O Volkswagen up! foi eleito o melhor carro do Brasil na categoria hatch compacto, em premiação atribuída pelo jornal O Estado de São Paulo.

Volkswagen up! Automático

Os aspectos que levaram à vitória do up! são: classificação máxima de segurança pelo Latin NCAP; agilidade do motor 1.0 e o fato de ser um dos carros mais econômicos do Brasil.

Volkswagen up! Automático

Outro aspecto que pesou foi o fato de oferecer a opção de câmbio automatizado I-Motion, que aumenta o conforto do motorista em cidades congestionadas.

Volkswagen up! Automático

O vencedor de 2013 foi o Hyundai HB20, mas o up! foi considerado superior pois tem um motor mais potente e com melhor desempenho, já que acelera de 0 a 100 km/h 12,4 segundos, contra os 14,9 do HB20.



O up! apresenta ótimo comportamento em cidade, tanto o modelo manual quanto o automático, em decorrência de adotar relações das primeiras marchas mais curtas, proporcionando agilidade ao carro em ciclo urbano.

Volkswagen up! Automático

Os jornalistas apontaram aspectos negativos no up!, como acerto da suspensão muito firme, privilegiando a estabilidade em detrimento do conforto e simplicidade do acabamento interno.

Fonte: O Estado de São Paulo

72 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Mais um post que vai gerar polêmicas...

    ResponderExcluir
  2. Primeiro o Up não é carro compacto, e sim sub-compacto, compacto é o gol, e em questão das 5 estrelas vai ser testado de novo, e UP não é o carro mais economico do brasil , e sim o novo KA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por quê?

      Já comprou o seu para afirmar tal coisa?

      Ou pegou o De Lorean do Dr. Brown emprestado e fez uma medição REAL do consumo dele?

      Excluir
    2. Pra mim sim o up é um dos modelos compactos que vw acertou bola cheia igualmente o gol quadrado com seu motor ap. Uso um up 14/15 com 101.000 km rodados nunca me deixou na mão em nada revisões so as preve tivas mesmo e nada mais... Excelente carro

      Excluir
  3. O up! está 5 anos à frente de qualquer coisa que exista no mercado brasileiro até 67 mil reais. Acima disso temos o Golf, mas até 67 mil, em termos de tecnologia, segurança, economia, design, prazer ao dirigir, praticidade, solidez da carroceria, não há nada que se compare ao up!. Na realidade não há nada que nem sequer chegue perto do up!.
    Então, como essa eleição foi feita por jornalistas que entendem de carro, são pessoas inteligentes, perspicazes, instruídas e cultas, e, portanto, com capacidade de análise e avaliação, o up! foi eleito o melhor.
    Quem pensa um pouco sabe que o up! é Das Auto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom para os consumidores, e principalmente pra voce que ja tem 2 campoes na garagem, UP e GOLF, faltam so faltam agora o Gol, Fox, Jetta, Passat, Amarok, e o 8120, que voce deve te-los em sua garagem tambem. Parabens mesmo!

      Excluir
  4. Coitado do KA. Up! supera o KA em desempenho e consumo, vejam:

    http://www.car.blog.br/2014/08/vw-up-supera-o-novo-ford-ka-em.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião esse novo KA não vai dar em nada !!

      Excluir
    2. Eu achei o Novo KA muito tosco. Quando visto de qualquer ângulo que não os perpendiculares o carro é todo torto. Não há refinamento no design e no estilo. Além disso são muitos os relatos de que o carro é lerdo como qualquer 1.0.
      Eu achei um lançamento totalmente fail, que não inovou em nada. E mesmo chegando depois que o up! é pior que o up! em tudo.

      Excluir
    3. Hoje para se ter um UP! consideravelmente razoável, temos que desembolsar cerca de 35000 Dilmas! ... POr esse valor já temos o novo KA completo e bem mais bonito e espaçoso, temos o HB20 confort (O bom mesmo é comprar o confort plus por 37000), ...
      Esses 2 citados já empurram o UP! pra cova... EU sei que aqui temos donos de UP!, Como o Carlos, O André e Cao, que a todo instante falam de UP!.... Querendo a todo custo forçar a barra ... Mas a verdade tem que ser dita, e não é por mim, é pelo mercado brasileiro...

