A Volkswagen revela a versão conceitual Golf R 400 do seu hatch médio no Salão do Automóvel da China, em Pequim, com alterações mecânicas e estéticas.

2015 Volkswagen Golf R 400

Baseado no Golf R de produção, que já conta com motor turbo de 300 cavalos e tração 4Motion, o Golf R 400 sobe esses números consideravelmente, para 400 cavalos e 45 Kgfm de torque disponível a partir de 2400 a 6000 rpm .

2015 Volkswagen Golf R 400

Desenvolvido pela Volkswagen R GmbH, o braço responsável pelos projetos de alta potência e de personalização da montadora, o Golf R 400 utiliza uma versão modificada do motor encontrado no Golf R: um 2.0L de quatro cilindros EA888. A potência de 400 cavalos, levada às rodas por meio de uma transmissão DSG de seis velocidades, é capaz de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 3,9 segundos, um segundo mais rápido do que seu irmão de 300 cv. Sua velocidade máxima é de todo o seu 300 PS irmão . Sua velocidade máxima é de 280 KM/h.

2015 Volkswagen Golf R 400

Para conseguir o aumento de potência, o Golf R 400 apresenta um turbocompressor recém-desenvolvido com uma maior pressão máxima de sobrealimentação e cárter reforçado. A alimentação dos gases de escape refrigerados a água para o turbocompressor integrado na cabeça do cilindro ajuda a reduzir o consumo de combustível a plena carga , enquanto o comando de válvulas variável com ajuste de came melhora a economia e o desempenho.

2015 Volkswagen Golf R 400

O Golf R 400 pesa 1420 kg - o mesmo que o Golf R convencional, mas mas a sua aparência foi substancialmente alterada. A carroceria é 20 mm mais larga de cada lado, já que recebeu alargadores de rodas e para-lamas ampliados. O carro é pintado em metálico "Prata Flake", que contrasta com o teto preto brilhante e detalhes em fibra de carbono. As rodas são de de liga leve de 19 polegadas montadas em pneus 235/35 R19.

2015 Volkswagen Golf R 400

Na frente, o pára-choque foi completamente redesenhado para ter em conta os requisitos de arrefecimento maior do motor do R 400. Um divisor de fibra de carbono ajuda a empurrar o ar para a grade dianteira. O emblema 'R' aparece na grade do radiador preta acima de uma faixa horizontal verde limão - faixa esta que tem continuidade dentro dos faróis bi-xenon.

2015 Volkswagen Golf R 400

O pára-choque traseiro redesenhado, substituiu as quatro saídas do Golf R convencional por duas centrais de maiores dimensões, semelhantes às adotadas no Golf R32, de 2002. Essas saídas de ar com diâmetro de 20 cm apontam ligeiramente para cima, exibindo uma malha hexagonal no interior. Um spoiler duplo preto com luzes de freio de LED no topo da porta do bagageiro completa o visual.

2015 Volkswagen Golf R 400

No interior temos bancos em concha específicos de competição com apoios de cabeça integrados e aberturas de cinto. Estes são estofados em Alcântara e contam com elementos em "couro de carbono". As costuras são em verde limão. O Golf R 400 é veículo conceitual, sem planos de produção, neste momento.

18 Comentários

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  1. Incrível a distância da engenharia da VW para as demais.
    Este Golf R 400 com tração integral, bancos de competição, 400 cavalos, 4 motion, bancos de competição etc e tal, é MAIS LEVE que um Cruze LT 1.8 com câmbio manual....

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    1. Eu acho muito interessante esses carros conceituais porque apontam um provável caminho. Um motor 2.0 com 400 cv é muita tecnologia, no passado 400 cv era reservado para V8 super pesados.

      Mas não só os alemães tem tecnologia. A Nissan lançou o motor Zeod RC 1.5 e 400 cv em 3 cilindros pesando apenas 40 Kg. Esse motor também não é de linha, foi criado para as 24 Horas de Le Mans. Pensa bem, um motor que cabe dentro do Up! com 400 cv, é muita tecnologia.

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    2. Corrigindo. Zeod é o nome do carro. O motor é: Nissan DIG-T R 1.5
      tube: /watch?v=Nv1hWjzjgMc

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  2. O Golf R "tradicional" de 300 CV tomou uma coça linda do Seat Leon Cupra 280 num comparativo realizado pela revista Auto Express na pista, e nessa mesma pista o Megane RS fez um tempo menor do que o Golf R. Espero que esse Golf R de 400 CV faça bonito mas acho um Lancer Evolution X FQ-400 melhor opção que esse Golf.

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    1. Impossível o Golf R perder para o Megane RS, já que o Megane RS não é mais rápido nem que o GTI DSG. O único GTI que o Megane RS conseguiu superar foi o GTI MT.
      Então, o GOlf R humilha o Megane RS. Francês é bom para fazer queijo. Carro? Esquece...

