O Toyota Etios foi considerado o carro com menor custo de reparo em caso de colisão, segundo dados divulgados pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), no âmbito de seu índice Car Group.


Para estabelecer o ranking Car Group o Cesvi Brasil realiza um teste de colisão, dianteiro e traseiro, em todos os modelos do mesmo segmento, sendo que, após este teste, o carro é enviado para conserto. Com base no que é exigido para colocar o carro novamente em condições de circular, o carro é classificado com um número que varia de 10 a 50 - quanto menor o número, menor o custo de manutenção. O Toyota Etios ficou com 13 pontos.



É importante considerar que esses dados do Car Group alimentam os bancos de dados das seguradoras, de modo que, o custo de uma apólise de seguro do Etios tende a ficar mais barata também, já que a seguradora gastará menos com o carro em caso de necessidade de conserto.

16 Comentários

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  1. A versão sedã é menos desagradável que a Hatch.

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  2. Um popular que cumpre com a sua função de ser popular.

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  3. Ah mas é feio.

    Melhor pagar 30k num gol.

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    1. Etios é melhor que o Gol em segurança (mais estrelas no Latin NCAP) e é mais econômico também. Entre Gol e Etios, fico com o Etios, sem dúvidas.

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    2. Eu também prefiro o Etios, nesse caso.

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    3. Desde que o comprador seja extremamente racional, o Etios é a melhor compra. Porém, pode ser que os bancos dianteiros finos e desconfortáveis, o banco traseiro quase totalmente reto, o acabamento cheio de rebarbas até mesmo no painel, o ar-condicionado que não gela a contento, a ausência de ajuste de altura no banco do motorista, a falta de computador de bordo, a ausência de regulagem em profundidade do volante, a ausência de retrovisores elétricos, a ausência de pintura no cofre do motor e nas caixas de rodas, os duros encostos de cabeça e o design de caixote, juntamente com o interior tosco, com painel de instrumento semelhante a uma balança de açougue, atrapalhem a compra. A Toyota sabe disso e anda fazendo boas promoções.

      Esse veículo é seguro e econômico, mas não convence um comprador que não seja 100% racional. O que a Toyota investiu para que ele tirasse 1 estrela a mais que os demais ela economizou em todo o resto do veículo.

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    4. Pronto, mais um argumento que os fanboys da Toyota usarão para justificar a compra do Etios além "das-4-estrelas-obtidas-no-crash-test-do-LatinNcap"...

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    5. Nem assim compraria! esse carro é a vergonha nacional!

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  4. essa porcaria não tem acabamento por isso fica barato pra arrumar simples assim.

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  5. Eu prefiro essa porcaria que os concorrentes com apenas uma estrela....

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    1. Eu também.
      Bom, para quem pode ter apenas um carro, é complicado o Etios, porque ele não enche os olhos, mas para quem compra ele só para andar na cidade e deixa um carro maior/melhor na garagem, pouco liga para a beleza, porque carro popular é só um meio de locomoção. Pessoalmente, não acho nenhum deles bonito, o que eles devem ser é baratos para se manter, econômicos e claro, seguros.

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  6. Sobre o novo Corolla e todos os carros de uma forma geral. Estou me referindo ao Corolla pelo fato de ser uma opção de compra de grande parte das pessoas que querem um sedan na casa dos 60mil e por ser um dos carros mais bem avaliados no Brasil.
    Pessoal, será que esse novo Corolla vai ganhar apenas 4 estrelas para os passageiros da frente e uma para os passageiros de trás, ou seja, os filhos?

    Sei que o Sentra mexicano que abastece os EUA e o Brasil tirou nota máxima em todos os testes nos EUA.

    E o Corolla brasileiro? Caso ficar com a mesma pontuação do atual? Eu prefiro sentir-me mais seguro e perder um pouco mais na revenda!

    Não estou dizendo que carro X é melhor que Y. É apenas uma constatação... A princípio o Corolla é a minha opção.

    Refiro-me aos testes Latin NCap e NHTSA. Estou levantando essa discussão, pois vejo apenas como peso na compra o "desing" e a revenda! Será que são as únicas variáveis, no momento da compra?
    A segurança dos familiares não vale nenhuma grana?
    Abraços!

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  7. Para ser horrível esse carro tem que melhorar muito !

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  8. O Cesvi considera mão de obra, ou só as peças?

    Porque se considerar o tempo e o preço da mão de obra, certamente já não será o mais barato, pelo menos aqui no Ceará.

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    1. Em nenhum lugar. A hora da mão-de-obra por aqui está na casa dos R$ 200,00, acredito que esteja assim em todo lugar.

      O negócio é comprar o popular de seguro barato (se é que existe) e tentar deixar a franquia mais baixa, única forma de não se incomodar com essas coisas.

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