      Excluir
    4. Menos, Carlos e Tonny, menos... O fato é que temos boas opções no mercado. Embora eu seja um proprietário de um Up!, gostei do Ka e se hoje fosse adquirir um carro popular 1.0L, iria de Ka (claro se o mesmo receber no mínimo 4 estrelas no crash test). Temos também o belo HB20, uma ótima opção também. Agora a Fiat e GM, esta nos devendo boas opções.

      Excluir
    5. SDS, para eles quanto dizemos "menos" soa "mais"...

      Excluir
    6. Na faixa de preço até 35 mil reais, não vejo nada melhor que o Up! / O ka de 35 mil reais vem sem itens como EBD e vidros elétricos traseiros. Além disso, segundo a maioria dos testes, o Up! ainda foi mais econômico, teve melhor desempenho, nota máxima em segurança e tem menor custo de reparabilidade. / HB 20 e New Fiesta estão em outra categoria e custam mais caro nas versões mais interessantes. / Agora, Fiat e GM precisam mudar sua mentalidade e a lançar carros seguros ecom motores modernos, pois o q oferecem são carros obsoletos e inseguros.

      Excluir
    7. André, o Ka tem o EBD. Se o Ka receber no mínimo 4 estrelas no crash test, eu posso considera-lo como uma aquisição provável no futuro.

      Excluir
    8. SDS, o Ka tem EBD só na versão q vai custar mais de 40 mil. / Eu tbm compraria um Ka, acho o carrinho da Ford bem bacana e, junto com o Up! um dos melhores populares do mercado.

      Excluir
    9. Só se o portal Uol estiver errado, pois desde a versão de entrada o EBD é oferecido:
      http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/25/novo-ford-ka-10-parte-de-r-35390-ja-com-ar-direcao-eletrica-e-bluetooth.htm

      Excluir
    10. ...."A TODO INSTANTE FALAM DO UP!......
      Quem mais fala de up!, que aliás, em QUALQUER matéria, colocam o up! na berlinda, são vcs, haters!!!!!
      É como o Carlos falou no outro post: é amor pelo carrinho e recalque em não poder tê-lo!!!!
      Sabe aquele velho ditado?
      Quem desdenha..........

      Excluir
    11. Pera ai, Carlos, estou falando do EBD (Eletronic Brake Force Distribuition) e não ESP e ASR, onde esses dois últimos de fato são oferecidos apenas na versão de 40k.

      Excluir
    12. Tá certo, SDS
      Sem controle ESP (estabilidade).

      Excluir
    13. O carlos que se diz em todo post entendido de carro, não sabe a diferença entre EBD e ESP. kkkkkk

      Excluir
    14. Inveja em não ter um up... huauahuahuhauhuahua

      Nem de graça eu quero - valeu!

      Alias: Da VW, estou de saco cheio com meu Jetta TSI - o carro mais magnífico e legal que já tive, mas que é cantoria de "grilhos" e, a cada revisão, são mais de mil reais de gastos e com mão de obra caríssima (nem a Evoque lá de casa tem mão de obra tão cara na hora da revisão).

      Excluir
    15. Puxa Carlos acho tão triste quando uma pessoa trata montadoras como se fosse time de futebol a exemplo do que fazes.

      Se eu fosse hater da VW iria me privar de comprar um carro perfeito como o Golf e no segmento de compactos me limitar a um carro triste como o Gol.

      Excluir
    16. Conta outra, Simeone. Tu tem é um Marea velho, seu fiateiro danaado!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Culpa da galera em dar Ibope para os comentários dele. Bom que me divirto por aqui kkkk

      Excluir
  6. Prêmio merecidissimo!
    Um dos melhores carros projetados nos últimos anos!
    Aliou motor revolucionário, design contemporâneo, economia de combustível nunca vista antes, prazer ao dirigir, qualidade, tecnologia e, principalmente, segurança, num segmento acostumado a comemorar um "botãozinho" como inovação!
    Parabéns, VWB e a todos que, como eu, é proprietário de um!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo CaO.

