Car.blog.br

Pesquisar este blog

Carregando...

Nissan Versa SV 2013: fotos, preço, consumo e ficha técnica

Categorias: , , , , , 19 Comentários

O Nissan Versa é o sedã compacto da marca japonesa que disputa o mercado com carros como Fiat Grand Siena, Volkswagen Voyage e Chevrolet Cobalt. Seus preços no Brasil variam de R$ 35.990 (R$ 33.890 IPI Reduzido) à R$ 43.890 (R$ 41.290 IPI Reduzido) na versão topo de linha (SL).

Nissan Versa

A versão que é a mais procurada nas concessionárias é o Nissan Versa 1.6 S com ar-condicionado, que conta com motor 1.6 de 111 cv, airbags, direção com assistência elétrica, travas elétricas, alarme, ar-condicionado e rodas de aço 15" com calotas. O preço é de R$ 38.890 (R$ 36.590 com IPI reduzido).

Nissan Versa

O versão carro cujas fotos ilustra este post é da versão intermediária - Nissan 1.6 SV 2013 - que conta com todos os equipamentos presentes na 1.6 S + AR, e ainda acrescenta sistema de som com Rádio e CD Player com RDS, MP3, iPod.

Nissan Versa

Além disso, o SV vem com retrovisores com acionamento elétrico, com carcaça na cor do veículo, e maçanetas cromadas. O preço sugerido pela Nissan é de R$ 40.890 (R$ 38.490 com IPI Reduzido).

Nissan Versa

Acima da SV há ainda a SL, com ABS com EBD, rodas de liga de 15", faróis de neblina, painel especial e detalhes internos cromados. O preço do modelo topo é de R$ 43.890 (R$ 41.290 com IPI reduzido).

Nissan Versa SV 2013

Interior

Nissan Versa SV 2013 - interior

O Nissan Versa apresenta-se com um acabamento interno que mostra uma relativa boa qualidade construtiva, com encaixes bem feitos. 

Nissan Versa SV 2013 - interior

Entretanto, os materiais usados são baratos, deixando o interior do carro excessivamente espartano.

Nissan Versa SV 2013 - interior

Além disso, o desenho do painel não tem nenhuma preocupação com estética - só funcionalidade. A ergonomia é boa, todos os comandos estão à mão, mas o desenho...

Nissan Versa SV 2013 - interior

Nissan Versa SV 2013 - interior

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 11,2 segundos
Aceleração de 0 a 400 metros: 17,8 segundos
Aceleração de 0 a 1000 metros: 32,2 segundos
Velocidade máxima: 189 Km/h

Consumo - Nissan Versa

Ciclo urbano (cidade): 7,8 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 11,0 Km/l de álcool

O Motor é 1.6L 16V Flex CVVTCS (Continuously Variable Valve Timing Control System / Variação da Abertura das Válvulas Através de Variador de Fase), que entrega 111 cavalos @ 5.500 RPM e torque máximo de 15m1 kgfm @ 4.000 RPM. Associado a ele temos uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades.

Em termos dimensionais, o Nissan Versa mede 4.455 mm de comprimento, 1.695 mm de largura, 1.514 mm de altura e 2.600 mm de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade volumétrica de 460 litros, e o tanque, 41 litros.

Como se pode notar, o Versa disputa o segmento de sedãs compactos, mas tem tamanho de carro médio. Trata-se, portanto, de um carro que entrega espaço interno de um sedã médio, cobrando um preço de compacto.

Mecânica

A suspensão traseira é por eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. A dianteira é independente tipo McPherson com barra estabilizadora.

O peso do Nissan Versa é de 1.052 kg na versão básica, 1.068 kg na SV e 1.069 kg na SL.

As cores disponíveis são Branco Aspen, Prata Classic, Cinza Titanium, Preto Premium, Azul Onyx e Vermelho Fuji (cor do modelo da foto).

Principais problemas do Nissan Versa
  • Isolamento acústico deficiente provoca muito ruído interno. A 120 Km/h o nível de ruído interno é de 71,2 dB, enquanto um Fiat Grand Siena Essence está em 68,7 db. A diferença parece pequena mas não é, pois o dB tem escala logarítmica, então esses quase 3 dB a mais representa quase o dobro de ruído.
  • Sistema de som dos modelos SV e SL não tem entrada USB, o que impede usar um pen-drive com músicas - item essencial em viagens longas;
  • Alguns Versa apresentam o problema de acionamento involuntário dos vidros. Pior: os vidros abrem com o carro parado e estacionado;
  • Barra de direção com problemas crônicos, e que exigem trocas da mesma nas concessionárias. Esse problema decorre da inadequação desse componente às vias com péssima pavimentação brasileiras;
Concorrentes

Considerando o preço do Versa 1.6 S + Ar Condicionado - R$ 36.590 reais. No caso da Volkswagen, a opção seria o Voyage 1.6 Ar-Condicionado + Acesso Completo (4P) + ABS e Air BAG, que tem preço sugerido de R$ 40.670 reais, entretanto o Voyage entrega a mais o ABS, não presente no Versa.

