou muito o Etios foi no painel, ao adotar uma solução "futurista" - um painel totalmente digital, que ainda é colocado ao centro, mas que melhorou muito o visual interno do carro. O ideal é que o cluster fosse colocado na posição convencional, à frente do motorista, como também seria ótimo se a transmissão automática tivesse seis marchas. Mas como o ótimo é inimigo do bom, essas alterações fariam o Etios custar muito mais caro, e aí a relação custo x benefício ficaria comprometida.

Novo Toyota Etios Automático - painel digital

Então, consideramos correta a decisão da Toyota de adotar a transmissão automática de quatro marchas, com controle eletrônico, já que, quem dirigiu o Corolla da geração anterior com essa transmissão, sabe o quão ela é competente, suave e que mesmo em altas velocidades mantém o motor em giros baixos, graças ao ótimo escalonamento das marchas.

Conclusão

Novo Toyota Etios Automático

O Toyota Etios chega a linha 2017 com credenciais suficientes para fazer o modelo subir muito nos rankings de venda, já que, associado ao prestígio da marca Toyota, traz para o segmento abaixo dos R$ 50 mil reais o conforto inigualável de uma transmissão verdadeiramente automática.

OBS: Fotos do Etios XLS 1.5 Automático

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59 comentários:

  1. E depois dos 50 mil qual melhor opção?

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    1. acho que hb20 é melhor opção até 60 mil.

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    2. Sim, o hb20 é o único sem pontos realmente fracos, tem bom interior, boa suspensão, bom câmbio, bom motor, todos os concorrentes ou oferecem cãmbio automatizado, ou motor fraco, ou interior meia boca e às vezes mais de um ponto fraco ao mesmo tempo.
      Para completar o hb20 tem cinco anos de garantia e revisões muito baratas.

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    3. Faltou no HB20 o piloto automático e direção eletrônica. O espaço interno traseiro é ruim tb.

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  2. Hyundai e toyota colocam cambios automáticos mesmo que sejam de 4 marchas, e não essas pocarias que a Fiat e vw colocam (automatizados), assim faz com e a concorrência se mexam.

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    1. O novo Hb20 é automático de 6 marchas.

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    2. Tinha esquecido desse novo modelo

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    3. Li a matéria e não acredito, estamos no CarBlog mesmo?

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    4. Faz tempo que a toyota deve investir aqui

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  3. 4 marchas....divulga o consumo com essa maravilha tecnológica.... Tem que oferecer algo melhor, não estão fazendo favor algum, ainda mais num mercado que está ficando cada vez mais restrito como o brasileiro.

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  4. Perfeito pra quem gosta de carro feio!

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    1. Ou que gosta de gastar pouco com seguro. Tem lugares (cidades grandes, inclusive) que só com um carro assim, com carros pouco visados, para diminuir consideravelmente as chances de morrer em um assalto.

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  5. Citaram automatizados aí! Escutei uma propaganda na rádio hoje da FORD, caminhões deles com o "powershift" dá pra acreditar? Caminhão com câmbio automatizado.

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  6. Motor do onix é fraco com 106 CV, forte é do etios de 90 CV né ? Vão se atualizar.

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    1. Pois é, esse blog subestima nossa inteligência, até o motor do Up é melhor que esse do Etios, afinal tem quase mesma potência e é mais econômico.

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    2. O pessoal insiste em achar que é só CV que move o carro, existem muito vários outros parâmetros, torque, rotação em que o torque tem sua potência máxima, tecnologia do motor.

      O Ônix usa se não o pior, um dos piores motores do mercado de populares, dê uma olhada no teste de "acelerados" do SBT, foi o pior de todos, eles mesmo citam que faltou potência em todas rotações.

      Se fosse somente o CV o Corolla ia andar mais que um golf tsi, pois tem 154cv e o Golf tem 140, mas na prática o Golf anda muito mais.

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    3. Na verdade 1.3 com 98cv, a diferença é se o motor do etios continuar com as mesmas características do anterior irá ofercer muito torque em baixa, já o motor gm é vazio em baixas rotações, então na cidade o motor do etios (o antigo) era muito mais agradável na condução.

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    4. Ta jogando muito Super Trunfo, não é?
      Cheque fora o peso do Etios, e talvez pensará duas vezes antes de soltar uma pérola dessa.