      O pequeno Up não tem similar, o carro consegue atender a TODOS os quesitos necessários para um City Car e em eventuais viagens (eu ainda não fiz uma viagem sequer com o Up, lamentável, culpa do estradeiro que tenho na garagem).

      Fico impressionado como tem gente que baixa o sarrafo no Up sem ao menos conhecer o carro, sem ter andado no carro; no dia que como vc, alguém andar nos dois carros façam seu comentários, serão muito bem-vindos.

      Não andei ainda no Ka, somente conheço pelos comentários teus, do pessoal aqui e a da conceituada revista Car&Driver (sugiro a leitura da avaliação do Ka); por tudo que li, ainda sou muito mais o Up numa futura compra, principalmente pela nota máxima no LNCAP e a agilidade/consumo do motor VW.

      A Ford ainda não fez um comentário oficial sobre o teste de impacto do pequeno KA, e lançaram um carro moderno sem ISOFIX, uma falta grave entendo eu.

      Espero poder fazer logo o test drive do pequeno Ford.

      Abraço.

      Excluir
    2. Olá, Eddie :
      Que fique bem claro aqui, senão esses haters se aproveitam, que, em nenhum momento, estou desmerecendo o New Ka, que achei excelente também, inclusive dinamicamente tão bom quanto o up!, mas é outra proposta é deve concorrer, não com o up!, mas com HB20 e, principalmente, o ONIX!
      Independente do Ka, o up! merece, assim como aconteceu na Europa, todos os prêmios que faz jus, pelo conjunto da obra e a VWB pelo pioneirismo de lançar um carro de entrada com toda essa tecnologia e segurança, num segmento, repito, onde consumidores comemoram um botãozinho como inovação!
      Abs

      Excluir
    3. Eu também pretendo fazer um test-drive no New Ka.

      Aí vou ver ao vivo se ele "destrói" ou "humilha" o Up! como os fanboys da Ford enchem a boca pra falar...

      Excluir
    4. O Ka de 35 mil é bem simplório. Não anda tanto como o Up!, tem porta-malas pequeno, o espaço dos bancos traseiros não é nada demais. / No geral, o Up! tem melhor custoxbenefício. Sem falar das portas e porta-malas claramente desalinhados do Ka. Não vejo erros assim, tão evidentes, no Up!

      Excluir
    5. Pois é, esse é o grande problema dos carros da Ford vendidos por aqui, qualidade construtiva. O pior que tais defeitos não são exclusividade dos carros de entrada, uma vez que até a Ecosport e Focus (carros que custam mais de 60k), apresentarem defeitos grosseiros.

      Excluir
    6. Disse tudo, SDS.

      Gosto muito da Ford, mas enquanto perdurar essa qualidade "MERDOSUL" dos modelos da marca, não voltarei a ter um.

      Excluir
    7. Pois é, Rogério, também gosto muito dos carros da Ford, mas sua manufatura deixa a desejar. Daqui a pouco alguém vai se sentir ofendido e despejar groselhas por aqui rs. Mas podem falar o que for, a VW está bem a frente nesse aspecto eu arriscaria dizer que a GM vem em segundo, mas bem atrás.

      Excluir
    8. Na minha opinião, VW, Hyundai, Kia e Toyota (o Corolla, por favor) são as montadoras com os melhores "gaps" e qualidade de montagem do interior...

      Claro, estou citando só as marcas mais "populares"...

      Excluir
    9. Claro, meu rating se refere as chamadas "quatro grandes".

      Excluir
  7. realmente o vw up a solidez da carroçeria impressiona fiz o teste drive no carro e fiquei impressionado eu perguntei para a vendedora por que ele não tem o acabamento na carroçeria como nos outros carros ela me disse que a construção do up ;o acabamento é a solda lazer. meu nissan march tem o acabamento em cima do teto ate carro bem mas caro que o up não tem isso, e uma pena que no brazil as pessoas olham para a estetica ao invés de olhar motor economico segurança,eu li na matria do blog do carlos do açibente do vw up o take contra o corsa 2009,cara eu trabalho na aréa de segurança do quando voçe precisa do dispositivo de segurança é que voçe da valor não aconteceu nada com os ocupantes do up vindo que os do corsa infeslimente veio a falecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem aqui tem algo de concreto a comentar sobre o Câmbio Imotion do UP! 1.0...
      Mas de concreto mesmo... Carlos 4 UPs, CaoUP! e AndreUP! Estão impedidos de votar, porque são donos de UP! e Sâo totalmente parciais, isto é, os comentários não podem ser levados a sério!... COmentem sobre o IMotion do UP!

