Car.blog.br

Pesquisar este blog

Fiat Toro 1.8 Flex AT: consumo e impressões aos 2.000 km

Categorias: , , , 31 Comentários

O Fiat Toro 1.8 Flex Opening Edition objeto de nosso teste de longa duração (clique aqui para ver mais posts sobre essa avaliação) chega a casa dos 2.000 km rodados, e neste post iremos relatar as últimas medições de consumo, um pequeno ruído interno que surgiu recentemente, e o funcionamento do piloto automático.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Preto Carbono

Em relação ao consumo, em medição anterior tínhamos obtido 10,5 Km/l de gasolina, posteriormente a média caiu para 10,3 Km/l, e agora caiu - e está estabilizado - em 9,3 Km/l, visto que temos andado mais percurso [70%] urbano, e enfrentando alguns pequenos congestionamentos.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Preto Carbono

É importante considerar que durante todo o período o Toro está sendo conduzido com o ar-condicionado ligado no modo automático com temperatura especificada em 19,5º C. Além disso, colocamos uma película protetora nos vidros da 3M, e uma película térmica no vidro dianteiro - o que ajuda a deixar a temperatura do interior mais baixa.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Preto Carbono

Essas informações de consumo, o tipo de percurso que estamos adotando, ruídos internos e considerações sobre o funcionamento do piloto automático nos abordamos no vídeo a seguir.



Ruído no volante

O nosso exemplar da Toro já apresentou um ruído no começo do teste (veja aqui), quando freávamos ou saíamos da imobilidade - que foi resolvido espontaneamente, sem qualquer intervenção. Estamos monitorando para verificar se há recorrência, mas até agora não aconteceu.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Interior

Entretanto, agora estamos enfrentando um novo ruído interno - o qual mostramos no vídeo - que é no volante de direção. Quando se esterça o volante, surge um barulho do revestimento em couro do volante roçando em outra superfície.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Interior

Não parece nada grave, mas é incômodo, visto que ao menor movimento do volante ele já "grita". Sendo assim, vamos aguardar chegar aos 5.000 Km, quando levaremos o carro na concessionária para a primeira troca de óleo, e relataremos a questão.

Piloto automático

Já o piloto automático é uma funcionalidade do Fiat Toro que vem nos surpreendendo positivamente visto que ele conta com a função de manutenção de velocidade programada até mesmo em declive.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Preto

Sendo assim, quando se está andando com o Toro a uma velocidade programada, e a mesma enfrenta um declive, o piloto automático percebe que a velocidade está subindo e passa a reduzir as marchas para adotar o freio motor e manter a velocidade programada.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Painel

Observamos que, andando a 80 Km/h constante, situação que, no plano, o carro está em D6, quando enfrenta-se um declive, o sistema de gerenciamento da transmissão comuta as marchas, inicialmente para D5, depois para D4, e vai até o D3, para manter a velocidade constante em 80 Km/h.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Interior

É interessante notar que o sistema não atua nos freios de serviço, mas sim na transmissão, reduzindo as marchas, para provocar um freio-motor.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Teste de Longa Duração

De qualquer forma, é uma funcionalidade muito interessante do piloto automático da Toro, visto que ele amplia e muito a funcionalidade desse recurso. Em modelos que não há essa função, em qualquer declive é necessário atuar no freio, o que acaba desativando o controle de velocidade.

Conclusão

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Teste de Longa Duração

O Fiat Toro chega à casa dos 2.000 Km com consumo correto para o seu porte/motor/desempenho, um pequeno - mas irritante ruído interno -, e surpreendendo positivamente pelo funcionamento do piloto automático.

Postagens relacionadas:

31 comentários:

  1. Nossa, com 2000km e já apresentou grilos?
    Imagina com 40/50000!

    ResponderExcluir
  2. Resumindo, a Toro chega a 2000km impecável e com consumo surpreendendo para a categoria. Um carro de 1600kg.

    ResponderExcluir
  3. Que prejuízo ter um Fiat Toro Flex em termos de combustível. 9,3 km/L na gasolina ? Toro só a Diesel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do quanto você roda por mês ou ano, uma flex sai muito mais em conta que uma diesel. Impostos menores, preço menor e por aí vai. Depende de cada pessoa ;)

      Excluir
    2. Você acha 9,3 km/l para um motor 1.8 e um carro de 1619 kg, pegando trânsito pesado, com câmbio AT e com ar o tempo todo?
      Bem se vê que você deve andar de 1.0 para achar que esse consumo é ruim.

      Excluir
    3. Toro 1.8 fazendo 9,3km/l, o cara pra ter vantagem na diesel, vai ter que rodar uns 150 mil km pra zerar o investimento. (seguindo a base de calculo feito pelo proprio car.blog)

      Se o cara tiver o carro por 5 anos, teria que rodar 30.000km por ano.

      Se for daquele que troca de 3 em 3 anos. 50 mil km por ano.

      Ou seja, pega a calculadora pra não jogar dinheiro no lixo.

      Excluir
    4. Achei o consumo da Fiat Toro bastante razoável. Pra uma pick-up média, cabine dupla, carro pesado, e com ar ligado, é um consumo bom. Não vai querer que um carro grande, motor 1.8, automática tenha consumo do UP.

      Excluir
    5. Discordo dos comentários, pelos seguintes motivos:

      1º o carro faz 9,3 km/l na GASOLINA e em Brasília com um terreno plano, acha isso fantástico ? Você é pouco exigente.

      2º Este carro tem um motor 1.8, entretanto qual aplicabilidade do carro em si ?Belo desenho, fecha a nota. Nesta versão o carro carrega tão quanto uma Saveiro 640kg se não estou enganado, não tem aplicações Off Road e extremamente grande para grandes Centros

      3º Não há demérito algum nos novos motores 1.0 de 3 cilindros,o UP! é um carro fantástico tanto em desempenho como em consumo, precisa se informar melhor não estamos falando de UNO.

      Excluir
    6. No meu entendimento, a escolha da versão diesel para a Toro passa muito mais pelo desempenho que pelo consumo de combustível. Esse veículo testado faz de 0 a 100 em 15,5 s... E, por favor, não venham com o argumento de que "não quero usar o carro para pegar racha". Qualquer pessoa que viaja em estradas de pista simples sabe que esse desempenho é irritante e chega a ser perigoso

      Excluir
  4. Só para comentar: Que carro lindo! Esta palavra resume esse carro. Muito bonito mesmo

    ResponderExcluir
  5. Já sugeri ao blog fazer testes e relatos sobre utilidade da caçamba por exemplo e não deram atenção alguma. Seria legal tentar colocar peso na caçamba, bicicletas, moto de trilha e etc. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicicleta não pesa cara,moto até vai,se por peso nessa pick-up de mentira arria,fato!Isso foi feito pra colocar no estacionamento do shopping.

      Excluir
    2. Fora que não cabe moto nem bicicleta nessa caçamba minúscula.

      Excluir
    3. Interessante a implicância do pessoal com o Toro, visto que nunca vi ninguém pedir pra fazerem teste de peso em qualquer outra pick-up avaliada!

      Excluir
    4. Nem precisaria filho,as outras são pick-ups de verdade,com caçamba decente ,pneus adequados e tudo,se liga...

      Excluir
  6. Eu gostei do designer dessa touro mais axo que bebi muito!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Toro é a picape média mais economica do mercado. Tanto no segmento de FLEX como na Diesel.

      É a única picape média FLEX a receber selo A no Inmetro.

      Excluir
    2. Também aXo que você bebeu muito!
      Deve ter sido a emoção de achar o designER lindo!
      O amor é lindo....

      Excluir
  7. Parabéns a FIAT .
    Pelo seu tamanho , esta muito econômica.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dessa pick-up da Fiat. Acho que a Fiat acertou em cheio ao lançar uma pick-up com uma dirigibilidade de automóvel e com uma caçamba bastante útil. Nem tão pequena como uma Strada cabine dupla, nem tão grande como as S-10. Acho bonito o design da Toro, e o interior bem bacana. Mesmo não sendo muito fã da Fiat, esse é um carro que eu compraria. / Agora tem sempre a turma que fala mal e só vê defeitos (nenhum carro presta pra essa turma - se for dar ouvido aos agourentos de internet, vc não compra carro nenhum, pois nenhum presta pra essa turma). Os caras nunca nem chegaram perto do carro e detonam o carro. Foi assim com o UP, com os Hyundai, com o New Fiesta e KA, etc.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber que carros eles tem para criticar tanto.

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando a minha, igual ao modelo do car blog. Hj fiz uma pequena viagem, comprei móveis e enfeites para a patroa, coloquei tudo na caçamba com a maior tranquilidade. Questão de pista, uso o pedal shift para reduzir e vai tranquilo.
    É incrível como as críticas é só pela internet pois no dia a dia me canso de ouvir elogios, de perguntarem sobre ela, tirarem fotos etc.
    Única reclamação até agora é que vou levar a concessionária é com o uconnect que está falhando no Bluetooth, do resto o carro é uma delícia.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma toro openning edition e confesso que estou satisfeito com o carro, o design dele é único em comparação às outras pickup, é inovação em pickup, o carro chama muita a atenção das pessoas por onde passo. Sobre comprar a diesel ou flex, 1¤ depende do seu bolso. 2¤ depende da utilização do carro, se vc roda muito vai de diesel, ou se precisa da tração 4x4 vai de diesel. No meu caso q considerei foi: rodo muito pouco, em média 12km por ano; As despesas com seguro, licenciamento, revisão na Flex é mais barato, por isso optei pela flex. A diferença de preço da top flex pra top diesel é 43.752,00, com essa diferença dar pra eu comprar 11.364,15 litros de gasolina q dar eu rodar 113.641,50km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, você usa o carro em estradas de terra? Se sim, são chão mais batido, com cascalho, ou terra mais solta ou areia? Como é o comportamento do carro?

      Excluir
  12. Nesse seu caso so um tonto compraria a diesel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior que a Maioria daqui da minha região compra, eles compra a top a diesel so pra mostrar/desfilar, e rodam em média 14.000km por ano ou até menos que eu, e acham que fizeram um bom negócio, pq eles olham para o motor q é mais potente e mais econômico, ñ atentam pra outros gastos como Seguro, licenciamento, revisão, manutenção...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Jaja estão vendendo as usadas perdendo de 20.000 a 40.000 mil K tomando um preju... Aguardem!

    ResponderExcluir
  14. Comprei uma exatamente como essa do teste, só fiquei na dúvida entre branca e preta e acabei optando pela preta. Aguardando chegar!

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.