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    2. Menos Carlos bem menos, aonde o Golf GTI humilha o Megane? Não viaje, humilha tanto o Megane que em Nurburgring o Megane RS é o segundo carro de tração dianteira mais rápido que já cruzou por lá fazendo 8:08 enquanto o GTI fez 8:26, Megane RS virou na frente de M6 e inclusive do Golf R, atualmente o carro de tração dianteira mais rápido que já cruzou Nurburgring é um Seat (marca que se não me engana pertence ao grupo VW) Leon Cupra 280 que foi o único carro de tração dianteira que virou na frente do Megane. Acho que você julga o Megane sem conhece-lo.
      /watch?v=O5hZwUuFX5A
      Acesse esse vídeo e verá o GTI sendo massacrado.

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    3. no vídeo abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=O5hZwUuFX5A

      O Golf GTI foi 1 segundo mais lento que o Megane RS no circuito.

      Entretanto, o Golf GTI testado foi o manual, sendo que o GTI DSG é mais rápido que o manual. Logo, um GTI DSG performance já seria suficiente para superar o Megane RS.

      Ou seja, se um GTI de 220 cv já iguala e supera (DSG) um Megane RS, imagina o que não faz um Golf R de 300 cv e tração 4 motion.

      Não tem jeito. Não tem como um Megane RS ser mais rápido que um Golf R. O Golf R deixa pra tráz carros como N135iM..e até dá uma canseira em BMW M3.

      Megane RS é café com leite perto do Golf R.

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    4. Aonde o GTI Manual é mais rápido que o DSG em um circuito? O GTI Manual está na mão do piloto o GTI DSG tem de esperar uma certa rotação para poder reduzir de marcha fazendo com que perca tempo em pista. Nessa mesma pista eles realizaram um comparativo entre um Golf R com o Leon Cupra 280 (carro que destruiu o Megane em Nurburgring) e adivinha, o Golf perdeu e ainda se não me engana na mesma pista fez um tempo maior do que o do Megane, pouca coisa mas fez. Carlos, o Megane RS é um baita dum carro e também deixa M135i comendo poeira, inclusive virou na frente de carros como Porsche Boxster S, Honda NSX, Audi RS4, BMW M6 etc.
      Golf R para acompanhar um Megane RS nas curvas tem de soar e muito, numa reta o Golf desaparece mas na pista. A diferença na prática é bem pequena e depende do piloto mas o Megane RS acompanha e se bobear anda na frente, a Renault está perdendo mercado não trazendo o Megane para cá, se viesse custando 130 mil venderia bastante.

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    5. Por mais que o piloto seja bom, o câmbio DSG é muito mais rápido. É humanamente impossível um piloto trocar as marchas mais rápido que um DSG. Impossível, e tanto é assim que um GTI DSG faz de 0 a 100 0,5 segundo mais rápido que um MT.
      A Lamborghini nem faz mais carro com transmissão MT.
      A BMW M tb, aliás a Série 5 só tem MT por insistência de consumidores americanos, e só nos EUA, mas a BMW queria acabar com transmissão MT.
      Não adianta...o GTI DSG é bem mais rápido que o MT, pode colocar o Lewis Hamilton pilotando o GTI MT, que o DSG será mais rápido.

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    6. É Paulo, o Leon Cupra é um belo VW. Ele fez em 0,9s a menos que o Golf R, mas basicamente o Leon Cupra é um Golf com outro acerto de suspensão, mas utilizando o mesmo motor, o câmbio DSG e a mesma plataforma. O Leon Cupra 280(cv) fez Nurburgring em 10s a menos que o Megane RS. Uma verdadeira lavada! Cabe a VW utilizar um acerto de suspensão semelhante ao adotado no Seat Leon no Golf R400, caso queira fazer um tempo ainda mais notável em Nurburgring.

      Os três são grandes carros: Seat Leon, Golf e Megane.

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    7. Sem dúvidas as trocas do DSG são mais rápidas mas o DSG "controla" bastante as trocas de marcha enquanto no MT as trocas são livres no tempo que você bem entender e na rotação que quiser já no DSG tem de esperar a rotação cair para 5 mil rpm se não me engana para poder reduzir, a transmissão MT é possível explorar melhor o desempenho do carro em uma pista.

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    8. Pois é Felipe! O Leon Cupra 280 tem um desempenho notável! Tudo isso graças ao diferencial de deslizamento limitado com controle eletrônico e atuador hidráulico, capaz de transferir até 100% do torque para uma única roda. Isso ajuda o carro a contornar curvas em velocidades muito mais altas ao eliminar o subesterço direcionando o torque para a roda do lado de fora da curva que eu acho que o Golf não possuí.

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    9. Esse é o diferencial Haldex que está presente no Golf R e, acho, no GTI Performance (que não vem para o Brasil).

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  3. Nada mais ridículo do que o Carlos querer enaltecer a engenharia da VW comparando o Golf R com um Cruze vendido no Brasil hauhauhauahuahuaha Aí fica fácil né Carlos... Mais retrógrado que o Cruze só o Jetta com motor de Santanão hauhauahuahauha

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  4. Aí sim. Desempenho muito superior ao do Camaro e o torque maior do que de um F1 atual.

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  5. Que coisa absurda esse Golf! Parabéns a VW. Tô louco pra poder dirigí-lo no Xbox

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  6. Depois que vimos um comparativo de arrancada com todos superesportivos e o Tesla ganhou os outros comparativos parecem coisa do passado

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