      Excluir
    2. Vc imparcial? kkkk. Piada do dia! kkkk

      Excluir
    3. Eu particularmente, acho esse câmbio uma baita bomba.

      Excluir
    4. Na realidade os únicos comentários válidos são das pessoas que têm o up!. Elas andam com o carro dia a dia, sabem de suas qualidades e defeitos.
      Então só deveria comentar quem tem o carro.

      Excluir
    5. Desculpe, Carlos, mas tive a oportunidade de conduzir um carro com esse cambio I-motion (um gol) e detestei, isso sem contar a manutenção que é caríssima. Eu to fora!

      Excluir
    6. O câmbio I-Motion do up! e esses novos que a VW está usando são de nova geração e foram muito melhorados em relação aos primeiros. E a manutenção é a mesma coisa, já que o Up! I-Motion e o Up! manual tem os mesmos custos de revisão ao longo do período de garantia, que é 3 anos.
      para quem pega congestionamento direto acho muito válido.

      Excluir
    7. Bom, participo do clube do up! faz algum tempo para conseguir mais detalhes sobre o carro que somente os donos podem informar, o pessoal não é muito chegado no desempenho do I-Motion do up!, é um câmbio simplificado e lerdo que tira toda a agilidade do carro.

      Excluir
    8. Pode ate ser, mas eu não trocaria á excelente transmissão MQ200 pelo I-motion de jeito nenhum.

      Excluir
    9. O cambio I-Motion em operação automática de fato deixa o up! mais lento que o up! manual. Mas esse "mais lento" é relativo, já que um up! I-Motion é mais rápido, mesmo em operação automática, que um Uno 1.0, um palio 1.0, um Gol 1.0.
      Mas o up! i-Motion pode ser operado manualmente também, e quando operado manualmente, ele tem praticamente o mesmo desempenho do MT.

      Excluir
    10. Pois é SDS,

      Tive o prazer de ter um Polo I-motion por quase 2 anos, carro fantástico com um cambio facílimo de operar, basta algum treino como aliviar o pé do acelerador entre trocas como num cambio manual, sem problemas e a manutenção dele foi ZERO.

      Porém, o Polo tem motor 1.6 litro com bom torque em baixas rotações, assim como o Up; não andei ainda no Up I-motion, que deve ter uma tocada bem diferente do Polo.

      Quem quer um Up I-motion obrigatoriamente tem que fazer o Best Drive.

      Excluir
    11. Mas cá entre nós, Carlos, para uma pegada mais "esportiva" não há nada melhor que a transmissão MQ200. Eita câmbio bom.

      Excluir
    12. A transmissão i-motion do up=i-tranco...para usar o carro o motorista tem que antes colocar um colar cervical...basta ler todas as avaliações das revistas especializadas para ver que são unânimes em condenar que o trocinho é de baixa qualidade...sem falar que os motoristas noviços vão passar apuros em ladeiras e estacionamentos em aclives/declives, quando terão duas opções: ou batem em quem está na frente ou em quem está atrás...

      Excluir
  8. Engraçado! As pessoas, enfim, têm no mercado um carro popular, de preço acessível (a partir de 27 mil reais), com projeto moderno, motor moderno, bastante seguro, muito econômico (possível fazer 15 km/litro na cidade e até mais de 25 km/litro na estrada), carro com um desempenho e uma dirigibilidade muito além dos outros carros 1.0. / E em vez de achar bom isso, parece q acham ruim! / E tem cidadão que entra pra falar mal! / O povo brasileiro merece mesmo andar nessas carroças tipo "bateu morreu" (Uno, Classic, Celta, Onix, Gol, Palio Fire). / Na faixa de preço até 35 mil reais, não vejo melhor carro que o Up! / Depois, na faixa de até 45 mil reais, temos o New Fiesta. / Depois disso, só carros que ultrapassam 60 mil, como Focus, Golf, Corolla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza André, não há carro tão seguro e eficiente como o Up na faixa até 50k eu diria, um divisor de aguas em termos de segurança passiva e também ativa.