Voyage TREND ou Nissan Versa?

No caso da Fiat, a opção seria o Fiat Grand Siena 1.6 Essence com o kit de vidros elétricos traseiros, com preço de R$ 40.868 reais, também neste caso entregando os freios ABS não presentes no Versa.

Fiat Grand Siena 1.6 ou Nissan Versa?

O Chevrolet Cobalt tem o problema de seu motor 1.4 ser inferior ao do Versa, Grand Siena e Voyage 1.6, de forma que ele não é um concorrente direto. Em nosso comparativo sobre Versa x Siena x Cobalt, consideramos o Fiat Grand Siena a melhor opção.

Entretanto, é importante considerar que nem o Nissan Versa e tampouco o Fiat Grand Siena 1.6 Essence 16V estão disponíveis nas concessionárias, sujeitando os compradores a longos períodos de espera.

O único carro que pode ser comprado imediatamente é o Voyage 1.6 - e é o carro que escolheríamos em uma disputa Versa x Siena x Voyage, pois o Voyage tem um estilo melhor resolvido, é nacional (menor desvalorização), tem melhor acabamento interno, porta-malas com maior capacidade volumétrica (480 litros), rede de concessionárias maior.

Conclusão

O Nissan Versa é um sedã competente do ponto de vista mecânico, mas que tem um estilo controverso, sobretudo na traseira. Além disso, o acabamento interno, apesar de bem construído, tem aparência excessivamente espartana. 

Nissan Versa SV 2013

Trata-se, portanto, de uma opção de compra racional, caso seja possível encontrá-lo nas concessionárias.

Vídeos sobre o Nissan Versa.



19 comentários:

  1. matéria tendenciosa, aponta só defeitos, ao vivo o Versa transpira maior qualidade do que o Grand Siena, não consigo entender aonde se vÊ toda a feiúra do carro que falam, pelo menos é moderno, mas isso é subjetivo, quanto ao Voyage custar R$46000,00 com ABS é só comparar com o VERSA SL que já tem de série e mais barato.
    Quando se dirige um dá pra notar a qualidade e o conforto, as fotos realmete não são o forte da Nissan, mas ao vivo os carros agradam muito mais.
    lembrar que a manuntenção é barata pelo que se divulga na tabela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. finalmente mais um que viu que o grand siena tem menos qualidade.o mundo ainda não esta perdido.

      Excluir
    2. O voyage comparado na materia custa 40.6k e não 46k...e o versa sl com abs sai por 41.3, mais caro que o voyage, portanto, tendo porem o som. mas aí a comparacao seria com um voyage i-TREND + ABS + Air BAG + Acesso Completo, que sai por 42.200...900 reais mais caro que o Versa SL, sendo que o voyage ainda tem a mais o I-SYstem e controle do som no volante, melhor acabamento. Enfim, cade o custo x beneficio do versa? muito marketing isso sim...e pior que o carro não tem para vender.

      Excluir
  2. Pela quantidade de Versa nas ruas, vejo que o carro está fazendo sucesso. Sendo assim, certamente ele tem suas qualidades...

    De vista, o Versa tem boa qualidade geral. O interior é simples, mas não se poderia esperar algo diferente pelo preço e a quantidade de equipamentos.

    Aliás, os sedans pequenos em geral são simples. Podem ser equipados, mas não tem nada de muito sofisticado...

    O design dele é bem polêmico. Ou você gosta, ou você odeia... Não há meio-termo. Particularmente, eu não gosto.

    De qualquer forma, nós é que saímos ganhando. Com a concorrência aumentando, o mercado fica com mais opções e assim, os fabricantes fazem mais promoções e buscam melhorar os seus produtos. Isso é saudável para os consumidores...



    ResponderExcluir
  3. Não entendia como alguém podia comprar o Versa, feio (principalmente por dentro) e com um motor dos mais fracos neste categoria. Depois que entrei em um percebi, o espaço interno para um veículo desta categoria é incrível! 5 pessoas vão muito bem acomodadas, não é luxuoso por dentro mas vem completo por menos de R$40.000,00 enquanto seus concorrentes passam deste preço para oferecer o mesmo que este oferece. Já o motor é fraco nos números, mas conduzindo o carro, até impressiona em certos momentos o vigor do motor. Enfim é um carro para o mercado brasileiro e que, na minha opinião, está a frente dos rivais. No quesito beleza é mais bonito visto de perto do que por fotos, mesmo assim não faz milagres, mas vale lembrar que seus concorrentes também não são um primor de beleza.

