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Fiat Uno Dualogic x Volkswagen up! I-Motion: comparativo de preço, consumo, desempenho e custo x benefício

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O Volkswagen up! I-Motion e o Fiat Uno Dualogic são as duas opções de carros com transmissão de operação automática mais acessíveis do mercado brasileiro, sendo, portanto, as opções mais menos onerosas para quem quer abandonar a embreagem e as mudanças de marcha, algo que é bastante valorizado em cidades congestionadas.

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen up! I-Motion: comparativo automatizados

Este artigo traz um comparativo entre os dois modelos nas dimensões de preço, custo x benefício, desempenho e consumo.

Preços

Quando analisamos a questão preço, o Volkswagen up! apresenta vantagem, visto que sua versão mais barata, a Move-up! I-Motion, de R$ 42.790 reais, é mais barata e vem bem mais completa que o Uno Dualogic de acesso, que é o Way 1.4, de R$ 43.944 reais.

Volkswagen up! x Fiat Uno - automatizados

O Volkswagen up! Move-Up! ((R$ 42.790) já vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros, travas elétricas, retrovisores elétricos (com função Tild-Down), três apoios de cabeça traseiros, sistema de fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX, sistema de som com conectividade Bluetooth (com streaming de áudio) e USB, entre outros itens.

Volkswagen up! x Fiat Uno - automatizados
Volkswagen up! I-Motion - interior - espaço interno
Caso se opte pelo Move-up! I-Motion com o pacote "Move Completo", o preço sobe para R$ 43.800 reais, acrescentando rodas de alumínio de 14 polegadas, faróis e lanternas de neblina e sensor de estacionamento traseiro.

Volkswagen up! x Fiat Uno - automatizados
Fiat Uno Way 1.4 Dualogic 2016
Já o Uno mais barato é o Way 1.4 Dualogic, de R$ 43.944, trazendo ar-condicionado, direção hidráulica (menos eficiente que a elétrica do up!) e vidros dianteiros elétricos. Essa versão não traz sistema de som, não tem retrovisores elétricos.

Volkswagen up! x Fiat Uno - automatizados
Fiat Uno Dualogic - interior
Para deixar o Uno Way no mesmo nível do up! I-Motion é preciso equipá-lo com opcionais que levam seu preço a R$ 47.944 reais - mais de R$ 4.000 reais mais caro que o Move-up! I-Motion completíssimo. E mesmo assim o Uno fica devendo itens como ISOFIX, faróis e lanternas de neblina.

Volkswagen up! - Painel - interior
Volkswagen up! I-Motion - painel com Maps and More
Nas versões mais caras, nova vantagem em termos de custo x benefício para o Up, já que Cross-up! I-Motion, versão com decoração aventureira, rodas de 15 polegadas, interior exclusivo, e também completo sai a R$ 47.130 reais.

Fiat Uno Sporting Dualogic 2016

Isso é menos que os R$ 49.508 pedidos pelo Uno Sporting 1.4 Dualogic equipado com opcionais como sensor de estacionamento, três apoios de cabeça traseiros, sistema de som e retrovisores elétricos.

Volkswagen Crsso Up! I-Motion x Fiat Uno Dualogic
Volkswagen Cross-up! I-Motion 2016 - Branco
O modelo mais caro entre eles é o Cross-up! I-Motion com o sistema Maps and More, que já vem com sistema de navegação e uma série de outras funcionalidades (veja detalhes desse sistema clicando aqui).

Volkswagen Crsso Up! I-Motion x Fiat Uno Dualogic

O Uno não oferece esse tipo de recurso (sistema multimídia com navegação por GPS).

A tabela abaixo traz as versões automatizadas de up! e Uno, seus preços e itens de série.