      Falta o crash teste do New Corolla, carros 5 estrelas acima de 50 k e menor que 80k reais só os Golf, Focus, Ecosport e Jetta. Sds.

      Excluir
    2. AndreUP! Fala sério, né? DIzer que na casa de 35.000 UP! é o melhor, vc viajou e pirou na maionese, num foi? ... O que dizer do Novo Ka, meu caro, que é mais bonito e espaçoso, e tão moderno quanto, e tem suspensão equilibrada, e não dura, como relatam que é a do UP!... O que dizer do HB20 meu jovem, que é o mais bonito da categoria e tem projeto tbm novo? ... Vc dizer isso tá viajando! Diga no máximo, que ele fica entre os 3, mas nunca será a melhor opção!

      Excluir
    3. André, é o que sempre escrevi por aqui...

      Brasileiro é passional, a grande maioria só quer saber de se mostrar pros outros quando compra carro. Estamos num país onde a Globo, com a sua programação de péssima qualidade, lidera na audiência... Por aí nós já temos uma ideia da mentalidade de boa parte da população.

      Brasileiro não dá valor a um projeto realmente bom como o Up!, que tem um ótimo conjunto mecânico, dirigibilidade muito boa, baixo consumo e com espaço interno bem aproveitado. E é um projeto de Primeiro Mundo, sendo que até no Japão o carro foi muito elogiado pela imprensa local.

      Aí depois as montadoras empurram verdadeiras porcarias sobre rodas, e o povão também fica reclamando...

      Esse "novo" Uno e o Onix são o retrato perfeito do brasileiro, que dá mais valor a "telão daora" no painel do que um projeto que privilegia a economia e a boa dirigibilidade. E dane-se que tenham sido reprovados no LatinNCAP, porque, afinal, brasileiro "não compra carro pra bater".

      Não esquento se vou impressionar meu vizinho ou não. Compro carro que acho bom de dirigir, bem acabado e bem construído. Sim, sou exigente com acabamento dos carros, pois penso que carro é um bem caro demais pra não ser exigente.

      Agora, a grande maioria acha que isso "é frescura"... Que isso não importa. Quem sou eu pra dizer o contrário? Cada um gasta no que acha melhor...

      Só que, conhece àquela frase "A primeira impressão é a que fica?"

      Pois é. Se vejo um carro com falhas de montagem em reles peças plásticas do interior e "gaps" irregulares, como seria a montagem de componentes que exigem alta precisão, como os componentes mecânicos?

      É assim a minha linha de pensamento. Se sou "fresco" ou não, tô pouco me lixando com a opinião alheia...

      Excluir
    4. Tony, o Ka ainda não foi nem lançado, ainda não da para fazer um "rating" ainda, mas acredito que vai ser um excelente carro também. Vale lembrar pela enésima vez que as opiniões postadas aqui são meramente de caráter pessoal. Quanto ao Up! posso te falar que foi o melhor 1.0L que dirigi até hoje.

      Excluir
    5. VC está muito equivocado SDS! Aliás qual seu nome? SDS não é nome! ...
      O KA já foi lançado sim, e em todas as concessionárias Ford já está disponível para Test Driver... E em algumas concessionárias já tem para pronta entrega! Vc está desenformado meu JOvemmm... #FicaaDiCA

      Excluir
    6. Boa tarde, vamos lá novamente:
      Primeiro, meu nome não te interessa e a ninguem daqui;
      Segundo, você já pilotou o novo ka ou ao menos viu algum na rua? Claro que não, e portanto,não da para tirar conclusões ainda, salvo as da imprensa esprcializada, resumindo aprenda a interpretar o texto antes.
      E por ultimo, ao contrario do fanatico do carlos, eu não puxo a sardinha para marca A ou B, gosto de bons carros e com certeza o ka vai se enquadrar entre eles.
      Dica minha, não entre na onda dos comentários do fanatico do Carlos, pois somente vai levantar polêmicas desnecessárias o que não é o objetivo do forum. Abraço.

