O Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic é um desses crossover de luxo extremamente populares nos EUA, mas que no Brasil são direcionados a um seleto grupo de bolsos capazes de pagar mais de R$ 205 mil reais na versão de entrada, que podem chegar a R$ 220 mil na versão Ambiente 2.0 TFSI de 211 cv.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

O carro mostrado nestas imagens não está mais disponível para venda 0KM. Trata-se de uma AUDI Q5 3.2 FSI AMBITION QUATTRO V6 24V GASOLINA 4P S-TRONIC, cujo modelo 2011 tem preço no mercado de usados na faixa de R$ 200.000 reais.

O Audi Q5 Quattro tem como concorrentes carros como o Volvo XC60 , Mercedes-Benz GLK 350, Land Rover Range Rover Evoque e BMW X3, mas o Audi vale-se de sua identidade exterior claramente Audi para se posicionar de forma competitiva nesse segmento.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

A grade dianteira tem um desenho imponente em single-frame, e os faróis contam com luzes LED, que quando acesas identificam a marca alemã de longe.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

O interior tem o tradicional e elevadíssimo padrão de qualidade Audi, parecendo familiar para quem está acostumado com os carros da subsidiária premium da Volkswagen. Os materiais utilizados na cabine do Q5 são macios, e o painel tem um acabamento em madeira, que também está presente no painel do console e nas portas. O banco de couro é macio e o revestimento em preto é bastante sofisticado.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

Os bancos são extremamente largos, parecendo ser construídos para os estereotipadas traseiros norte-americanos. Os bancos dianteiros possuem reforço significativo e têm almofadas de fundo que são um pouco curta demais para ser confortável.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

Os apoios de braços nas portas dianteiras acabar um pouco à frente da extremidade traseira da porta, o que significa que quando o banco é está na posição mais recuada, o cotovelo fica distante do alcance do encosto do braço.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

As portas dianteiras têm bolsas integrais e suportes para garrafas e copos. Dois porta-copos estão localizados no console central, o qual tem tem uma caixa de armazenamento pequena. Há um suporte de óculos de sol no console de teto, mas ele não carrega óculos muito grandes.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

O pára-brisa e janelas laterais proporcionam boa visibilidade na frente, e espelhos exteriores grandes (eletrocrômicos) ajudam com a visibilidade traseira, em que pese as grossas colunas D, pequenas vigias traseiras e que ainda são bloqueadas pelos encostos de cabeça traseiros, o que tornam as manobras em espaços apertados um desafio.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

Até mesmo por isso, a câmera reversa, bem como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, são fundamentais. A imagem da câmera é exibida na tela do MMI - sistema bastante rápido na inicialização.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic - interior

O painel de instrumentos do Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic tem iluminação dos instrumentos branco e vermelho, e toda aparelhagem do console central fica iluminada em vermelho.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic - interior

Os bancos traseiros têm inclinação do encosto ajustável, e há dois porta-copos no apoio de braços central, mais bolsas nas portas traseiras e porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

O Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic conta com o sistema Audi MMI com sistema de navegação integrado. Sua operação ocorre por meio de um botão no console central - joystick que gira e pode ser pressionado para selecionar, além de ser circundado de "teclas" que correspondem aos quatro cantos da tela, onde palavras correspondentes aos comandos são exibidas.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

Além disso, o Audi Q5 3.2 FSI é equipado com sistema de reconhecimento de voz que poderia ser usado para chamadas telefônicas e comandando destinos no sistema de navegação. Apesar disso, a utilização do sistema Audi MMI não é simples, e mesmo após semanas de uso, sua operação não é intuitiva.

Felizmente a Audi colocou os comandos do sistema de ar-condicionado dual-zona fora do sistema MMI, facilitando em muito sua operação.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

O Q5 está disponível com duas opções de motor, um 2,0 litros quatro turborcharged com 211 HP, e o V6 3,2 litros mostrado aqui, com 270 HP (esta versão V6 não é mais vendida no Brasil). Associado a ele temos uma transmissão automática de seis velocidades com Tiptronic. Existem modos de operação, seno que no modo Normal Drive a transmissão tende a trocar de marcha rapidamente (provavelmente para economizar de combustível).

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

Um ponto de destaque da Audi A5 3.2 Quattro Tiptroni é a suspensão. Enquanto alguns SUVs contam com ajustes não muito adequados para uso em estrada, o Q5 mostra-se perfeitamente ajustadopara condução em estrada com bom feedback para o motorista.

Audi Q5 3.2 Quattro Tiptronic

O consumo médio do Audi Q5 3.2 FSI em um percurso médio 70% cidade e 30% estrada é de 9,5 KM/L de gasolina.



3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. muito bonita ! acho até mais bonita que a Audi Q7 que é meio esquisitona , sem deixar de serem excelentes carros , ainda prefiro a Range Rover Evoque ....simplesmente nervosa a Evoque ! diferente de tudo que já vi , quando vi pela primeira vez fiquei realmente impressionado..

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu do bom preço q é Range Rover Evoque

    ResponderExcluir
  3. Evoque tem mecânica de Fusion, teto muito baixo para os ocupantes do banco traseiro e um teto-solar que nem abre, ou seja, só tem estética, nem se compara com uma Q5.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem