O novo Ford KA SE 1.0 Hatch objeto de nosso teste de longa duração vem registrando seguidamente médias de consumo de gasolina de 13,2 Km/l, em percurso 40% cidade e 60% rodovia, sempre com o ar-condicionado ligado.

Novo Ford KA SE 1.0 - teste

Esse dado de consumo não deixa de ser um tanto decepcionante visto que havia uma expectativa de que o KA tivesse o mesmo nível de economia do Volkswagen up!, algo que não está se verificando, já que no nosso teste de longa duração do up! sua média está atingindo 15,3 Km/l de gasolina em um percurso até mais complicado, que é de 70% em cidade e 30% em estrada. Com os números que temos até o momento constatamos que o up! é cerca de 15,9% mais econômico que o KA.



O Novo KA está sendo conduzido em percurso similar ao do VW Golf 2.0 Sportline Automático objeto de nosso teste de longa duração anterior (veja aqui). O Golf, com motor quatro cilindros 2.0 8V associado com transmissão automática de seis marchas, estabelecia nesse percurso média de 9,6 Km/l, evidenciando que o KA 1.0 é 37% mais econômico que um Golf 2.0 Automático, o que consideramos desapontador, já que o Golf tem um motor com o dobro do tamanho do KA, de projeto mais antigo (é o tradicional AP 2.0 8V da VW), com uma transmissão automática de seis marchas e é mais pesado.

De qualquer forma, esses números de consumo indicam que o custo do quilômetro rodado com o up! com gasolina (R$ 3,11 / litro) é de R$ 0,20 centavos, enquanto no KA ele fica em R$ 0,24, subindo a R$ 0,32 no Golf. Em um percurso hipotético de 2.000 km/mês, o proprietário do Up! desembolsaria R$ 407 reais. Já o do Novo KA gastaria R$ 472 (R$ 64 a mais) e o do Golf R$ 650 reais. Ao longo de um ano o up! custaria cerca de R$ 775 reais a menos com custos de gasolina.

Modelo Consumo (gasolina) - Km/l Preço da gasolina (R$) Custo do Km rodado (R$/Km) Custo de rodar 2.000 Km/mês
Ford KA 13,21 R$ 3,12 R$ 0,24 R$ 472,46
VW Golf 2.0 Automático 9,60 R$ 0,32 R$ 649,98
Volkswagen up! 1.0 15,30 R$ 0,20 R$ 407,83

Impressões ao longo de 2.000 Km

O nosso Ford KA vem agradando no nosso teste de longa duração, pois tem um desempenho interessante para um motor 1.0, e o consumo, apesar de não ser brilhante, é compatível com a proposta do carro. O acabamento interno é bom, com montagem de peças correta (ao contrário do que se vê na carroceria - externamente - veja detalhes aqui), e um ambiente agradável. A posição de dirigir é adequada, mas a falta de ajuste de altura do banco do motorista (como o sistema sit and ajust, com controle milimétrico do up!) faz falta.


Na questão do conforto interno, porém, o banco do motorista vem revelando que começa a cansar e causar incômodos após uma hora de uso seguido, o que termina por comprometer o conforto interno. Em viagens mais longas faz-se necessário paradas, pois as costas começam a incomodar, evidenciando que a anatomia e a firmeza dos encostos dos bancos dianteiros não é o ideal e merece ajustes. É importante considerar que os bancos do KA tiveram sua espessura reduzida em relação aos bancos do New Fiesta para permitir uma ampliação do espaço traseiro, mas, ao que parece, essa redução de espessura veio às custas de menor conforto anatômico paras as costas do motorista e passageiro.

No que respeita ao comportamento do motor, registramos que o motor 1.0 12V da Ford não rende bem em baixa rotação, o que torna o carro com respostas lentas até 4.000 RPM. Após isso ele acorda e fica bem rápido, às custas, porém, de aumento de ruído interno. A falta de torque em baixa rotação, associado com as relações excessivamente curtas de 1ª e 2ª marchas, exige muitas trocas de marchas em cidade, o que acaba se tornando cansativo.