      Excluir
    7. Esse Tonny, sempre que argumenta que um veículo é melhor que o Up!, apela para "beleza", fator totalmente subjetivo. Pra dizer que o Novo Ka é tão moderno quanto o Up! é necessário jogá-lo na parede, caso consiga 5 estrelas, aí sim será tão moderno quanto. Agora, se atingir as 4 estrelas esperadas pela Ford, não é tão moderno quanto.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Você tem um up não é mesmo? Por isso não estranho seu 'amor' pelo carro, uma forma de 'defesa' do investimento que fez. Se comprou e se arrependeu, jamais vai admitir...vai sempre dizer que é a quinta maravilha do mundo.
      Apesar de defender tanto a segurança do carro, espero que nunca você se envolva em batidas mais violentas com o carro...sei lá...ele é tão pequeno, parece uma botinha...a impressão que fica é que qualquer choque vai fazê-lo encolher tal qual uma sanfona...

      Excluir
  9. Sobre o conforto da suspensão achei mais parecida com a do March, é durinha e pipoca em ruas de paralelepípedos.
    Esse dado é meio estranho, tem gente que acha molenga e gente que acha dura de mais, complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pessoal pelas dicas quanto ao I-Motion... Descartada, então, a possibilidade de sugestão para familiares...

      Excluir
    2. Até parece que você sugeriria o Up! para alguém, finja melhor, querido hater.

      Excluir
  10. Prêmio merecido. O Up! realmente é o melhor compacto do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a pouquinho aparecem os fiateiros para defecar pelo teclado dizendo que esse prêmio foi "comprado"...

      Excluir
  11. Ué, por que não abre uma postagem pra dizer que o Fiesta venceu na categoria mais concorrida da premiação?

    Ah, aqui é o VW Car Blog...esqueci... LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei estranho isso, so fizeram uma página com os que a VW ganharou. Quero saber onde foram parar o Corolla e o Fusion. Principalmente o Fusion que sozinho vende mais que o dobro de todos os seus concorrentes juntos (podem fazer a conta).

      Excluir
    2. O New Fiesta é o melhor de sua categoria! ... O Punto tbm é bonzinho, 208 e C3 não são bem aceitos ainda, pelos motivos que já conhecemos, e o Fox é fraquinho, e agora cobrando esse preço absurdo, sem oferecer nada em troca, continuará levando coro do New fiesta e do Punto!

      Excluir
  12. Up tem ESP? Não? Ah, vai rodar na reta quando desviar de buraco... kkkkkk

    Ka não foi testado, mas o Fiesta, de quem herda a plataforma, também é 5 estrelas.

    Quando o Ka for testado, ele irá confirmar que é anos luz superior ao up...

    ResponderExcluir
  13. Mas nada impede, simeone, da Ford ter simplificado os materiais que compõe a estrutura do carro, ou seja, nada garante que o ka vai receber as 5 estrelas, bem como o fox que o pessoal insiste em referencia lo as 4 estrelas da versão de exportação que foi testada na Europa. Resumindo, ambos devem testados, inclusive o nosso new fiesta fabricado aqui. Do contrário, ficará apenas na especulação.

    ResponderExcluir
  14. Concordo que o up é o melhor SUB compacto do país!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Vou comprar um Up! ou um Ka até dezembro. Estou só esperando o resultado do crash test do último. Minha configuração do Up! no site da VW deu 38.400, e a versão do Ka que quero comprar sai por 40.000. Com essa diferença, espéculo eu, perderei 1 estrela no teste de segurança, mas ganharei controle de estabilidade e tração (que evitam acidentes), sistema de ligação para o samu, painel de instrumentos mais completo e vidros elétricos traseiros.. Sobre o consumo, a CD e o Inmetro dizem que o Ka é mais econômico, já a 4Rodas diz que o Up! é mais, então considero empate.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem