Trata-se do Jetta 2016 Trendline, versão de acesso, que adota o mesmo motor quatro cilindros 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 Kgfm de torque do Comfortline, associado com o ótimo câmbio automático AISIN epicíclico, de funcionamento silencioso, suave e rápido.
VW Jetta 1.4 TSI Trendline - suspensão traseira multilink |
Este Jetta Trendline mantém também todos os recursos de segurança das versões mais caras, como 4 airbags, ESP - Controle de Estabilidade -, ASR - Controle de Tração, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, direção com assistência elétrica, lanterna de neblina, entre outros itens.
Isso mostra que este Jetta 1.4 TSI Trendline, apesar de R$ 17 mil reais mais barato que o Comfortline com opcionais, mantém intacto o excelente conjunto mecânico da versão mais cara. O desconto de preço se dá em aspectos de acabamento, rodas de menores dimensões e a supressão de alguns itens de importância relativa.
Ademais, evidencia uma estratégia da Volkswagen diferente da usada pela Toyota com as versões mais baratas do Corolla, no qual o modelo de acesso (GLi - veja avaliação deste modelo aqui) conta com um motor 1.8 (contra o 2.0 dos modelos topo - XEi e Altis) e uma transmissão automática com menos recursos (sem a função "Sport"). Por outro lado, o Corolla GLi mantém os bancos em couro.
Assim, o VW Jetta Trendline 1.4 TSI Automático não perde em nada, em termos de desempenho, consumo e comportamento dinâmico, em relação aos modelos mais caros com motor 1.4 TSI, apresentando os seguintes dados de consumo (INMETRO/Quatro Rodas) e desempenho (Quatro Rodas), comparados aos do Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático (abastecido com gasolina), com grifo em azul no melhor resultado:
Prova | VW Jetta 1.4 TSI Automático | Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático |
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s] | 10,3 | 9,4 |
Aceleração de 0 a 1000 metros [s] | 31,2 | 30,4 |
Velocidade @ 1.000 metros [Km/h] | 170,7 | 174,3 |
Velocidade máxima [Km/h] | 203 | 215 |
Retomada de 80 a 120 Km/h [s] | 6,7 | 6,6 |
Frenagem a 120 Km/h [metros] | 58,2 | 66,5 |
Consumo de gasolina - cidade [Km/l] | 11,5 | 11,7 |
Consumo de gasolina - estrada [Km/l] | 14,7 | 16,4 |
Já o quadro abaixo traz os dados de consumo (do INMETRO) comparado com os seus principais concorrentes, com classificação pela média de consumo de gasolina.
Rank
|
Modelo
| Consumo Gasolina [Km/l] | Consumo Etanol [Km/l] |
Média - Gasolina [Km/l]
| ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |||
1 | Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático | 11,7 | 14,2 | 7,8 | 9,9 | 12,8 |
2 | Toyota Corolla GLi 1.8 Automático | 11,4 | 13,2 | 7,8 | 9,2 | 12,2 |
3 | VW Jetta 1.4 TSI Automático | 10,9 | 12,9 | 11,8 | ||
4 | Honda Civic LXR 2.0 Automático | 9,7 | 13,8 | 6,4 | 9,4 | 11,5 |
5 | Toyota Corollla XEi 2.0 Automático | 10,6 | 12,6 | 7,2 | 8,8 | 11,5 |
6 | Citroen C4L 1.6 THP Automático | 9,3 | 11,9 | 6,5 | 8,5 | 10,5 |
7 | Citroen C4L 2.0 Automático | 8,3 | 11,2 | 5,7 | 7,9 | 9,6 |
Os dados acima mostram que o Jetta 1.4 TSI perde em consumo para o Audi A3 1.4 Flex Automático - carro que usa basicamente o mesmo conjunto do Jetta, apenas com o motor flex - e do Corolla 1.8 CVT7, ficando à frente dos demais modelos do comparativo.