Com relação à rigidez da carroceria, o Ford KA 1.0 não transmite a mesma impressão de solidez estrutural do up!. Quem anda no up! logo relata sua qualidade de "rodar sólido", algo que não está presente no Ford KA, pois o modelo da Ford torce a carroceria ao superar obstáculos - algo que não acontece com o up!.

KA x up!

Ao longo desse período podemos já tecer alguns comentários sobre o up! x KA. No quesito desempenho, enquanto o KA agrada a partir de 4.000 RPM, mas o up! encanta em qualquer regime de rotação. O modelo da VW é muito mais ágil, especialmente em baixas rotações, fazendo com o que o compacto da VW seja rápido nas arrancadas, quanto o Ford revela-se lento.

Volkswagen up! - teste de longa duração

O câmbio do up! tem curso mais curto, engates mais precisos e relações melhor distribuídas. Isso significa que em trânsito urbano você troca muito menos de marcha no up! que no KA. No up! é possível andar na maior parte das situações urbanas em terceira marcha, enquanto o KA exige trocas de primeira, segunda e terceira constantemente - tornando-se cansativo.

O resultado final é que o up! é um carro mais agradável de ser conduzido e menos cansativo. Seus bancos permitem horas e horas de viagem sem cansar, enquanto os do KA já começam a incomodar após 1 hora de uso. Além disso, o up! é mais silencioso, mais ágil e exige menos trocas de marchas graças ao seu motor bem mais elástico, tornando o modelo da VW mais prazeroso de ser conduzido, trazendo a impressão de "rodar sólido" não presente no KA.

Volkswagen up! - teste de longa duração - interior

O acabamento interno e externo do up!, no quesito montagem, é superior. O up! tem plásticos perfeitos, sem rebarbas, e peças de carroceria perfeitamente alinhadas.

Conclusão

Novo Ford KA SE 1.0 - teste

Novo Ford KA e Volkswagen up! são bons carros, sendo o up! do segmento sub-compacto e o KA de uma categoria acima de mercado, que é a dos compactos de entrada (VW Gol, Fiat Palio, Hyundai HB20). Quem está acostumado com carros da Ford e VW perceberá que conduzir o up! lembra muito conduzir o Golf, enquanto KA é parecido com dirigir um Fiesta, até mesmo porque os dois compartilham a mesma plataforma.

33 Comentários

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  1. muito bacana esse no FORD KA....quero ver se o escort volta em 2015 mesmo como foi dito que existia essa possibilidade....se a FORD aumentar o portfólio de opções aqui, demonstra que estaria começando a dar mais atenção para o mercado dessa brasileiro

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    1. Acho que o Escort não virá pra cá, pois ele é um sedan compacto premium, o mesmo perfil do Fiesta Sedan. Não faria sentido ter os dois atuando aqui.

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  2. A maneira como é feito os teste de consumos é muito esquisitas
    Essa de fazer uma média misturando estrada e cidade acaba não sendo confiavel:
    è publico e notório que na cidade se gasta mais, e também do tipo do transito, ou seja se vc faz o teste durante um dia normal na Cidade de São Paulo aonde se tem muitos congestionamentos e se usar alcool, há uma queda notável no rendimento
    e estrada como o carro trabalha numa condição altmanete favoravel, visto que é sabido que carro de viajante que é muito utilizado na estrada os motores atingem uma quilometragem bastante elevada, contrário de um taxista( que trabalha somente na cidade no anda e para) o motor vai ter uma durabilidade altamente comprometida
    Tanto é fato o que digo, que na própia Fabrica da VW , existe o jargão do ciclo da dona de casa:
    vc liga o carro faz um trajeto e desliga, e repete , o que acontece;
    nesse caso quando vc liga o motor com o carro frio ha uma tendencia do escesso de combustivel escorrer pelas camisas e alojar no carter, isso contamina o óleo do motor
    para que essa contaminação não aconteça , precisaria ter um funcionamento de no mínimo 30 minutos em condições ideais de temperatura que vc consegue quando trafega na estrada, ai o excesso de combustivel evapora e não contaminando o óleo, por isso que semrpe trocar o óleo só na quilometragem é perigoso
    portanto sou adepto que se fazer as análises de consumos distintamente
    Estrada e Cidade separado, ai sim vc tem uma noção correta

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  3. Este site está claramente tendencioso para o novo KA.
    Por favor, né, car.blog? Querer dizer que o Up! é 15,9% mais econômico que o KA? Ei, ei, nas 4 Rodas o up! foi 26% mais econômico que o KA com gasolina.
    E mais, o up! foi mais de 1 segundo mais rápido que o KA no 0 a 100 e HUMILHOU o KA na retomada de 80 a 120 Km/h, sendo mais de 4 segundos mais rápido (aliás o Golf 1.4 TSI humilhou o Civic Si nessa prova também).
    Então esse post claramente joga sardinha para o novo queridinho do site que é o KA, querendo passar a impressão que o KA em alta rotação é tão bom quanto o Up!...e o teste da 4 rodas, mostrando o up! 4,3 segundos mais rápido em retomadas só prova isso.
    Aliás, o próprio link de vocês mostra isso, que o up! é muito superior ao KA:
    http://www.car.blog.br/2014/08/vw-up-supera-o-novo-ford-ka-em.html
    Aff..complicado viu?: Este site sempre puxando a brasa para Ford KA em detrimento do up!.

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    1. Eu faço no meu ka 14.8 km/ l na gasolina e usando frequentemente o ar.Detalhe que o carro está somente com 1500 km.sempre na cidade.

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    2. Olha quem fala em tendencioso! Não se enxerga? Já prestou atenção nos SEUS COMENTÁRIOS?

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    3. Olha, eu tenho um KA e vou te falar, consumo 100% urbano, com ar condicionado eu faço 9 km/l

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  4. Olá, pessoal!
    Encontraram meu up!......
    Isto é, o que sobrou dele, pois só sobrou a carcaça!
    Depenaram o carro, levando motor, rodas, portas, painel, etc
    O carro foi encontrado na periferia de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul e, segundo a Polícia local, provavelmente, foi pra desmanche e as peças serão vendidas no mercado negro!
    O carro só foi encontrado, pois, não se sabe o porquê, os meliantes ativaram o rastreador (que eles desligaram, após meu caseiro, sob ameaças, desliga-lo)!
    A seguradora foi avisada e, creio eu, após a conclusão do inquérito policial, previsto para conclusão em 30 dias, começar os trâmites de reembolso.
    A Tókio Marine assumiu o Termo de Busca e Apreensão e será responsável, a partir de agora, pelo transporte e destino do "carro" até o Rio, onde corre o Inquérito Policial, ou seja, formalmente, a seguradora assumiu meu prejuízo e vai me ressarcir em 110% da FIPE, corrigido até o efetivo pagamento!
    Provavelmente, quando retornar ao Brasil, final de novembro, vou comprar outro up!
    Abs a todos

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    1. Correção :
      O carro será transportado até Minas, onde corre o Inquérito Policial, e não o Rio!

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    2. Já começaram a desmanchar up! ´´prevejo´´ um aumento no seguro em breve.

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    3. Muito estranho, pois o carro foi recém lançado e já tem demanda por peças de reposição. To vendo que o seguro vai subir...

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    4. SDS:
      O que nos intriga é porque ativaram o rastreador?
      Não faz sentido....
      Enfim, como bem dito pelo Geancarloscr, em outro post, águas passadas.....
      Abs

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    5. Nossa! Que situação chata, Cao! Pelo menos será ressarcido e poderá comprar outro Up!, mas triste mesmo é quando uma pessoa humilde e sem seguro acaba tendo seu carro roubado.

      O tosco é roubarem um veículo com mecânica pouco conhecida/difundida para desmanche. Com tanto Palio Fire e Gol por aí não sei porque resolveram roubar logo um Up!.