ModeloPreçoItens de série
VW Move-up! I-MotionR$ 42.790Direção Elétrica, Ar-condicionado, vidros, travas e retrovidores elétricos (com tild-down), sistema de som com Bluetooth e USB, três apoios de cabeça traseriros, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura
VW Move-up! I-Motion completoR$ 43.800Todos os itens do Move-up! I-Motion e acrescenta faróis de neblina, lanternas de neblina, rodas de alumínio e sensor de estacionamento traseiro.
Fiat Uno Way 1.4 DualogicR$ 43.944Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas.
VW Cross-up! I-MotionR$ 47.130Mesmos itens do High-up! I-Motion, exceto bancos em couro.
VW up! High-up I-MotionR$ 48.140Todos os itens do Move-up !-Motion completo e mais bancos revestidos em couro, rodas de liga-leve de 15 polegadas São Paulo, Decoração interna High.
VW Cross-up I-Motion + Maps and MoreR$ 48.646Todos os itens do Cross-up! I-Motion e acrescenta sistema multimídia com GPS e sistema I-System.
Fiat Uno Way 1.4 Dualogic CompletoR$ 47.944Todos os itens do Way 1.4 e acrescenta banco do motorista com ajuste de altura, três apoios de cabeça traseiros, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som, retrovisores elétricos com Tild Down, alarme, vidros elétricos traseiros.
Fiat Uno Sporting 1.4 DualogicR$ 49.508Todos os itens do Way 1.4 Dualogic e acrescenta rodas de alumínio de 15 polegadas.
VW High-up I-Motion + Maps and MoreR$ 49.656Todos os itens do High-up I-Motion e acrescenta sistema multimídia com GPS e sistema I-System Bluemotion.

Vídeo - Volkswagen up! I-Motion x Fiat Uno Dualogic



Consumo e desempenho

Os dados de desempenho abaixo são da Revista Quatro Rodas, enquanto os de consumo são do INMETRO. Na tabela abaixo, os grifos em azul mostram o vencedor.

Modelo
0 a 100 Km/h [s]
Retomada de 80 a 120 Km/h [s]
Consumo Etanol [Km/l]Consumo Gasolina [Km/l]
CidadeEstradaCidadeEstrada
Volkswagen up! I-Motion16,715,19,210,213,214,8
Fiat Uno Dualogic15,918,77,78,511,112,3

Em termos de desempenho, enquanto o Uno 1.4 Dualogic foi 0,8 segundos melhor na aceleração de 0 a 100 Km/h, o Volkswagen up! I-Motion dá o troco sendo 3,6 segundos mais rápido na retomada de 80 a 120 Km/h.

Andando em cidade com os dois não se percebe diferenças de performance entre eles, pois, apesar do motor do up! ser um 1.0 e o do Uno 1.4, o motor do up! é mais avançado, de três cilindros, quatro válvulas por cilindro, duplo comando variável, e confecção em alumínio, e oferece até 82 cavalos. Já o motor do Uno é de concepção mais antiga, com apenas 2 válvulas por cilindro, comando único e sem variador de fase.

Outra vantagem do up! é o seu menor peso. Enquanto o Uno 1.4 Dualogic pesa 1.023 Kg, O up! I-Motion é 83 Kg mais leve, com 940 Kg. O resultado é que o up!, com seu projeto mais moderno de carroceria e motor, neutraliza o motor maior do Uno, oferecendo desempenho no mesmo nível em cidade, e sendo mais ágil em estrada, como mostram os números de retomada da Quatro Rodas.

Entretanto, se há uma cerca equivalência em termos de desempenho, a concepção mais moderna do up! o torna bem mais econômico. Segundo dados do INMETRO, o up! é cerca de 20% mais econômico que o Uno em qualquer situação.

Comportamento das transmissões

Tanto o up! I-Motion quanto o Uno Dualogic adotam transmissões automatizadas de embreagem única. Mas há diferenças entre elas tanto de comportamento quanto de operação.

Volkswagen up! - transmissão I-Motion
Volkswagen up! - transmissão I-Motion
O up! tem uma caixa robotizada de comutação elétrica, e o software de gerenciamento da transmissão foi feito pela Porsche. A transmissão do up! é mais simples de se operar e mais inteligente que a do Uno, pois o software se encarrega de escolher o melhor mapeamento para cada situação de uso.

Assim, quando se anda normalmente com o Up!, ele adota um mapeamento que prioriza o consumo, trocando as marchas em rotações bem baixas (menos de 2.000 RPM). Entretanto, se o motorista pisa com mais vigor no acelerador, a transmissão começa a trocar as marchas em rotações progressivamente mais elevadas. O ponto mais elevado é quando se acelera até o fundo (kick-down), quando a transmissão segura as marchas até 6.000 RPM.

O up! também percebe alterações em desníveis na pista e reduz as marchas automaticamente em aclives, e engata marchas mais elevadas em declives. Ou seja, o up! I-Motion tem uma espécie de modo "S" - Sport - progressivo e dinâmico, que entra em operação de acordo com o tipo de condução do motorista.

Já a transmissão Dualogic Plus do Uno tem acionadores eletro-hidráulicos, e conta com modo "S" de operação manual. Assim, caso o motorista queira mais performance, ele deve apertar o botão "S", com o qual a transmissão adota um mapeamento mais esportivo, segurando as rotações mais elevadas, mas prejudicando o consumo.

Fiat Uno - transmissão Dualogic
Transmissão Dualogic Automatizada - Fiat Uno 2016
Outra diferenças é que o Uno Dualogic tem a função creeping, que faz o carro andar lentamente quando se solta o pedal do freio. Já no caso do up! I-Motion, o carro só se movimenta ao se acelerar.

Segundo a Volkswagen, a função creeping reduz muito a vida útil da embreagem, e por tal motivo não foi adotada. Além disso, em uso urbano, a ausência do creeping é até mais confortável, já que, em congestionamentos, não é necessário ficar segurando up! I-Motion no freio, como se faz com o Uno.

Em termos de suavidade de funcionamento, ambas estão em níveis bons, bastando que o motorista entenda as características de funcionamento. Em nossa experiência com teste de longa duração do up! I-Motion (veja detalhes aqui), a melhor opção é deixá-lo em "D" sempre, evitando operações manuais.

Espaço interno

O Uno tem 3,811 metros de comprimento, sendo 21 cm maior que o up!, com seus 3,6 metros. Entretanto, a redução do up! se dá no cofre do motor, que é significativamente menor que o do Uno, já que está projetado para usar apenas motores de três cilindros, enquanto o Uno adota motores 4 cilindros.

Volkswgen up! - espaço interno traseiro
Volkswgen up! - espaço interno traseiro
Já na distância entre-eixos, que determina o espaço interno, o up! mede 2,421 metros, sendo 4,5 cm maior que os 2,376 m do Uno.

Fiat Uno 2016 - espaço traseiro
Fiat Uno 2016 - espaço traseiro
O resultado é que o Up!, mesmo menor por fora, tem mais espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagem.

Volkswagen up! I-Motion - espaço dianteiro
Volkswagen up! I-Motion: espaço interno
A vantagem em termos de espaço interno do up! é ainda mais pronunciada na dianteira, com o modelo da VW apresentando um espaço digno de hatch ou sedã médios, sem aperto, e que comporta com conforto até mesmo pessoas de elevada estatura, acima de 1,90 metros.

Fiat Uno Dualogic 2016 - espaço interno dianteiro
Fiat Uno Dualogic 2016 - espaço interno dianteiro
Já o Uno é mais apertado, e, no porta-malas, enquanto o up! oferece 285 litros, o Uno fica em 280 litros. Ademais, o up! tem o prático sistema S.A.V.E. que sub-divide o espaço do porta-malas, tornando-o ainda mais útil.

Acabamento

No que respeita ao acabamento, o Up! I-Motion apresenta-se com padrão de qualidade de materiais e montagem em nível bem superior ao do Uno.

Volkswagen up! I-Motion - painel com Maps and More
Volkswagen up! I-Motion - painel com Maps and More
O modelo da Volkswagen adota um visual mais limpo e clean, com aspecto mais moderno e contemporâneo, sendo também menos cansativo.

Fiat Uno 2016 Dualogic - painel
Fiat Uno 2016 Dualogic - painel com rádio que imita sistema multimídia
Já o Uno procura um desenho mais rebuscado, sobretudo internamente, com excesso de informações, além de confuso.

Fotos - Uno Sporting Dualogic x White-up! I-Motion

Fiat Uno Automatizado x VW Up! I-Motion
Fiat Uno Automatizado x VW Up! I-Motion
Fiat Uno Automatizado x VW Up! I-Motion
Fiat Uno Automatizado x VW Up! I-Motion
Fiat Uno Automatizado x VW Up! I-Motion

Conclusão

O Up! I-Motion é cerca de R$ 4.000 reais mais barato que o Uno Dualogic, e mesmo assim oferece mais itens de conforto e conveniência. O modelo da VW também é melhor acabado, tem mais espaço interno, melhor desempenho em estrada, e é 20% mais econômico que o Uno 1.4 Dualogic.


Dessa forma, entre Uno 1.4 Dualogic e Up! i-Motion, o up! se mostra como a melhor opção.

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47 comentários:

  1. Essa é muito facil responder, UP, sem mais comentários..

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    1. nenhum desses automatizados de 1 embreagem presta. todos trabalham com um conjunto de hidráulico com bomba e motor elétrico da magneti marelli, é muito problemático. todos eles acabam tendo problemas, até agora a magneti marelli ainda não resolveu os problemas e continua saindo carro-bomba por aí. boa sorte pra quem compra um automatizado.

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    2. Julio. Essa informação esta errada. O imotion do up nao é mais o free choise da magneti marelli. Quem produz o 'robozinho' agora é a ZF.

      Nao sei quanto a qualidade, mas mudou.

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    3. Exatamente. O hardware do câmbio I-Motion do up! é da ZF. Não tem nada a ver com a Magnetti Marelli. Alias, o câmbio do up! não tem atuadores hidráulicos, pois o do up! adota atuadores elétricos.
      E acrescento que, no caso do VW, há garantia total de 3 anos sem limite de quilometragem para motor e câmbio (no caso do Uno é apenas 1 ano). Então se vc rodar 500.000 Km com o carro em 3 anos e der problema, a VW vai pagar todo o conserto e vc não gastará nada.

      E tem mais uma coisa. Esses câmbios automatizados são mais confiáveis que os manuais. As embreagens duram mais, tudo tem mais durabilidade, pois todos os componentes funcionam nas especificações de projeto.

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  2. Estou pesquisando para comprar um automatizado...não guento mais trocar marcha em congestionanento e fiz varios teste drives...o que mais gostei foi o up! mesmo, curti demais a posição de dirigir e o silencio interno. e outra coisa que fiquei supreso foi com o barulho de fechamento das portas..transmitindo solidez. o espaço interno eu quase desacreditei. o up é pequenino por fora, mas dentro é um salão!!!
    o cambio gostei muito, funciona bem, suave. não testei o manual.

    fiz o teste no uno dualogic way e é legal também, mas achei o painel muito "cheguei" com cores vermelhas...não consegui entender direito as informacoes. o cambio aqueles botões são legais de ver e ruim de operar...tem que olhar para eles...quando quer modo manual tem que tirar a atenção da via.
    andei nos dois em cidade e acho que são iguais...talvez o uno minimamente mais ágil na saidinha, mas depois o up é mais disposto.
    mas o barulho do motor do uno entra na carroceria com gosto, ja o up é mais silencioso.
    o espaço do uno não me agradou. na frente é bem apertado, e minha perna bate no porta-luvas quando sendo no passagerio. Não gostei da posição de dirigir do uno, tipo cadeira.
    Já o up! é mais esportivo e bem mais gostoso de dirigir.
    o uno tem uns descontos, e o up também, mas o up! sai mesmo uns 3.5k mais barato.
    Eu, dos dois, gostei bem mais do up!, e o designer do up! é mais lindo também. estou de olho em um cross-up azul night!!!

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  3. Carro vs. carroça. E, ainda vão lançar o subUno. O que será isso?

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    1. hahaha. É verdade, deve ser a pior coisa do mundo com um motor 1.0 fire.

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  4. Os bancos dianteiros vão e voltam ao bel-prazer do que se quer passar sobre os espaços dianteiro e traseiro dos carros...

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  5. O Uno é um bom carro, se não fosse não venderia tanto. Mas precisa literalmente nascer de novo, a estrutura é insegura em batidas e estamos na era onde a segurança é fundamental ao escolher um carro. O Up é um dos melhores da indústria nacional nesse aspecto, um projeto totalmente pensado para a proteção dos ocupantes.

    Não gosto de automáticos, mas dizem que o sistema automatizado do Up é evoluído em relação ao do Fox, por exemplo(que eu já testei e não gostei nem um pouco). Só que ainda prefiro o bom e velho câmbio manual.

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    1. Pelo que li, o câmbio automatizado do Fox é mais completo (versão II), enquanto a do up! é mais simples (versão I). Não sei as diferenças, mas existem. Quem souber, poste a informação.

      De qualquer modo, se não gostou do automatizado do Fox, que é mais elaborada, fatalmente não gostará do automatizado do up!.

      Fiz test drive no up! e está na minha lista de compra, talvez o TSi. Vou aguardar essa versão

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    2. Na realidade a transmissão I-Motion do up! não tem nada a ver com a do Fox.
      A do up! é a menor que existe e mais leve. Ela é 30 Kg mais leve que uma transmissão normal, e menor. E tem atuadores elétricos. O Hardware da transmissão do up! é ZF e o software é VW/Porsche.