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    5. Potência nem sempre e o que torna o carro mais forte e menos sofrível em subidas por exemplo... o que deve ser considerado e a relação peso:potência ai vai ter o motor com melhor desempenho... e que pelo que já vi o etios e extremamente leve e por isso tem grandes vantagens com relação a consumo por exemplo

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    6. Potência nem sempre e o que torna o carro mais forte e menos sofrível em subidas por exemplo... o que deve ser considerado e a relação peso:potência ai vai ter o motor com melhor desempenho... e que pelo que já vi o etios e extremamente leve e por isso tem grandes vantagens com relação a consumo por exemplo

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    7. Mas a comparação não foi de comportamento do carro, comparou-se motores! Chamaram o motor da Chevrolet de fraco e isso não é verdade, o carro pode ser mais lento, mais pesado. Mas o motor não é fraco!

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    8. Isso arthur mas aqui quando vc nao ganha de um lado compara-se o outro.

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    9. Isso, sobe no motor do Ônix então. Já que disse que está comparando motor... Cada uma... O que deve ser medido é o conjunto. Ou vai na Chevrolet e comprar um motor e montar no seu carrinho de rolimã ????

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  7. Parem de reclamar! Que compra carro até 50mil não tá rasgando dinheiro, geralmente é contado ou financiado, esse Etios tem conforto, robustez e Mecânica confiável. É feio? É! Mas antes era horroroso e agora dá pra passar pelo conjunto honesto! E parem chupar o HB20 que foi construído pra brigar com Gol e agora quer ser compacto premium pooow!

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    1. Ele veio para ser melhor que o Gol, que na época era o mais vendido, tanto que hoje ele concorre diretamente com Fox que no papel era para ser o carro compacto de entrada e mais barato que o Gol.

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    2. Na verdade já melhorou bastante com o painel digital, o painel FILIZOLA era horrível, mas sairia tão caro puxar este painel digital para a esquerda e colocar saídas de ar mais bonitas?
      Se fizesse isso acabariam todas as criticas ao interior, e o exterior se não é bonito ao menos é aceitável, com estas modificações que citei no painel e um esp para 2018 eu encararia o etios.

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  8. Lindo (para anos 1980), super tecnológico com o cambio de 4 marchas( para anos 1990), e bom preço para Brasil(60 mil nesse Lada aff), meu fica mandando essa gambiarras com lixo que não utilizam mais la fora, para com isso confiável por confiável o fusca 1300L do meu pai também era, e olha que era mais bonito que isso ai, por isso que não vende ele na EUA ou na Europa

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    1. Hahahaha, como se o Brasil fosse EUA ou Europa né?

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    2. Não é por que compramos isso, aceita qualquer coisa, quem manda no mercado é consumidor enquanto pagarmos por essas gambiarras, vamos sempre nivelar por baixo por preços absurdos

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  9. A versão X é a mais barata, mas ela é muito básica. O mínimo aceitável é a versão XS q vem com som, comandos no volante, detalhes melhores de acabamento; daí o preço vai para 52,5k. De qqr forma o pior carro da toyota consegue ser melhor q a gde maioria das carroças produzidas por aqui como gol imotion, palio dualogic, onix com at6 beberrão, pug 208 at4 com câmbio problemático, etc. Somente hb20 at6 e o futuro march cvt são comparáveis a esse carro. Espero q esse câmbio faça a concorrência se desfazer dessa aberração desses câmbios robotizados problemáticos q inventaram por essas terras tupiniquins. Com o trânsito infernal das gdes capitais como sampa e rio, esse câmbio q já se mostrou econômico e confiável no corolla vai alavancar as vendas desse carro horroroso mas mecanicamente excelente.

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  10. As chaves do etios 2017 não são canivetes.

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    1. Mas sim com comandos integrados

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    2. Tô acostunado com meu gol com chave velha,então...

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  11. As chaves do etios 2017 não são canivetes.

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  12. Carblog a Mitsubishi fraudou dados TB .

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  13. O desempenho e eficiência de um carro não se medem apenas pelos números. De que adianta ter 106 cv e ser mais pesado?

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  14. O Etios é estranho visualmente mas tem um conjunto ótimo. É espaçoso, confiável, econômico e tem preço justo (perto da realidade brasileira). Não se compara ao HB20 ou ao Up que são carros feitos para transportar anão. Trocaria meu Ka+ pelo Etios automático tranquilamente. Só não troco pois valorizo meu dinheiro... tenho que ficar pelo menos uns três anos para amortizar a desvalorização.

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  15. o choro é livre... quatro marchas mais econômico que seis marchas da concorrência... melhor custo beneficio da categoria...

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  16. Eh mais feio que bater em mae. Pode ser toyota,bom motor,etc. Mas soh d olhar este interior e exterior ja desanima.

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    1. Tem comprar carro bonito, né! Como vai tirar onda de carro feio?

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    2. Bonito ele é onde tem que ser. Por fora não chama atenção demais e por dentro tem espaço, conforto, segurança, painel lindo ao centro 100% digital (futurista, como dito no texto), econômico. Melhor que Onix, hb20, Ka, Gol.. Pra mim, o único que supera o Etios em tudo é o Honda Fit. Pena que custa 74 mil, rs.

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. A toyota acertou, com certeza esse carro vai vender bem, em relação a comparar o conforto do i-motion com o câmbio automático tradicional não têm jeito, o tradicional ou o cvt são melhores no modo automático.

    O i-motion é para motoristas que como eu acham o automático muito monótono. Eu dirigo sempre no manual, passando as marchas pelo volante ou pela alavanca de câmbio, acho muito divertido e dessa maneira os "trancos" desaparecem, pois eles acontecem quando vc está no modo drive e o computador erra a marcha.

    Sempre senti falta do encosto de braço, estou no 2o i-motion e a 2 meses coloquei o apoio parafusado no banco, ficou muito bom e me custou 300 reais.

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  19. mas custava a toyota colocar esse painel do lado esquerdo como todo carro normal, isso desagrada muita gente, meu pai viu o carro, gostou, tudo, mas o painel no meio mata o carro, era um potencial comprador mas esse painel no meio literalmente phode o carro, tem gente que nao se importa, mas muita gente se incomoda sim com isso e deixa de comprar o carro por isso

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  20. O HB20 não tem piloto automático.
    Só isso já descaracteriza um carro com câmbio automático.

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  21. Tenho 1.90 m altura...será confortável para essa estatura?

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    1. Um amigo meu tem um hatch(2013).
      Ele tem a tua altura, e eu ficava confortável sentado atrás dele, mesmo com meus 1.86.

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    2. Um amigo meu tem um hatch.
      Ele tem a tua altura, e eu fico confortável quando sento atrás dele, mesmo com meus 1.86.
      O carro tem um espaço interno fantástico.

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    3. Essa observação quanto ao espaço interno é pertinente. O Etios me pareceu mais espaçoso que o Onix e o HB20. Fiz o teste comigo e meus filhos, todos grandes. Pelo menos no Etios não ficamos tão apertados.

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  22. pois é nao estou vendo nenhuma publicação especializada falar dos defeitos do top etios cross que tem chave reserva meia boca, o porta malas só fecha no automático, se o sistema falha, como no meu caso, não tem como fechar!!!,e vc ainda fica feito ioio leva na autorizada e nada.
    e tem gente que enche o peito para dizer que tem um toyota. faz-me rir.

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    1. Vish, disso eu tava por fora. Agora da chave é foda mesmo. Chato ter que esperar 3 anos de garantia passar pra eu fazer o que eu quiser com o carro.

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  23. Comprei um 1.3X manual de seis marchas. O painel digital é show e me acostumei com a posição dele em poucos minutos. Fiz uma viagem e o consumo médio foi de 16,5km/l com duas pessoas e ar ligado o tempo todo em velocidade média de 105km/h. Gostei muito do desempenho do motor também. Mesmo sendo a versão de entrada, vem com bastante acessórios que não tem nos concorrentes. Só faltou o som, que vou instalar por fora. Estou muito satisfeito e recomendo um test drive antes de criticar. Detalhe: paguei apenas 39.900 já com emplacamento e ipva, além de 1.200 em acessórios.

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  24. Comprei um 1.3X manual de seis marchas. O painel digital é show e me acostumei com a posição dele em poucos minutos. Fiz uma viagem e o consumo médio foi de 16,5km/l com duas pessoas e ar ligado o tempo todo em velocidade média de 105km/h. Gostei muito do desempenho do motor também. Mesmo sendo a versão de entrada, vem com bastante acessórios que não tem nos concorrentes. Só faltou o som, que vou instalar por fora. Estou muito satisfeito e recomendo um test drive antes de criticar. Detalhe: paguei apenas 39.900 já com emplacamento e ipva, além de 1.200 em acessórios.

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  25. Não quero mais o painel na frente do volante. Colocado alí no centro e daquele jeito, 100% digital, eu olho muito rápido e sem perder o foco na direção.

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