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    6. Qual foi a sua experiência com a Tokio Marine cao-rj? Também tenho seguro com a mesma seguradora a cerca de 1 ano. Foi muito complicado para que assumissem os prejuízos com o seu carro?

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    7. Olá, Paulo:
      Bom, todos os meus carros são segurados pela Tókio à muitos anos.
      É uma das maiores do mundo, com forte atuação na Ásia e, recentemente, eleita uma das melhores do mundo, na Europa, mercado altamente instruído e exigente, além de ter sua administração gerada por um dos maiores executivos japoneses!
      Com essas credenciais, acho que não fica nenhuma dúvida quanto à seriedade de seus negócios!
      No Brasil, ela tem pouca participação, mas presta um serviço aos clientes de Primeiro Mundo! Muito boa, mesmo, fique tranquilo!
      Quanto ao meu caso, não houve dúvidas: assumiram o prejuízo e irão me reembolsar integralmente, no índice de 110% da FIPE (todos os meus carros, têm este índice de reajuste)!
      Vamos ver QUANDO e em quanto tempo virá o reembolso!
      Abs

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  5. Além do banco do Ka ser cansativo, o console central do painel é muito largo para um carro compacto e invade a posição de descanso da perna que aciona o acelerador. De um modo geral, a ergonomia para o motorista ficou muito ruim. Isso foi um erro de projeto, para deixar o carro com um painel mais bonito, mas que deixa a desejar no conforto para o motorista.

    Já o UP! é o oposto do Ka. Não possui um painel bonito, mas prioriza a ergonomia do motorista que é muito boa, principalmente em se tratando de um subcompacto.

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    1. tambem acho esse painel longo ruim. Além da ergonomia, atrapalha a dirigibilidade tirando a visão da frente e aumentando os reflexos no pára-brisa. É isto está se tornando tendencia, talvez por passar a sensação de que o carro é maior do que é por dentro.

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  6. Pessoal:
    Off tópic: recebi, através de um amigo, dono de concessionárias, a listagem do Espaço Volkswagen, que é uma listagem dos carros recém saídos da linha de montagem ou na eminência de sair, disponíveis aos concessionários que queiram encomendar algum modelo ou cor específico!
    Dos modelos que me interessam no up!, uma unidade será fabricada na 2a semana de novembro, versão highup, completa, com couro native, mas sem o Maps, na cor prata egito que sairia por $ 38.950,00!
    Teria que deixar um sinal e teria o carro até 20 de novembro!
    Estou quase fechando! O que acham?
    Agradeceria a opinião dos colegas, obrigado

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    1. Olá Cao,
      Show de bola essa versão. Se fosse vc, fecharia...
      Apesar do que aconteceu, o ponto positivo... vc terá novamente o prazer de pegar o que há de melhor em termos de veículos de entrada, zerinho...
      Aproveite a nova compra!

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    2. Mais uma vez o up! dando show na concorrência, se mostrando um automóvel muito a frente de seu tempo.

      Similar ao Passat e Golf em suas devidas categorias. A VW se encontra solitária no topo...

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    3. Essa versão High up! é especialmente bonita. As rodas dos WBR em minha opinião são feias...

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    4. Obrigado, Luiz:
      Te conto que acabo de encomendar o highup descrito acima!
      Ficou em R$ 38.500,00 (a fábrica deu um pequeno desconto) e, ainda ganhei emplacamento e IPVA pago!
      Previsão de chegada na concessionária, dia 21 de novembro!
      Abs

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  7. Parabéns pela belíssima compra e boa viagem!

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  8. comprei o novo Ford Ka 1.0 se no dia 4 de setembro, para mim o carro é pior do que falam veio fazendo barulho pelos cantos internos painel arranhado freio fazendo barulho ao pisar direção elétrica ronca, carro de péssima qualidade e a Ford não da ouvidos aos comentários. vou acionar a justiça e ver no que da pois comprei uma carroça.