    ResponderExcluir
  4. Em São Paulo está aparecendo uma apocalipse de tantos nissan versa que eu vejo andando pelas ruas. Quando eu fui jantar em uma esfiharia, perto do centro de São Paulo, olhei para o lado e tinha 5 versas estacionados, ai um intervalo de um uno e um palio e mais 3 versas.. Também, o preço deve caber no bolso de todos, e é um carro econômico. Todos gostam muito dele por esse motivo.

    ResponderExcluir
  5. Meu o Grande Siena vai ganhar, porque ele é meio pequeno, vem com um design melhor e ainda tem fila de espera por ele. Do Voyage ele também perde, porque a VW é melhor que a Nissan e também porque todo mundo prefere a VW do que a Nissan. O Chevrolet Cobalt perde porque a maioria vai para a VW depois procuram a Fiat, depois a Nissan e por ultimo a Chevrolet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tu deves estar enganado, comprei um versa SL cinza e posso afirmar que é o melhor do que os outros, pois Voyage não tem espaço, além de ser uma carroça. Se compararmos o que o versa tem de acessórios, os outros nem chegam perto. O meu Versa está com 1700km e fiz uma viagem de 600 totalmente carregando e 4 adultos e uma criança e fez média de 15 km/l e andando acima de 120 e chegando a 180 km/h e as vezes com ar ligado.

      Excluir
  6. Não consigo gostar desse carro de jeito nenhum , de nebhuma cor e nem com rodas aro 20 ele deve ficar melhor , o painelzinho então que medo ! , mas a julgar de tantos que circulam pelas ruas de São Paulo o carro deve ser realmente bom ( é Japa né ) deixo para os 90% dos brasileiros acharem bonito , tipo os que gostam do Renault Logan e Simbol...rsrsr

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Versa, o carroé ótimo, como todo japonês. Econômico. ágil e eficiente. Conforto para dirigir e vem com tudo na versão top.

    ResponderExcluir
  8. Só tendo um versa para saber o que é um versa.
    Eu tenho e estou satisfeito.

    ResponderExcluir
  9. esse é o carro q vou comprar! o de valor inicial oferece muitos opcionais, aliás nem os mais completos de outras marcas oferece o q, o de valor inicial oferece! será q ele tem esse preço acessível por que ele é feito no México? e será q ele tem todos esses opcionais por que ele também é exportado para os EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar tranquilo, o carro é muito bom.

      Excluir
  10. Comprei um Versa SL há uma semana, trouxe de Passos de Torres-SC para Rio Grande cerca de 500KM o carro é show, coloquei 180 Km na estrada e com o ar cond ligado. Estou satisfeitíssimo.

    ResponderExcluir
  11. Realmente e um carro muito bom de mecânica, e japonês né , porém o designer dele não caiu na graça dos brasileiros, e só ver a colocação dele na venda de sedãs compactos, foi um dos menos emplacados em 2012. Espero que em 2013, a nissan invista mais na beleza externa e interna, que e apenas isso que lhe falta

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente, só tendo um versa para saber o quanto ele é confortavel, economico e com muito espaço interno. Estou muito satisfeita com meu Versa e compraria outro com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Eu possuo um Versa SV 2012/13, e o carro apresenta um custo beneficio excepcional, não sei dizer por que acham o Versa feio, sempre que encosto o carro, vem alguem me perguntar que carrão é esse, e fazem muitos elogios.
    Eu estou gostando muito do veiculo, a única coisa que não gostei nele foi a buzina, parece a de uma motocicleta. Qdo for fazer a 1ª revisão vou pedir para regularem o som dela. Já o apelidei de Anderson Silva, um gigante feroz com uma vozinha....

    ResponderExcluir
  14. To comprando um Versa SL,sempre fui FIATeiro,vi o Gran Siena e relutei para ir ver o Versa,mais quando vi o carro,o impacto visual dele é muito grande em relação aos demais,ao fazer o teste drive ai o bicho pegou,o carro tem motor demais,fiquei decidido apos o teste,agora vc não pode esperar um acabamento fino em um carro nesse preço,mais apesar de simples,o interior é agradavel e o maior que ja vi em um sedan dessa categoria,mais o que ele perde por dentro,ele ganha por fora,pois é muito bem acabado e realmente dá aquela impressão de carrão, acho que entre custo beneficio eu fico com o Versa,alem do mais tecnologia japonesa e mecanica,não é pra se questionar nunca,pois o conceito que eles tem é o melhor possivel.

    ResponderExcluir
  15. Satisfeitissimo com o carro, tem bastante espaço, o motor 1.6 Nissan empurra bem e ainda por cima é econômico, na cidades faço até 14 km/l e estrada 18 km/l a 100-120.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo serão apagados sem prévio aviso.