      Já a do Fox, tanto a de 1ª geração quanto a de 2ª geração, tinham hardware Magnetti Marelli, e software VW. A transmissão do Fox 2015/2016 está no nível das automáticas convencionais, em termos de suavidade, mas é muito melhor que elas pois não aplica perdas no sistema.

      Então cada transmissão é mais adequada a seu uso. A do up! é adequada ao up!, mais barata e leve, para ser aplicada em motores 1.6.

      Ambas são ótimas.

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    3. Isso são diferentes, como disse. Faça o test drive.

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    4. i-Motion do Fox muito melhor que automáticos...
      Creeping não é bom...
      Coisas que só se lê por aqui...

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    5. Creeping, realmente não é bom! É uma falha tecnológica do conversor de torque de cambio automático, foi "vendido" como conforto para o motorista, só serve para consumir mais combustível.

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  6. Comprar um carro com esse cambio meia boca robotizado, com uma embreagem, cabo, platô e disco, ou seja só não tem o pedal da embreagem, prefiro automático de 6 ou 7 marchas, ou automatizado de dupla embreagem que não tem cabo, é hidráulico, ou seja se não tem cabo!!!! não quebra ai você não fica na mão.

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    1. Amigo, todo mundo prefere né! Mas a questão aqui é preço. Eliminar o pedal da embreagem a um preço baixo.

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  7. A volks deveria colocar o cambio automatizado de dupla embreagem DSG no UP!.

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    1. Nossa é verdade, seria um sonho, suahsahsa

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  8. Comparar essa CARROÇA desse UNO com o UP ta de brincadeira ,o UP esta anos luz a frente dessa CARROÇA a começar pelo preço , mais tenho que ser sincero, o UNO vende bastante e o UP não!

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  9. O UP só tem vantagens, que coisa não.
    Aquele banco com apoio de cabeça integral é uma "bela maravilha", super ergonômico!
    Já o espaço no cofre do motor é excepcional, "fácil e barato" para fazer qualquer tipo de manutenção/ conserto!

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  10. Alguém sabe se o Move Up das fotos já é na nova cor Branco Candy? Ou ainda na Branco Cristal?

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    1. Uma boa questão. Não sei a diferença entre elas.

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  11. Tenho um golf tsi 1.4 , o carro pra mim é perfeito e não tem concorrência , minha filha vai fazer 18 anos e passou no vestibular.Amanhã vou a uma concessionaria vw fazer um teste drive no up.

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  12. Up! não tem a menor duvida que é muito superior ao Uno. Agora o cambio dualogic do uno e mais rapido que o imotion do Up! isso eu ja vi!

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  13. No vídeo abaixo mostra o que as pessoas falam do up!. Logo no começo uma mulher relativamente alta entra no banco traseiro e se surpreende com o espaço interno. Segundo ela, não imaginava que era tão espaçoso. Mais no final tem um cara com mais de 1,80 de altura que disse que entrou e ficou bem confortável no up. E todas as pessoas entrevistadas gostaram tanto do estilo externo quanto do interior, e elogiaram o acabamento interno.

    https://www.youtube.com/watch?v=lctZ7b-dr9A

    E em outro vídeo abaixo, mostra uma viagem confortável com 3 adultos em uma viagem de mais de 3.000 Km. Falaram super bem do espaço interno.

    https://www.youtube.com/watch?v=rOqgwPREI_U

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  14. Up! tem 360cm comprimento. FIAT Uno tem 377cm. FIAT500 tem 354cm. Tem de comparar Up com FIAT500 pois Uno se compara com Fox de 380cm.

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    1. Amigo, isso só mostra a ineficiência do projeto do UNO. O pior é o INMETRO usar a área externa do carro para classificar o tamanho do veiculo.

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    2. O imetro tá precisando trocar também seus dirigentes, inclusive.

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  15. O Up é um banho de engenharia moderna, avançada, sobre o resto (concorrencia).

    Ontem na estrada a 80 km/h fiz 19,7 km/l com gasolina num Cross Up cambio manual, carro silencioso, muito boa estabilidade, apesar de proposito urbano é também excelente na estrada.

    O Up i-motion é tudo de bom para quem roda quase sempre na cidade, consegue fazer medias de 13 a 14 km/l se conduzido com suavidade, como atesta o artigo.

    Sinceramente, só quem não conhece o Up opta por comprar Uno ou mesmo Palio, mesmo sendo esses com motor 1,4 litro.