Aliás, os dados de consumo e desempenho do Audi A3 Sedan 1.4 Flex, sempre melhores que os do Jetta 1.4 TSI, mostram que a Volkswagen fará muito bem ao Jetta se adotar nele o motor 1.4 TSI flex que equipa o A3 Sedan nacional e o Golf 1.4 TSI Highline.
Estética
O Jetta 1.4 TSI Trendline se diferencia das versões Comfortline por usar uma grade dianteira totalmente preta, sem os elementos cromados horizontais presentes no modelo Comfortline.
Além disso, esta versão não conta com faróis de neblina, e as rodas são de 16 polegadas.
Já na traseira este modelo mantém as lanternas escurecidas, e a iluminação da placa de licença em LED.
Enquanto o interior traz diferenças são mais pronunciadas, começando com o volante, que neste modelo Trendline, mantém o formato de três raios do Comfortline, mas perde o revestimento em couro, os comandos multifuncionais e também os detalhes em preto brilhante.
Os bancos, por sua vez, mantém a mesma estrutura, mas são revestidos em tecido, enquanto no Comfortline que testamos havia um revestimento em couro sintético.
O ar-condicionado é do tipo "Climatic", de comando manual, e o porta-luvas perde o revestimento em camurça e o sistema de refrigeração, mas são mantidas as saídas de ar para os passageiros traseiros, e, evidentemente, o mesmo amplo espaço interno, com ótima distância para as pernas dos passageiros traseiros, e o excelente porta-malas de 510 litros.
É de se destacar também a central multimídia "Composition Touch", que adota tela sensível ao toque e conta com o sistema MirrorLink, permitindo o espelhamento de tela de celular, além de conexão BLuetooth e USB. Essa central não tem GPS integrado, mas com o uso do espelhamento, é possível usar o aplicativo de navegação do smartphone no sistema do carro.
A lista de itens de série deste Jetta 1.4 TSI Trendline é composta por itens como alerta de não utilização do cinto de segurança; ar-condicionado com regulagem mecânica "Climatic"; banco traseiro com 3 apoios de cabeça; banco traseiro com encosto bipartido e rebatível (1/3 e 2/3); bancos dianteiros com ajuste de altura milimétrico; cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central).
Há também descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura; direção elétrica; espelhos retrovisores externos aquecíveis e com ajuste elétrico; espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas; fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX; lanterna de neblina; porta-luvas iluminado; porta-objeto no revestimento interno do teto; vidros dianteiros e traseiros elétricos.
Vídeo - VW Jetta 1.4 TSI Trendline
Concorrentes
Toyota Corolla GLi 1.8 CVT - R$ 79.990 reais
Honda Civic LXR 2.0 Automático - R$ 83.700 reais
Conclusão
O Jetta 1.4 TSI Trendline 2016 destaca-se por manter os mesmos atributos mecânicos e de segurança das versões mais caras da linha, mas oferecendo um preço mais baixo, melhorando significativamente sua relação custo x benefício.
Além disso, mantém o ótimo padrão de montagem de acabamento interno e externo, a robustez mecânica e a estética sóbria e discretamente esportiva das demais versões.
Ficha Técnica - VW Jetta 2016 Trendline 1.4 TSI Automático
DESEMPENHO Aceleração de 0 a 100 km/h 8,6s (G); Velocidade máxima 203km/h (G); MOTOR Cilindrada 1.395 cm³, Potência líquida máxima 150cv (G) - 5.000rpm, Torque líquido máximo 25,5kgfm (G) - 1.500rpm, FREIOS Dianteiros Disco ventilado, Traseiros Disco, PRINCIPAIS DIMENSÕES Comprimento 4.659 mm, Distância entre eixos 2.651 mm, Largura 2.020 mm, Altura 1.473 mm, PESOS Em ordem de marcha 1.298 kg, Carga útil máxima 582 kg, COMPARTIMENTO DE CARGA, Compartimento de carga 510 l, DIREÇÃO Direção Elétrica, TRANSMISSÃO Transmissão Automático Tiptronic - 6 velocidades, RODAS E PNEUS Rodas 6,5J x 16, Pneus 205/55 R16 RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL 55 litros, NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS 5.