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    1. Vitor:
      Tente ligar para o Ouvidoria ou mande um email para a vice-presidencia de produtos e pós-vendas da Ford, relatando seu problema!
      O alto escalão da montadora acompanhará de perto a solução dada pela concessionária!
      Te garanto que, em quase 100% dos casos, o consumidor obtém êxito em suas demandas!
      Abs

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    2. Vende e compra um up!, e aí sim vc saberá o que é um produto de qualidade.
      Uma pessoa minimamente treinada percebe a baixa qualidade do Ka só de olhar ele.
      Não adianta, o Ka é um carro mal construído, com carroceria desalinhada (isso transmite uma imagem negativa para a pessoa, e ela nem percebe).
      É um carro padrão Brasil.
      Enquanto o up! é um carro padrão europeu,
      Venda o KA o mais rápido póssível e seja feliz com um up.

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    3. Caro Vitor,
      Realmente vc está numa situação complicada. Tente resolver da melhor forma, talvez lhe entreguem outra unidade. Caso contrário, não é o fim do mundo. Venda e compre outro automóvel.
      Infelizmente para vc, concordo com o Carlos. Isso sem contar que o preço do up! parte de 27k, ou seja, mesmo que perder uma grana com o Ka, ainda vai dar pra pegar um up! zero.
      Abs e boa sorte.

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  9. Puxa sacos do Up, adeptos da Volkswagen, o consumo visto aqui é completamente diferente da pratica, ha e tem mais, comparar a beleza de um ka com a feiura de um Up só vocês mesmo "proprietários" dos veículos e do Blog.

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    1. É verdade. Na 4 Rodas, por exemplo, o up! é 26% mais econômico que o KA, veja:

      http://www.car.blog.br/2014/08/vw-up-supera-o-novo-ford-ka-em.html

      E aqui no Blog o up! apareceu apenas 15% mais econômico que o KA.

      O Up! e na realidade bem mais econômico que o KA, 26% mais, como mostra a 4 Rodas.

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  10. Peguei me ka hoje !!! O carro é tão bom mais tão bom que é difícil não ser feliz com ele, o ar condicionado deve gelar umá cerveja se deixar perto, andei uma 3 horas e não cansa, e o painel é lindo, achei na cidade o motor bem elástico e forte mesmo com ar condicionado e tem a opção econômico on e off no painel deve ser maior e menor desempenho.. sai de um senic 2.0 completo e fiquei com medo de não acostumar com o conforto e potência ...que nada bobagem ...quer um carRO bom bonito confortável completo e motor moderno de 85 cavalo vai de ka ...Valeu pagar algumas mísera Dilma a mais pela máquina em relaca o aos outros pretendentes que pesquisei....espero ter ajudado

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  11. Olá bom dia a tds estou lendo os comentarios de todos vcs e respeito seus parecerem ,meu nome é jairo tenho 59 anos e dirijo carros desde 1982,,,ja 14 tive 14 carros no total,,dirigi carris bons, exemplo uma pajero full gls a diesel,,uma tucsom,,,claro fora a pajero ,,o melhor carro da época que dirigi foi um Santana ano 1988 mfiquei com este carro 5 anos ,,como sou represetante comercial ando muito,não usei a pajero para trabalho,,,mas agora no dia primeiro de agosto peguei um Ford ka zero,,e lendo os comentários de vcs fiquei preocupado, ,será que fiz um mau negócio? ,e ajudem a escolher um carro para fazer a rota, tipo 100 km por dia,,

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  12. Olá bom dia a tds estou lendo os comentarios de todos vcs e respeito seus parecerem ,meu nome é jairo tenho 59 anos e dirijo carros desde 1982,,,ja 14 tive 14 carros no total,,dirigi carris bons, exemplo uma pajero full gls a diesel,,uma tucsom,,,claro fora a pajero ,,o melhor carro da época que dirigi foi um Santana ano 1988 mfiquei com este carro 5 anos ,,como sou represetante comercial ando muito,não usei a pajero para trabalho,,,mas agora no dia primeiro de agosto peguei um Ford ka zero,,e lendo os comentários de vcs fiquei preocupado, ,será que fiz um mau negócio? ,e ajudem a escolher um carro para fazer a rota, tipo 100 km por dia,,

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