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  16. Boa tarde amigos, excelente discussão.
    Eu tenho um Agile easytronic (automatizado) que não cita no manual como proceder em paradas breves como em semáforos.
    Tanto o mecânico da concessionária quanto o vendedor me falaram que é necessário não só passar de D para N em semáforos, como tirar o pé do freio e puxar o freio de mão.
    Alguém saberia me dizer se esse procedimento do UP (deixar o carro em D sempre) pode ser expandido para outros cambios automatizados?
    Obrigado

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    1. Acredito que sim, pois no Up I-motion, no semaforo cambio sempre em D, não necessario pisar no freio; como não tem hill-hold, em aclives é recomendado fortemente acionar o freio-de-mão. Sds

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    2. Obrigado Eddie,
      Eu tbm entendo que o cambio é feito para ser usado desta forma. Sempre em D, caso contrario teria alguma recomendação no manual.
      Obrigado

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    3. Welcome Unknown,

      Recomendação, assim que vc puder substitua o Agile por um Up i-motion, vc e sua família não estão protegidos no Agile, pois ele foi reprovado no crash test do LNCAP. Sds

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    4. Deixa sempre em D e seja feliz

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  17. Projeto de primeiro mundo o UP ainda é muito mais seguro! 5 estrelas no colisão contra a reprovação vergonhosa do Uno!

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  18. Daí você vai na Volkswagen e o vendedor te atende como se ele estivesse te fazendo um favor e na fiat te dão desconto de três mil.

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    1. Logicamente, não se pode. Fui duas vezes à CSS VW (Vitoriawagem). Na primeira, nem olharam para mim. Na última, fui atendido antes de entrar na CSS. Ótimo vendedor. Eu disse que estava esperado a versão VW up! turbo, mas mesmo assim ofereceu para um test drive o VW up! White manual. Depois, mostrou um VW Fox Rock Rio por R$49 mil. Balançou. Ele também tinha para pronta entrega, por R$39 mil, um VW up! completo, 4p, creio que era um High vermelho.
      Foi o melhor atendimento que tive em todas as CSS de todas as marcas.

      Bom, essa é minha experiência.

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    2. Bom, aqui em RR só tem uma mesmo, então não dá nem pra comparar. Mas que é uma luta pra emplaxarem o carro com o preço da tabela, eh.

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    3. Generalização é o que mais se vê por aqui.

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  19. 47 mil num 1.0, depois reclamam do estado lastimável do nosso mercado...

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    1. Cross Up!, na tabela, a partir de R$43.

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    2. Humm tão chorando pq o up! Ta 47k? O turbo então vai fazer nego pagar psiquiatra!

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  20. O up é mais carro que o uno, mas o dualogic ganha do imotion do up. Quem já dirigiu um dualogic sabe que o modo Sport é muito mais que esticar as marchas, pois o modo normal também troca as marchas conforme a demanda (Pode ser entre 2000 e 6000 rpm). No Sport o câmbio gruda e as trocas são mais rápidas, além da sensibilidade do acelerador... Modo Sport automático no up só neste blog...

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    1. Só este blog tem um up! I-motion sendo testado em longa duração, com mais de 10.000 Km rodados.

      Quem migra de um câmbio automático para um I-Motion ou de um manual para um I-Motion, passa por uma curva de aprendizado. E depois disso, o funcionamento é excelente, em face do custo. Mas isso leva algum tempo - mais tempo que os testes que são feitos por aí.

      Eu já testei ambos, e não tenho nada a reclamar do I-Motion. Inclusive, o fato de não ter creeping considero uma vantagem, já que não é necessário ficar segurando o carro no freio em congestionamentos.

      Em manobras o carro de funciona de forma muito suave também, então não vejo necessidade alguma de creeping.

      O câmbio I-motion do Up! altera a velocidade de trocas e as rotações conforme a demanda do motorista, e muda o mapeamento muito rapidamente. Em estrada o funcionamento do I-Motion do up! é ainda mais afinado, sobretudo porque as reduções são muito, muito rápidas mesmo.

      Testei o Uno Dualogic e considerei o funcionamento do câmbio bom também, mas não gostei nem um pouco dos botões – prefiro a alavanca. O Uno tem a vantagem dos seletores atrás do volante, mas como eu nunca faço trocas manuais, dispenso esse recurso. E depois que se aprende a reduzir marchas no up I-motion com uma pequena acelerada no up!, qualquer uso de modo manual é totalmente dispensável.

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